O que é expansão internacional?
O próximo passo da sua empresa é ganhar o mundo A expansão internacional caracteriza-se pelo investimento direto no exterior, seja no estabelecimento de um escritório comercial, warehouse, centro de distribuição ou mesmo uma planta produtiva.
Como expandir seu negócio para o exterior?
Sabemos que o processo de internacionalização de empresas pode ser muito complexo, principalmente para quem vai realizar esta operação pela primeira vez. A falta de experiência no mercado internacional aumenta a insegurança para dar os primeiros passos, e por este motivo todo aconselhamento é bem vindo.
Entendemos como expandir negócio para o exterior é importante se você deseja ampliar sua presença de marca para além dos territórios nacionais. E para te ajudar a iniciar esse processo, trazemos 5 dicas importantes para alcançar o sucesso na expansão da empresa!
Um erro muito comum para principiantes em exportação é não estudar como funciona o mercado no país no qual ele vai aportar. Isso dá abertura a muitos atrasos no processo, visto que é muito comum que organizações precisem abortar a missão por risco de falência.
Este fato comprova a necessidade de se fazer uma pesquisa prévia sobre mercados que despertam seu interesse antes de iniciar a exportação da sua marca. Estude todos os aspectos possíveis, desde a legislação do país até costumes culturais. Todos esses elementos constituem a base para uma empresa conseguir ter prosperidade no país.
Conhecer as regras fiscais no país pretendido é especialmente importante, pois isso interfere diretamente no desenvolvimento da internacionalização da sua empresa. Cada nação possui câmbio e regularização de mercado próprios, então todo cuidado neste momento de decisão é pouco.
Estude os cenários com paciência e atenção, medindo os prós e contras de se atuar em cada país. Assim, após muitas análises, você encontrará o território que melhor se adapta ao seu modelo de negócio, ampliando suas margens de sucesso.
Depois de pesquisar os possíveis mercados e escolher aquele que mais lhe agradou, é o momento de mergulhar na história deste país. Situação econômica, estrutura social e hábitos culturais devem ser seu principal material de estudo, pois eles refletem diretamente no perfil consumidor do novo público.
Adquirir esse conhecimento vai te preparar para a montagem de estratégias eficientes nesta experiência internacional. Entendendo como funciona este novo mercado e a maneira que pensa seu público consumidor, haverá material para você traçar seu planejamento.
Lembre-se que nem sempre o perfil do novo público é compatível com os clientes brasileiros. Da mesma forma que empresas estrangeiras adaptam suas políticas quando começam a atuar no Brasil, você deve fazer o mesmo quando internacionalizar seu negócio.
Assim como será necessário adaptar seu modelo de negócio para exportá-lo, certamente também precisará realizar alguns ajustes no seu produto. São mudanças pontuais na forma de comunicar seus serviços ou realizar o design das embalagens ou divulgações. Isso porque, a depender da cultura local, existem elementos que passam mensagens negativas para o público consumidor.
No Japão, por exemplo, a pronúncia do número 4 é muito semelhante à da palavra “morte”, logo os japoneses evitam esse número ao máximo. Na Espanha, o…
O que é a internacionalização de empresas?
Internacionalização é o processo de ampliação da atuação de uma empresa no mercado internacional, abrangendo desde a importação e exportação de produtos, até a produção de artigos e serviços em outros países. A internacionalização consiste em tornar os produtos e serviços o mais adequados possível, para que possam ser aceitos facilmente em diferentes mercados.
Internacionalização diz respeito a trocas econômicas, políticas, culturais entre nações, e os relacionamentos que, a partir daí, decorrem de complementaridade ou de concorrência.
Atuar em outro país consiste adaptar-se à novas leis, adequar-se a uma nova cultura e conquistar um público diferente daquele com o qual a corporação está habituada a atender no seu mercado de origem. No entanto, não é necessário renunciar ao mercado doméstico para ter sucesso no mercado internacional.
Há vários pontos que precisam ser considerados, como por exemplo, a adequação dos produtos ou serviços para atender pessoas que falam idiomas diferentes.
As principais razões que levam as empresas a enfrentarem esses e outros desafios são:
- A internacionalização de um negócio pode aumentar os lucros, melhorar a competitividade da empresa e reduzir os riscos, graças a diversificação dos clientes e parceiros.
- Organizações de grande, médio e pequeno porte podem seguir esse caminho com grande possibilidade de sucesso.
Segundo estudo da Confederação Nacional da Indústria (CNI) sobre o perfil das empresas exportadoras, as médias, micro e pequenas são responsáveis por 77,3% das exportações, os outros 22,7% cabem às grandes.
O processo de internacionalização requer compromisso da empresa para conseguir, no menor espaço de tempo, responder às oportunidades de negócios.
Planejar a investida internacional é determinante.
O primeiro passo é escolher para que país ou países serão alvo da nova operação da empresa. Na exportação, por exemplo, deve se buscar informações, levantar estudos realizar pesquisas ou contratar consultoria apropriada auxiliam na definição dos mercados convenientes para cada produto.
É importante estar ciente de que cada país tem regras específicas para importação e exportação e é preciso conhecê-las antes de tudo. Informações estratégicas sobre possíveis parceiros ou concorrentes é muito valioso.
Assim como no marketing doméstico, quando a empresa quer vender seus produtos além-fronteiras precisar investigar os famosos quatros P´s no mercado-alvo. São eles: produto, preço, promoção e praça.
Quais são os motivos que levam uma empresa a se internacionalizar?
Como já falamos antes, a internacionalização do seu negócio pode ser uma das saídas para driblar as crises financeiras do Brasil. Entretanto este não é o único motivo para você pensar em levar seus negócios para novos ares, novos países.
Listei abaixo sete razões para que seus negócios ultrapassem as fronteiras:
-
Conquistar novos mercados
A busca por novos mercados é o primeiro motivo para pensar na expansão da empresa. Vender seu produto ou serviço fora do Brasil é uma maneira de não depender apenas dos rendimentos e do capital de giro nacional, então, como já tratamos no blog, é uma alternativa para sobreviver às crises econômicas. Entretanto manter os pés em nossa pátria mãe também ajuda a driblar as crises no mercado externo. A grande questão é sempre a mesma: para quem vender? Nesse caso, não existe uma resposta certa, existe uma estratégia de mercado a ser traçada. Aposte em um cenário internacional favorável para ampliar suas oportunidades de negócio, e dispor de alternativas compatíveis com seu produto ou serviço.
-
Adquirir conhecimento dos parceiros
Estar fora do país abre portas para que a sua empresa se relacione com outras grandes empresas do cenário mundial. É o conhecido benchmarking. Na prática, trata-se de uma ferramenta para que as empresas se compartilhem com outras organizações do mesmo segmento, ou não, melhorando assim seu desempenho. Existem três modalidades de comparação: interna, competitiva, ou multissetorial. Ao contar com essas informações é possível desenhar um planejamento estratégico condizente com os aspectos que envolvem os negócios no cenário internacional.
-
Diversificar o risco da empresa
Esta razão vem reforçar o primeiro item da nossa lista. Diversificar os riscos significa que a sua empresa não se limita às vendas em território nacional. Operando em diferentes mercados a inovação passa a ser uma pauta fundamental para as estratégias de sua empresa, que se vê obrigada a acompanhar as novidades e tendências, a fim de garantir a competitividade e criar soluções.
-
Reduzir carga tributária
A internacionalização de empresas que comercializam produtos pode ser uma forma eficiente de reduzir custos de tributação. Muitas vezes, em troca de bons acordo comerciais, os países de destino das mercadorias reduzem a carga tributária dos produtos exportados. Além disso, o benefício fiscal pode vir também do governo brasileiro, que pode reduzir ou até mesmo isentar da cobrança de impostos como ICMS, COFINS, IPI, IOF e outros.
-
Criar uma marca global
Enfrentando os desafios do mercado internacional, sua empresa tem condições de criar uma marca global e ser referência em qualidade.