Sumário

Entre em contato com um especialista

    Negacao de credito

    negacao de credito

    O que é negativa de crédito?

    A instituição financeira tem autonomia para selecionar os critérios segundo os quais concederá crédito a correntista. O autor foi a uma concessionária comprar veículo mediante financiamento bancário e este lhe foi negado sem motivação. Os Desembargadores, por maioria, concluíram que a negativa de crédito ao correntista não gera dano moral. A instituição financeira pode negar o crédito se não forem atendidos os critérios estipulados para a sua concessão. Além disso, o desconforto suportado pelo autor, em razão da não obtenção do crédito, constitui mero dissabor. Para o condutor do voto minoritário, a negativa de concessão de crédito em desfavor do consumidor há que se pautar em justificativa plausível, pois constitui direito deste a obtenção de informação quanto às restrições que lhe são desfavoráveis nos cadastros de bancos de dados, até para que possa saná-las. Nesse sentido, a situação vivenciada pelo autor, que se viu impedido de adquirir o bem desejado em razão de registro de processo judicial, extrapola a esfera dos meros aborrecimentos, caracterizando o dano moral.

    Acórdão n.º 829283, 20140710101443ACJ, 2ª Turma Recursal dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais do DF, Data de Julgamento: 07/10/2014, Publicado no DJE: 04/11/2014. Pág.: 498

    O que significa recusa de crédito?

    A recusa de crédito automática é um problema muito comum dos brasileiros, que nem mesmo conseguem tentar pedir o crédito, que logo é recusado automaticamente. Mas como resolver o assunto sem precisar passar anos tentando pagar dívidas antigas ou até mesmo apenas movimentando altos valores na conta? Será possível que uma pessoa com salário comum possa acabar com a recusa de crédito automática? Vamos ver no texto de hoje mais sobre o assunto!

    Veja bem, a recusa de crédito automática é um processo onde o banco e as instituições financeiras colocam o cliente numa espécie de “lista negra”, de maneira figurada. Ou seja, quando o cliente tenta pedir um crédito, seja um financiamento, um cartão ou qualquer outro, a recusa é automática. Isso significa que nem mesmo o crédito vai para uma análise, fazendo com que não haja muito como recorrer.

    Por isso, a recusa de crédito automática é um dos problemas que mais aflige o comprador, que não pode nem ao menos entender o que está acontecendo com o seu crédito e acaba não tendo acesso aos empréstimos, financiamentos, etc.

    Portanto, fugir desse tipo de problema é fundamental para conseguir comprar um carro, uma casa e até para ter um cartão com limite que ofereça possibilidade de compras.

    A melhor maneira de resolver o problema da recusa de crédito automática é melhorando o seu relacionamento com o banco. Portanto, alguns passos são importantes e na nossa mentoria do Doutor Score, é possível ter excelentes resultados. O relacionamento com o banco é fundamental para que haja a retirada da recusa de crédito automática. Fazer isso é libertador e diversos clientes da mentoria já conseguiram resultados incríveis em pouco tempo.

    A atendimento e a transparência são os diferenciais do Doutor Score. Um dos poucos advogados que mostram o rosto nos vídeos, pois sabe que está fazendo um trabalho honesto e que tem como premissa passos que funcionam de verdade. A mentoria tem como pilares:

    • Enfim, a mentoria de recusa de crédito automática é a prova de que trabalhar de maneira honesta faz toda a diferença. Esse é um problema real e que atinge milhares de pessoas, que ficam incapazes de realizar seus sonhos, como comprar um carro ou financiar uma casa. Não vale a pena passar por isso, sendo que há como encontrar uma solução.

    Gostou das informações? Compartilhe o texto nas redes sociais com seus amigos e familiares. Até a próxima!

    Porque não consigo crédito em lugar nenhum?

    “Não consigo fazer cartão de crédito em lugar nenhum!” Acredite: este anseio é muito mais comum do que você pensa. Hoje, vamos apontar alguns motivos que podem estar reforçando o cenário.

    Conteúdo atualizado em: 05/04/2024

    Possíveis motivos para a dificuldade em obter um cartão de crédito:

    • Perfil do cliente incompatível com o esperado pela empresa
    • Renda mensal insuficiente para determinados tipos de cartões
    • Necessidade de comprovação de renda em algumas instituições

    Quando um cliente faz a solicitação de um cartão de crédito, ele é obrigado a fornecer dados pessoais como:

    • Nome completo
    • CPF
    • Renda mensal

    Com esses dados disponibilizados, o processo de análise e aprovação do crédito é iniciado. Ainda assim, é possível que o perfil do cliente seja incompatível com o esperado pela empresa, resultando na negação do crédito.

    É importante entender se as opções de cartões que você tem procurado são compatíveis com a sua realidade atual. Cartões de alto nível exigem uma renda mensal maior para serem aprovados.

    Se você não tiver como comprovar sua renda, pode enfrentar dificuldades na aprovação de um cartão de crédito básico em algumas instituições que exigem esse tipo de comprovação.

    Como tirar a recusa de crédito do CPF?

    Existe como Retirar a Recusa de Crédito, através da estratégia certa de Relacionamento Bancário, fazendo 27 Ações de forma sequencial e organizada, qualquer pessoa pode voltar novamente a ter crédito disponível no mercado de crédito em geral utilizando a estratégia de Relacionamento bancário.

    Porque mesmo com meu nome limpo não consigo crédito?

    Vou tentar adivinhar: você pediu um cartão de crédito em uma loja e recebeu um não? Ou solicitou um empréstimo e não conseguiu? Pois é, infelizmente é comum ter o pedido de crédito negado. Mas isso não é o fim do mundo. E o Serasa Ensina está aqui para te ajudar a descomplicar a vida financeira e conseguir o tão necessário crédito.

    Se você quiser saber como funciona o processo de análise de crédito, fizemos um conteúdo em detalhes sobre isso. Mas se você quer saber o que fazer depois que ter o crédito negado, é só seguir a leitura. Também vamos mostrar um passo a passo para aumentar a sua chance de conseguir o cartão de crédito ou empréstimo.

    Normalmente, um pedido de crédito é negado quando falta confiança que você será capaz de devolver o valor emprestado. Isso acontece no empréstimo, financiamento e também no cartão de crédito.

    Os principais motivos para a negativa do crédito são:

    1. Restrição no nome;
    2. Score baixo;
    3. Descontrole financeiro.

    Sim, se você está com alguma restrição no nome vai ter mais dificuldade em conseguir crédito. Entre as restrições mais comuns estão: dívida, protesto no cartório ou cheque sem fundo. O caminho é limpar o nome.

    Outro possível motivo para não ter o pedido de crédito aprovado é, mesmo com o nome limpo, ter score baixo. O Serasa Score é uma pontuação, (de zero a mil), que mostra a chance de pagar as contas no prazo. Quanto mais alta a pontuação, mais confiança você passa. E, com isso, maiores as chances de ter o crédito aprovado.

    O jeito é aumentar o Serasa Score. No fim desse texto, mostramos 4 passos para você aumentar sua pontuação.

    Muitas pessoas dizem nas pesquisas das Serasa que ficam inadimplentes por descontrole financeiro. Esse pode ser um motivo mais fácil de se resolver, basta:

    1. Organizar suas finanças;
    2. Fazer um planejamento financeiro;
    3. Controlar os gastos;
    4. Pagar as contas em dia.

    Temos algumas dicas para você ficar mais próximo da aprovação do seu pedido de crédito:

    • Definir o motivo do crédito;
    • Comprovar renda;
    • Ter veículo e imóvel como garantia.

    Ao definir qual é o motivo do seu crédito, você pode buscar o crédito certo e assim ser aprovado. Por exemplo, se você quer um crédito imobiliário, não deve buscar empréstimo pessoal. Isso ajuda até mesmo a encontrar taxas de juros menores.

    Antes de pedir cartão, financiamento ou empréstimo, saiba que é preciso comprovar renda. Isso é especialmente importante para os autônomos. Se você não sabe como provar que tem como pagar as parcelas, fica difícil conseguir aprovação do crédito.

    Os aposentados, funcionários públicos e servidores conseguem mais facilmente o consignado, justamente por ter essa comprovação do salário. Quem trabalha por conta própria, precisa mostrar o extrato bancário e ter um belo controle financeiro.

    Outro ponto fundamental que aumenta as chances de aprovação de crédito é ter veículo e imóvel. Há empresas que aceitam até mesmo imóveis financiados como garantia.

    No Serasa Crédito, você pode comparar as opções com garantia de imóvel e de veículo, ao informar no seu Perfil de Crédito.

    Sim, o tipo de conta que vo.

    Porque não consigo financiamento mesmo com o nome limpo?

    Nome sujo e renda incompatível são alguns dos motivos que levam a um financiamento reprovado. Conheça as principais causas e saiba como evitá-las!

    Ter o financiamento reprovado pode ser desmotivador, especialmente para quem busca o sonho da casa própria. Sem a aprovação do crédito, é mais difícil reunir o valor necessário de compra, além de comprometer, e muito, o planejamento da pessoa contratante.

    Por isso, é importante se preparar para a solicitação e entender quais os principais motivos que interferem na análise do seu perfil nas instituições. Neste post, separamos algumas causas comuns que levam a um financiamento reprovado, além de dicas para você se organizar e evitar uma resposta negativa. Continue com a gente e saiba mais!

    O financiamento é um tipo de crédito que permite adquirir bens com pagamento parcelado a médio e longo prazo, considerando o eventual acréscimo de taxas e juros. Essa modalidade é comum para a aquisição de itens de grande valor, como imóveis, uma vez que possibilita a divisão do montante em custos mensais mais acessíveis.

    O processo ocorre por intermédio de uma instituição financeira autorizada, que disponibiliza o total para a negociação do bem e depois recebe as parcelas do contratante. No entanto, esse crédito demanda uma avaliação de perfil, e, em alguns casos, a pessoa interessada pode ter o financiamento reprovado.

    Existem diversas situações que levam a um financiamento reprovado pela CAIXA ou qualquer outra instituição financeira, e entender essas causas é o primeiro passo para garantir um retorno positivo na sua proposta.

    Na sequência, conheça alguns dos possíveis motivos que impedem a contratação de um financiamento imobiliário, especialmente na Caixa Econômica Federal.

    • Um dos motivos mais comuns para ter o financiamento reprovado é o CPF negativado. Em outras palavras, significa que a pessoa consumidora tem seu nome inscrito nos órgãos de proteção ao crédito.
    • O mesmo acontece com pessoas de score baixo, cuja pontuação de crédito não alcança números consideráveis e gera um financiamento reprovado.
    • Mesmo sem dívidas pendentes, a pessoa consumidora pode não ter hábitos saudáveis de compra, atrasando suas contas ou tendo uma má administração dos seus recursos.
    • Um dos procedimentos necessários para realizar o empréstimo desse crédito é comprovar a renda. Assim sendo, caso a pessoa interessada tenha recebimentos incompatíveis com o valor, ela terá o financiamento reprovado.

    Por que meu score é bom mas não consigo crédito?

    Uma boa pontuação de crédito aumenta a probabilidade de conseguir crédito, mas não é uma garantia para isso. As empresas e financeiras consultam o Serasa Score para avaliar riscos, mas também levam em conta outros fatores antes de liberar dinheiro aos clientes. Cada empresa terá seus próprios critérios.

    Os critérios para liberação de crédito mudam entre as empresas. Algumas estão dispostas a correr mais riscos, outras são mais conservadoras. A própria política interna da empresa também pode mudar conforme a situação do cenário econômico.

    Além da consulta ao Serasa Score, as empresas e financiadoras também costumam conferir a relação que têm com aquele cliente. Se, por exemplo, o consumidor tiver uma dívida antiga com a empresa, isso certamente vai impactar negativamente na negociação. Dívidas de mais de cinco anos não podem mais afetar o Serasa Score, mas não deixam de existir e permanecem nos sistemas de cada empresa.

    Por mais alto que seja o Serasa Score, uma empresa dificilmente aprovará um financiamento que está acima da capacidade financeira do cliente. Por isso costumam solicitar comprovantes de renda na hora da contratação. Uma pessoa que recebe um salário de R$3.000, por exemplo, provavelmente não poderá assumir o financiamento de um veículo de luxo – mesmo com um Score excelente.

    Estou com nome limpo e score alto mas não consigo financiamento?

    Recomendamos entrar em contato diretamente com a instituição financeira, mas saiba que ela não é obrigada a informar o motivo da recusa. Apesar de não ser garantia absoluta de crédito, o Score geralmente é um fator decisivo na análise das instituições financeiras.

    Veja mais
    Aposentadoria especial 2019

    Como fica aposentadoria especial após reforma 2019? O Senado aprovou nesta quarta-feira (10) um projeto de lei complementar que regulamenta a aposentadoria especial por periculosidade.

    Leia mais >
    Abrir bate-papo
    Fale com um especialista!
    Olá 👋 , tudo bem ?
    Parece que você está precisando de ajuda! Estamos aqui para ajudá-lo a resolver qualquer dúvida ou problema que esteja enfrentando. Clique aqui para falar com um dos nossos especialistas e encontrar a solução que você precisa. Não hesite, estamos prontos para ajudar!