Sumário

Entre em contato com um especialista

    Anular escritura de confissão de dívida rural

    Anular escritura de confissão de dívida rural

    Como anular um contrato de confissão de dívida?

    Published Jul 25, 2023

    Um termo de confissão de dívida é um documento no qual uma pessoa ou empresa reconhece formalmente que possui uma dívida e concorda em pagar ao credor em determinadas condições. No entanto, pode haver motivos pelos quais alguém pode buscar a anulação ou a anulação desse termo. Alguns possíveis motivos incluem:

    • Se a pessoa que assinou o termo foi forçada, coagida ou induzida ao erro para assinar o documento, pode haver alegações de vício de consentimento, o que pode levar à anulação do termo.
    • Se uma das partes envolvidas no termo não tinha a capacidade legal para compreender as implicações do acordo, como no caso de um menor de idade ou uma pessoa com deficiência mental, o termo pode ser considerado nulo.
    • Se o termo contiver cláusulas que violem as leis ou que sejam consideradas abusivas, um tribunal pode anular ou modificar essas cláusulas específicas.
    • Se o termo não for assinado corretamente pelas partes, o termo pode ser anulado.
    • Se a parte que alega a existência da dívida não conseguir apresentar provas suficientes para sustentar essa reivindicação, um tribunal pode questionar a validade do termo.

    Cabe ressaltar que a anulação de um termo de confissão de dívida geralmente requer o envolvimento de um advogado e a apresentação de uma ação judicial para que um tribunal decida sobre a questão com base nas leis e evidências aplicáveis.

    Por isso, é recomendável contar com o auxílio de um advogado especializado para orientar na escolha mais adequada.

    Para isso, conte com a gente!

    Quando uma escritura pública pode ser anulada?

    A nulidade do negócio jurídico deve ser declarada, quando plenamente demonstrada a existência de vício de consentimento das partes, ou seja, erro, dolo, coação, estado de perigo, lesão, ou fraude contra credores, conforme estabelece o artigo 171 , inciso II , do Código Civil .

    O que acontece se eu não pagar uma confissão de dívida?

    Se houver a quebra do acordo firmado, o credor poderá utilizar o termo da confissão de dívida para cobrar o devedor na Justiça pelo não cumprimento do contrato. As consequências estarão estabelecidas no próprio documento, mas em geral podem envolver risco de multa, bloqueio das contas bancárias e até penhora de bens.

    A confissão de dívida serve como prova incontestável da existência da dívida, por isso é um caminho mais fácil e rápido para a cobrança judicial. Porém, a ausência desse documento não impede o credor de buscar o Judiciário para cobrar a dívida. Mesmo que ele não tenha provas por escrito para comprovar o débito, existem outros caminhos que o permitem fazê-lo. Nesse caso, as consequências ao devedor podem ser ainda piores.

    Por isso, o ideal mesmo é sempre assinar a confissão de dívida, desde que ela estabeleça condições vantajosas de pagamento e dentro da realidade financeira do devedor. Após assinada, é necessário cumprir o acordo, tal qual acontece com qualquer outra pendência em aberto.

    Leia também | Penhora de bens: entenda como funciona e como evitar essa medida.

    Como tirar escritura pública de confissão de dívida?

    Esse artigo vai tirar todas as suas dúvidas em relação à confissão de dívidas. Então, renegocia-se as pendências financeiras com o uso desse termo. Logo, esse documento resguarda o credor e garante o pagamento da dívida.

    A inadimplência se tornou comum entre os consumidores brasileiros. De acordo com a Serasa Experian, aproximadamente 64 milhões de cidadãos estão nessa situação. Por isso, esse artigo vai te ajudar a descomplicar suas finanças.

    Então, continue acompanhando esse artigo. Desse modo, você saberá tudo sobre confissão de dívida. Inclusive, como fazer e cuidados ao confeccionar um documento.

    O que é o termo de confissão de dívida?

    Um dos sentimentos que o devedor carrega é a humilhação. Por outro lado, com os credores, fica a indecisão. Logo, o acordo de confissão pode curar ambos os sentimentos. Pois, é o pontapé inicial para resolver as dificuldades financeiras.

    Esse documento de confissão de dívidas é um acordo legal entre quem deve e seu credor. Ou seja, é um contrato, onde o devedor reconhece a dívida e promete quitá-la. Dessa forma, o objetivo dele é dar garantias ao cobrador e ao inadimplente.

    O benefício para o credor é a certeza que o débito será pago. Por outro lado, o devedor também tem uma vantagem.

    Nesse caso, a cobrança deverá ser feita de acordo com o que consta no documento. Logo, havendo descumprimento do trato, o termo assegura os direitos de ambas as partes.

    Esse acordo exige obediência às normas presentes no Código Civil. Aliás, tendo esse termo, o credor pode iniciar uma ação judicial contra o devedor.

    Aplica-se o TCD em que situação?

    Utiliza-se o TCD (Termo de confissão de dívida) em renegociações e pagamentos de empréstimos. Então, na ausência de um documento garantindo a quitação, o credor pode exigir um judicialmente. Dessa forma, o pagamento é obrigatório ao devedor.

    Há situações inclusive que quem fez o empréstimo pode pedir uma garantia real. Por exemplo, alienar um veículo ou solicitar a hipoteca de um imóvel do devedor.

    Quais os requisitos de um documento de confissão de dívidas?

    Os itens que devem constar nesse termo são os seguintes:

    • Deve-se registrar em cartório o termo de confissão de dívidas.
    • Além disso, pode-se acrescentar outras cláusulas, se for da vontade de alguma das partes.

    A diferença entre uma confissão de dívidas pública e particular

    Há diferença entre um acordo entre duas pessoas ou quando é firmado em cartório. Assim, no primeiro caso, o termo é chamado de instrumento particular de confissão de dívida.

    Entretanto, no segundo caso, é classificado como escritura pública de confissão de dívida.

    É claro que o registro em cartório dá mais autenticidade ao documento. Além disso, acaba possuindo fé pública.

    Cuidados ao firmar um termo de confissão de dívidas

    Como todo documento assinado e registrado, é importante ler com bastante cuidado. Desse modo, dê especial atenção aos valores acordados. Logo, se houver dúvidas, per.

    Veja mais
    Abrir bate-papo
    Fale com um especialista!
    Olá 👋 , tudo bem ?
    Parece que você está precisando de ajuda! Estamos aqui para ajudá-lo a resolver qualquer dúvida ou problema que esteja enfrentando. Clique aqui para falar com um dos nossos especialistas e encontrar a solução que você precisa. Não hesite, estamos prontos para ajudar!