O que não pode faltar em um escritório de advocacia?
Se você já passou por uma graduação em Direito, sabe que, muitas vezes, os cursos não se dedicam muito ao tema da gestão de negócios. Por isso, estamos aqui para mostrar o que não pode faltar em um escritório de advocacia!
É certo que os futuros advogados têm uma série de disciplinas do Direito, nas quais precisam se aprofundar em um curto período, antes de pensar em abrir sua própria empresa.
No entanto, essa lacuna acaba fazendo diferença no futuro. Afinal, os escritórios de advocacia demandam muita expertise de seus gestores, a fim de alcançar pleno sucesso. Eles precisam estar atentos ao mercado, buscando novos clientes e estabelecendo estratégias para isso. Além, é claro, de prestar um bom serviço.
Neste processo, é necessário que tenham boas ferramentas para auxiliá-los. Sendo assim, você sabe o que não pode faltar em um escritório de advocacia?
Neste post, vamos apresentar um guia completo com aquilo que é essencial para uma empresa de advocacia. Abordaremos desde aspectos de planejamento, como marketing e gestão financeira, até ferramentas específicas, como bibliotecas virtuais e cursos de atualização. Confira!
Na lista abaixo, confira 10 itens essenciais para as empresas de advocacia:
- Gestão estratégica
- Marketing Jurídico
- Gestão Financeira
- Bibliotecas Virtuais Especializadas
- Cursos de Atualização
- Software de Gestão
- Contratação de Profissionais Especializados
- Atendimento ao Cliente
- Planejamento Tributário
- Networking e Parcerias Estratégicas
Entenda cada item em detalhes:
Em Gestão para Advogados, o professor Luis Fernando Rabelo Chacon afirma que os escritórios de advocacia são negócios como quaisquer outros. Desse modo, para que sejam realmente bem-sucedidos, precisam de um bom planejamento estratégico, semelhante ao de empresas.
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Para o autor, estratégia é:
“Ter visão de futuro, é desenhar os passos de amanhã hoje, executar tudo o que for necessário para que eles aconteçam e com eles venham os resultados. É preciso fazer hoje algo para nos levar àquele lugar no futuro que desejamos”.
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Ele propõe uma divisão do planejamento estratégico em quatro etapas:
- Análise do Ambiente
- Formulação de Objetivos
- Implementação de Estratégias
- Avaliação e Controle
A fim de atrair novos clientes para seu escritório, é essencial executar um bom trabalho de marketing. Afinal, não adianta prestar um bom serviço, se o seu público-alvo não o conhece.
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A gestão financeira está relacionada com o planejamento, organização e estabelecimento de estratégias para garantir o crescimento do seu escritório e o eficiente controle de gastos.
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A consulta a obras da área é uma constante no dia a dia dos advogados, não é.
O que precisa em um escritório de advocacia?
Para abrir escritório de advocacia é preciso que os profissionais e a empresa estejam regularizados pela OAB. Conforme a Lei nº 6.839/1980, o registro de empresas e dos seus profissionais legalmente habilitados serão obrigatórios nas entidades competentes para a fiscalização do exercício das diversas profissões.
Qual a função de um advogado empresarial?
Presta assessoria jurídica para empresas, a fim de garantir segurança legal no planejamento e efetivação dos negócios. Elabora e analisa contratos sociais de acordo com as necessidades da empresa, acompanha processos cíveis, tributários e trabalhistas e participa de audiências.
O que esperar de um escritório de advocacia?
A excelência no atendimento ao cliente deve ser intrínseca ao exercício do Direito. Muito mais que solucionar questões jurídicas, o advogado deve ser uma espécie de psicólogo e consultor de seu cliente. Afinal de contas, ele está passando por um momento de tensão e muita fragilidade.
Sendo assim, uma postura profissional e atenciosa é o que vai consolidar a relação com seu cliente. Cuidar do relacionamento, portanto, não é um mero detalhe. É o segredo do sucesso do seu escritório de advocacia.
Pensando nisso, compartilhamos, hoje, uma lista com 6 coisas que todo cliente espera durante um atendimento jurídico.
Inúmeros processos, petições, reuniões e audiências são as tarefas que ocupam a rotina dos advogados. Para cumprir tanto compromisso no prazo certo, você vai precisar organizar seu dia. Afinal de contas, seu cliente quer que você cuide de seu processo com o máximo de atenção possível. E, claro, preza pela pontualidade e disciplina nos prazos. Sendo assim, se você marcou uma reunião para determinado horário, organize-se para cumpri-lo.
Conhece aquela velha máxima “Disciplina é liberdade”? Pois então, quando você planeja sua rotina, conseguirá cumprir todos os prazos e atender às expectativas do seu cliente. E, claro, se acontecer algum problema, você vai conseguir contorná-los.
Seu cliente, como já dissemos, vive um momento de conflito. A ansiedade para que seu caso seja resolvido pode gerar bastante apreensão. Mas quando você está disponível, acaba transmitindo a ele um sentimento de compreensão e acolhimento.
Você pode demonstrar disponibilidade de diversas formas. A principal delas, entretanto, certamente é sempre passar todas as informações ligadas ao processo. Esse repasse pode ser feito pessoalmente, por alguém de sua equipe ou mesmo pelo software jurídico.
O iProcessum, por exemplo, conta com o informador jurídico. Ou seja, além de fazer a pesquisa diária dos processos de seu escritório em busca de atualizações, ele envia as novidades de forma automática para você e seu cliente. O relacionamento fica muito mais fácil. Você pode ligar depois apenas para certificar se ele recebeu a atualização e se tem alguma dúvida.
Outra forma de demonstrar acolhimento é dar seu whatsapp e e-mail. Aliás, muito mais que isso, esteja disponível para respondê-lo. A resposta não precisa ser imediata, mas ele deve ter um feedback seu. Uma sugestão é combinar com antecedência quando serão feitos os retornos.
A transparência é outro requisito essencial para atender às expectativas do seu cliente. Você deve valorizar as informações sobre o processo de forma a manter seu cliente sempre informado. Ainda que as questões sejam meramente processuais, é importante traduzir tudo para que seu cliente entenda. Claro, não prometa nada que não possa ser cumprido. E não alimente falsas expectativas.
Lembre-se: seu cliente é leigo nos termos jurídicos. Capriche na comunicação, evitando o juridiquês. Falamos sobre o assunto na semana passada, lembram?
A agilidade na resolução do caso.
Quanto um advogado empresarial cobra?
Especialidade
Salário Médio
Advogado de empresa
R$ 4.741,16
Advogado (direito civil)
R$ 3.819,86
Advogado (direito do trabalho)
R$ 5.402,72
Advogado (direito penal)
R$ 5.263,21
Qual é a função de um advogado empresarial?
Presta assessoria jurídica para empresas, a fim de garantir segurança legal no planejamento e efetivação dos negócios. Elabora e analisa contratos sociais de acordo com as necessidades da empresa, acompanha processos cíveis, tributários e trabalhistas e participa de audiências.
É possível um escritório de advocacia ter natureza empresária?
Nas sociedades advocatícias, sejam elas sociedade simples ou unipessoal, não é permitido se caracterizar como uma sociedade empresária, ou seja, a adoção de nome fantasia ou realizar atividades diversas a advocacia, bem como, não é permitido fazer parte de mais de uma sociedade advocatícia ou unipessoal dentro da área …
Que tipo de empresa é um escritório de advocacia?
Não é obrigatório para um advogado atuar como pessoa jurídica, mas abrir um CNPJ oferece vantagens tributárias e oportunidades no mercado. O tipo mais comum de CNPJ para advogados é a Sociedade Limitada Unipessoal de Advocacia, ou associar-se a outros profissionais da área, mesmo que atuem em diferentes especialidades em uma Sociedade Simples de Advocacia, o que proporciona uma estrutura flexível e simplificada.
Independentemente da estrutura jurídica escolhida, apenas uma atividade econômica pode ser registrada no CNPJ sob o CNAE 6911-7/01 Serviços advocatícios. O CNAE de advogado é regulamentado e por isso precisa de aprovação da OAB no momento de abertura de empresa.
A Contabilizei está do seu lado para gestão do seu escritório – confira o serviço Contabilizei Experts.
Sim, vale a pena abrir CNPJ se você é advogado. As vantagens de abrir um CNPJ de Advocacia incluem:
- benefícios tributários,
- organização financeira,
- acesso a oportunidades de negócios e
- acesso a crédito empresarial.
Por isso, a formalização como pessoa jurídica pode ser uma escolha estratégica para advogados visando otimizar sua atuação profissional. A questão sobre o tipo de empresa em Advocacia gira basicamente em torno do número de sócios – a OAB autoriza tanto empresas com um sócio apenas quanto com um grupo de sócios, com mais de dois membros.
É importante ressaltar desde o princípio que as empresas para advogados exigem que todos os sócios participantes estejam corretamente inscritos na OAB, não sendo permitida a participação de profissionais de outras áreas.
Se você optar por uma empresa individual, estará abrindo uma Sociedade Unipessoal de Advocacia (SLA); já se estiver montando o negócio com mais colegas, será uma Sociedade Simples de Advocacia.
Entre as regras básicas para as empresas de advogados estão a impossibilidade de adotar Nome Fantasia – sendo que nas empresas se um sócio apenas o nome do advogado é que consta no registro, enquanto nas empresas com vários profissionais podem constar todos os nomes ou apenas um, como representante. A OAB também deixa claro que o efeito da empresa é para finalidades fiscais, mas as atividades de cada um dos sócios é de responsabilidade pessoal, não sendo possível um advogado representar outro apenas pela constituição da sociedade – mantêm-se a regra da procuração.
Saiba mais sobre os tipos de CNPJ para abrir acessando este conteúdo do blog da Contabilizei. Para abrir um CNPJ para advogados é preciso ter registro na OAB, criar um Contrato Social, encaminhar a documentação na Seccional da Ordem do Estado. Com a liberação da OAB, o advogado solicita o registro de Pessoa Jurídica junto à Receita Federal.
É bom lembrar que sempre ajuda contar com o apoio de um escritório de contabilidade, como a Contabilizei, que vai ter clareza de como realizar cada uma das etapas – e lhe poupar tempo nos trâmites necessários.
Conforme comentamos, ambos os tipos de empresa aceitos pela OAB tem permissão para aderir ao Simples Nacional, lembr