Sumário

Entre em contato com um especialista

    Lente intraocular pode ser negada pelo seu plano de saude

    lente intraocular pode ser negada pelo seu plano de saude

    Qual lente de catarata o convênio cobre?

    Fazer cirurgia de catarata pelo plano de saúde é bastante simples. Porém, houve um tempo em que as operadoras se recusavam a pagar pela lente intraocular, item indispensável nesse procedimento. A situação gera dúvidas até hoje, e é para tirá-las que estamos aqui. Continue conosco e confira os detalhes!

    A catarata é uma lesão nos olhos. A doença ocorre quando o cristalino, uma lente natural que temos atrás da íris, perde a transparência. Desse modo, a luz não chega até a retina, o que compromete a visão.

    O principal indício de que uma pessoa está com catarata é a visão turva, como se houvesse uma névoa em frente aos olhos. Além dela, podemos citar:

    • Dificuldade de enxergar à noite;
    • Percepção de cores mais apagadas;
    • Sensibilidade à luz forte;
    • Necessidade de óculos com frequência;
    • Visão dupla em um dos olhos;
    • Mudança frequente no grau dos óculos;
    • Má visão mesmo com óculos.

    Se não tratada, a catarata pode levar à perda progressiva da visão. Casos extremos podem inclusive causar cegueira.

    A principal causa da lesão nos olhos é o envelhecimento. O problema costuma aparecer a partir dos 60 anos, mas pode surgir até mesmo antes, especialmente entre familiares de quem também tem a chamada catarata senil.

    Além do fator idade, outros tipos de catarata podem surgir por causa de diferentes motivos. Veja:

    1. Catarata congênita (presente desde o nascimento);
    2. Catarata traumática (após lesões oculares);
    3. Catarata secundária (causada por outras doenças, como diabetes);
    4. Catarata radiacional (devido à exposição à radiação).

    O uso de óculos de sol com proteção UVA e UVB é importante para manter a integridade da visão. Outra precaução é evitar a automedicação, principalmente o uso excessivo de colírios.

    Junto a isso, a adoção de hábitos saudáveis também pode ajudar. Eles incluem parar de fumar, manter uma alimentação equilibrada e controlar doenças crônicas, como diabetes e hipertensão.

    No entanto, nenhum desses cuidados previne completamente a catarata. Se a origem do problema for a idade, é bem provável que ele apareça até mesmo em pacientes saudáveis.

    Seja qual for o caso, o único tratamento possível é a cirurgia de catarata. Ela consiste em remover o cristalino opaco e substituí-lo por uma lente artificial. É um procedimento rápido e simples, que exige apenas anestesia local e não demanda internação.

    A cirurgia é necessária quando a catarata já atingiu um estágio importante de avanço. Ou seja: se ela compromete a visão do paciente, a ponto de interferir em sua qualidade de vida, está na hora da intervenção cirúrgica.

    Sim. A cirurgia da catarata está prevista no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde. Essa lista, elaborada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), indica quais são os procedimentos que todo convênio particular é obrigado a oferecer aos clientes.

    Dependendo do contrato, você pode encontrar a definição técnica da cirurgia: “facectomia com lente intraocular, com ou sem facoemulsificação”.

    E vale acrescentar que outros procedimentos oculares também estão descritos no Rol da ANS. É o caso, por exemplo, das cirurgias refrativas para correção de miopia, astigmatismo e hipermetropia. Confira outros detalhes no artigo abaixo:

    Sim. De acordo com o parecer técnico 18/2019 da ANS, os planos de saúde precisam arcar com o custo de órteses, próteses e outros materiais colocados po”.

    Retire as informações de autoria. Utilize formato HTML com paragrafos, tabelas, listas e blockquotes quando necessário. Não utilize headers (h1, h2, h3). Não altere as palavras e lembre-se de devolver apenas as tags HTML necessárias.

    Como solicitar reembolso de lente intraocular?

    Orientações sobre pedido de reembolso de lente intraocular

    Todos os planos de saúde administrados pela Real Grandeza possuem direito ao reembolso de lente intraocular. Saiba como proceder quando, por ocasião de cirurgia oftalmológica, a opção for pela aquisição particular da Lente Intraocular (LIO), com posterior pedido de reembolso:

    Documentos

    • LIO (Lente Intraocular), o valor a ser reembolsado é limitado a R$1.000,00 cada lente

    A solicitação de reembolso deve ser realizada através do aplicativo da Real Grandeza Saúde selecionando em grupo de reembolso Lente intraocular (Catarata).(12/09/2022)

    Quanto custa uma cirurgia de lente intraocular?

    A lente intraocular (LIO) é uma película artificial inserida para substituir o cristalino danificado, seja por acidente, por doenças ou por desgastes naturais. Esse processo começou a ser desenvolvido no meio do século XX até possuir as características atuais.

    Geralmente, quem usa lente intraocular é aquela pessoa que sofre de catarata, mas ela também é recomendada para corrigir problemas de vista e graus de refração como miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia.

    A catarata causa a opacidade do cristalino, que nada mais é que a lente natural do olho responsável por dar foco e nitidez ao que enxergamos. Na cirurgia, o cristalino é aspirado por uma sonda minúscula e substituído pelas LIOs, que são únicas e duram a vida toda.

    Confira a seguir os principais modelos usados em cirurgias, em que situação eles são recomendados e quais são as variações consideradas as melhores disponíveis no mercado.

    Veja também: Lentes esclerais, porque elas existem e para que são recomendadas

    Um dos procedimentos nos olhos mais comuns do Brasil e do mundo, a cirurgia de catarata é necessária quando o cristalino se torna opaco, embaçando e prejudicando a visão.

    A especificação das lentes que serão inseridas no olho do paciente deve ser criteriosamente avaliada, a fim de proporcionar qualidade e nitidez pelo resto da vida. São realizados cálculos que analisam o trajeto do raio de luz dentro do globo ocular.

    O implante de lente artificial intraocular é recomendado em casos nos quais o paciente necessita do uso de óculos de grau com lentes muito grossas e pesadas após a remoção da catarata.

    Além de serem inseridas de maneira cirúrgica dentro do olho do paciente, as lentes intraoculares têm como objetivo o resgate total da visão. Já as lentes de contato são de caráter corretivo e, por vezes, estético (lentes coloridas).

    As lentes de contato ainda são de uso temporário, não havendo nenhum tipo de implante para esse modelo. Elas podem ser gelatinosas ou lentes rígidas, mas nunca serão permanentes como as intraoculares.

    As LIOs também podem ser rígidas ou flexíveis. A segunda trata-se de uma tecnologia mais avançada no cuidado com os olhos – as lentes podem dobrar, entram por incisões menores e não necessitam de pontos.

    As lentes flexíveis podem ser monofocais ou multifocais e ainda nos modelos tórica e não tórica. Entenda melhor cada uma delas abaixo:

    Esses modelos são os mais utilizados para corrigir miopia, hipermetropia e pacientes com catarata que não sofrem de astigmatismo, melhorando o foco da visão apenas para longe. Após a operação, o paciente pode precisar usar óculos para perto.

    A lente monofocal tórica é considerada de alta tecnologia e indicada para melhorar a visão de quem sofre com catarata e astigmatismo. Porém, ela também corrige o foco da visão apenas para longe, exigindo eventualmente o uso de óculos para perto.

    A lente intraocular multifocal pode ser tórica ou não tórica, mas ambas são desenvolvidas em processos altamente tecnológicos, corrigindo ao mesmo tempo a.

    Qual a lente que a Unimed cobre?

    1

    respostas

    Minha oftalmologista mencionou que a lente oferecida pela Unimed para a cirurgia de catarata, deixa a visão periférica distorcida e que eu deveria pagar pela lente importada para enxergar normalmente. É verdade ou mito?

    A Unimed como outros convênios trabalham com lente padrão da empresa. Esta lente vai cumprir com o papel cirúrgico e o padrão de visão que a lente oferecida pela empresa propõe.

    Na dúvida sobre a qualidade da lente você deve procurar a diretoria cirúrgica do convênio.

    Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa. Mostrar especialistas

    Como funciona?

    Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.

    Qual lente o plano de saúde cobre?

    Sim, o plano de saúde deve custear lente intraocular: tanto o material quanto a aplicação devem ser cobertas pelas operadoras de saúde. Ainda que o tratamento seja negado, saiba que a Justiça tem decidido favoravelmente aos consumidores nesse caso.

    O fato de a lente intraocular não estar prevista no rol de procedimentos da ANS, não significa que não deva ser custeada pelo plano de saúde”, lembra o advogado Elton Fernandes.

    Segundo o advogado especialista em plano de saúde e liminares, a cobertura da lente e sua aplicação tem sido determinada pela Justiça, mesmo nos casos em que o material não faz parte do rol de procedimentos da ANS.

    A aplicação da lente intraocular é recomenda para pacientes que sofrem com algum problema de visão, como é o caso dos pacientes com catarata. Assim como a cirurgia de catarata, a colocação da lente deve ser coberta quando prescrita. Saiba como!

    Em decisões do Tribunal de Justiça de São Paulo é possível comprovar o entendimento de que o plano de saúde deve custear lente intraocular, assim como o SUS deve fornecer aos usuários acesso aos recursos necessários para a cura ou manutenção de suas saúdes.

    Neste primeiro caso, a decisão reforça a irrelevância do material indicado não constar no rol da ANS (Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde da Agência Nacional de Saúde Suplementar).

    PLANO DE SAÚDE. Negativa de cobertura de lentes intraoculares importadas necessárias a cirurgia de catarata. Irrelevância do material não constar do rol da ANS. Listagem que é referência básica, não taxativa. Recusa de cobertura indevida. Material inerente ao procedimento cirúrgico. Enunciado nº 22 da 3ª Câmara de Direito Privado. Incidência da Súmula nº 102 do TJSP. Astreintes. Insurgência contra o valor da multa. Medida coercitiva apta a impor o cumprimento da medida judicial. Valor da multa excessivo. Redução da multa total, com base no art. 537, § 1º do CPC/2015, para R$ 50.000,00. Sentença parcialmente reformada. RECURSO PARCIALMENTE PROVIDO.

    Além de determina a cobertura da lente intraocular, também é possível que o paciente consiga na Justiça o ressarcimento de valores desembolsados, caso tenha custeado por conta própria a aquisição das lentes, como podemos ver nos dois casos a seguir:

    PLANO DE SAÚDE – Negativa da operadora de autorizar tratamento ocular e implantação de lente intra-ocular em cirurgia de catarata, ao argumento de não haver cobertura contratual – Moléstia cuja cobertura é assegurada pelo plano – Exclusão de cobertura do material integrante da cirurgia que configura abusividade – Súmula 93 deste Tribunal e jurisprudência desta Corte – Autora que pagou o procedimento às suas expensas – Danos materiais devidos – Direito da beneficiária ao reembolso da despesa realizada – Decisão que compele a operadora a cobrir as despesas decorrentes do tratamento e a reparação por danos materiais, mantida. Apelo não provido

    AÇÃO DE INDENIZAÇÃO POR DANOS MATERIAIS E MORAIS. Plano de saúde. Pretensão de ressarcimento dos valores de”. Retire as informações de autoria. Utilize formato HTML com paragrafos, tabelas, listas e blockquotes quando necessário. Não utilize headers (h1, h2, h3). Não altere as palavras e lembre-se de devolver apenas as tags HTML necessárias.

    Qual o preço de uma lente intraocular importada?

    Já as lentes importadas são caras (podem custar entre 5 a 9 mil reais). Esse valor corresponde a cada unidade, ou seja, se o paciente precisar operar os dois olhos, gastará o dobro.

    Qual a lente que a Unimed cobre?

    1 respostas

    Minha oftalmologista mencionou que a lente oferecida pela Unimed para a cirurgia de catarata, deixa a visão periférica distorcida e que eu deveria pagar pela lente importada para enxergar normalmente. É verdade ou mito?

    A Unimed como outros convênios trabalham com lente padrão da empresa. Esta lente vai cumprir com o papel cirúrgico e o padrão de visão que a lente oferecida pela empresa propõe.

    Na dúvida sobre a qualidade da lente você deve procurar a diretoria cirúrgica do convênio.

    Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

    Mostrar especialistas

    Como funciona?

    Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.

    Como solicitar reembolso de lente intraocular?

    Orientações sobre pedido de reembolso de lente intraocular

    Todos os planos de saúde administrados pela Real Grandeza possuem direito ao reembolso de lente intraocular. Saiba como proceder quando, por ocasião de cirurgia oftalmológica, a opção for pela aquisição particular da Lente Intraocular (LIO), com posterior pedido de reembolso:

    Documentos

    • LIO (Lente Intraocular), o valor a ser reembolsado é limitado a R$1.000,00 cada lente

    A solicitação de reembolso deve ser realizada através do aplicativo da Real Grandeza Saúde selecionando em grupo de reembolso Lente intraocular (Catarata). (12/09/2022)

    Veja mais
    Sobre aposentadoria do inss

    Qual é a nova regra da aposentadoria do INSS? Reforma da Previdência, em vigor desde 2019, trouxe alterações nos requisitos para pedir aposentadoria Publicado em

    Leia mais >
    Sobre aposentadoria

    Quais as regras para se aposentar hoje? Reforma da Previdência, em vigor desde 2019, trouxe alterações nos requisitos para pedir aposentadoria Publicado em 05/01/2024 13h18

    Leia mais >
    Abrir bate-papo
    Fale com um especialista!
    Olá 👋 , tudo bem ?
    Parece que você está precisando de ajuda! Estamos aqui para ajudá-lo a resolver qualquer dúvida ou problema que esteja enfrentando. Clique aqui para falar com um dos nossos especialistas e encontrar a solução que você precisa. Não hesite, estamos prontos para ajudar!