Sumário

Entre em contato com um especialista

    Processo trabalhista

    processo trabalhista

    É possível consultar um processo trabalhista pelo CPF?

    Ninguém duvida que a internet trouxe enormes facilidades em nossas vidas – em muitos aspectos. No setor jurídico, isso não é diferente: ao consultar um processo trabalhista pelo CPF, online e gratuitamente, o reclamante de um processo conta com praticidade, autonomia e segurança.

    Aliás, a digitalização das ações trabalhistas começou recentemente. Ela ampliou a democratização da informação e o acesso à justiça – tornando possível, muitas vezes, abandonar toda a papelada e burocracia tradicionalmente envolvidas.

    Este conteúdo tem a finalidade de explicar como consultar um processo trabalhista pelo CPF e fornecer outras informações importantes sobre o assunto. Acompanhe para descobrir tudo!

    As relações em sociedade são conflituosas. Não é raro conhecer pessoas que tiveram um problema familiar, com o vizinho ou até mesmo na compra de um produto ou serviço. Quando falamos de relações de trabalho, isso não é diferente.

    Uma relação de trabalho se dá entre a parte detentora de poderio econômico (empregador) sobre outra parte detentora da mão de obra (empregado). Assim, com uma tendência de existir certas relações mais injustas e conflituosas, foram necessários novos aperfeiçoamentos por parte do Estado.

    Nesse sentido, o processo trabalhista é uma das formas de lidar com esses conflitos. Por meio dele, as partes que entendem que tiveram seus direitos violados acessam a Justiça e, assim, têm seus direitos tutelados, com seu pedido apreciado pelo Poder Judiciário – o que chamamos de Jurisdição.

    Em suma, o processo trabalhista é um dos meios de acesso à Justiça à disposição para resolver problemas decorrentes das relações de trabalho. Uma pessoa que teve seu direito violado – como, por exemplo, em relação à horas extras ou eventual acidente – tem a possibilidade de ingressar com o processo.

    Agora que já estamos na mesma página, vamos entrar no assunto que interessa.

    É possível consultar processo trabalhista pelo CPF através da internet, no site do Tribunal Superior do Trabalho pelas partes envolvidas no processo – a parte reclamada, reclamante ou advogados.

    Obs.: É importante destacar que, para consultar o processo trabalhista pelo CPF, é preciso que o caso já tenha sido julgado ou seja um acordo judicial que não foi cumprido. Se for o último caso, a pessoa ou empresa irá para o Banco Nacional de Devedores Trabalhista (BNDT).

    A consulta do processo trabalhista pelo CPF de casos julgados ou acordos não cumpridos no Tribunal Superior do Trabalho (TST) deve obedecer os seguintes passos:

    1. Passo 1
    2. Passo 2
    3. Passo 3

    Porém, se a consulta for de um processo trabalhista em andamento, por meio de identificação TST ou nome do empregador/advogado, deverá seguir estes passos:

    1. Passo A
    2. Passo B
    3. Passo C

    Em se tratando de Tribunais Regionais do Trabalho, o Brasil possui 24 (vinte e quatro) distribuídos em todo o território. São eles:

    • TRT 1
    • TRT 2
    • TRT 3
    • TRT 4
    • TRT 5
    • TRT 6
    • TRT 7
    • TRT 8
    • TRT 9
    • TRT 10
    • TRT 11
    • TRT 12
    • TRT 13
    • TRT 14
    • TRT 15
    • TRT 16
    • TRT 17
    • TRT 18
    • TRT 19
    • TRT 20
    • TRT 21
    • TRT 22
    • TRT 23
    • TRT 24

    É importante destacar primeiro que, nos sites do TRT, não é possível consultar processo trabalhista pelo CPF. Para realizar a consulta processual corretamente, você precisará dos dados do processo.

    Então, vamo.

    Como consultar um processo trabalhista de graça?

    A consulta pública aos processos trabalhistas está disponível no site do tribunal (trt8.jus.br), bastando digitar o número do processo no campo denominado “Consulta Processual” e em seguida clicar no botão “Consultar”.

    Como saber o valor de uma ação trabalhista?

    Aprender como saber o valor de um processo trabalhista pela internet é uma forma de obter informações sobre os aspectos financeiros envolvidos em um caso. Isso permite que as partes envolvidas compreendam melhor a dimensão econômica da disputa e tomem decisões embasadas. Além disso, conferir o valor de um processo trabalhista pela internet facilita o acesso à justiça e a transparência. Essa é uma forma de aumentar a confiança no sistema jurídico e claro, de auxiliar os interessados a se planejarem financeiramente para a disputa.

    Por isso, preparamos este post para responder como saber o valor de um processo trabalhista pela internet e outras informações relacionadas. Confira!

    O valor do processo trabalhista refere-se ao dinheiro em disputa entre as partes envolvidas em uma ação judicial relacionada a questões de trabalho. Entender esse valor é essencial porque ele influencia diversos aspectos do processo, como:

    • Decisões estratégicas;
    • Custos advocatícios;
    • Expectativas de recebimento;
    • Prazos para resolução do caso.

    Entender o valor de um processo trabalhista pela internet pode ocorrer de várias formas. Conheça as principais!

    1. O primeiro passo é acessar o site oficial do tribunal responsável pelo processo trabalhista. Cada um tem um portal que disponibiliza informações sobre processos judiciais. Lá, você encontra detalhes como o número do processo, o valor da causa e outros dados relevantes. Para conferir, procure pela opção de consulta processual no site.
    2. Se você tiver dificuldades em encontrar as informações necessárias ou precisar de orientação adicional, consulte um advogado especializado em direito trabalhista. Ele pode ajudar você a entender melhor os detalhes do processo e suas implicações financeiras.
    3. O PJe é um sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que possibilita a consulta eletrônica de processos judiciais. Para isso, se cadastre no site do Tribunal onde o processo será julgado. Após fazer o login, você pode acessar as informações do processo, incluindo o valor da causa.

    O tempo para receber o valor de um processo trabalhista é de 48 horas até 15 dias úteis após a fase da execução. Essa é a etapa em que ocorre a intimação da parte devedora para efetuar o pagamento. Durante esse período, a parte devedora é notificada para quitar a dívida determinada pelo tribunal.

    É importante ressaltar que esse é o tempo que a reclamada tem para realizar o pagamento, porém, não há garantia de que a mesma respeitará este período e nem mesmo de que fará o pagamento. Um caso que serve de exemplo é quando a empresa devedora está em recuperação judicial, podendo demorar anos para pagar a dívida ou nem mesmo pagar.

    Vários fatores podem influenciar o tempo de recebimento do valor de um processo trabalhista. Saiba mais sobre eles!

    Casos trabalhistas podem variar em complexidade. Alguns envolvem reivindicações simples, como horas extras não pagas, enquanto outros são mais complexos, abrangendo alegações de discriminação ou assédio, por exemplo. Nestas situações, costuma ser necessário mais tempo para pesquisa, apresentação de evidências e julgamento.

    Como ver um processo com o CPF?

    Você pode acompanhar o andamento dos seus processos a qualquer momento pelo sistema Processos Digitais (e-Processo), disponível no Centro de Atendimento Virtual da Receita Federal (e-CAC), ou pelo aplicativo e-Processo para celulares e tablets.

    Para visualizar o conteúdo de documentos e solicitar a juntada de documentos a processos que não sejam do tipo Atendimento, você precisará acessar o e-CAC utilizando uma conta Gov.br. Também é possível fazer uma procuração digital para que alguém que possua acesse por você (como um contador ou advogado, por exemplo). Clique aqui para saber mais sobre procurações digitais.

    Acessar o sistema

    Você precisará de uma conta gov.br para acessar o sistema.

    Buscar o processo

    Na tela inicial do sistema de Processos Digitais (e-Processo), clique na opção Meus Processos para visualizar todos os seus processos. A opção também está disponível no menu da barra superior do sistema.

    Abrir as opções

    Localize o processo desejado e clique no ícone ao lado esquerdo do número. Em seguida, clique na opção Consultar Documentos.

    Selecionar documento

    Clique na bolinha ao lado do documento que deseja selecionar e, em seguida, clique no botão Obter cópia para Impressão do Documento. Se preferir, clique diretamente no botão Obter Cópia Integral do Processo para visualizar todos os documentos.

    Resultado do processo

    Fique atento para documentos do tipo Despacho. As decisões sobre os serviços solicitados via processo são informadas em despachos. Nos processos administrativos fiscais julgados pelas Delegacias de Julgamento e pelo CARF as decisões são informadas em Acordão. Alguns processos são imediatamente arquivados após serem analisados. Para consultar os documentos e o resultado dos seus processos arquivados, clique na aba Inativos, disponível na sua lista de processos (Meus Processos).

    Baixar o aplicativo

    Baixe o aplicativo e-Processo para o seu celular ou tablet.

    Buscar o processo

    Acesse o aplicativo no seu dispositivo. Na tela inicial você poderá buscar processos pelo número do processo ou pelo seu número do CPF. Para visualizar o conteúdo dos documentos você antes precisa habilitar o seu dispositivo. Siga os passos descritos abaixo.

    Favoritar o processo

    Toque sobre o número do processo desejado para visualizar detalhes, histórico e documentos. Em seguida, toque na estrela para adicionar o processo aos seus favoritos. Você receberá notificações sobre seus processos favoritos sempre que forem movimentados. Para visualizar o conteúdo dos documentos pelo aplicativo para celulares e tablets, você antes precisa habilitar o seu dispositivo. Siga os seguintes passos.

    Como faço para ver o andamento de um processo trabalhista?

    A consulta pública aos processos trabalhistas está disponível no site do tribunal (trt8.jus.br), bastando digitar o número do processo no campo denominado “Consulta Processual” e em seguida clicar no botão “Consultar”.

    É possível consultar um processo trabalhista pelo CPF?

    Ninguém duvida que a internet trouxe enormes facilidades em nossas vidas – em muitos aspectos. No setor jurídico, isso não é diferente: ao consultar um processo trabalhista pelo CPF, online e gratuitamente, o reclamante de um processo conta com praticidade, autonomia e segurança. Aliás, a digitalização das ações trabalhistas começou recentemente. Ela ampliou a democratização da informação e o acesso à justiça – tornando possível, muitas vezes, abandonar toda a papelada e burocracia tradicionalmente envolvidas. Este conteúdo tem a finalidade de explicar como consultar um processo trabalhista pelo CPF e fornecer outras informações importantes sobre o assunto. Acompanhe para descobrir tudo!

    As relações em sociedade são conflituosas. Não é raro conhecer pessoas que tiveram um problema familiar, com o vizinho ou até mesmo na compra de um produto ou serviço. Quando falamos de relações de trabalho, isso não é diferente. Uma relação de trabalho se dá entre a parte detentora de poderio econômico (empregador) sobre outra parte detentora da mão de obra (empregado). Assim, com uma tendência de existir certas relações mais injustas e conflituosas, foram necessários novos aperfeiçoamentos por parte do Estado. Nesse sentido, o processo trabalhista é uma das formas de lidar com esses conflitos. Por meio dele, as partes que entendem que tiveram seus direitos violados acessam a Justiça e, assim, têm seus direitos tutelados, com seu pedido apreciado pelo Poder Judiciário – o que chamamos de Jurisdição. Em suma, o processo trabalhista é um dos meios de acesso à Justiça à disposição para resolver problemas decorrentes das relações de trabalho. Uma pessoa que teve seu direito violado – como, por exemplo, em relação à horas extras ou eventual acidente – tem a possibilidade de ingressar com o processo.

    Agora que já estamos na mesma página, vamos entrar no assunto que interessa. É possível consultar processo trabalhista pelo CPF através da internet, no site do Tribunal Superior do Trabalho pelas partes envolvidas no processo – a parte reclamada, reclamante ou advogados. Obs.: É importante destacar que, para consultar o processo trabalhista pelo CPF, é preciso que o caso já tenha sido julgado ou seja um acordo judicial que não foi cumprido. Se for o último caso, a pessoa ou empresa irá para o Banco Nacional de Devedores Trabalhista (BNDT). A consulta do processo trabalhista pelo CPF de casos julgados ou acordos não cumpridos no Tribunal Superior do Trabalho (TST) deve obedecer os seguintes passos:

    Passo 1: Acesse o site do Tribunal Superior do Trabalho;
    Passo 2: Procure pela opção de consulta processual;
    Passo 3: Informe o número do processo e o CPF da parte interessada;
    Passo 4: Visualize as informações relacionadas ao processo.

    Porém, se a consulta for de um processo trabalhista em andamento, por meio de identificação TST ou nome do empregador/advogado, deverá seguir estes passos:

    1. Acesse o site do Tribunal Superior do Trabalho;
    2. Procure pela opção de consulta processual em andamento;
    3. Informe os dados solicitados para realizar a busca;
    4. Verifique o andamento do processo.

    Em se tratando de Tribunais Regionais do Trabalho, o Brasil possui 24 (vinte e quatro) distribuídos em todo o território. São eles: É importante destacar primeiro que, nos sites do TRT, não é possível consultar processo trabalhista pelo CPF. Para realizar a consulta processual corretamente, você precisará dos dados do processo.

    Como ver o meu processo pelo CPF?

    Você pode acompanhar o andamento dos seus processos a qualquer momento pelo sistema Processos Digitais (e-Processo), disponível no Centro de Atendimento Virtual da Receita Federal (e-CAC), ou pelo aplicativo e-Processo para celulares e tablets.

    Para visualizar o conteúdo de documentos e solicitar a juntada de documentos a processos que não sejam do tipo Atendimento, você precisará acessar o e-CAC utilizando uma conta Gov.br. Também é possível fazer uma procuração digital para que alguém que possua acesse por você (como um contador ou advogado, por exemplo). Clique aqui para saber mais sobre procurações digitais.

    Acessar o sistema

    Você precisará de uma conta gov.br para acessar o sistema.

    Buscar o processo

    Na tela inicial do sistema de Processos Digitais (e-Processo), clique na opção Meus Processos para visualizar todos os seus processos. A opção também está disponível no menu da barra superior do sistema.

    Abrir as opções

    Localize o processo desejado e clique no ícone ao lado esquerdo do número. Em seguida, clique na opção Consultar Documentos.

    Selecionar documento

    Clique na bolinha ao lado do documento que deseja selecionar e, em seguida, clique no botão Obter cópia para Impressão do Documento. Se preferir, clique diretamente no botão Obter Cópia Integral do Processo para visualizar todos os documentos.

    Resultado do processo

    Fique atento para documentos do tipo Despacho. As decisões sobre os serviços solicitados via processo são informadas em despachos. Nos processos administrativos fiscais julgados pelas Delegacias de Julgamento e pelo CARF as decisões são informadas em Acordão. Alguns processos são imediatamente arquivados após serem analisados. Para consultar os documentos e o resultado dos seus processos arquivados, clique na aba Inativos, disponível na sua lista de processos (Meus Processos).

    Baixar o aplicativo

    Baixe o aplicativo e-Processo para o seu celular ou tablet.

    Buscar o processo

    Acesse o aplicativo no seu dispositivo. Na tela inicial você poderá buscar processos pelo número do processo ou pelo seu número do CPF. Para visualizar o conteúdo dos documentos você antes precisa habilitar o seu dispositivo. Siga os passos descritos abaixo.

    Favoritar o processo

    Toque sobre o número do processo desejado para visualizar detalhes, histórico e documentos. Em seguida, toque na estrela para adicionar o processo aos seus favoritos. Você receberá notificações sobre seus processos favoritos sempre que forem movimentados. Para visualizar o conteúdo dos documentos pelo aplicativo para celulares e tablets, você antes precisa habilitar o seu dispositivo. Siga os seguintes passos.

    Como consultar um processo trabalhista em Minas Gerais?

    Como consultar o andamento de processos físicos e eletrônicos no TRT-MG

    • Consulta na Internet
      • Processos Físicos
        • Por número de processo
        • Por número de OAB
      • Processos Eletrônicos
        • Acesso sem certificado digital
        • Acesso com certificado digital por advogados
          • Para consulta de processos de terceiros por advogados
          • Para consulta de processos nos quais os advogados se encontram habilitados
    • Consulta por meio da Central de Atendimento – CAT (Processos Físicos e Eletrônicos)
    • Presencialmente, na unidade onde tramita o processo (Processos Físicos e Eletrônicos)

    Onde encontrar os códigos das Varas do Trabalho e do TRT? Nas consultas realizadas na internet, o interessado só tem acesso ao inteiro teor de alguns documentos do processo. Para acesso a todos os documentos poderá comparecer à Secretaria da Vara do Trabalho ou do órgão julgador ou à unidade em que estiver tramitando o processo. Caso esteja assistido por advogado, poderá solicitar a ele cópia dos documentos não visualizados. Nas consultas realizadas no Aplicativo JTe, a parte poderá visualizar documentos restritos do seu processo. Para isso, a parte deve comparecer à Vara do Trabalho em que tramita o seu processo, apresentar documento de identificação e solicitar o cadastramento dos seus dados pessoais, e-mail e telefone celular com o DDD. Após o cadastro, é necessário validar os dados através do aplicativo.

    Para consulta de processos de terceiros por advogados

    Para consulta de processos nos quais os advogados se encontram habilitados

    Na opção “CSJT”, os dígitos indicadores da Vara estão no terceiro campo da numeração:

    Número Ano Vara/TRT Sequencial
    DV000002018 00003 000

    Nas consultas realizadas no Aplicativo JTe, a parte poderá visualizar documentos restritos do seu processo. Para isso, a parte deve comparecer à Vara do Trabalho em que tramita o seu processo, apresentar documento de identificação e solicitar o cadastramento dos seus dados pessoais, e-mail e telefone celular com o DDD. Após o cadastro, é necessário validar os dados através do aplicativo.

    Para consulta de processos de terceiros por advogados

    Para consulta de processos nos quais os advogados se encontram habilitados

    Na opção “CNJ”, os dígitos indicadores da Vara estão no último campo da numeração:

    Número DV Ano Vara/TRT
    0000000 002018 503 0000

    Obs.: abaixo do campo do número do processo, é possível ainda converter o número CSJT digitado em número do CNJ clicando em “Gerar nº CNJ”. Também é possível limpar os números de todos os campos simultaneamente, clicando em “Limpar”.

    Veja mais
    Aposentadoria especial 2019

    Como fica aposentadoria especial após reforma 2019? O Senado aprovou nesta quarta-feira (10) um projeto de lei complementar que regulamenta a aposentadoria especial por periculosidade.

    Leia mais >
    Abrir bate-papo
    Fale com um especialista!
    Olá 👋 , tudo bem ?
    Parece que você está precisando de ajuda! Estamos aqui para ajudá-lo a resolver qualquer dúvida ou problema que esteja enfrentando. Clique aqui para falar com um dos nossos especialistas e encontrar a solução que você precisa. Não hesite, estamos prontos para ajudar!