Sumário

Entre em contato com um especialista

    Para se aposentar precisa de advogado

    para se aposentar precisa de advogado

    Precisa ser advogado para pedir aposentadoria?

    Não é obrigatório contratar um advogado para fazer o pedido de aposentadoria, mas pode ser útil em algumas situações específicas. Para fazer o pedido de aposentadoria, é necessário apresentar documentações necessária junto ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

    Quanto cobra um advogado para dar entrada na aposentadoria?

    Acredito que você já saiba as vantagens em se ter um acompanhamento de um advogado previdenciário em seu processo, mas você sabe quanto um advogado cobra para aposentadoria? Esse costuma ser um assunto que causa um pouco de constrangimento nas pessoas, porém não se deve ficar sem graça em perguntar, muito pelo contrário, os valores devem ficar muito claros para o cliente.

    Entender todos os pontos da cobrança é muito importante para não haver problemas futuros. Muitas pessoas vêm ao escritório querendo saber qual advogado trata de causas do INSS. Ele é o advogado previdenciário.

    O advogado previdenciário lida com causas da Previdência Social – INSS – Instituto Nacional de Seguridade Social. Eles devem ter sido aprovados na Ordem de Advogados do Brasil e estar com sua inscrição ativa e regularizada. Esta informação você encontra no site do CNA (Cadastro Nacional de Advogados):

    Basta jogar o nome completo e você verá a situação. Esta informação é muito valiosa pois tem muito profissional que já não tem mais permissão de atuar como advogado mas continua prestando serviços sem que os clientes saibam.

    Além disso, existem por aí muitos escritórios de consultoria jurídica que vendem serviços previdenciários porém não possuem advogados e são meros despachantes. Portanto você deve tomar muito cuidado em contratar esse tipo de profissional pois ele não terá a experiência jurídica que tem um advogado e pode trazer muito prejuízo para sua aposentadoria.

    Além da formação de 5 anos na faculdade de Direito, esse advogado deve ter alguma especialização em Direito Previdenciário, como por exemplo uma pós graduação.

    O advogado previdenciário pode atuar com diversos tipos de benefícios, como:

    Fale com um especialista

    Mande uma mensagem para nosso escritório, e fale com um especialista para encontrar a melhor solução para seu caso.

    A contratação de um advogado em seu processo de aposentadoria pode fazer muita diferença. Não se pode desvalorizar o serviço de um bom advogado previdenciário. E por isso, cada um possui o seu valor por serviços prestados.

    Para saber quanto um advogado cobra para aposentadoria, precisamos entender alguns parâmetros. Um dos parâmetros que deve ser utilizado é a tabela do Estado onde o escritório atua. Como nosso escritório é registrado pela OAB do Rio de Janeiro, é por ela que nos guiamos.

    Essa tabela é de acordo com a OAB de cada Estado e é atualizada a cada mês, conforme você pode verificar a do Estado do Rio de Janeiro neste link que colocamos à disposição para pesquisa.

    A tabela serve apenas como uma base. O advogado não é obrigado a cobrar exatamente o valor constante nela, que serve apenas para estimar o que seria um valor razoável para a prestação de serviços. Uma regra básica é que os advogados não podem receber mais que você e, também, não podem cobrar menos do que o mínimo regulamentado pela OAB.

    Pela tabela da OAB regional, podemos cobrar um percentual de no mínimo 20% d.

    O que fazer para dar entrada na aposentadoria?

    Iniciar Serviço para pedir benefício de aposentadoria para a pessoa que:

    Este pedido é realizado totalmente pela internet, você não precisa ir ao INSS.

    A pessoa com a idade e o tempo de contribuição necessários para pedir o benefício.

    Canais de prestação

    • Aplicativo móvel: Baixe o Meu INSS

    Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível: Ligue para 135.

    • Web

    Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível: Ligue para 135.

    • Telefone: 135

    Tempo estimado de espera

    • Até 5 minuto(s)

    Documentação

    Documentação em comum para todos os casos

    Obrigatória:

    Se for procurador ou representante legal.

    Tempo de duração da etapa

    Atendimento imediato

    Para acompanhar e receber a resposta do seu processo:

    Canais de prestação

    • Aplicativo móvel: Baixe o Meu INSS

    Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível: Ligue para 135.

    • Web

    Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível: Ligue para 135.

    • Telefone: 135

    Tempo estimado de espera

    • Até 5 minuto(s)

    Tempo de duração da etapa

    Em média 45 dia(s) corrido(s)

    Quanto tempo leva?

    Em média 45 dia(s) corrido(s) é o tempo estimado para a prestação deste serviço.

    Informações adicionais ao tempo estimado

    Este serviço é gratuito para o cidadão.

    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato Ligue para a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135.

    O serviço está disponível de segunda a sábado das 7h às 22h (horário de Brasília).

    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:

    • Urbanidade;
    • Respeito;
    • Acessibilidade;
    • Cortesia;
    • Presunção da boa-fé do usuário;
    • Igualdade;
    • Eficiência;
    • Segurança; e
    • Ética.

    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e c

    Porque devo contratar um advogado para aposentadoria?

    Se você quer fazer um planejamento previdenciário, contratar um advogado que cuida de aposentadoria acaba sendo algo essencial. Afinal de contas, esse profissional é capaz de lhe dar todo um suporte a respeito de quais processos devem fazer parte desse planejamento.

    No entanto, a grande maioria das pessoas não sabe exatamente o que o advogado que cuida de aposentadoria é capaz de fazer. A verdade é que a sua responsabilidade vai muito além do que apenas auxiliar o segurado a encontrar o melhor benefício. Então, para facilitar a sua compreensão a respeito desse assunto, é só continuar neste artigo que iremos falar os 5 principais benefícios em contratar um advogado que cuida de aposentadoria.

    Em suma, o advogado que cuida de aposentadoria é um profissional especializado em ajudar seus clientes a obterem benefícios previdenciários, tais como a aposentadoria por tempo de contribuição, por idade, por invalidez, especial, entre outras.

    No entanto, esse advogado pode atuar em diversas etapas do processo previdenciário, desde a orientação na documentação necessária para a solicitação do benefício, passando pela análise dos requisitos para sua concessão, até a defesa dos direitos do cliente em eventuais recursos ou processos judiciais.

    Além disso, não temos como deixar de destacar que a legislação previdenciária é complexa e está em constante mudança. Sendo assim, acaba tornando a atuação do advogado especializado ainda mais importante para garantir que o cliente tenha seus direitos respeitados e receba o benefício a que tem direito.

    Sendo assim, esse profissional, além de ajudar a planejar a aposentadoria, também está apto para dar orientações e tratar a respeito de qualquer assunto que tenha relação com a Previdência Social.

    Alguns advogados trabalham apenas com auxílio do INSS, enquanto há os que se focam na previdência complementar.

    O advogado responsável por cuidar da aposentadoria é o advogado previdenciário, o qual é especializado em questões que se relacionam à previdência social. Esse profissional é capaz de ajudar em todas as etapas do processo da aposentadoria, que vai desde análise do direito até entrar com recursos, caso haja a recusa do benefício. No entanto, ele ainda pode auxiliar na revisão dos benefícios e demais questões que tenham relação com o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) e demais contribuições previdenciárias.

    Existem diversos benefícios ao contratar um advogado que cuida de aposentadoria, mas, dentre os principais, podemos mencionar os seguintes:

    • O advogado é a pessoa especializada em oferecer todo o suporte em questões que são mais complexas e burocráticas.
    • Sendo assim, você pode contratar um advogado que cuida de aposentadoria para lhe auxiliar a fazer o pedido de aposentadoria do INSS na área administrativa.
    • Dessa forma, acaba sendo uma maneira de evitar uma possível ação judicial ou algo do gênero.
    • Existem alguns segurados que tentam fazer o requerimento sem ajuda de um profissional e, de f

    Quanto um advogado cobra na aposentadoria?

    O valor máximo que o advogado pode cobrar é: 6 parcelas do valor bruto do benefício (50% das vincendas); 50% sobre o total das diferenças vencidas e não pagas (atrasados).

    Qual é o valor máximo que um advogado pode cobrar?

    Em teoria, o advogado pode cobrar mais de 30 por cento, de acordo com a sua realidade, a complexidade da causa e a situação econômica regional ou do cliente. 🤓 Mas, é preciso ter atenção, porque o TED da OAB/SP e o STJ já fixaram, em mais de uma oportunidade, o limite de 30% de honorários (como você viu no tópico 5.2).

    Como é pago os 30% do advogado?

    Como é pago os 30% do advogado? Dessa forma, o profissional de direito deve receber 30% – ou o valor acordado – da quantia paga pela cessão do crédito trabalhista. A Trabalhista Cred negocia diretamente com o advogado sobre o valor que lhe é devido.

    Precisa pagar advogado para aposentar?

    Preciso contratar um advogado para me aposentar ou requerer benefícios da Previdência Social/INSS? Muitos se perguntam: sou obrigado a contratar um advogado para me aposentar? Em um primeiro momento a resposta é NÃO. Realmente, você não precisa do auxílio de ninguém para se aposentar ou requerer benefícios do INSS.

    Veja mais
    Sobre aposentadoria do inss

    Qual é a nova regra da aposentadoria do INSS? Reforma da Previdência, em vigor desde 2019, trouxe alterações nos requisitos para pedir aposentadoria Publicado em

    Leia mais >
    Sobre aposentadoria

    Quais as regras para se aposentar hoje? Reforma da Previdência, em vigor desde 2019, trouxe alterações nos requisitos para pedir aposentadoria Publicado em 05/01/2024 13h18

    Leia mais >
    Abrir bate-papo
    Fale com um especialista!
    Olá 👋 , tudo bem ?
    Parece que você está precisando de ajuda! Estamos aqui para ajudá-lo a resolver qualquer dúvida ou problema que esteja enfrentando. Clique aqui para falar com um dos nossos especialistas e encontrar a solução que você precisa. Não hesite, estamos prontos para ajudar!