Quais são as etapas de aplicação de uma auditoria ambiental?
Novos requisitos devem ser cumpridos atualmente por empresas que desejam ganhar competitividade no mercado e ter uma boa imagem junto aos seus clientes. Um dos principais hoje se relaciona com a questão ambiental, muitas organizações vêm ganhando espaço por serem mais sustentáveis. E um dos instrumentos utilizados para verificar se o modelo de negócio das empresas está em conformidade com a legislação vigente e seguindo diretrizes ecologicamente corretas é a auditoria ambiental. Conheça as suas etapas e os seus objetivos nesse conteúdo da AmbScience.
Em primeiro lugar, cabe trazer uma definição do que é uma auditoria ambiental. De acordo com a Norma NBR ISO 14.010, a auditoria ambiental é o “processo sistemático e documentado de verificação, executado para obter e avaliar, de forma objetiva, evidências de auditoria para determinar se as atividades, eventos, sistemas de gestão e condições ambientais específicos ou as informações relacionadas a estes estão em conformidade com os critérios de auditoria e para comunicar os resultados deste processo ao cliente”.
Conforme é possível observar pela leitura da citação acima, a auditoria ambiental é um procedimento que, se feito regularmente, garante que a empresa esteja em dia com todas as normas técnicas e leis ambientais vigentes. É a partir dessa auditoria que serão analisados todos os impactos causados pelas atividades produtivas de determinado negócio no meio ambiente e que serão estabelecidas ações para mitigar os danos. A auditoria ambiental pode ser feita pela própria empresa, por terceiros ou também pode ser realizada de forma compulsória por autoridades competentes.
A auditoria ambiental pode ter um escopo bem amplo que abrange aspectos diversos, como a busca por fontes de poluição, o gerenciamento de resíduos sólidos; a adequação a leis e regulamentos; o descarte de rejeitos da atividade produtiva; o uso racional de energia e água, o manuseio e transporte de insumos; as condições das instalações da empresa; o potencial poluidor de práticas e procedimentos operacionais; entre outros.
O processo de auditoria ambiental costuma ser dividido em algumas etapas básicas. A primeira é a apresentação, em que o procedimento em si é explicado para a empresa; a segunda fase se refere à compreensão da unidade e sua gestão no dia a dia; posteriormente se dá a coleta de evidências e a análise delas; e por último acontece a apresentação dos resultados.
Vale ressaltar ainda que a auditoria ambiental pode ser de diferentes tipos. Ela pode ser de conformidade legal, de responsabilidade, de descomissionamento, pós-acidente, de cadeia produtiva, de avaliação de desempenho e de sistema de gestão, por exemplo.
A realização periódica de um procedimento como a auditoria ambiental é extremamente vantajosa para os negócios. Isso porque ela traz alguns benefícios valiosos. Um dos principais é a contribuição para o equilíbrio financeiro da organização, já que por meio da auditoria são avaliados passivos ambientais (que podem ser.
Como elaborar uma auditoria ambiental?
A auditoria ambiental é um processo importante para o sistema de gestão ambiental (SGA) de uma empresa. Enquanto a gestão ambiental é a responsável por executar adequações nas atividades/serviços da companhia focando na redução de impactos ambientais, a auditoria ambiental melhora os processos internos, avaliando as atividades e ações desenvolvidas pela empresa.
Muitas empresas realizam a auditoria ambiental não só para melhorarem seu sistema de gestão, como também para obterem a certificação ambiental.
Neste artigo mostraremos quais tipos de auditoria ambiental existem, como realizar a auditoria e os passos necessários para ser um auditor.
Responda a pesquisa e receba o relatório final com os principais resultados.
A auditoria ambiental é definida pela Resolução CONAMA nº 306/2002 como um “processo sistemático e documentado de verificação, executado para obter e avaliar, de forma objetiva, evidências que determinem se as atividades, eventos, sistemas de gestão e condições ambientais especificados ou as informações relacionadas a estes estão em conformidade com os critérios de auditoria estabelecidos nesta Resolução, e para comunicar os resultados desse processo”.
Outra definição utilizada é da Norma ISO 14001:2015 que define a auditoria ambiental como “um processo sistemático, independente e documentado, para obter evidência de auditoria e avaliá-la objetivamente, para determinar a extensão na qual os critérios de auditoria são atendidos”.
Resumindo, a auditoria tem o propósito de averiguar se as atividades e serviços da companhia estão de acordo com a legislação ambiental, normas e política ambiental elaborada pela empresa, e/ou cumprindo requisitos de partes interessadas.
Entre as principais vantagens da adoção de uma auditoria ambiental estão:
- Identificar oportunidades de melhoria;
- Promover a consciência ambiental dos colaboradores;
- Garantir o cumprimento de exigências legais;
Além disso, indicadores e informações resultantes da auditoria ambiental indicam se a empresa está apta a receber a certificação ambiental, ter a certificação mantida ou mesmo cancelada.
Lembrando que a auditoria ambiental não deve apenas visar à certificação ambiental, mas sim a forma pela qual suas atividades e serviços podem ocasionar impactos e riscos para o meio ambiente, sociedade e à própria empresa, pensando em formas de gerenciá-las.
Veja também: Conservação do meio ambiente: qual o papel das empresas nessa jornada?
Existem vários tipos de auditoria ambiental e cada uma tem um objetivo em específico. Confira:
Como o próprio nome diz, esse tipo de auditoria tem por objetivo avaliar se as práticas da empresa estão de acordo com as normas, legislações e requisitos dos órgãos ambientais, e evitar sanções administrativas, cíveis e penais.
É um dos tipos de auditoria ambientais mais realizadas pelas empresas e tem por objetivo avaliar os indicadores de desempenho, como consumo de água e energia, uso de matéria prima, emissão de resíduos sólidos, líquidos e gasosos, identificando se eles estão de acordo com a Política Ambiental da empresa.
Ou seja, é uma auditoria ambiental que visa a melhoria contínua do Si.
Quem pode fazer uma auditoria ambiental?
“A auditoria ambiental poderá ser realizada por equipe da própria empresa, por firma contratada, de caráter privado ou não, com ou sem fins lucrativos, bem como por auditores autônomos.
Qual é o principal objetivo das auditorias ambientais?
A auditoria ambiental tem como objetivo caracterizar a situação da empresa para fornecer um diagnóstico atual no que diz respeito a poluição do ar, águas e resíduos sólidos, favorecendo a definição das ações de controle e de gerenciamento que deverão ser tomadas para proporcionar a sua melhoria ambiental.