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    Licitacoes publicas

    licitacoes publicas

    O que significa licitação pública?

    Licitação é o processo por meio do qual a Administração Pública contrata obras, serviços, compras e alienações. Em outras palavras, licitação é a forma como a Administração Pública pode comprar e vender. Já o contrato é o ajuste entre órgãos ou entidades da Administração Pública e particulares, em que há um acordo para a formação de vínculo e a estipulação de obrigações recíprocas. Para acompanhar licitações e contratações no Portal da Transparência, acesse Licitações e Contratos.

    Atualmente existem duas leis gerais de licitações em vigor: a Lei nº 8.666/1993, com vigência até dezembro de 2023 (MP nº 1.167/2023), e a Lei nº 14.133/2021 – Nova de Lei de Licitações e Contratos. Durante o período de transição – até dezembro de 2023 – o gestor público pode optar por utilizar o regramento de qualquer uma das duas leis, mas não pode combiná-las em um mesmo certame, ou seja, ao realizar um processo licitatório, deverá aplicar ou uma norma ou a outra. Após esse período, tanto a Lei nº 8.666/93 quanto as demais legislações ligadas à licitação (do Pregão – Lei nº 10.520/02 – e do RDC – Art. 1º ao 47-A da Lei nº 12.462/11) serão revogadas.

    As normas da Lei nº 14.133/2021 aplicam-se às Administrações Públicas diretas, autárquicas e fundacionais da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, e abrange:

    • os órgãos dos Poderes Legislativo e Judiciário da União, dos Estados e do Distrito Federal e os órgãos do Poder Legislativo dos Municípios, quando no desempenho de função administrativa;
    • os fundos especiais e as demais entidades controladas direta ou indiretamente pela Administração Pública.

    As empresas públicas, as sociedades de economia mista e as suas subsidiárias não são abrangidas por esta Lei, possuindo regramento próprio na Lei nº 13.303/2016 – Lei das Estatais.

    São objetivos da licitação:

    • assegurar a seleção da proposta apta a gerar o resultado de contratação mais vantajoso para a Administração Pública, inclusive no que se refere ao ciclo de vida do objeto;
    • assegurar tratamento isonômico entre os licitantes, bem como a justa competição;
    • evitar contratações com sobrepreço ou com preços manifestamente inexequíveis e superfaturamento na execução dos contratos;
    • incentivar a inovação e o desenvolvimento nacional sustentável.

    A fim de alcançar os objetivos e a lisura do processo, a legislação define uma série de procedimentos que podem ser sintetizados nas seguintes fases:

    1. preparatória;
    2. de divulgação do edital de licitação;
    3. de apresentação de propostas e lances, quando for o caso;
    4. de julgamento;
    5. de habilitação;
    6. recursal;
    7. de homologação.

    A modalidade da licitação define regras específicas de acordo com a natureza do objeto da licitação, ou seja, a depender do que for contratado ou alienado, a administração deve seguir determinada diretriz.

    A lei define seis modalidades de licitação:

    1. concorrência: modalidade de licitação para contratação de bens e serviços especiais e de obras e serviços comuns e especiais de engenh.

    Quais são os tipos de licitações públicas?

    Tipo de licitação é o critério de julgamento usado pela Administração Pública para escolher as propostas mais coerentes, vantajosas e que obedecem às normas do edital. Com suas características e exigências distintas, os tipos de licitação variam de acordo com seus prazos e ritos. Há três tipos de licitação utilizados para a compra de bens e serviços: menor preço, melhor técnica ou técnica e preço.

    Enquanto as modalidades de licitação definem critérios para os procedimentos das licitações, os tipos de licitação definem critérios de escolha do vencedor, ou seja, os critérios de julgamento das propostas apresentadas pelos participantes. O tipo de licitação mais usual é o do menor preço, que funciona como regra geral para as compras dos órgãos públicos.

    As pessoas confundem muito essas duas características da licitação, porque se prendem ao termo geral e não buscam entender a técnica do processo. Na verdade, modalidade e tipos de licitação são classificações distintas, utilizadas em todos os processos licitatórios.

    A modalidade da licitação é definida segundo a lei 8.666/93, que é a Lei de Licitações e Contratos. O que vai determinar a escolha é o tipo de objeto que vai ser licitado, ou seja, se é um bem, obra ou serviço específico. E também qual o valor da compra final. As modalidades de licitação previstas na lei são: concorrência; tomada de preços; convite; concurso e leilão.

    Já o tipo é a forma como será feita a escolha da melhor proposta. E é de extrema importância conhecer esse assunto para preparar sua proposta evitando uma licitação fracassada.

    Quais são as 7 fases do processo de licitação?

    Se você participa de licitações já sabe que existem diferentes fases do processo licitatório. Essas fases caracterizam as várias etapas de uma licitação e são marcadas por prazos e ações que devem ser tomados pela administração pública e pelo licitante.

    Em 2021 foi publicada a nova lei de licitações, marcando um novo momento para os sistemas de compras públicas. As mudanças vão desde o surgimento de novas modalidades, como o diálogo competitivo, até alteração de valores para dispensa de licitação e criação de procedimentos auxiliares.

    Neste artigo você terá acesso a um passo a passo com as fases mais importantes do processo licitatório. Ainda, vai conhecer as informações básicas sobre uma licitação e as principais mudanças decorrentes da Lei 14.133/2021. Confira!

    Guia rápido

    Além de conhecer as fases dos processos licitatórios, todo licitante precisa dominar os conceitos básicos que envolvem uma compra pública. Isso inclui: entender o que é uma licitação e porque ela existe, qual é a legislação aplicável, bem como os princípios atrelados aos procedimentos.

    Possivelmente você já ouviu falar de licitações e até já tenha participado de alguma. Mas será que sabe explicar o que é uma compra pública e porque ela é realizada por meio de um procedimento tão rigoroso?

    As licitações são procedimentos obrigatórios utilizados por órgãos da administração pública visando a contratação de serviços e a compra de mercadorias e produtos.

    As licitações são realizadas porque a legislação brasileira obriga os órgãos públicos a contratarem fornecedores utilizando os procedimentos definidos em lei.

    Em alguns casos poderá haver dispensa da licitação, entretanto, a regra é que a compra sempre seja feita utilizando uma das modalidades licitatórias previstas em lei: pregão, concorrência, concurso, leilão ou diálogo competitivo.

    Para entender as fases de licitação você deve conhecer a legislação vigente que trata sobre o assunto. A Lei 8.666/1993, chamada de “Lei de Licitações e Contratos da Administração Pública” foi a primeira norma específica sobre o assunto. Ela regulamentou o art. 37, inciso XXI, da Constituição Federal.

    Em 2021 foi publicada a Lei 14.133/2021, a norma está sendo chamada de “Nova Lei de Licitações”, já que surgiu com o propósito de modernizar e substituir a Lei 8.666.

    Hoje, as duas leis estão em vigor, entretanto, em 01 de abril de 2023 a norma mais antiga deixará de valer, passando a ser utilizada exclusivamente a nova lei de licitações.

    Além das mencionadas normas, outra lei que merece destaque é a Lei 10.520/2002 que versa a respeito da modalidade pregão.

    Os processos licitatórios devem ser orientados por uma série de princípios constitucionais: legalidade, impessoalidade, moralidade, igualdade, isonomia, publicidade, probidade administrativa, vinculação ao instrumento convocatório e julgamento objetivo.

    Uma das razões pela qual as licitações existem é para oferecer igualdade de condições para os fornecedores. Desta forma, um fornecedor não pode ser tratado de forma preferencial em relação aos demais.

    Onde encontrar licitações públicas?

    A partir de janeiro de 2024, os processos de compras públicas no país deverão ser realizados apenas sob o regramento da nova Lei de Licitações e Contratos (Lei nº 14.133/2021). Como medida para concluir a transição da antiga para a atual legislação, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) estabeleceu diretrizes a serem seguidas pelos órgãos e entidades da União, estados e municípios. Clique aqui e leia o comunicado com as diretrizes para a transição para a Nova Lei de Licitações e Contratos.

    O Compras.gov.br une fornecedores interessados em aumentar o seu faturamento e a administração pública em busca das melhores soluções de mercado.

    Todos os interessados podem aderir. O Compras.gov.br está disponível para órgãos e entidades públicos das esferas Federal, Estadual e Municipal de todos os Poderes.

    R$59bi Valor Homologado em Compras
    R$17bi Valor Homologado em Compras para ME/EPP
    66mil Processos de Compras Homologados

    Como achar licitações abertas?

    Uma empresa atualizada e preparada para o mercado nacional de vendas de serviços por meio das licitações procura sempre estar atualizada sobre uma das mais competitivas e rentáveis formas de adquirirem novos contratos.

    O Governo Federal, Estadual e Municipal são os maiores consumidores de bens e serviços do país. Juntos, compram aproximadamente R$ 300 bilhões de reais em serviços terceirizados por ano.

    Certamente os seus concorrentes sabem disso e estão a frente dessa busca diária. Sendo assim é importante que saiba quais são os meios de descobrir e quais são as licitações que estão em andamento.

    Empresas passam grande parte do seu precioso tempo pesquisando em sites aleatórios onde encontrar editais em aberto para participarem e cadastrar sua empresa visando vender serviços aos Órgãos Públicos por meio das licitações. Uma dessas formas é acessar o próprio site do órgão.

    Nos sites de prefeituras, por exemplo, sempre há um campo direcionado para a Licitação, onde são divulgados os editais em aberto, os em andamento e pode se verificar também editais já encerrados.

    Em todos os sites de prefeituras são disponibilizados os campos de Licitação haja vista que é dessa forma que este órgão compra serviços de outras empresas para prestarem a população, e serviços de compra interna, como administrativos, de reparos, alugueis de veículos, compras de medicamentos, etc.

    Além dos órgãos públicos, há grandes empresas que também abrem licitações para a compra de serviços. Um exemplo é o grupo SESI. O Serviço Social da Indústria (SESI), assim como a FIRJAN e SENAI, são empresas paraestatais brasileiras, mas de interesses públicos.

    Dentro do site deste Órgão, há um campo de Licitações onde as empresas se cadastram e acompanham os editais que por ventura estiverem abertos. Outras estatais e multinacionais também disponibilizam em seus sites, campos de Licitações, que devem se acompanhados diariamente para que nenhuma boa oportunidade passe despercebida.

    Existem muitos portais de compras para o governo e estão disponíveis para as empresas. Diariamente milhares de licitações ficam disponíveis para serem disputadas no mercado entre pessoas jurídicas.

    Através de um cadastro, a empresa ou indivíduo pode ser notificado sobre produtos da sua linha de fornecimento na região de atendimento que mais lhe interessar.

    Veja dois exemplos de sites mais conhecidos:

    O ComprasNet é um portal de compras de serviços do Governo Federal que visa parcerias entre entidades públicas e privadas. A maioria dos portais de c”.

    Onde encontrar todas as licitações públicas?

    A partir de janeiro de 2024, os processos de compras públicas no país deverão ser realizados apenas sob o regramento da nova Lei de Licitações e Contratos (Lei nº 14.133/2021). Como medida para concluir a transição da antiga para a atual legislação, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) estabeleceu diretrizes a serem seguidas pelos órgãos e entidades da União, estados e municípios. Clique aqui e leia o comunicado com as diretrizes para a transição para a Nova Lei de Licitações e Contratos.

    O Compras.gov.br une fornecedores interessados em aumentar o seu faturamento e a administração pública em busca das melhores soluções de mercado.

    Todos os interessados podem aderir. O Compras.gov.br está disponível para órgãos e entidades públicos das esferas Federal, Estadual e Municipal de todos os Poderes.

    Valor Homologado em Compras
    R$59bi Valor Homologado em Compras
    R$17bi Valor Homologado em Compras para ME/EPP
    66mil Processos de Compras Homologados

    Onde encontrar licitação?

    É fundamental conhecer os principais Portais de Compras de licitação espalhados pelo país antes que sua empresa comece a fornecer materiais ou serviços para a Administração Pública. Por meio dos Portais de Compras é possível ter acesso a milhares de editais licitatórios disponibilizados diariamente por várias esferas do poder público. A lógica é bem simples: quanto mais processos licitatórios abertos você encontrar, maiores são as chances de encontrar boas oportunidades para a sua empresa – ampliando o potencial de vendas.

    Estamos falando de excelentes possibilidades de vender os produtos ou serviços da sua empresa – seja para órgãos municipais, estaduais ou federais. Ou seja, os resultados financeiros da sua empresa podem passar pelo conhecimento sobre os Portais de Compras de licitação.

    Mas quais são os maiores Portais de Compras de licitação do Brasil? Confira logo a seguir!

    O Portal de Compras do Governo Federal – também chamado de Compras.gov – é uma reestruturação do Portal Comprasnet. Esse é o portal utilizado pelo Governo Federal para divulgar editais de compras e realizar a disputa de pregões eletrônicos e cotações eletrônicas. As oportunidades são muitas e os valores que o Governo Federal movimenta encantam os fornecedores.

    O objetivo do Portal de Compras do Governo Federal é oferecer um sistema único e integrado, permitindo a operacionalização e controle de diversas etapas ao longo do ciclo de vida da compra pública. Com isso, servidores públicos, gestores de governo, fornecedores, órgãos de controle e cidadãos podem realizar transações e consultar todas as informações.

    O acesso ao Portal de Compras de Governo Federal é gratuito. Para isso, é preciso realizar um cadastro no Compras.gov e outro no Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores (SICAF).

    O Portal Licitações-e é um serviço de comércio eletrônico disponibilizado pelo Banco do Brasil para a realização de compras e contratações de serviços em ambiente totalmente seguro.

    Para ficar por dentro das licitações que são lançadas neste portal é preciso fazer um cadastramento onde há uma taxa a ser paga.

    Nesta categoria não gratuita, o Portal de Licitações do Banco do Brasil é o maior e mais procurado. Diversos órgãos Públicos publicam licitações diariamente.

    Para participar de processos licitatórios no Portal Licitações-e é preciso fazer um cadastro.

    Caso sua empresa seja correntista do Banco do Brasil, o representante legal da empresa deve dirigir-se à Agência de relacionamento para: Assinatura do Termo de Adesão e indicar quem será o usuário no Licitações-e através do Termo de Nomeação.

    Caso sua empresa não seja correntista do BB, o representante legal da empresa deve dirigir-se à qualquer Agência do Banco do Brasil para Cadastramento e assinatura do Termo de Adesão – levando originais e cópias dos seguintes documentos:

    O Portal de Compras Públicas é o maior marketplaces de licitações do Brasil, atuando com negociações entre municípios e a iniciativa privada em todo o território nacional.

    Como participar de licitações em SP?

    ATENÇÃO: Todas as licitações da Prodesp estão disponíveis para consulta e download dos editais abaixo e também nos endereços www.bec.sp.gov.br (informe no campo UNIDADE COMPRADORA o número 513101) e www.imprensaoficial.com.br opção “e-negociospublicos”.

    Para participar das licitações, as empresas interessadas devem se cadastrar e manter seus dados atualizados no site da BEC, observando as instruções contidas na opção Cadastre sua empresa.

    A prestação de esclarecimentos, comunicados e impugnações observarão o determinado pelos respectivos editais.

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    Bus accident lawyer

    Can you claim whiplash from a bus crash? Bus and coach travel in the UK is generally very safe. However, accidents involving buses and coaches can and do happen. Importantly, if they are caused by the negligence of the bus driver, the transport provider, another road user, or even a pedestrian, you may be eligible to make a bus accident claim for compensation. We specialise in personal injury claims including those made for road traffic accidents. If you contact our claims advisors, you’ll get free legal advice about your options during a no-obligation telephone consultation. If your advisor concludes a bus accident claim is viable, they could refer you to a personal injury solicitor from our team. We are ready to help you claim compensation for an accident on a bus or with a bus, so please get in touch on 0800 6524 881 if you’d like to start the ball rolling today. To learn more about bus accident compensation claims before contacting us, please continue reading. Anyone who has been involved in a bus accident and suffered an injury, as a result, could file a claim. This includes passengers on the bus, pedestrians, cyclists, drivers of other vehicles, and passengers in other vehicles involved in the crash. If the accident resulted in the death of a loved one, then the family or dependents of the deceased person may also make a fatal accident claim. If you approach a personal injury solicitor to claim compensation after a bus accident or bus crash, they will need to verify that there’s a chance your claim will be won before accepting it. To check that you have the grounds to make a bus accident claim, they’ll assess whether: The process of proving who is liable for a bus accident can be tricky. Therefore, in a later section, we’ll provide details of what evidence could be used to support your bus accident claim. Yes, if a child has been injured in an accident on a school bus through no fault of their own, a responsible adult such as their parent, guardian or carer can make a claim on their behalf. In the UK, children are not legally allowed to make a claim themselves, but an adult can act as their litigation friend in the claim process. If you contact us about your child’s accident on a school bus we’ll be happy to advise on what action against the bus company could be taken. As you may be aware, there are personal injury claims time limits when you seek compensation for a bus accident. In most cases, this will be a 3-year period starting from the date of the accident. One instance where the 3-year limit doesn’t apply is if your child is injured on a bus. In this case, you could make a claim for your child thanks to the litigation friend process so long as you begin before their 18th birthday. If you don’t, a claim is still possible but they will need to seek damages themselves before their 21st birthday. We believe it is best to start your claim as soon as you can regardless of the time limit. That’s because solicitors need to conduct various tasks before sending the claim to the court. What is the meaning of bus accident? busuk Your browser doesn’t support HTML5 audioYour browser doesn’t support HTML5 audio a large vehicle in which people are driven from one place … crashuk Your browser doesn’t support HTML5 audioYour browser doesn’t support HTML5 audio an accident involving a vehicle, usually a serious one in which the vehicle is damaged or someone … These examples are from corpora and from sources on the web. Any opinions in the examples do not represent the opinion of the Cambridge Dictionary editors or of Cambridge University Press or its licensors. Some reps would knock on doors after a bus crash and recruit claimants by getting them to sign forms and filling in the details later. If a man of about 30, earning about £10,000 a year, loses his life in a bus crash, his dependent wife and three children might expect to receive damages of about £100,000. The case was over a bus crash during the early years of the school. They are involved in a bus crash, which leads to her death. In 1970, a bus crash considerably damaged the outer fence and cracked an exterior wall. None of the subsequent posts, though, were reported to the extent that the above-mentioned bus crash was, until 2005. Akash soon receives the news of her death caused by a bus crash. The bus crash will be a disaster no one will ever forget. In the restroom, some have heard the young victims of a nearby school bus crash. What is another name for personal injury law? Personal injury law, or sometimes referred to as tort law, covers cases where a person is hurt or injured, as a result of someone else’s negligence. This is a form of civil law, which means one private party is suing another, unlike criminal law where the government prosecutes someone. What is defined as a personal injury? Personal injury means physical injuries, mental injuries, or property damage caused to you by another party’s negligence. This type of injury may allow you to file a personal injury lawsuit against the at-fault party to recover compensation for the negative financial consequences of their actions. Examples of personal injury claims include: If you decide to pursue the at-fault party for compensation in a personal injury insurance claim or lawsuit, you or your lawyer typically must be able to prove the at-fault party: If you can prove that the at-fault party’s negligence caused your injuries, they may owe you compensation for your damages. This compensation may be available to you via a personal injury claim with the at-fault party’s insurance company or a personal injury lawsuit. You may be entitled to recoup the cost of any medical care you received to treat

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    Sexual harassment lawyer

    What is the first step if you are sexually harassed? If you are a victim of harassment, your first step toward resolving the problem should be to tell the responsible party to stop their offensive behavior. In some cases, if the responsible party is a reasonable person, they will stop such conduct and take corrective action. Which type of lawyer is best? Interested in a high-paying legal career? Learn about the highest-paid types of lawyers, their roles, and how our programs can help you achieve your career goals. In the wide range of legal professions, certain specializations stand out for their substantial financial rewards. The Colleges of Law is committed to training dedicated, ethical, and hardworking lawyers, skills required for success in these and other careers in law. The field of law is diverse, offering a multitude of specializations, each with its unique challenges and rewards. While all legal fields hold the potential for financial success and personal fulfillment, there are certain areas where lawyers, on average, tend to see higher earnings per year. As of 2024, the top five highest paid types of lawyers are: 1. Patent Attorneys 2. IP Attorneys This variation in earnings is influenced by factors such as specialization, geographic location, the complexity of the legal field, and the demand for specialized expertise. Some areas of law have emerged as particularly lucrative due to their complexity, the high stakes involved, or the specialized knowledge required. Patent attorneys are involved in protecting the intellectual property rights of inventions. Their work spans drafting and filing patent applications, advising on patent law, and representing clients in patent litigation. This field is ideal for those who are fascinated by law and technology, offering an exciting blend of innovation and legal expertise. Patent attorneys will find the Technology Professional Certificate program from The Colleges of Law highly beneficial. This program offers deep insights into areas like data security and blockchain technology, which are increasingly relevant in the rapidly evolving field of patent law. IP attorneys play an important role in protecting rights related to artistic and inventive creations. Their responsibilities include negotiating deals, drafting licensing agreements, and representing clients in IP disputes. As the digital and creative landscapes continue to expand, IP attorneys find themselves in a constantly evolving and high-demand field. IP attorneys will find our Entrepreneurship Professional Certificate to be invaluable. The program focuses on topics like emerging technology and the law, and building legal applications is crucial for IP attorneys working with startups and innovative companies. This certificate offers IP attorneys additional expertise to advise clients on the legal intricacies of launching and growing technology-driven businesses. How to charge someone with harassment in Ontario? This charge is becoming more commonplace than ever before in Ontario courts and carries a stigma that people will want to avoid. A criminal harassment conviction can make a person unattractive to potential employers and cause difficulty in trying to enter the United States. A finding of guilt for criminal harassment also carries with it a mandatory ten-year weapons prohibition. Prosecutors will routinely request DNA from criminal offenders to put on the Canadian DNA data bank. The consequences of a finding of guilt are severe, and it is recommended that people consult with an experienced criminal lawyer to determine the best course of action when faced with this type of charge. The Law Society of Upper Canada deemed Adam Weisberg to be a certified specialist in criminal law. High-profile cases featured in over 8 Canadian media publications. Specialized in defending 12 different practice areas in criminal defense. Services Toronto, Brampton, and Newmarket locations. Successfully defended repeated criminal offenders with each accused offense. There is a certain “creep” factor associated with the charge of criminal harassment. The media has generated an environment where people think “stalking” will always lead to killing or sexual abuse. Often the behaviour that leads to the charge falls short of the actual criminal definition. Sometimes it’s just “teenage angst” or other times it’s a complainant exaggerating what actually happened. Weisberg Law understands that not everyone charged with criminal harassment is a “stalker”. The following information has been prepared to give people a general understanding of criminal harassment law in Canada. It is recommended that a lawyer is hired whenever facing this type of charge to ensure that the advice given and received is current. Do not try to defend this charge without hiring a lawyer. The following activities will be considered criminal harassment (or “stalking”) by the courts: Following a person from place to place Repeatedly communicating with a person Watching or besetting the dwelling-house, or place where the other person resides, works, carries on business or happens to be Engaging in threatening conduct directed at a person To be found guilty of criminal harassment, the accused must either know or be reckless as to whether the complainant is harassed by one or more of the above-mentioned forms of conduct. Further, the complainant must reasonably in the circumstances have been fearful of their safety or the safety of someone known to them as a result of the conduct.

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    Employment law attorney free consultation

    How do I get a free consultation with employment law in Virginia? Employment Law Lawyers and Attorneys in Virginia Call 800-672-3103 for a Free consultation. How do I get free advice from California Labor Law? Everyone always mentions employees need more rights, but little attention is placed on what rights employers are violating under California and federal law on a consistent basis. Employee rights are of course more important than ever in this economy. With fewer and fewer small business employing workers in California, big companies seem to have gained leverage and the ability to violate employee rights. One type of employee rights that are often at issue relates to wages and hours. In particular, the issue of labor law breaks has found its way to court in many recent employment law cases. Employees are entitled to a 30 minute uninterrupted meal break for every 30 hours of work performed for the employer. However, what if the employees waives this right to a meal break by signing a meal break waiver? Or what if the employee clocks out for a meal break but continues to work through the break because the company requires the employee to do so? These employee rights are currently hot topics in California employment law and the answers to these questions are uncertain as of now. Another hot topic about employee rights deals with discrimination in the workplace. What happens if a company fires an employee but gives a false reason for the termination? Is this considered a wrongful termination? Does this give rise to a viable claim for discrimination in the workplace? Under California discrimination laws, if employees prove that an employer gave a false reason for firing the employee, this does not necessarily mean that the employee rights were violated by the company. However, the company has to present another reason for why the employee was fired. If this reason is deemed discriminatory, the employee may have a viable discrimination claim. Employee rights relating to working conditions is another current topic in California employment law. In particular, the issue of whether employees are required to stand up for long periods of time without the ability to sit down in a chair. Recently, several lawsuits have been filed against employers who require employees to stand up in the retail industry. Do employee rights entitle the workers to sit down or are the workers required to stand up all day? At Blumenthal, Nordrehaug & Bhowmik, our lawyers have obtained more than $1.3 billion in judgments and settlements for employees and consumers whose rights have been violated by companies of all sizes, with a substantial portion of that amount recovered through class action litigation throughout California. Our experience with the identification and pursuit of workplace rights claims can help you recover compensation on an individual basis or as a member of a defined plaintiff class. For additional information about your litigation options under California labor laws, contact our employment lawyers in San Diego, labor attorneys in San Francisco or Los Angeles employment law lawyers for free legal advice. Blumenthal, Nordrehaug & Bhowmik enjoys a statewide reputation for excellence. How do I get a free consultation with employment law in Virginia? Employment Law Lawyers and Attorneys in Virginia Call 800-672-3103 for a Free consultation.

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