Quantas parcelas em atraso Eu perco o imóvel Caixa?
O financiamento imobiliário é um nos meios mais utilizados para a aquisição da casa própria. E esse comprador vai pagar o seu financiamento imobiliário por meio de parcelas mensais por cerca de 30 a 35 anos.
Porém, mesmo com todo o planejamento financeiro que uma pessoa faz na hora de contratar o crédito, no decorrer dos anos, principalmente em época de crise é preciso fazer e refazer as contas para caber no orçamento familiar cada vez mais apertado, já que 30% da renda mensal da família são dedicados para pagar as parcelas do financiamento imobiliário.
Diante deste cenário, atrasar as parcelas do financiamento poder ser um problema, pois o banco poderá leiloar o imóvel.
Mas quanto tempo leva para perder o imóvel quando não paga a parcela do financiamento?
De acordo com a legislação, depois de três parcelas em atraso no financiamento imobiliário, a instituição financeira poderá tomar o imóvel.
“O máximo de atraso que pode acontecer representa o não pagamento de três parcelas. A partir disso, a pessoa deve receber uma notificação extrajudicial para que quite toda a dívida ou faça uma negociação com o seu banco em até 15 dias. Depois disso, caso nenhuma atitude seja tomada para solucionar a situação, o banco tem o direito de ser o dono da propriedade, podendo leiloá-la para quitar a dívida”
Ou seja, precisou atrasar as parcelas do financiamento imobiliário? Procure o banco que aprovou o seu crédito para tentar negociar a sua dívida o quanto antes!
De acordo com o site da Caixa Econômica— instituição que detém a maior parte dos financiamentos no país —, se o cliente atrasar o pagamento da prestação do financiamento imobiliário será gerado multa e juros referentes aos dias de atraso e permite o banco incluir as informações vinculadas ao seu contrato em cadastros restritivos de crédito como SERASA e outros. E caso o cliente não pague as parcelas em atraso, o banco pode leiloar o imóvel.
Já o Bradesco coloca à disposição de seus clientes a possibilidade de prorrogação das prestações por até 120 dias (quatro meses), e, nesse caso, o cliente pode fazer a prorrogação pelo site ou procurar sua agência. Para períodos maiores que 120 dias, ele deve procurar a agência para estudar qual seria a melhor alternativa a ser proposta/analisada. Vale lembrar que em ambos os casos serão adicionados no novo saldo devedor os juros do financiamento que tiveram os pagamentos postergados.
Entre as opções para renegociar a dívida, alguns bancos, permitem os clientes a congelar as parcelas do financiamento ou o pagamento parcial da prestação. A Caixa, por exemplo, é um deles.
É possível solicitar a redução temporária de 50% das prestações do financiamento imobiliário por três meses, 75% do valor das parcelas do financiamento imobiliário por seis meses, mediante comprovação da perda de renda e avaliação da Caixa.
Além do congelamento, o banco permite PAUSA no Pagamento das Prestações do Financiamento Imobiliário de até seis meses, desde q”.
Estou com 4 parcelas em atraso habitação caixa o que fazer?
pagamento
Topo
- Para gerar a 2ª via da sua prestação, basta informar o seu cpf:
- Nas lotéricas: ao ser atendida(o), informe que quer pagar a prestação da casa pelo CPF.
- No Alô CAIXA 0800 104 0 104 ou 4004 0 104, informando seu CPF, você recebe código do boleto no celular que fez a ligação, ou, se tiver ligado de telefone fixo, indica um celular para receber a mensagem.
- Pelo WhatsApp CAIXA – 0800 104 0 104, de forma automatizada, emita o boleto da prestação a vencer e de até 15 prestações em atraso, lembrando que a CAIXA não solicita senhas de cartões ou conta.. O QR Code abaixo direciona diretamente para o atendimento do WhatsApp CAIXA:
Você também pode emitir a segunda via pelos seguintes canais:
- Site Habitação Digital CAIXA
- App Habitação CAIXA
- App CAIXA e Internet Banking CAIXA
- App CAIXA TemO boleto é gerado com vencimento para o mesmo dia. O pagamento pode ser realizado pelo App CAIXA, Internet Banking CAIXA, App CAIXA Tem, caixa eletrônico, Lotéricas ou em outros bancos.
Faça sua adesão para receber mensalmente o boleto das prestações de seu financiamento habitacional pelo WhatsApp CAIXA, de maneira rápida, prática e segura.Se você paga suas prestações por boleto e não possui adesão ao débito em conta você pode solicitar o recebimento diretamente em seu WhatsApp.Acesse site Habitação Digital CAIXA e faça sua adesão agora.
Inclua sua prestação em débito em conta e economize tempo já que sua prestação será debitada da conta indicada automaticamente todo mês na data do vencimento. Para aderir ao serviço, acesse um dos canais abaixo
- App Habitação CAIXA
- App CAIXA e Internet Banking CAIXA
- Telefones: 4004 0104 (Capitais) ou 0800 104 0104 (Demais cidades), na opção 4.
- Whatsapp CAIXA: 0800 104 0 104O atendimento pelo WhatsApp e Telefone está disponível de segunda a sexta-feira das 08h às 20h.
Use seu FGTS para reduzir até 80% do valor da prestação por 12 meses.Caso já tenha utilizado o seu FGTS no contrato, você pode fazer novo uso através do App Habitação CAIXA, pelo Whatsapp CAIXA 0800 104 0 104 ou ligando para 4004 0104 (Capitais) e 0800 104 0104 (Demais cidades), opção 4.Caso ainda não tenha utilizado o seu FGTS no contrato, peça pelo WhatsApp pelo número 0800 104 0104 ou procure sua agência.O atendimento pelo WhatsApp e Telefone está disponível de segunda a sexta-feira das 08h às 20h.
Reduza o valor das parcelas ou o prazo do seu financiamento, pagando parte do saldo devedor com recursos próprios pelo App Habitação CAIXA, App CAIXA e Internet Banking CAIXA ou Whatsapp CAIXA: 0800 104 0 104. Você pode realizar a operação quantas vezes desejar.Você também pode amortizar o saldo devedor do seu contrato usando o seu FGTS pelo
Quantas parcelas em atraso o imóvel vai para leilão?
Uma das principais dúvidas dos mutuários é de qual é o prazo de tolerância no atraso de um financiamento imobiliário até que o banco decida levar o imóvel para leilão. Em muitos casos, bastam poucos meses para que a casa própria seja anunciada na página de um leilão virtual, sem mesmo que o proprietário tenha conhecimento desta situação.
A verdade é que não existe um prazo determinado pelas instituições financeiras para que um imóvel seja levado para leilão, mas, ao longo dos anos de experiencia, verificamos que este período varia entre três a cinco meses de atraso no financiamento.
Todo o processo que envolve o leilão é muito rápido, desde o momento do atraso das parcelas até a arrematação do imóvel. Em pouco tempo, o mutuário pode perder a casa própria, mesmo que tivesse a intensão de negociar o saldo devedor para poder continuar arcando com o financiamento após um período financeiro complicado.
Um dos casos que repercutiu na imprensa foi publicado em matéria do Estadão, sobre um casal que perdeu a casa própria em Santos.
Irregularidades – Advogado Suspensão de Leilão de Imóveis
Apesar de os bancos cada vez mais agirem com impetuosidade e pressa na hora de anunciar e vender um imóvel em leilão, isto não significa que não restam alternativas aos mutuários que estão inadimplentes.
Acontece que existem uma série de procedimentos legais que devem ser respeitados pelas instituições financeiras durante o processo de retomada do imóvel por parte do mutuário e a venda da casa dele em um leilão.
Apenas para citar como exemplo: o imóvel não pode ser leiloado sem que o mutuário seja notificado. Se a propriedade foi anunciada ou mesmo arrematada em leilão sem o conhecimento do mutuário, então pode haver a suspensão do leilão de imóvel, por meio de uma ação ajuizada por um advogado especialista em leilão de imóveis.
É claro que o planejamento financeiro é que vai determinar o pagamento das contas por parte do mutuário. Mesmo assim, as leis asseguram várias outras determinações que visam proteger o cidadão que firmar um contrato de financiamento.
Advogado especialista em dívidas
Caso exista alguma dúvida por parte do mutuário com relação ao seu contrato de financiamento da casa própria, o trabalho e assessoria de um advogado especialista em dívidas pode trazer grande auxilio e segurança.
Sobre o advogado Orlando Anzoategui Junior
Advogado graduado pela Universidade Estadual de Maringá em 1994, pós-graduação em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina, com especialização em Direito Financeiro, Bancário, Imobiliário, Sistema Financeiro da Habitação e Urbanístico. Presidente da Comissão da Habitação e Urbanismo OAB-PR (2004-2006). Autor de diversos artigos e palestras.
Quando a Caixa pode retomar um imóvel?
Diante de crises financeiras, muitos indivíduos precisam optar pelas contas que irão pagar num determinado mês e, comumente, as escolhas são por itens relacionados à própria sobrevivência e conforto básico, como alimentação, água, luz, gás etc., deixando para acertar as prestações da moradia posteriormente, o que pode levar até à retomada do imóvel.
A retomada do imóvel ocorre devido à inadimplência junto a quem concedeu o crédito, e obedece a uma determinada sequência de fatos. Para explicar melhor o que é e como se dá o procedimento, preparamos esse artigo cheio de informações e dicas relevantes. Siga na leitura e confira.
A retomada do imóvel é o processo pelo qual o credor (geralmente uma instituição bancária) passa a ser o proprietário legal do referido bem – destituindo o comprador – podendo levá-lo a leilão e, não obtendo sucesso neste, coloca-lo à venda no mercado pelo preço oportuno.
Acontece quando o cliente adquire o financiamento imobiliário oferecendo o mesmo objeto da compra como garantia do correto pagamento das parcelas – a chamada alienação fiduciária (regida pela Lei 9.514/1997) e não cumpre o que foi acordado, permitindo, dessa forma, que o banco se aproprie do patrimônio alienado para cobrir seu prejuízo, segundo o contrato.
Claro que sendo algo de tamanha importância, tanto em termos monetários quanto sociais (trata-se do lar de uma família), existem chances para que o devedor possa negociar, quitar a dívida e impedir a perda de sua casa, além de haver um certo tempo para os trâmites. Veremos, abaixo, mais detalhes. Continue acompanhando.
A retomada do imóvel pode ser realizada se não houver o pagamento das parcelas mensais. Os contratos variam (a legislação não define), mas é mais comum que se estabeleça o número de três cotas não pagas para que se inicie o processo. A partir daí, o credor tem a prerrogativa de entrar com a ação extrajudicial para cobrança e execução dessa dívida.
Houve época em que a retomada do imóvel era mais burocrática e demorada, mas depois o processo foi bastante descomplicado, passando a ser extrajudicial (é só seguir o passo-a-passo, sem a necessidade de litígio). Portanto, é melhor que o devedor não deixe as contas chegarem a esse ponto, pois estará, realmente, correndo o risco de perder a sonhada casa própria.
Além de tentar um acordo diretamente com a Instituição Financeira, outras alternativas devem ser avaliadas, como: usar o FGTS na quitação de parte da dívida, fazer a portabilidade do financiamento para uma instituição com condições mais vantajosas, alugar o imóvel e usar esse valor nas prestações, vende-lo e liquidar a questão ou procurar resolver com ajuda do Poder Judiciário.
Vale lembrar que há diferenças de um credor para outro, inclusive, se o financiamento for direto com uma construtora as regras provavelmente serão diferentes. Ainda: pegar um empréstimo pessoal para quitar um financiamento imobiliário dificilmente terá benefícios, pois tais juros costumam ser be.
Estou com 4 parcelas em atraso habitação caixa o que fazer?
pagamento
Topo
Para gerar a 2ª via da sua prestação, basta informar o seu cpf:
- Nas lotéricas: ao ser atendida(o), informe que quer pagar a prestação da casa pelo CPF.
- No Alô CAIXA 0800 104 0 104 ou 4004 0 104, informando seu CPF, você recebe código do boleto no celular que fez a ligação, ou, se tiver ligado de telefone fixo, indica um celular para receber a mensagem.
- Pelo WhatsApp CAIXA – 0800 104 0 104, de forma automatizada, emita o boleto da prestação a vencer e de até 15 prestações em atraso, lembrando que a CAIXA não solicita senhas de cartões ou conta.. O QR Code abaixo direciona diretamente para o atendimento do WhatsApp CAIXA:
Você também pode emitir a segunda via pelos seguintes canais:
- Site Habitação Digital CAIXA
- App Habitação CAIXA
- App CAIXA e Internet Banking CAIXA
- App CAIXA Tem
O boleto é gerado com vencimento para o mesmo dia. O pagamento pode ser realizado pelo App CAIXA, Internet Banking CAIXA, App CAIXA Tem, caixa eletrônico, Lotéricas ou em outros bancos.
Faça sua adesão para receber mensalmente o boleto das prestações de seu financiamento habitacional pelo WhatsApp CAIXA, de maneira rápida, prática e segura. Se você paga suas prestações por boleto e não possui adesão ao débito em conta você pode solicitar o recebimento diretamente em seu WhatsApp. Acesse site Habitação Digital CAIXA e faça sua adesão agora.
Inclua sua prestação em débito em conta e economize tempo já que sua prestação será debitada da conta indicada automaticamente todo mês na data do vencimento. Para aderir ao serviço, acesse um dos canais abaixo:
- App Habitação CAIXA
- App CAIXA e Internet Banking CAIXA
- Telefones: 4004 0104 (Capitais) ou 0800 104 0104 (Demais cidades), na opção 4.
- Whatsapp CAIXA: 0800 104 0 104O atendimento pelo WhatsApp e Telefone está disponível de segunda a sexta-feira das 08h às 20h.
Use seu FGTS para reduzir até 80% do valor da prestação por 12 meses. Caso já tenha utilizado o seu FGTS no contrato, você pode fazer novo uso através do App Habitação CAIXA, pelo Whatsapp CAIXA 0800 104 0 104 ou ligando para 4004 0104 (Capitais) e 0800 104 0104 (Demais cidades), opção 4. Caso ainda não tenha utilizado o seu FGTS no contrato, peça pelo WhatsApp pelo número 0800 104 0104 ou procure sua agência. O atendimento pelo WhatsApp e Telefone está disponível de segunda a sexta-feira das 08h às 20h.
Reduza o valor das parcelas ou o prazo do seu financiamento, pagando parte do saldo devedor com recursos próprios pelo App Habitação CAIXA, App CAIXA e Internet Banking CAIXA ou Whatsapp CAIXA: 0800 104 0 104. Você pode realizar a operação quantas vezes desejar. Você também pode amortizar o saldo devedor do seu contrato usando o seu FGTS pelo
Quantas parcelas em atraso Eu perco o imóvel Caixa?
Quando ele tem certeza de que não poderá arcar com a despesa, ele pode desistir do imóvel”. A desistência, no entanto, não significa que o valor será restituído integralmente. Contudo, se o consumidor considerar a retenção abusiva, ele pode pedir uma devolução maior.
Como funciona a incorporação de prestações da Caixa?
Para Você
- Saiba mais
- Saiba mais
- Saiba mais
- Saiba mais
- Saiba mais
- Saiba mais
Para Sua Empresa
- Contratação nas modalidades de Exclusivo Aval:
- Financiamento para investimento fixo:
- Saiba mais
- Saiba mais
Azulzinha Agro
- Topo
- Saiba mais
Caixa Seguridade
- Topo
Calamidade
- Topo
- O Saque Calamidade permite ao trabalhador sacar até R$ 6.220,00 de cada conta que possui no FGTS, limitado ao saldo disponível, por motivo de necessidade pessoal, urgente e grave decorrente de desastre natural que tenha atingido sua residência, após declaração oficial da Defesa Civil de seu município.
Informações Importantes
- Topo
- Todas as unidades CAIXA tem padrão de atendimento estabelecido de modo que os clientes residentes nos municípios abrangidos pelo decreto tenham acesso aos benefícios de que necessitam nesse período de vulnerabilidade.
- Para os clientes CAIXA terem acesso ao pacote de benefícios, é necessária aprovação de decreto que coloca a Região em Estado de Calamidade Pública e do reconhecimento pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional de situação de emergência.
- Para os clientes terem acesso aos beneficios elencados, é necessário comparecer a uma unidade CAIXA.
Como ver as parcelas pagas da habitação caixa?
CAIXA › Atendimento › Consulta Contratos
Consulte contratos de crédito Pessoa Física e Pessoa Jurídica e o demonstrativo de evolução da dívida.o-que-e
Consulte o Demonstrativo de Crédito dos seus contratos. A consulta no site está disponível de segunda a sexta, de 8h às 22h, exceto feriados.1cheque-especial
O extrato do cheque especial está disponível nos canais: