Como funciona a prova de títulos em concursos públicos?
A prova de títulos em concursos é uma etapa avaliativa classificatória que pode conceder ao candidato do certame uma pontuação adicional, equivalente ao título apresentado e especificações presentes no edital. A prova de títulos em concursos sempre foi uma prática corrente na área jurídica. Porém, com o aumento da competitividade em processos de seleção de candidatos tornou-se cada vez mais presente nos mais distintos tipos de provas de concurso público.
Se o seu certame apresentar a etapa de prova de títulos, ela constará no edital acompanhada de uma tabela com os valores mínimos e máximos de pontuação extra para o candidato que as apresente. Acompanhe o artigo para saber mais sobre a prova de títulos em concursos e como você pode conquistar pontos adicionais para ajudar no processo de aprovação!
Este momento talvez NUNCA vai se repetir: o número de vagas abertas para concursos federais é o maior dos últimos 10 anos! No total, são mais de 100 mil oportunidades de ingressar no serviço público ainda em 2023. Novos editais estão saindo todos os dias e é só o começo. Aprenda ao vivo a montar seu plano de estudos com nossa inteligência artificial em 3 minutos e aproveite essa chance única.
Confira no Panorama 2023 a previsão com quais são os maiores concursos do país, as vagas disponíveis, as melhores carreiras e as excelentes oportunidades que o mundo dos concursos tem para você e como se preparar para elas! Construa seu futuro desde já!
A partir de 3 de julho, você terá a oportunidade de receber dicas dos nossos especialistas sobre o que e como estudar, e se preparar para conquistar a sua aprovação. Preencha o formulário abaixo ou INSCREVA-SE AQUI e garanta a sua participação no MAIOR evento para concurseiros do Brasil. A participação é 100% gratuita e totalmente online!
Por meio da prova de títulos em concursos a banca avaliadora busca selecionar os profissionais mais qualificados para assumir os cargos. Afinal, muitas funções públicas exigem uma atuação mais especializada e, por mais que o treinamento dos servidores seja feito após a nomeação ou na etapa do curso de formação, pessoas com conhecimentos prévios sem dúvida facilitam e enriquecem o processo.
Nesse sentido, a prova de títulos é a etapa de concurso público que mais se parece com a aquisição de um emprego na iniciativa privada. Nela, o candidato deve apresentar o seu currículo para ser considerado ou não. A grande diferença, nesse caso, é que não dá para ser aprovado somente pela prova de títulos em concursos*. O que continua determinando o resultado final é a pontuação adquirida pelo candidato em todas as fases e, é claro, se foi devidamente aprovado nas provas eliminatórias até ali.
De maneira prática, a prova de títulos em concursos também auxilia no processo de desempate entre candidatos, já que é muito comum (especialmente em concursos mais concorridos) que muitas pessoas apresentem a mesma pontuação.*- Processos seletivos para vagas temporárias promovidos pelo poder público podem apresentar.
O que é prova de títulos para concurso?
A prova de títulos é uma etapa facultativa dos concursos públicos. De acordo com o artigo 37, II da Constituição Federal, os processos de seleção pública podem contar tanto com exames tradicionais quanto com as avaliações de títulos. No entanto, os exames tradicionais são obrigatórios – não vale montar um concurso apenas com prova de títulos.
O principal objetivo dos concursos públicos consiste na busca de isonomia no acesso aos postos de trabalho na Administração Pública, procurando selecionar os candidatos que estão melhor preparados, em termos de formação educacional e profissional.
A prova de títulos não tem caráter eliminatório – ninguém é reprovado por ter um diploma a menos. Mas ela tem efeito classificatório. Ou seja, ganha pontos quem tem uma formação mais consistente.
Porém, essa etapa não pode abrir brecha para a discriminação (e, portanto, para burlar a proposta de isonomia dos concursos públicos). Dessa forma, a instituição responsável pelo concurso não pode, por exemplo, aceitar títulos que somente seriam obtidos por poucas pessoas.
Por exemplo, em certa ocasião, o Ministério Público ajuizou ação questionando o edital de um concurso público pois considerava título o exercício de atividades no órgão em questão, por meio da ocupação de cargos não sujeito a concurso. Outro exemplo de discriminação seria considerar como título o diploma de MBA cursado apenas em algumas instituições de ensino.
Podem contar a prova de títulos, conforme a previsão do edital, documentos que comprovem sua experiência profissional, diplomas de cursos de nível superior e de pós-graduação, publicação de livros ou trabalhos científicos e premiações.
Este artigo foi originalmente publicado em EXAME.com.
Como é feito a prova de títulos?
Quem está interessado em ingressar em uma carreira pública, com certeza já ouviu falar em prova de títulos em concursos públicos. Essa costuma ser uma das etapas da seleção de servidores, assim como as provas escritas e práticas, e também deve ser prevista em edital.
Embora tenha apenas caráter classificatório, esse diferencial pode ajudar o candidato aprovado a subir alguns pontos na classificação geral e agilizar a nomeação.
Sendo assim, além de estudar com determinação os conteúdos programáticos, o candidato pode começar a reunir a papelada para ficar ainda mais próximo da tão sonhada vaga no serviço público. Confira!
A prova de títulos em concursos públicos é simples: trata-se da apresentação, e posterior avaliação pela banca examinadora, de diplomas e títulos de graduação e certificados de especializações e cursos, além dos demais documentos que comprovem a bagagem curricular e experiências profissionais anteriores. É importante saber, também, que a prova de títulos não é realizada em todas as seleções, ficando a critério do órgão ou instituição essa decisão.
Antes só cobrados em concursos com exigência de formação de Nível Superior, a titulação pode ser solicitada também em algumas seleções de Nível Médio. Contudo, bem poucas seleções deste tipo aplicam essa etapa e há muito controvérsia nessa questão.
De qualquer maneira, a avaliação de títulos está prevista no artigo 37, inciso II da Constituição Federal Brasileira, que diz que os concursos públicos podem aplicar tanto provas tradicionais quanto de títulos. Contudo apenas as provas tradicionais são obrigatórias e um concurso não pode ser realizado apenas com prova de títulos.
Se você viu uma seleção apenas com prova de títulos, saiba que se trata não de um concurso público, mas, sim, de um processo seletivo simplificado, que não garante vaga no serviço público, apenas contrato emergencial.
Você pode saber todas as diferenças entre concurso público e processo seletivo no post que fizemos sobre o assunto, clicando aqui.
A prova de títulos, em geral, é aplicada somente após a conclusão e aprovação do candidato nas etapas eliminatórias. Ou seja, nunca é eliminatória. Caso a pessoa não tenha títulos para avaliação, não são perdidos pontos, ela apenas não ganha pontos a mais.
A prova de títulos ajuda também no desempate de candidatos.
A prova de títulos é uma etapa pela qual passam apenas os candidatos aprovados nas demais etapas (provas escritas e práticas). Em concursos de Nível Superior, o candidato terá que, obrigatoriamente, comprovar a graduação, mas não necessita de outros títulos, como mestrado ou doutorado, para ser aprovado.
Já em concursos de Nível Médio, ainda poucos realizam prova de títulos e a decisão é polêmica. No entanto, desde 2014, algumas entidades e órgãos vêm incluindo essa etapa na seleção, solicitando ao candidato que apresente documentos compatíveis com o cargo, como comprovantes de experiência ou cursos de atualização.
É importante salientar, ainda, que a prova de títulos tam”.
Quanto vale a prova de títulos?
Prova de títulos em concursos, você sabe como funciona? Nesse post vamos falar sobre mais uma etapa que pode estar presente no seu concurso: a prova de títulos.
A depender do concurso, ter ou não algum título pode ser um diferencial para entrar na lista dos aprovados dentro das vagas.
Na prova de títulos do edital acumula-se pontos caso o candidato tenha especialização, mestrado, doutorado, experiência anterior no cargo, dentre outros critérios.
Essa etapa visa beneficiar os candidatos que sejam melhor qualificados e preparados para o cargo, o que vai refletir no tipo de título que a instituição decide aceitar.
Os requisitos para cada título, tipos de diplomas aceitos e demais critérios estão discriminados no edital, bem como a pontuação referente a cada item. Podem pontuar na fase de títulos, por exemplo:
- Especialização
- Mestrado
- Doutorado
- Experiência anterior no cargo
Caso seu concurso tradicionalmente preveja a fase de títulos, verifique quais titulações são aceitas. Faça isso antes de começar a investir tempo e dinheiro em qualquer curso pensando em ganhar alguns pontos.
A prova de títulos pode ou não estar presente no edital de um concurso, e o peso que os títulos podem ter na pontuação final do candidato também varia.
A pontuação dos títulos pode compor 5 ou 50% da sua nota final, por exemplo, e esses critérios são discricionários do órgão a que se concorre.
Dentro do edital você terá acesso a quantos pontos vale cada título, bem como a pontuação máxima que pode ser atingida.
Em concursos com uma concorrência muito grande e em que os candidatos possuem notas muito próximas, a pontuação dos títulos pode te fazer subir algumas posições. Isso acontece em detrimento de candidatos que não possuem ou pontuaram menos nessa fase.
É importante frisar que essa etapa será sempre classificatória, e nunca eliminatória. Isso significa que nenhum candidato pode ser eliminado por não possuir títulos.
Além disso, pontuações altas na prova objetiva e demais etapas podem “compensar” de certa forma a carência de eventuais títulos, caso o peso dessa etapa não seja tão grande na pontuação final.
Em outras palavras, o tempo dedicado a aquisição de um título (dois anos de mestrado, por exemplo) pode ser dedicado ao estudo para o concurso em si. Isso que tende a elevar a pontuação mais do que o próprio título!
Geralmente o edital do concurso terá uma data específica para apresentação dos títulos, como qualquer outra fase.
Nessa fase o candidato aprovado nas primeiras fases é convocado a levar pessoalmente os documentos e cópias autenticadas para que a banca avalie a pontuação obtida pelos títulos apresentados.
Alguns concursos abrem a possibilidade de que esses títulos sejam enviados pelos correios ou entregues via procuração.
Um título pode te colocar dentro da lista de aprovados, no entanto, sem atingir a nota mínima na prova objetiva o candidato nem chegará a apresentar um título.
A maior parte da nota ainda costuma ser referente às provas objetiva e discursiva.
Então mesmo um candidato que pontue o máximo nos títulos pode não chegar no total necessário para ser aprovado.
O que é prova de títulos para professores?
Publicado em: 25/07/2023 às 19:00
Atualizado em: 31/07/2023 às 04:30
Quando pensamos em processo seletivo para concursos públicos logo nos vem à mente um caderno com dezenas de questões e uma folha de respostas. Entretanto, geralmente, uma seleção envolve mais de uma etapa, como prova discursiva, prática, teste de aptidão física (TAF) e a avaliação de títulos.
As fases tendem a selecionar gradualmente os candidatos, sendo consideradas eliminatórias e classificatórias. A exceção está na prova de títulos ou análise curricular, que, geralmente, é uma das últimas etapas do processo seletivo e tem caráter classificatório.
Por ter esta condição exclusivamente classificatória, a avaliação tende a ter menos importância para os candidatos do que as demais. No entanto, essa titulação pode fazer diferença no final do concurso.
Imagem: Freepik
Prepare-se para o maior lançamento de pós-graduação em concursos públicos com o Qconcursos! Inscreva-se!
A prova de títulos é uma etapa na qual os candidatos aprovados nas fases anteriores são convocados para apresentarem documentos que comprovem formação educacional e experiência profissional, os quais podem valer pontos adicionais equivalentes ao título apresentado.
Para o candidato, a pontuação pode beneficiá-lo já que o coloca à frente de quem não possui o mesmo nível de formação. Já do lado do instituto, ele seleciona os mais qualificados para ocupar o cargo pretendido.
Caso o concurso tenha a avaliação como uma das etapas, todas as informações sobre a prova constarão no edital de abertura do certame, como os títulos aceitos, uma tabela de pontuação de cada e um modelo de documento a ser preenchido.
As opções de títulos variam de acordo com o concurso e podem valer tanto para cargos de níveis médio e superior, apesar de serem mais comuns no segundo.
Os títulos mais aceitos em seleções são diplomas de mestrado e doutorado (stricto sensu), certificados de conclusão de cursos em nível de especialização lato sensu com carga horária mínima de 360 horas, como a pós-graduação ou MBA, em instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC). Além disso, alguns concursos recebem comprovantes de experiência profissional na área de atuação.
A prova de títulos do concurso para Delegado da Polícia Federal (PF) de 2021, por exemplo, valeu 7 pontos, sendo 2 pontos para o diploma de doutorado, 1 para o de mestrado, 0,50 para o certificado de pós-graduação, 0,40 ponto por ano completo do exercício do cargo de Delegado e 0,30 ponto por ano de exercício em cargo público de natureza policial.
Em concursos bastante concorridos, como é o caso da PF, qualquer ponto pode ser decisivo na aprovação final e convocação para o cargo dos sonhos. Por isso, invista na sua formação e qualificação profissional.
O futuro que você deseja está ao seu alcance, e nós estamos aqui para te ajudar a conquistá-lo. Inscreva-se e participe da live de lançamento da Pós-Graduação do QC. CLIQUE AQUI!
@ 2023 GRUPOQ S.A. CNPJ: 11.978.743/0001-57
Como funciona a prova de títulos em concursos públicos?
A prova de títulos em concursos é uma etapa avaliativa classificatória que pode conceder ao candidato do certame uma pontuação adicional, equivalente ao título apresentado e especificações presentes no edital. A prova de títulos em concursos sempre foi uma prática corrente na área jurídica. Porém, com o aumento da competitividade em processos de seleção de candidatos tornou-se cada vez mais presente nos mais distintos tipos de provas de concurso público.
Se o seu certame apresentar a etapa de prova de títulos, ela constará no edital acompanhada de uma tabela com os valores mínimos e máximos de pontuação extra para o candidato que as apresente. Acompanhe o artigo para saber mais sobre a prova de títulos em concursos e como você pode conquistar pontos adicionais para ajudar no processo de aprovação!
Este momento talvez NUNCA vai se repetir: o número de vagas abertas para concursos federais é o maior dos últimos 10 anos! No total, são mais de 100 mil oportunidades de ingressar no serviço público ainda em 2023. Novos editais estão saindo todos os dias e é só o começo.
Aprenda ao vivo a montar seu plano de estudos com nossa inteligência artificial em 3 minutos e aproveite essa chance única. Confira no Panorama 2023 a previsão com quais são os maiores concursos do país, as vagas disponíveis, as melhores carreiras e as excelentes oportunidades que o mundo dos concursos tem para você e como se preparar para elas! Construa seu futuro desde já!
A partir de 3 de julho, você terá a oportunidade de receber dicas dos nossos especialistas sobre o que e como estudar, e se preparar para conquistar a sua aprovação. Preencha o formulário abaixo ou INSCREVA-SE AQUI e garanta a sua participação no MAIOR evento para concurseiros do Brasil. A participação é 100% gratuita e totalmente online!
Por meio da prova de títulos em concursos a banca avaliadora busca selecionar os profissionais mais qualificados para assumir os cargos. Afinal, muitas funções públicas exigem uma atuação mais especializada e, por mais que o treinamento dos servidores seja feito após a nomeação ou na etapa do curso de formação, pessoas com conhecimentos prévios sem dúvida facilitam e enriquecem o processo.
Nesse sentido, a prova de títulos é a etapa de concurso público que mais se parece com a aquisição de um emprego na iniciativa privada. Nela, o candidato deve apresentar o seu currículo para ser considerado ou não. A grande diferença, nesse caso, é que não dá para ser aprovado somente pela prova de títulos em concursos*.
O que continua determinando o resultado final é a pontuação adquirida pelo candidato em todas as fases e, é claro, se foi devidamente aprovado nas provas eliminatórias até ali.
De maneira prática, a prova de títulos em concursos também auxilia no processo de desempate entre candidatos, já que é muito comum (especialmente em concursos mais concorridos) que muitas pessoas apresentem a mesma pontuação.
– Processos seletivos para vagas temporárias promovidos pelo poder público podem apresentar.
O que vale a prova de títulos?
A prova de títulos é uma etapa facultativa dos concursos públicos. De acordo com o artigo 37, II da Constituição Federal, os processos de seleção pública podem contar tanto com exames tradicionais quanto com as avaliações de títulos. No entanto, os exames tradicionais são obrigatórios – não vale montar um concurso apenas com prova de títulos.
O principal objetivo dos concursos públicos consiste na busca de isonomia no acesso aos postos de trabalho na Administração Pública, procurando selecionar os candidatos que estão melhor preparados, em termos de formação educacional e profissional.
A prova de títulos não tem caráter eliminatório – ninguém é reprovado por ter um diploma a menos. Mas ela tem efeito classificatório. Ou seja, ganha pontos quem tem uma formação mais consistente.
Porém, essa etapa não pode abrir brecha para a discriminação (e, portanto, para burlar a proposta de isonomia dos concursos públicos). Dessa forma, a instituição responsável pelo concurso não pode, por exemplo, aceitar títulos que somente seriam obtidos por poucas pessoas.
Por exemplo, em certa ocasião, o Ministério Público ajuizou ação questionando o edital de um concurso público pois considerava título o exercício de atividades no órgão em questão, por meio da ocupação de cargos não sujeito a concurso. Outro exemplo de discriminação seria considerar como título o diploma de MBA cursado apenas em algumas instituições de ensino.
Podem contar a prova de títulos, conforme a previsão do edital, documentos que comprovem sua experiência profissional, diplomas de cursos de nível superior e de pós-graduação, publicação de livros ou trabalhos científicos e premiações.
Este artigo foi originalmente publicado em EXAME.com
O que é entrega de títulos para concurso público?
Se você é concurseiro há algum tempo, certamente já deve ter ouvido falar sobre títulos para concurso público para as Provas ou Avaliações de Títulos. Afinal, este modelo de avaliação está cada vez mais presente em diversos tipos de concursos públicos e especialmente naqueles de nível superior.
Apesar de não ser obrigatória, pontuar na Avaliação de Títulos para concurso público pode consideravelmente aumentar as chances do candidato de ser aprovado e nomeado em um concurso público. A maior dúvida que costuma surgir em seguida diz respeito à natureza desses chamados “títulos”. Afinal, como conseguir títulos para concurso público?
Acompanhe o artigo para saber mais ou navegue pelo índice:
A Prova de Títulos para concurso público
A Prova de Títulos para concurso público é uma etapa de avaliação em certames de caráter apenas classificatório, capaz de ceder pontos adicionais aos candidatos que apresentem algum tipo de especialização ou aprimoramento acadêmico e profissional.
A banca organizadora que opte por adotar essa etapa de avaliação deve especificar em edital quais são as condições para cessão de pontos, bem como os títulos para concurso público aceitos, condições e prazos para envio. Confira alguns do principais títulos aceitos e como consegui-los!
Experiência profissional
A comprovação de experiência profissional ou análise curricular também pode ser aplicada para a cessão de pontos adicionais para o candidato. Assim como a pós-graduação geralmente é aceita em grande parte das Avaliações de Títulos para concursos públicos, também são aceitos.
Dessa forma, torna-se possível o reconhecimento de atividade profissional tanto de trabalhadores autônomos quanto trabalhadores sob o regime CLT. Assim como acontece no caso da pós-graduação, a comprovação de experiência profissional geralmente é relacionada ao cargo que se pretende ocupar no órgão público. Com isso, para um cargo de delegado, por exemplo, poderá constar tanto atividades anteriores como delegado como também o exercício de outras funções na carreira policial.
Cursos livres
Alguns concursos públicos podem admitir certificações de cursos livres, sejam eles de aperfeiçoamento ou profissionalizantes. Esse é o caso especialmente nas provas de títulos para concursos públicos de nível médio que, apesar de não serem tão comuns, têm acontecido com alguma frequência nos últimos anos.
Cursos Livres também podem ser encontrados em Instituições de ensino e geralmente apresentam cargas horárias ainda mais modestas do que as previstas em cursos de pós-graduação lato sensu. Ao contrário da pós-graduação, contudo, não são capazes de conceder o título de especialista ao profissional.
Publicações científicas
São títulos para concursos públicos aceitos especialmente para a área de pesquisa científica ou magistério já que compreendem a publicação de artigos e livros, conquistas preciosas especialmente nessa área de atuação. Todavia, nada impede que outros tipos de concursos também aceitem essa forma de título.
Como já foi dito anteriormente, todas as condições dos títulos para concursos públicos deverão estar especificadas.