Qual o 0800 do INSS para advogados?
Como resultado das tratativas que a Comissão Especial de Direito Previdenciário (CEDP) da OAB Nacional tem tido com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), advogados e advogadas passam a ter garantia de mais serviços no atendimento por meio do telefone 0800, da Central de Atendimento aos Advogados.
O INSS se comprometeu a disponibilizar no telefone da advocacia todos os atendimentos que são feitos no 135, a Central de Atendimento do INSS que dá acesso à população aos serviços do órgão. Também haverá permissão para a advocacia de um serviço para cada ligação durante o período de 30 minutos de atendimento. Pelo 135, há uma limitação, mas advogados e advogadas vão poder fazer mais de uma solicitação, para mais de um segurado, pelo tempo previsto.
Ainda em resposta aos pedidos da OAB, o INSS encaminhou melhores orientações para o atendimento especializado.
Seguimos diligentes na busca de melhorias para o atendimento da advocacia. A CEDP comemora esse avanço conquistado, decorrente do intenso diálogo institucional entre CFOAB e INSS.
A ampliação do 0800 é uma conquista importante, que trará mais comodidade a advocacia previdenciária. A CEDP continuará o trabalho fiscalizando e recebendo as demandas da advocacia sobre a prática da utilização.
O coordenador de Relacionamento com o cidadão da Diretoria de Benefício do INSS, Pedro Henrique Andrekowisk, elencou, internamente, os alinhamentos dos seguintes pontos quanto à Central de atendimento aos advogados 0800:
1) Que todos os serviços, sem exceção, prestados na Central 135 sejam realizados pelos operadores que atendem os advogados na Central 0800 após o procedimento de identificação na ligação; |
2) Reforçar, pois já é orientado, que durante o tempo de 30 minutos de atendimento durante a ligação realizada pelo advogado na Central 0800 possam ser realizados quantos serviços forem solicitados, dentro do limite de tempo; |
3) Revisar o roteiro de atendimento relacionado ao serviço “atendimento específico”, explicando mais detalhadamente os motivos para sua utilização ao requerente. Em caso de dúvidas, estamos à disposição. |
A medida é um retorno positivo obtido em resposta aos pleitos apresentados pela CEDP na reunião ocorrida em 4 de maio, ocasião em que a OAB tratou do atendimento prioritário à advocacia.
Na data, integrantes do grupo de trabalho que acompanha os serviços disponibilizados pelo INSS requereu melhorias nos canais de atendimento da advocacia por meio do 0800, guichê virtual e atendimento presencial nas OABs.
O grupo foi instituído para monitorar o acordo de atendimento prioritário à advocacia no INSS.
Saiba mais sobre a reunião aqui.
Para utilizar os serviços mencionados nesta reportagem, ligue de um telefone fixo para 0800-1350135.
Como ligar no INSS pelo 0800?
A central telefônica do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) contempla não só os aposentados e pensionistas, mas todos os cidadãos em geral. Por isso, o Telefone do INSS tem sido um dos canais mais utilizados durante a pandemia. Saiba como usar a central e fique sabendo todas as informações, horário de atendimento e serviços oferecidos no telefone 135 do INSS.
O atendimento da central funciona através do telefone 135, e atende das 07h às 22h, de segunda-feira a sábado, conforme horário de Brasília. Esse é o único canal oficial de telefone do INSS, o número anterior: 0800 728 0191 está desativado.
O contato com a central é bem simples! Para usuários de telefone fixo ou público (orelhão), a ligação para o número 135 é gratuita. Para telefones celulares, é cobrado o valor para ligações locais.
Para usar a central telefônica do INSS, basta discar, aguardar a triagem eletrônica e você será encaminhado para atendentes humanos. Fora do horário de funcionamento, somente o atendimento eletrônico fica disponível. Caso a ligação for interrompida, a recomendação do INSS é para que o cidadão insista novamente.
Qualquer beneficiário do INSS pode ser atendido através da ligação para o número 135. Por esse canal, é possível ter acesso a qualquer serviço que seja referente ao titular do CPF ligado à Previdência Social.
Em caso de dúvidas de como esse atendimento pode ser utilizado, temos um exemplo da utilização desse serviço:
Joana é pensionista do INSS e precisa verificar com urgência se o seu benefício está liberado para empréstimos, porém Joana não possui internet em casa e só consegue se comunicar por ligação. Nesse caso, Joana poderá ligar para o 135, para se informar sobre a situação do seu benefício. Após passar seus dados para o atendente, Joana terá as informações necessárias em mãos, após alguns minutos de atendimento, tudo no conforto de sua casa.
Assim como na maioria dos atendimentos telefônicos, é importante ter fácil acesso a alguns documentos para identificação na central, como por exemplo:
- Identidade
- CPF
- Comprovante de endereço
É muito importante lembrar: o INSS não solicita senhas ou dados financeiros confidenciais. No telefone, é possível ter acesso a diversos serviços, tanto no autoatendimento quanto com o atendente humano. Todos os serviços disponíveis no Portal Meu INSS também são disponibilizados por meio da ligação.
No menu do telefone do INSS, ficam disponíveis três opções onde você pode escolher entre:
- Você pode falar diretamente com um atendente para obter informações, agendar uma perícia, solicitar um benefício, realizar seu cadastro na Previdência Social, alterar seus dados cadastrais ou emitir certidões.
- É possível consultar data e horário de uma perícia agendada, obter resultado de pedido de revisão do benefício ou pedido de CTC, ou saber a situação do benefício.
Como falar com o jurídico do INSS?
Publicado em
12/07/2023 15h06
Atualizado em
07/11/2023 17h24
O INSS possui uma rede de atendimento composta por diversos canais disponibilizados à população, como o site ou aplicativo Meu INSS e a central de atendimento pelo telefone 135. Para segurança dos cidadãos, o INSS nunca solicita dados por e-mail, nem faz atendimento pelos e-mails institucionais (@inss.gov.br), que são específicos para assuntos internos da instituição. O INSS somente entra em contato com os segurados nos casos de: remarcação de atendimento, concessão/negativa de benefício, comparecimento à Agência da Previdência Social (APS) e para cumprimento de exigência. Mesmo assim, o servidor informa os dados, não pede ao segurado.
Informações sobre serviços e benefícios do INSS podem ser obtidas pelos canais de atendimento oficiais do INSS. Confira:
- Meu INSS
Por meio da Central de Serviços, disponível por aplicativo de celular e também pelo site meu.inss.gov.br, o cidadão acessa quase 100 serviços digitais do INSS. No aplicativo é possível também fazer consultas, emitir extratos, realizar agendamentos e solicitar serviços. Quem não tem tanta intimidade com tecnologia ainda pode contar com a ajuda da Helô (assistente virtual), que, ali dentro, explica o passo a passo para todos os serviços.
- Site
O portal do INSS, disponível na internet por meio do endereço www.inss.gov.br, disponibiliza ao cidadão diversos serviços online que dispensam o atendimento presencial, além de informações sobre benefícios e serviços. Através do portal, é possível requerer benefícios como pensão por morte, emitir o extrato de pagamento e realizar diversas outras consultas. Além disso, no espaço, são disponibilizadas informações, notícias, explicação dos serviços e comunicados importantes de interesse da população.
- Telefone 135
A Central de Atendimento 135 foi criada com o propósito de ampliar o acesso da população aos serviços do INSS através de um canal de atendimento por telefone e funciona de segunda à sábado, das 7 às 22 horas – horário de Brasília.
Ouvidoria
O cidadão que queira fazer elogios, sugestões, solicitações diversas, denúncias e/ou reclamações pode ligar para o telefone 135 ou acessar o Fala.BR (https://falabr.cgu.gov.br/).
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Como se chama o advogado do INSS?
O advogado previdenciário possui uma função muito importante no acompanhamento de seus clientes, antes, durante e após a perícia médica do INSS. Saiba mais!
Para ter o direito de receber o benefício previdenciário por incapacidade de trabalhar, o cidadão precisa passar por perícia médica do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Nessa ocasião, um médico habilitado pelo órgão atesta a existência ou condição que incapacita o trabalhador de exercer seu trabalho.
O advogado previdenciário desempenha um papel estratégico antes, durante e após a perícia médica do INSS. Além de analisar as documentações e passar as orientações, o profissional é quem passa segurança e confiança a seu cliente, que está em uma posição vulnerável.
Neste artigo, vamos falar sobre a importância do seu trabalho como advogado nessas etapas, esclarecendo se é possível acompanhar seus clientes e trazendo dicas de como auxiliá-los. Confira!
A Previdência é um dos pilares da seguridade social, e cumpre um papel fundamental na proteção dos cidadãos mais vulneráveis por meio de benefícios para situações como:
- Doenças incapacitantes
- Aposentadoria por invalidez
- Auxílio-doença
Assim, o advogado previdenciário atua como defensor desses direitos. Seu papel é auxiliar os segurados para que entendam seus direitos, e garantir que os benefícios sejam concedidos da maneira que a legislação vigente determina.
Sua atuação é estratégica para lidar com:
- Análise de documentação
- Orientação ao cliente
- Defesa dos direitos do segurado
Em situações posteriores, o órgão emitiu pareceres alegando que o sigilo médico é uma garantia voltada ao paciente, e não ao profissional. Assim, fica a critério do paciente ser acompanhado pelo advogado ou não, desde que este profissional não interfira na atuação do perito.
Diante disso, o acompanhamento do advogado durante o ato pericial é essencial para conferir segurança e tranquilidade ao seu cliente. Em especial quando se trata de pessoas humildes e vulneráveis, que podem não saber como lidar com a perícia.
Qual o 0800 do advogado INSS?
A pedido do Conselho Federal da OAB, por meio da Comissão Especial de Direito Previdenciário, as ligações por celular para o número 08001350135, destinado a atender a advocacia, agora podem ser feitas gratuitamente. O 0800 da advocacia existe desde 1° de março de 2021.
Da mesma forma, as ligações por celular para o canal de atendimento do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) eSocial (08007300888) também não são mais cobradas. Apesar de serem 0800, eles eram tarifados.
A mudança também ocorre para a Central de Atendimento 135 do INSS, para o 158 (Alô Trabalho) e o 1358 (Regime Próprio de Previdência da União).
Em maio de 2022 a Comissão Especial de Direito Previdenciário conseguiu garantir a ampliação de serviços disponíveis no 0800. Mas o pedido da Comissão para gratuidade para celular estava pendente de atendimento e agora terá sua implementação iniciada.
“A implantação, em 2021, do 0800 da advocacia já foi um grande avanço. Agora, com o fim da tarifação para as chamadas, damos um passo adiante para facilitar o acesso da advocacia a esse canal de atendimento exclusivo perante o INSS”, pontuou o presidente da Comissão, Bruno Baptista.
“Lembro ainda que não há limite de requerimentos por ligação (mesmo que de CPFs de clientes diferentes), mas o tempo de atendimento de cada chamada obedecerá aos roteiros disponibilizados no Portal 135 e, por uma limitação do sistema, não pode exceder 30 minutos”, explicou Gisele Kravchychyn, vice-presidente da Comissão.
Por enquanto, somente os clientes com DDD 61 foram contemplados, mas em pouco tempo a gratuidade será estendida para outras regiões. Além disso, apenas a operadora de telefonia Claro vai oferecer o serviço. As demais companhias terão 30 dias para dar a gratuidade aos clientes.
Atualmente, a Central 135 tem três polos de atendimento e conta com 6 mil funcionários. São eles: Salvador (BA), Caruaru (PE) e Recife (PE). Somente em 2022, últimos dados disponíveis, foram atendidas 40.452.123.
A Central de Atendimento 135 foi criada com o propósito de ampliar o acesso da população aos serviços do INSS por meio de um canal de atendimento por telefone. Ele funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h, no horário de Brasília.
Como ligar no INSS pelo 0800?
A central telefônica do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) contempla não só os aposentados e pensionistas, mas todos os cidadãos em geral. Por isso, o Telefone do INSS tem sido um dos canais mais utilizados durante a pandemia. Saiba como usar a central e fique sabendo todas as informações, horário de atendimento e serviços oferecidos no telefone 135 do INSS.
O atendimento da central funciona através do telefone 135, e atende das 07h às 22h, de segunda-feira a sábado, conforme horário de Brasília. Esse é o único canal oficial de telefone do INSS, o número anterior: 0800 728 0191 está desativado.
O contato com a central é bem simples! Para usuários de telefone fixo ou público (orelhão), a ligação para o número 135 é gratuita. Para telefones celulares, é cobrado o valor para ligações locais.
Para usar a central telefônica do INSS, basta discar, aguardar a triagem eletrônica e você será encaminhado para atendentes humanos. Fora do horário de funcionamento, somente o atendimento eletrônico fica disponível. Caso a ligação for interrompida, a recomendação do INSS é para que o cidadão insista novamente.
Qualquer beneficiário do INSS pode ser atendido através da ligação para o número 135. Por esse canal, é possível ter acesso a qualquer serviço que seja referente ao titular do CPF ligado à Previdência Social.
Em caso de dúvidas de como esse atendimento pode ser utilizado, temos um exemplo da utilização desse serviço: Joana é pensionista do INSS e precisa verificar com urgência se o seu benefício está liberado para empréstimos, porém Joana não possui internet em casa e só consegue se comunicar por ligação. Nesse caso, Joana poderá ligar para o 135, para se informar sobre a situação do seu benefício. Após passar seus dados para o atendente, Joana terá as informações necessárias em mãos, após alguns minutos de atendimento, tudo no conforto de sua casa.
Assim como na maioria dos atendimentos telefônicos, é importante ter fácil acesso a alguns documentos para identificação na central, como por exemplo: É muito importante lembrar: o INSS não solicita senhas ou dados financeiros confidenciais. No telefone, é possível ter acesso a diversos serviços, tanto no autoatendimento quanto com o atendente humano. Todos os serviços disponíveis no Portal Meu INSS também são disponibilizados por meio da ligação. No menu do telefone do INSS, ficam disponíveis três opções onde você pode escolher entre:
- Digitando 1: Você pode falar diretamente com um atendente para obter informações, agendar uma perícia, solicitar um benefício, realizar seu cadastro na Previdência Social, alterar seus dados cadastrais ou emitir certidões.
- Digitando 2: É possível consultar data e horário de uma perícia agendada, obter resultado de pedido de revisão do benefício ou pedido de CTC, ou saber a situação do benefício.
Digitando “.
Como funciona o guichê virtual do INSS para advogados?
O atendimento será realizado por servidor efetivo do INSS treinado para tanto. O servidor irá se identificar no início do atendimento, informando seu nome e seu registro. Será iniciada a reunião virtual com a identificação do advogado.
Como funciona o INSS do advogado?
Você, advogado autônomo, já parou para pensar na importância do pagamento do INSS? Muitas vezes negligenciado pelos profissionais liberais, o pagamento do Instituto Nacional do Seguro Social pode trazer inúmeros benefícios e garantias para sua carreira.
Neste artigo, vamos explicar como funciona o pagamento do INSS, para advogados autônomos, ressaltando a relevância dessa contribuição e os principais benefícios que ela proporciona. Não deixe de conferir todas as informações necessárias para garantir sua segurança financeira e previdenciária. Acompanhe a leitura e tire todas as dúvidas!
Todo trabalhador, que recebe por seu trabalho, seja ele empregado ou autônomo, tem que pagar o INSS. Os advogados autônomos, que trabalham sem carteira assinada para pessoas ou empresas, são enquadrados como contribuintes individuais do INSS.
Eles têm que pagar, todo mês, um percentual do que ganham, que depende do tipo de plano de contribuição que escolheram.
Planos de Contribuição | Percentual | Benefícios |
---|---|---|
20% do que recebe, até o máximo de R$7.507,49 | Aposentadoria por tempo de serviço ou por idade | |
11% de R$1.302,00 (salário-mínimo em 2023) | Aposentadoria por idade | |
MEI com ganhos até R$81 mil por ano: 5% de R$1.302,00 | Aposentadoria por idade |
O advogado autônomo faz o pagamento, emitindo ou preenchendo a GPS, no site da Receita Federal, com o código do INSS, e pagando até o dia 15 de cada mês, em lotéricas, bancos, apps ou pela internet.
Se o advogado autônomo trabalhar para empresas, ele paga 45% a menos, pois a empresa paga 11% do que ele recebeu no mês para o INSS.
Os advogados autônomos precisam pagar o Instituto Nacional do Seguro Social, pois assim eles podem receber os benefícios previdenciários, que protegem o trabalhador e sua família social e financeiramente.
O pagamento do INSS também evita problemas com multas e juros por atrasos ou falta de pagamento.
O pagamento de INSS proporciona benefícios como:
- Aposentadoria por tempo de serviço ou por idade
- Auxílio doença
- Auxílio maternidade
- Pensão por morte
O advogado autônomo pode contar com especialistas em advocacia para auxiliar nas suas contribuições previdenciárias. Assim, ele fica em dia com a lei, sem pagar multas ou juros, e contribui, do jeito certo, para o seu caso, conforme o seu plano de trabalho e de aposentadoria.
Uma contabilidade para advocacia, por exemplo, pode aconselhar o advogado.