Qual o 0800 do INSS para advogado?
Como resultado das tratativas que a Comissão Especial de Direito Previdenciário (CEDP) da OAB Nacional tem tido com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), advogados e advogadas passam a ter garantia de mais serviços no atendimento por meio do telefone 0800, da Central de Atendimento aos Advogados.
O INSS se comprometeu a disponibilizar no telefone da advocacia todos os atendimentos que são feitos no 135, a Central de Atendimento do INSS que dá acesso à população aos serviços do órgão.
Também haverá permissão para a advocacia de um serviço para cada ligação durante o período de 30 minutos de atendimento. Pelo 135, há uma limitação, mas advogados e advogadas vão poder fazer mais de uma solicitação, para mais de um segurado, pelo tempo previsto.
Ainda em resposta aos pedidos da OAB, o INSS encaminhou melhores orientações para o atendimento especializado.
Seguimos diligentes na busca de melhorias para o atendimento da advocacia. A CEDP comemora esse avanço conquistado, decorrente do intenso diálogo institucional entre CFOAB e INSS.
A ampliação do 0800 é uma conquista importante, que trará mais comodidade a advocacia previdenciária. A CEDP continuará o trabalho fiscalizando e recebendo as demandas da advocacia sobre a prática da utilização.
O coordenador de Relacionamento com o cidadão da Diretoria de Benefício do INSS, Pedro Henrique Andrekowisk, elencou, internamente, os alinhamentos dos seguintes pontos quanto à Central de atendimento aos advogados 0800:
1) Que todos os serviços, sem exceção, prestados na Central 135 sejam realizados pelos operadores que atendem os advogados na Central 0800 após o procedimento de identificação na ligação; |
2) Reforçar, pois já é orientado, que durante o tempo de 30 minutos de atendimento durante a ligação realizada pelo advogado na Central 0800 possam ser realizados quantos serviços forem solicitados, dentro do limite de tempo; |
3) Revisar o roteiro de atendimento relacionado ao serviço “atendimento específico”, explicando mais detalhadamente os motivos para sua utilização ao requerente. Em caso de dúvidas, estamos à disposição. |
A medida é um retorno positivo obtido em resposta aos pleitos apresentados pela CEDP na reunião ocorrida em 4 de maio, ocasião em que a OAB tratou do atendimento prioritário à advocacia.
Na data, integrantes do grupo de trabalho que acompanha os serviços disponibilizados pelo INSS requereu melhorias nos canais de atendimento da advocacia por meio do 0800, guichê virtual e atendimento presencial nas OABs.
O grupo foi instituído para monitorar o acordo de atendimento prioritário à advocacia no INSS.
Saiba mais sobre a reunião aqui.
Para utilizar os serviços mencionados nesta reportagem, ligue de um telefone fixo para 0800-1350135.
Como ligar no INSS pelo 0800?
A central telefônica do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) contempla não só os aposentados e pensionistas, mas todos os cidadãos em geral. Por isso, o Telefone do INSS tem sido um dos canais mais utilizados durante a pandemia. Saiba como usar a central e fique sabendo todas as informações, horário de atendimento e serviços oferecidos no telefone 135 do INSS.
O que você vai ler neste artigo:
- O atendimento da central funciona através do telefone 135, e atende das 07h às 22h, de segunda-feira a sábado, conforme horário de Brasília.
- Esse é o único canal oficial de telefone do INSS, o número anterior: 0800 728 0191 está desativado.
- O contato com a central é bem simples! Para usuários de telefone fixo ou público (orelhão), a ligação para o número 135 é gratuita. Para telefones celulares, é cobrado o valor para ligações locais.
Veja também: Beneficiários terão até 15 linhas para fazer consignado
Para usar a central telefônica do INSS, basta discar, aguardar a triagem eletrônica e você será encaminhado para atendentes humanos. Fora do horário de funcionamento, somente o atendimento eletrônico fica disponível. Caso a ligação for interrompida, a recomendação do INSS é para que o cidadão insista novamente.
Qualquer beneficiário do INSS pode ser atendido através da ligação para o número 135. Por esse canal, é possível ter acesso a qualquer serviço que seja referente ao titular do CPF ligado à Previdência Social.
Descubra: Como cadastrar no Auxílio Brasil
Em caso de dúvidas de como esse atendimento pode ser utilizado, temos um exemplo da utilização desse serviço:
Joana é pensionista do INSS e precisa verificar com urgência se o seu benefício está liberado para empréstimos, porém Joana não possui internet em casa e só consegue se comunicar por ligação. Nesse caso, Joana poderá ligar para o 135, para se informar sobre a situação do seu benefício. Após passar seus dados para o atendente, Joana terá as informações necessárias em mãos, após alguns minutos de atendimento, tudo no conforto de sua casa.
Assim como na maioria dos atendimentos telefônicos, é importante ter fácil acesso a alguns documentos para identificação na central, como por exemplo:
- Documento de identificação com foto;
- CPF;
- Número do benefício, entre outros.
É muito importante lembrar: o INSS não solicita senhas ou dados financeiros confidenciais. No telefone, é possível ter acesso a diversos serviços, tanto no autoatendimento quanto com o atendente humano. Todos os serviços disponíveis no Portal Meu INSS também são disponibilizados por meio da ligação.
No menu do telefone do INSS, ficam disponíveis três opções onde você pode escolher entre:
- Digitando 1: Você pode falar diretamente com um atendente para obter informações, agendar uma perícia, solicitar um benefício, realizar seu cadastro na Previdência Social, alterar seus dados cadastrais ou emitir certidões.
- Digitando 2: É possível consultar data e horário de uma perícia agendada, obter resultado de pedido de revisão do benefício ou pedido de CTC, ou saber a situação do benefício.
Saiba também: Como recuperar senha do Meu INSS
Como funciona o INSS do advogado?
Você, advogado autônomo, já parou para pensar na importância do pagamento do INSS? Muitas vezes negligenciado pelos profissionais liberais, o pagamento do Instituto Nacional do Seguro Social pode trazer inúmeros benefícios e garantias para sua carreira.
Neste artigo, vamos explicar como funciona o pagamento do INSS, para advogados autônomos, ressaltando a relevância dessa contribuição e os principais benefícios que ela proporciona. Não deixe de conferir todas as informações necessárias para garantir sua segurança financeira e previdenciária. Acompanhe a leitura e tire todas as dúvidas!
Todo trabalhador, que recebe por seu trabalho, seja ele empregado ou autônomo, tem que pagar o INSS. Os advogados autônomos, que trabalham sem carteira assinada para pessoas ou empresas, são enquadrados como contribuintes individuais do INSS.
Eles têm que pagar, todo mês, um percentual do que ganham, que depende do tipo de plano de contribuição que escolheram.
Existem três planos de contribuição possíveis para os advogados autônomos:
Plano de Contribuição | Porcentagem | Benefício |
---|---|---|
20% do que recebe, até o máximo de R$7.507,49 | Aposentadoria por tempo de serviço ou por idade, com o valor calculado pela média dos salários | |
11% de R$1.302,00 (salário-mínimo em 2023) | Aposentadoria por idade, com o valor igual ao salário-mínimo | |
5% de R$1.302,00 (salário-mínimo em 2023) | Aposentadoria por idade, com o valor igual ao salário-mínimo |
O advogado autônomo faz o pagamento, emitindo ou preenchendo a GPS, no site da Receita Federal, com o código do INSS, e pagando até o dia 15 de cada mês, em lotéricas, bancos, apps ou pela internet.
Se o advogado autônomo trabalhar para empresas, ele paga 45% a menos, pois a empresa paga 11% do que ele recebeu no mês para o INSS.
Tire suas dúvidas sobre INSS para advogados! Os advogados autônomos precisam pagar o Instituto Nacional do Seguro Social, pois assim eles podem receber os benefícios previdenciários, que ajudam a proteger o trabalhador e sua família socialmente e financeiramente. Também, o pagamento do INSS é um dever legal e evita problemas com multas e juros, por não pagar ou pagar atrasado.
O pagamento de INSS é importante para os advogados autônomos, por diversos fatores, afinal, proporciona uma série de benefícios.
Dentre os mais comuns, destacamos:
- Proteção social e financeira para o trabalhador e sua família
- Acesso a benefícios previdenciários, como aposentadoria por idade ou tempo de serviço
- Segurança jurídica e regularidade fiscal
No entanto, para aproveitar das vantagens que esse benefício previdenciário oferece aos advogados autônomos, é importante ter apoio de especialistas, para garantir as orientações adequadas.
O advogado autônomo pode contar com especialistas em advocacia para auxiliar nas suas contribuições previdenciárias. Assim, ele fica em dia com a lei, sem pagar multas ou juros, e contribui, do jeito certo, para o seu caso, conforme o seu plano de trabalho e de aposentadoria.
Uma contabilidade para advocacia, por exemplo, pode aconselhar o advog.
Como falar com o jurídico do INSS?
Publicado em
12/07/2023 15h06
Atualizado em
07/11/2023 17h24
O INSS possui uma rede de atendimento composta por diversos canais disponibilizados à população, como o site ou aplicativo Meu INSS e a central de atendimento pelo telefone 135. Para segurança dos cidadãos, o INSS nunca solicita dados por e-mail, nem faz atendimento pelos e-mails institucionais (@inss.gov.br), que são específicos para assuntos internos da instituição. O INSS somente entra em contato com os segurados nos casos de: remarcação de atendimento, concessão/negativa de benefício, comparecimento à Agência da Previdência Social (APS) e para cumprimento de exigência. Mesmo assim, o servidor informa os dados, não pede ao segurado.
Informações sobre serviços e benefícios do INSS podem ser obtidas pelos canais de atendimento oficiais do INSS. Confira:
Meu INSS
Por meio da Central de Serviços, disponível por aplicativo de celular e também pelo site meu.inss.gov.br, o cidadão acessa quase 100 serviços digitais do INSS. No aplicativo é possível também fazer consultas, emitir extratos, realizar agendamentos e solicitar serviços. Quem não tem tanta intimidade com tecnologia ainda pode contar com a ajuda da Helô (assistente virtual), que, ali dentro, explica o passo a passo para todos os serviços.
Site
O portal do INSS, disponível na internet por meio do endereço www.inss.gov.br, disponibiliza ao cidadão diversos serviços online que dispensam o atendimento presencial, além de informações sobre benefícios e serviços. Através do portal, é possível requerer benefícios como pensão por morte, emitir o extrato de pagamento e realizar diversas outras consultas. Além disso, no espaço, são disponibilizadas informações, notícias, explicação dos serviços e comunicados importantes de interesse da população.
Telefone 135
A Central de Atendimento 135 foi criada com o propósito de ampliar o acesso da população aos serviços do INSS através de um canal de atendimento por telefone e funciona de segunda à sábado, das 7 às 22 horas – horário de Brasília.
Ouvidoria
O cidadão que queira fazer elogios, sugestões, solicitações diversas, denúncias e/ou reclamações pode ligar para o telefone 135 ou acessar o Fala.BR (https://falabr.cgu.gov.br/).
Confira nossas redes sociais:
- Instagram: https://www.instagram.com/inss_oficial_gov/
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Como falar com advogado do INSS?
O INSS terá mais um canal de atendimento exclusivo para a advocacia. A partir do dia 1º de março, o serviço oferecido por meio do 0800-135-0135 estará ativo de 7h às 22h, de segunda a sábado. O anúncio foi feito durante uma reunião realizada na sede do instituto, nesta terça-feira (23), com a participação do presidente do INSS, Leonardo Rolim; do diretor tesoureiro da OAB, José Augusto Araújo de Noronha; e do presidente da Comissão Especial de Direito Previdenciário do Conselho Federal, Chico Couto.
Será permitido requerer todos os serviços disponibilizados aos usuários do 135, independente de procuração cadastrada nos sistemas do INSS. Inicialmente, as exceções serão aposentadoria por tempo de contribuição, aposentadoria por idade urbana, Benefício Assistencial ao Idoso e salário maternidade urbano, que poderão ser requeridos pelo Meu INSS ou INSS Digital.
Para utilizar o serviço o advogado tem que estar regularmente inscrito na OAB. O INSS utilizará o número de inscrição no Cadastro Nacional de Advogados (CNA), que deverá estar em situação regular, além de CPF e mais dois outros dados pessoais para iniciar o atendimento. Nos casos em que houver divergência o atendimento será encerrado.
O repasse de informações será permitido apenas quando houver procuração cadastrada no sistema do INSS ou caso as informações sejam acessíveis à terceiros. Não haverá limite de requerimentos (mesmo que de CPFs diferentes), mas o tempo de atendimento de cada chamada obedecerá aos roteiros disponibilizados no Portal 135 e, por uma limitação do sistema, não poderá exceder 30 minutos. As ligações deverão ser feitas de telefone fixo e não haverá custo. Chamadas de telefone celular não serão aceitas.
Chico Couto ressaltou a importância da criação desse canal de atendimento para a advocacia. “Fazendo parte dos projetos de plataformas de atendimentos exclusivos, OAB e INSS criam o número de atendimento da advocacia, além de garantir todos os atendimentos dispensados aos segurados pelo 135, possibilitará o pleno exercício da profissão onde não se tem internet de qualidade”, disse.
Fonte: OAB Nacional
Como ligar no INSS pelo 0800?
A central telefônica do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) contempla não só os aposentados e pensionistas, mas todos os cidadãos em geral. Por isso, o Telefone do INSS tem sido um dos canais mais utilizados durante a pandemia. Saiba como usar a central e fique sabendo todas as informações, horário de atendimento e serviços oferecidos no telefone 135 do INSS.
O atendimento da central funciona através do telefone 135, e atende das 07h às 22h, de segunda-feira a sábado, conforme horário de Brasília. Esse é o único canal oficial de telefone do INSS, o número anterior: 0800 728 0191 está desativado.
O contato com a central é bem simples! Para usuários de telefone fixo ou público (orelhão), a ligação para o número 135 é gratuita. Para telefones celulares, é cobrado o valor para ligações locais.
Para usar a central telefônica do INSS, basta discar, aguardar a triagem eletrônica e você será encaminhado para atendentes humanos. Fora do horário de funcionamento, somente o atendimento eletrônico fica disponível. Caso a ligação for interrompida, a recomendação do INSS é para que o cidadão insista novamente.
Qualquer beneficiário do INSS pode ser atendido através da ligação para o número 135. Por esse canal, é possível ter acesso a qualquer serviço que seja referente ao titular do CPF ligado à Previdência Social.
Em caso de dúvidas de como esse atendimento pode ser utilizado, temos um exemplo da utilização desse serviço:
Joana é pensionista do INSS e precisa verificar com urgência se o seu benefício está liberado para empréstimos, porém Joana não possui internet em casa e só consegue se comunicar por ligação. Nesse caso, Joana poderá ligar para o 135, para se informar sobre a situação do seu benefício. Após passar seus dados para o atendente, Joana terá as informações necessárias em mãos, após alguns minutos de atendimento, tudo no conforto de sua casa.
Assim como na maioria dos atendimentos telefônicos, é importante ter fácil acesso a alguns documentos para identificação na central, como por exemplo:
- Documento de identidade;
- CPF;
- Número do benefício;
- Outros documentos pessoais, se necessário.
É muito importante lembrar: o INSS não solicita senhas ou dados financeiros confidenciais. No telefone, é possível ter acesso a diversos serviços, tanto no autoatendimento quanto com o atendente humano. Todos os serviços disponíveis no Portal Meu INSS também são disponibilizados por meio da ligação.
No menu do telefone do INSS, ficam disponíveis três opções onde você pode escolher entre:
- Digitando 1: Você pode falar diretamente com um atendente para obter informações, agendar uma perícia, solicitar um benefício, realizar seu cadastro na Previdência Social, alterar seus dados cadastrais ou emitir certidões.
- Digitando 2: É possível consultar data e horário de uma perícia agendada, obter resultado de pedido de revisão do benefício ou pedido de CTC, ou saber a situação do benefício.
Como falar com o jurídico do INSS?
Publicado em
12/07/2023 15h06
Atualizado em
07/11/2023 17h24
O INSS possui uma rede de atendimento composta por diversos canais disponibilizados à população, como o site ou aplicativo Meu INSS e a central de atendimento pelo telefone 135. Para segurança dos cidadãos, o INSS nunca solicita dados por e-mail, nem faz atendimento pelos e-mails institucionais (@inss.gov.br), que são específicos para assuntos internos da instituição. O INSS somente entra em contato com os segurados nos casos de: remarcação de atendimento, concessão/negativa de benefício, comparecimento à Agência da Previdência Social (APS) e para cumprimento de exigência. Mesmo assim, o servidor informa os dados, não pede ao segurado.
Informações sobre serviços e benefícios do INSS podem ser obtidas pelos canais de atendimento oficiais do INSS. Confira:
- Meu INSS
Por meio da Central de Serviços, disponível por aplicativo de celular e também pelo site meu.inss.gov.br, o cidadão acessa quase 100 serviços digitais do INSS. No aplicativo é possível também fazer consultas, emitir extratos, realizar agendamentos e solicitar serviços.
Quem não tem tanta intimidade com tecnologia ainda pode contar com a ajuda da Helô (assistente virtual), que, ali dentro, explica o passo a passo para todos os serviços.
- Site
O portal do INSS, disponível na internet por meio do endereço www.inss.gov.br, disponibiliza ao cidadão diversos serviços online que dispensam o atendimento presencial, além de informações sobre benefícios e serviços. Através do portal, é possível requerer benefícios como pensão por morte, emitir o extrato de pagamento e realizar diversas outras consultas. Além disso, no espaço, são disponibilizadas informações, notícias, explicação dos serviços e comunicados importantes de interesse da população.
- Telefone 135
A Central de Atendimento 135 foi criada com o propósito de ampliar o acesso da população aos serviços do INSS através de um canal de atendimento por telefone e funciona de segunda à sábado, das 7 às 22 horas – horário de Brasília.
Ouvidoria
O cidadão que queira fazer elogios, sugestões, solicitações diversas, denúncias e/ou reclamações pode ligar para o telefone 135 ou acessar o Fala.BR (https://falabr.cgu.gov.br/).
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Como funciona o guichê virtual do INSS para advogados?
O atendimento será realizado por servidor efetivo do INSS treinado para tanto. O servidor irá se identificar no início do atendimento, informando seu nome e seu registro. Será iniciada a reunião virtual com a identificação do advogado.