O que acontece se eu não pagar o empréstimo consignado?
O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito que desconta as parcelas diretamente na folha de pagamento ou no benefício do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) do tomador. Mas, e se você precisar deixar de pagar o empréstimo consignado antes do prazo do contrato? Será que isso é possível? Quais são as opções e as regras para isso? Continue a leitura e descubra tudo o sobre como deixar de pagar empréstimo consignado, e a melhor opção para sua vida financeira.
Simule grátis seu empréstimo consignado INSS* Contratação sujeita a análise. Os valores aqui presentes podem variar durante a contratação.
Plataforma segura
Saiba nossa melhor taxa
Preencha o simulador e veja as melhores taxas que preparamos para você.* Contratação sujeita a análise. Os valores aqui presentes podem variar durante a contratação.
Plataforma segura
No geral, não é possível simplesmente deixar de pagar o empréstimo consignado sem que haja uma justificativa legal ou contratual para isso. Afinal, foi assinado um contrato com a instituição financeira no qual o tomador se compromete a pagar as parcelas até o fim do prazo.
Além disso, a lei também estabelece que o contrato deve especificar as condições para a quitação antecipada ou para a amortização do saldo devedor. Portanto, se precisar parar de pagar o empréstimo consignado antes do tempo, é fundamental verificar o que está previsto no seu contrato e quais são os seus direitos e deveres como tomador.
Agora que você já sabe o que diz a lei sobre o empréstimo consignado, vamos ver quais são as situações em que você pode deixar de pagar esse tipo de crédito antes do tempo.
Uma das situações em que você pode deixar de pagar o empréstimo consignado é se você desistir dele em até 7 dias após a assinatura do contrato. Essa é uma garantia prevista no Código de Defesa do Consumidor, que permite ao consumidor exercer o seu direito de arrependimento dentro desse.
Se você está diante de uma situação financeira difícil e já pensou em deixar de pagar um empréstimo, saiba que existem algumas consequências caso isso realmente aconteça. Basicamente, essas consequências envolvem desde o aumento da dívida, restrição para pegar outros empréstimos.
É possível suspender pagamento de empréstimo consignado?
As prestações suspensas serão convertidas em parcelas extras, com vencimentos após a última inicialmente prevista, e não poderão ser acrescidas de multa nem de juros
12/08/2020 – 11:40
Pagamentos poderão ser suspensos por 120 dias e não poderão ser acrescidas de multas ou encargos
O Projeto de Lei 1328/20 suspende por 120 dias, em razão da pandemia do coronavírus, o pagamento de parcelas de contrato de crédito consignado. A medida será válida enquanto durar o estado de calamidade pública reconhecido pelo Congresso Nacional.
O texto em tramitação na Câmara dos Deputados alcança servidores públicos e empregados dos setores público e privado – ativos ou inativos –, além de pensionistas e outros beneficiários da Previdência Social.
As prestações suspensas serão convertidas em parcelas extras, com vencimentos após a última inicialmente prevista, e não poderão ser acrescidas de multa, juros de mora, honorários advocatícios ou de quaisquer outras cláusulas similares. Ficará vedada a inscrição em cadastro de inadimplentes ou a busca e apreensão de veículos financiados.
“É um projeto de grande alcance social”, disse o autor da proposta, senador Otto Alencar (PSD-BA), “Muitos aposentados e pensionistas estão recebendo seus filhos e netos de volta em casa, e as dificuldades são muito grandes”, continuou.
Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei
Reportagem – Ralph Machado
Edição – Rachel Librelon
Com informações da Agência Senado
Como se livrar dos empréstimos consignados?
O Programa de Educação Financeira do Poder Judiciário de Santa Catarina, instituído no mês de agosto do ano de 2020, foi criado para proporcionar, às pessoas que atuam na instituição (aqui entendidos magistrados, servidores, estagiários e terceirizados), um instrumento de apoio e de consulta no tocante a questões sobre finanças, investimentos e planejamento financeiro.
Isso porque uma boa relação com o dinheiro está atrelada a uma maior qualidade de vida do trabalhador, por meio da saúde financeira. O inverso também é verdadeiro: um funcionário com dívidas está mais sujeito a quadros de ansiedade, irritabilidade, mau-humor, depressão, estresse, conflitos nas relações pessoais e, em situações mais graves, até a doenças cardíacas.
A presente dica financeira, atenta aos ideários do programa, visa apresentar subsídios para que os colaboradores que possuem empréstimo consignado, possam se programar para quitá-lo antes do prazo.
Por onde começar?
Inicialmente, o trabalhador deve seguir por dois caminhos: no primeiro, é fundamental a realização de um controle detalhado do seu orçamento doméstico, principalmente dos últimos três meses (na homepage do programa disponibilizamos gratuitamente uma planilha de controle de gastos). Seja de modo eletrônico, seja via simples anotação em papel, o mais importante é que todas as receitas (fontes de recursos) e despesas (gastos) sejam anotadas. O resultado mostrará a realidade da sua situação financeira atual.
Investigar o panorama financeiro domiciliar é a base de tudo porque, registre-se, por mais que sejam apresentadas dicas para otimizar a quitação do empréstimo, uma verdade é inquestionável: será preciso realizar aportes para efetivar o pagamento da dívida, isto é, a devolução do valor emprestado, acrescido dos juros, correção monetária, taxas e encargos.
Sobre o controle dos gastos, pontua: “Se seus recebimentos não forem suficientes para sustentar sua vida, você estará com problemas financeiros. Em outras palavras, seus recebimentos devem ser, no mínimo, maiores que seus gastos com segurança. Se não for assim, seu padrão de vida estará além de suas posses. […] Diminua um pouco seu padrão de vida.”
No outro lado, o consumidor deve extrair todos os dados relativos ao empréstimo consignado (saldo devedor atualizado; número de parcelas remanescentes; taxa de juros contratada; índice de reajuste pactuado). Aqui, ele deve buscar o máximo possível de dados relacionados ao contrato: averiguar como fazer aportes extraordinários; se é possível reduzir o número de parcelas faltantes, renegociar com taxas de juros reduzida ou, ainda, um menor tempo até a quitação total.
Fonte: Migalhas
Controle do orçamento doméstico
Feito o diagnóstico da situação financeira atualizada, somente dois resultados são possíveis: (1) as despesas estão mais altas do que as receitas; ou (2) as receitas suportam todas as despesas e há alguma sobra de recursos.
Como parar de pagar um empréstimo consignado?
Se você se arrependeu ou foi vítima de um golpe de crédito, saiba que é possível cancelar empréstimo consignado. Veja como anular!
O empréstimo consignado é um dos mais procurados no mercado. Recomendado principalmente para aposentados, pensionistas, servidores públicos ou funcionários de empresas conveniadas à bancos que oferecem essa modalidade. Isso ocorre pois o pagamento das parcelas é feito diretamente por meio de um desconto em folha do seu salário ou benefício.
Ou seja, se o solicitante contratou o empréstimo consignado, a cada mês ele vai receber um valor menor do que o salário completo para ir quitando os débitos no período acordado. A legislação garante que a parcela máxima do empréstimo não seja superior a 30% da renda do beneficiário. É isso que chamamos de margem consignável.
Mas se você contratou um empréstimo consignado e depois se arrependeu e quer desistir, saiba que não será tão fácil.
A maioria dos casos de cancelamento de um empréstimo consignado ocorre porque houve algum tipo de fraude.
Se este não é o seu caso, a única maneira de se livrar dele é antecipando o pagamento total da dívida restante. Somente ao quitá-la com antecedência é que não haverá mais a cobrança do desconto diretamente no seu salário.
Para isso, entre em contato diretamente com o banco ou a instituição financeira na qual você fez o empréstimo consignado e renegocie a dívida em uma parcela única ou em um número menor de prestações do que aquele previsto inicialmente.
Como os juros do empréstimo consignado são menores do que os juros cobrados pelas outras linhas de crédito (como empréstimo pessoal, cheque especial e crédito rotativo), a única garantia do banco para dar essa flexibilidade é justamente a certeza do pagamento da dívida. Por isso, essa modalidade fica disponível apenas para funcionários públicos, pensionistas do INSS ou trabalhadores assalariados.
Agora, se você está tendo um desconto indevido no seu salário, sem ter contratado um empréstimo consignado, acione imediatamente um advogado e entre em contato com o INSS por meio da Central de Atendimento, no telefone 135, ou pela internet.
Após receber a reclamação, os bancos e as instituições financeiras deverão responder no prazo de dez dias úteis e reembolsar o cliente em dois dias úteis.
Para evitar esse tipo de fraude, nunca compartilhe seus dados pessoais com desconhecidos ou pessoas que não sejam funcionários do seu banco ou do INSS. Documentos pessoais também podem ser fraudados, fique atento sempre que precisar informar ou entregar cópias.
Evitar fazer empréstimos consignados para outras pessoas também pode ser um cuidado importante. Mesmo sendo uma pessoa próxima, nunca entregue cópias de documentos ou informações pessoais. Essa pessoa também pode estar sendo vítima de uma fraude, mesmo sem saber.
E, por último, sempre vale a recomendação: nunca assine nada sem ter total conhecimento do que se trata. A sua assinatura também pode ser fraudada mais adiante e usada em golpes ainda mais perigosos.
O que acontece se você não pagar o empréstimo consignado?
O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito que desconta as parcelas diretamente na folha de pagamento ou no benefício do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) do tomador.
Mas, e se você precisar deixar de pagar o empréstimo consignado antes do prazo do contrato? Será que isso é possível? Quais são as opções e as regras para isso?
Continue a leitura e descubra tudo o sobre como deixar de pagar empréstimo consignado, e a melhor opção para sua vida financeira.
Simule grátis seu empréstimo consignado INSS*
* Contratação sujeita a análise. Os valores aqui presentes podem variar durante a contratação.
Plataforma segura
Saiba nossa melhor taxa
Preencha o simulador e veja as melhores taxas que preparamos para você.* Contratação sujeita a análise. Os valores aqui presentes podem variar durante a contratação.
Plataforma segura
No geral, não é possível simplesmente deixar de pagar o empréstimo consignado sem que haja uma justificativa legal ou contratual para isso. Afinal, foi assinado um contrato com a instituição financeira no qual o tomador se compromete a pagar as parcelas até o fim do prazo.
No entanto, existem algumas situações específicas em que é possível deixar de pagar o empréstimo consignado antes do tempo. Essas situações podem incluir desistência, quitação antecipada, portabilidade ou algum evento que invalide o contrato. Vamos explicar cada uma delas a seguir.
Antes de entrarmos nas possíveis situações de como deixar de pagar empréstimo consignado, é importante saber o que diz a lei sobre esse tipo de crédito.
Segundo o artigo 6º da Lei nº 10.820/2003, as parcelas não podem exceder 30% da remuneração mensal do tomador. Essa porcentagem considera o valor do salário líquido e os honorários recebidos pelo tomador do empréstimo por seu trabalho remunerado ou benefício.
Além disso, a lei também estabelece que o contrato deve especificar as condições para a quitação antecipada ou para a amortização do saldo devedor.
Portanto, se precisar parar de pagar o empréstimo consignado antes do tempo, é fundamental verificar o que está previsto no seu contrato e quais são os seus direitos e deveres como tomador.
Agora que você já sabe o que diz a lei sobre o empréstimo consignado, vamos ver quais são as situações em que você pode deixar de pagar esse tipo de crédito antes do tempo.
Uma das situações em que você pode deixar de pagar o empréstimo consignado é se você desistir dele em até 7 dias após a assinatura do contrato. Essa é uma garantia prevista no Código de Defesa do Consumidor, que permite ao consumidor exercer o seu direito de arrependimento dentro desse.
Se você está diante de uma situação financeira difícil e já pensou em deixar de pagar um empréstimo, saiba que existem algumas consequências caso isso realmente aconteça.
Basicamente, essas consequências envolvem desde o aumento da dívida, restrição para pegar outros empréstimos.
Tem como diminuir o valor da parcela do empréstimo consignado?
Mesmo com a margem consignável restringindo o limite de crédito consignado que pode ser contratado, é importante ficar atento para não comprometer sua saúde financeira. Muitas vezes, isso não ocorre e as parcelas passam a pesar no bolso.
Porém, existe a possibilidade de reduzir o valor da parcela do empréstimo consignado. Você sabia? Se não sabia, continue acompanhando este artigo que vamos te explicar como funciona, se você pode realizar e como fazer para reduzir o valor da parcela do seu consignado.
Sim, é possível reduzir o valor do consignado. O Empréstimo Consignado é uma modalidade de crédito que oferece excelentes condições para contratação. O diferencial do consignado está no pagamento das parcelas, que é descontado diretamente da folha de pagamento do servidor público ou beneficiário do INSS.
Por isso, com a garantia do pagamento, as instituições financeiras oferecem taxas de juros atrativas e maior prazo de pagamento.
Mas, apesar da taxa de juros atrativa, as parcelas do consignado podem acabar tomando boa parte da renda, tornando o orçamento apertado. Nessa situação, é possível, sim, reduzir o valor da parcela do consignado. A seguir, explicamos como fazer isso.
Para reduzir as parcelas do empréstimo consignado, considere a portabilidade e o refinanciamento. A portabilidade permite transferir seu empréstimo para outro banco que ofereça menores taxas de juros, diminuindo o valor das parcelas.
Já o refinanciamento possibilita renegociar o prazo e, possivelmente, as condições do empréstimo, estendendo a duração e reduzindo as parcelas mensais. Ambas as opções podem aliviar o impacto financeiro das dívidas.
Para continuar com a renegociação, é importante seguir alguns pontos. São eles:
- A Portabilidade de Empréstimo é a possibilidade de trocar o seu empréstimo atual por um novo empréstimo com taxa de juros mais baixa e outras condições de pagamento mais vantajosas, em uma nova instituição financeira.
- Existe a portabilidade com redução da parcela, onde o número de parcelas continua o mesmo, mas o valor pago por mês é menor; e a portabilidade com troco, onde é possível voltar ao prazo original e, com o refinanciamento da dívida, ter um valor extra liberado em conta, chamado de “troco”.
Aqui na meutudo é possível fazer Portabilidade de Consignado com troco mesmo que você não tenha quitado a primeira parcela do empréstimo e esteja negativado.
Para transferir o seu contrato para a plataforma meutudo e aproveitar as vantagens que só a gente oferece, você pode seguir esse passo a passo simples:
Passo a Passo | Portabilidade meutudo
Seu dinheiro pode render mais! Veja o passo a passo de como trazer seu empréstimo para a meutudo. Clique e saiba mais
- Passo 1 – Depois de entrar no app da meutudo, clique em ”Liberar”.
- Passo 2 – Escolha a melhor opção para você.
- Passo 3 – Se escolheu usa
É possível cancelar o empréstimo consignado em folha como fazer?
Se você se arrependeu ou foi vítima de um golpe de crédito, saiba que é possível cancelar empréstimo consignado. Veja como anular!
O empréstimo consignado é um dos mais procurados no mercado. Recomendado principalmente para aposentados, pensionistas, servidores públicos ou funcionários de empresas conveniadas à bancos que oferecem essa modalidade. Isso ocorre pois o pagamento das parcelas é feito diretamente por meio de um desconto em folha do seu salário ou benefício.
Ou seja, se o solicitante contratou o empréstimo consignado, a cada mês ele vai receber um valor menor do que o salário completo para ir quitando os débitos no período acordado. A legislação garante que a parcela máxima do empréstimo não seja superior a 30% da renda do beneficiário. É isso que chamamos de margem consignável.
Mas se você contratou um empréstimo consignado e depois se arrependeu e quer desistir, saiba que não será tão fácil. A maioria dos casos de cancelamento de um empréstimo consignado ocorre porque houve algum tipo de fraude.
Se este não é o seu caso, a única maneira de se livrar dele é antecipando o pagamento total da dívida restante. Somente ao quitá-la com antecedência é que não haverá mais a cobrança do desconto diretamente no seu salário.
Para isso, entre em contato diretamente com o banco ou a instituição financeira na qual você fez o empréstimo consignado e renegocie a dívida em uma parcela única ou em um número menor de prestações do que aquele previsto inicialmente.
Como os juros do empréstimo consignado são menores do que os juros cobrados pelas outras linhas de crédito (como empréstimo pessoal, cheque especial e crédito rotativo), a única garantia do banco para dar essa flexibilidade é justamente a certeza do pagamento da dívida. Por isso, essa modalidade fica disponível apenas para funcionários públicos, pensionistas do INSS ou trabalhadores assalariados.
Agora, se você está tendo um desconto indevido no seu salário, sem ter contratado um empréstimo consignado, acione imediatamente um advogado e entre em contato com o INSS por meio da Central de Atendimento, no telefone 135, ou pela internet.
Após receber a reclamação, os bancos e as instituições financeiras deverão responder no prazo de dez dias úteis e reembolsar o cliente em dois dias úteis.
Para evitar esse tipo de fraude, nunca compartilhe seus dados pessoais com desconhecidos ou pessoas que não sejam funcionários do seu banco ou do INSS. Documentos pessoais também podem ser fraudados, fique atento sempre que precisar informar ou entregar cópias.
Evitar fazer empréstimos consignados para outras pessoas também pode ser um cuidado importante. Mesmo sendo uma pessoa próxima, nunca entregue cópias de documentos ou informações pessoais. Essa pessoa também pode estar sendo vítima de uma fraude, mesmo sem saber.
E, por último, sempre vale a recomendação: nunca assine nada sem ter total conhecimento do que se trata. A sua assinatura também pode ser fraudada mais adiante e usada em golpes ainda mais perigosos.
Não é fa
Como pedir a suspensão dos empréstimos consignados?
IniciarServiço para pedir a exclusão ou cancelamento de empréstimo consignado do benefício no INSS.
Atenção! As reclamações e denúncias sobre empréstimo consignado, assim como o pedido de exclusão de empréstimo, devem ser feitas direto no Portal do Consumidor.
Cidadão que alega não ter contratado o empréstimo consignado.
Canais de prestação
- Web
- Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível
Ligue para 135.
Documentação
Documentação em comum para todos os casos
Obrigatória:
Tempo de duração da etapa
Não estimado ainda
Quanto tempo leva?
Não estimado ainda
Informações adicionais ao tempo estimado
Este serviço é gratuito para o cidadão.
Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato.
Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento
O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:
– Urbanidade;
– Respeito;
– Acessibilidade;
– Cortesia;
– Presunção da boa-fé do usuário;
– Igualdade;
– Eficiência;
– Segurança; e
– Ética
Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento
O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.
Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário
Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000
Ouvidoria