Onde posso tirar dúvidas sobre aposentadoria?
É só acessar o site do INSS clicando aqui, e informar qual é a sua situação, com tempo de contribuição e idade. Desta forma simples, é possível saber quanto tempo falta, ou quanto você já pode receber na aposentadoria rapidamente.
Como falar com o INSS sobre aposentadoria?
O INSS foi criado em 1990 e desde então sofreu uma série de inovações. Presente em 1.684 municípios, hoje também conta com sua plataforma online onde é possível agendar atendimento, perícia, entre diversos outros serviços da Previdência.
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é o órgão do Governo Federal responsável pelo pagamento de benefícios previdenciários aos empregados sob regime CLT, MEI e contribuintes individuais.
Neste artigo, você vai aprender todas as formas de se conectar com o INSS, incluindo um passo a passo com os números de telefone do INSS para facilitar a sua organização na hora de marcar horários e solicitar benefícios e atendimentos do órgão.
Todas as pessoas seguradas pela previdência social podem ser atendidas pelo INSS, independentemente da forma de contato escolhida. Por telefone, é possível entrar em contato pelo número 135, e informando apenas o seu CPF, você vai conseguir consultar serviços e fazer agendamentos ligados à Previdência Social.
Tanto em atendimentos presenciais, como em atendimentos pelo telefone ou até pela plataforma online do INSS, apesar do CPF geralmente ser o suficiente, carregue sempre consigo os documentos e informações abaixo:
Pelo telefone, na central 135, é possível que você tenha aos seguintes tipos de serviço e solicitações:
- Consulta de benefícios;
- Agendamento de perícias;
- Atualização de dados cadastrais;
- Solicitação de benefícios;
- Entre outros.
Infelizmente, não. Hoje em dia não há mais um número 0800 para se entrar em contato com o INSS. Fique esperto, pois o antigo número, 0800 728 0191, não está habilitado para atender via Whatsapp.
Mas não se preocupe, você não precisa pagar por essa ligação. Basta realizá-la a partir de um telefone fixo e não haverá nenhuma taxa.
Outro detalhe muito importante quando se fala sobre as Centrais de Atendimento da Previdência. O INSS não faz contatos via Whatsapp, os contatos são feitos exclusivamente pelo número 135 ou pelo portal Meu INSS.
Fique atento, pois é comum que estelionatários abordem beneficiários da previdência social para aplicar golpes envolvendo seus dados pessoais e solicitação de benefícios.
Para entrar em contato pelo telefone é super fácil e preparamos um passo a passo para você conseguir falar com um atendente do INSS e tirar suas dúvidas:
Bem como o Whatsapp, atualmente não há a possibilidade de entrar em contato com o INSS a partir de chats e conversas online. A melhor forma de falar com o órgão é pelo telefone ou, então, indo presencialmente até a agência mais próxima de você.
O INSS utiliza o SMS para emitir alguns avisos, notificações e alertas sobre o andamento de serviços, solicitações e benefícios.
Fique atento, pois nunca são enviados links a essas mensagens de SMS. Em caso de dúvida, entre em contato com a central de atendimento do órgão, a partir do número 135.
O atendimento humano do INSS via telefone funciona das 07h às 22h, de Segunda a Sábado. Algumas informações básicas ainda podem ser esclarecidas via atendente virtual, no mesmo número.
Quem tem 57 anos e 30 anos de contribuição pode se aposentar?
Quem está prestes a se aposentar precisa estar atento. A reforma da Previdência estabeleceu regras automáticas de transição, que mudam a concessão de benefícios a cada ano.
A pontuação para a aposentadoria por tempo de contribuição e por idade sofreu alterações. Confira abaixo as mudanças que começam a vigorar neste ano.
A reforma da Previdência estabeleceu quatro regras de transição, das quais duas previram modificações na virada de 2023 para 2024. Na primeira regra, que estabelece um cronograma de transição para a regra 86/96, a pontuação composta pela soma da idade e dos anos de contribuição subiu em janeiro: para 91 pontos (mulheres) e 101 pontos (homens).
Os servidores públicos estão submetidos à mesma regra de pontuação, com a diferença de que é necessário ter 62 anos de idade e 35 anos de contribuição (homens), 57 anos de idade e 30 anos (mulheres). Para ambos os sexos, é necessário ter 20 anos no serviço público e cinco anos no cargo.
Na segunda regra, que prevê idade mínima mais baixa para quem tem longo tempo de contribuição, a idade mínima para requerer o benefício passou para 58 anos e meio (mulheres) e 63 anos e meio (homens). A reforma da Previdência acrescenta seis meses às idades mínimas a cada ano até atingirem 62 anos (mulheres) e 65 anos (homens) em 2031. Nos dois casos, o tempo mínimo de contribuição exigido é de 30 anos para as mulheres e 35 anos para homens.
Desde 2023, está plenamente em vigor a regra para a aposentadoria por idade, destinada a trabalhadores de baixa renda que contribuíram pouco para a Previdência Social e se aposentariam por idade na regra antiga.
Para homens, a idade mínima está fixada em 65 anos desde 2019. Para as mulheres, a idade de transição está em 62 anos desde 2023. Para ambos os sexos, o tempo mínimo de contribuição exigido para se aposentar por idade está em 15 anos.
Na promulgação da reforma da Previdência, em novembro de 2019, a idade mínima para as mulheres estava em 60 anos, passando a aumentar seis meses por ano nos quatro anos seguintes. Subiu para 60 anos e meio em janeiro de 2020, para 61 anos em janeiro de 2021, 61 anos e meio em 2022 e 62 anos no ano passado.
No caso dos servidores públicos, há ainda a regra do pedágio de 100% sobre o tempo de contribuição. Quem tem mais de 60 anos de idade e 35 anos de contribuição (homens) ou 57 anos de idade e 30 anos de contribuição (mulheres) tem que cumprir o dobro do período que faltava para se aposentar em 2019. Nos dois casos, é necessário ter 20 anos de serviço público e cinco anos no cargo.
Em tese, quem começou a contribuir para a Previdência muito jovem e entrou no serviço público há pelo menos 20 anos ainda tem possibilidade de ser beneficiado pela regra em 2024.
A reforma tinha outra regra de pedágio, desta vez para o setor privado. Quem estava a até dois anos da aposentadoria em 2019 tinha de cumprir 50% a mais em relação ao tempo que faltava para se aposentar. No entanto, essa regra de transição foi integralmente cumprida e não beneficiará mais.
Como tirar dúvidas com o INSS?
O horário de atendimento do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) varia a depender do canal de acionamento, e pode ser confundido por muita gente que precisa dos serviços previdenciários.
Primeiro, vale saber que seja você uma pessoa aposentada ou pensionista, ou ainda segurada do INSS, sem receber benefício previdenciário atualmente, consegue acessar os serviços das formas mais diversas.
Se você tem dúvidas como obter atendimento para solucionar suas pendências, verifique abaixo como funcionam os principais canais de atendimento para o público e os horários que eles seguem.
Atualmente, o INSS oferece uma grande variedade de serviços para os segurados de todo o país.
A plataforma Meu INSS, acessível por meio do site ou na versão de aplicativo, conta com uma centena de serviços disponibilizados e ajuda a desafogar as agências físicas com um atendimento remoto.
A seguir confira esses serviços:
O horário de atendimento do INSS segue as diretrizes da Portaria nº 1.347/2021, que é a norma do órgão que trata dos horários de funcionamento e de atendimento das unidades do INSS.
Basicamente, existem três tipos de atendimento possíveis: nas agências físicas, por telefone e online (na plataforma Meu INSS).
Veja abaixo os detalhes de cada um deles e como eles funcionam.
O atendimento presencial nas Agências da Previdência Social funciona com agendamento prévio.
Isso pode ser feito pelo site ou app Meu INSS ou pela Central Telefônica do INSS 135.
Somente no caso de alguma indisponibilidade as agências também podem ser usadas para fazer esse agendamento.
Para descobrir a agência física do INSS mais próxima de você é muito simples: acesse o site do Meu INSS, selecione a opção “Encontre uma agência”, no rodapé da página e informe o seu CEP ou endereço.
Depois é só clicar em “Pesquisar” para achar a agência mais perto de você e conferir os horários de atendimento.
Normalmente, o horário de atendimento das agências ocorre entre as 7h e 14h, de segunda a sexta-feira, mas isso pode variar conforme algumas particularidades das unidades.
Por meio do telefone, a pessoa que busca atendimento do INSS também pode ligar para o número 135, disponível das 7h às 22h (horário de Brasília), de segunda a sábado.
Nesse caso, o atendimento é realizado por um profissional do INSS.
Já no caso do atendimento eletrônico, a central de atendimento telefônico funciona 24 horas por dia, 7 dias da semana.
A ligação pode ser feita tanto por aparelhos fixos quanto por telefones públicos e não possui custos.
Outra forma de contato é utilizando o telefone celular, e desde maio de 2023 a ligação por celular também está isenta de custos.
Durante feriados nacionais, o horário de funcionamento da central pode sofrer alterações.
Os horários de atendimento também podem ser diferenciados nesses casos, com um turno reduzido.
Leia mais: O que é um feriado bancário? Veja calendário e o que fazer
Tanto o site quanto o aplicativo Meu INSS trazem a possibilidade de um atendimento virtual disponível 24 horas por dia.
Como entrar em contato com o INSS pelo Whatsapp?
A recomendação é que a pessoa procure os canais oficiais do INSS (aplicativo e site Meu INSS, telefone 135 ou agência de atendimento) e desligue a ligação, caso seja procurado pelo celular. O número do SMS usado pela instituição para entrar em contato com os cidadãos é 280-41.
Como tirar uma dúvida no INSS?
O INSS foi criado em 1990 e desde então sofreu uma série de inovações. Presente em 1.684 municípios, hoje também conta com sua plataforma online onde é possível agendar atendimento, perícia, entre diversos outros serviços da Previdência.
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é o órgão do Governo Federal responsável pelo pagamento de benefícios previdenciários aos empregados sob regime CLT, MEI e contribuintes individuais.
Neste artigo, você vai aprender todas as formas de se conectar com o INSS, incluindo um passo a passo com os números de telefone do INSS para facilitar a sua organização na hora de marcar horários e solicitar benefícios e atendimentos do órgão.
Todas as pessoas seguradas pela previdência social podem ser atendidas pelo INSS, independentemente da forma de contato escolhida. Por telefone, é possível entrar em contato pelo número 135, e informando apenas o seu CPF, você vai conseguir consultar serviços e fazer agendamentos ligados à Previdência Social.
Tanto em atendimentos presenciais, como em atendimentos pelo telefone ou até pela plataforma online do INSS, apesar do CPF geralmente ser o suficiente, carregue sempre consigo os documentos e informações abaixo:
Pelo telefone, na central 135, é possível que você tenha aos seguintes tipos de serviço e solicitações:
Infelizmente, não. Hoje em dia não há mais um número 0800 para se entrar em contato com o INSS. Fique esperto, pois o antigo número, 0800 728 0191, não está habilitado para atender via Whatsapp.
Mas não se preocupe, você não precisa pagar por essa ligação. Basta realizá-la a partir de um telefone fixo e não haverá nenhuma taxa.
Outro detalhe muito importante quando se fala sobre as Centrais de Atendimento da Previdência. O INSS não faz contatos via Whatsapp, os contatos são feitos exclusivamente pelo número 135 ou pelo portal Meu INSS.
Fique atento, pois é comum que estelionatários abordem beneficiários da previdência social para aplicar golpes envolvendo seus dados pessoais e solicitação de benefícios.
Para entrar em contato pelo telefone é super fácil e preparamos um passo a passo para você conseguir falar com um atendente do INSS e tirar suas dúvidas:
Bem como o Whatsapp, atualmente não há a possibilidade de entrar em contato com o INSS a partir de chats e conversas online. A melhor forma de falar com o órgão é pelo telefone ou, então, indo presencialmente até a agência mais próxima de você.
O INSS utiliza o SMS para emitir alguns avisos, notificações e alertas sobre o andamento de serviços, solicitações e benefícios.
Fique atento, pois nunca são enviados links a essas mensagens de SMS. Em caso de dúvida, entre em contato com a central de atendimento do órgão, a partir do número 135.
O atendimento humano do INSS via telefone funciona das 07h às 22h, de Segunda a Sábado. Algumas informações básicas ainda podem ser esclarecidas via atendente virtual, no mesmo número.
Como saber o tempo que falta para se aposentar?
Reforma da Previdência, em vigor desde 2019, trouxe alterações nos requisitos para pedir aposentadoria
Publicado em 05/01/2024 13h18
Atualizado em 06/02/2024 11h08
O ano mudou e as regras de transição para requerer a aposentadoria – previstas na Reforma da Previdência (Emenda Constitucional 103 de novembro de 2019) – também mudaram. na verdade, elas atualizaram. Saber quanto tempo falta para aposentar e as exigência para pedir o benefício é simples: basta acessar o aplicativo ou site Meu INSS (https://meu.inss.gov.br/#/login) e fazer uma simulação de aposentadoria.
Para este acesso é necessário ter login e senha, tanto na página do INSS na internet quanto no aplicativo, que pode ser baixado gratuitamente no celular (sistemas Android e iOS).
A ferramenta disponível no Meu INSS leva em consideração as diferentes regras de idade e tempo de contribuição. Ao clicar na seta lateral de cada modalidade, é possível ver os detalhes dessas regras. É importante destacar que a simulação feita no Meu INSS não garante direito à aposentadoria. Isso ocorre porque algumas informações podem não ter sido incluídas ou ter sido alteradas durante o processo. Ao solicitar o benefício, o INSS pode pedir que os segurados apresentem outros documentos para comprovar os períodos de trabalho e de contribuição, são eles que fazem diferença na aposentadoria. Portanto, é importante conferir o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) e verificar se os registros estão corretos.
O CNIS é o principal documento dos segurados. Nele estão as entradas e saídas em empresas ou órgãos públicos, contribuições, licenças, afastamentos. Ou seja, toda vida laboral do segurado é registrada nesse documento.
Trabalhadores que estão prestes a se aposentar precisam ficar atentos às novas exigências estabelecidas pela reforma da Previdência que entram em vigor em 2024.
Veja as regras
Regras de transição
As regras de transição são voltadas para quem já contribuía antes da aprovação da Reforma da Previdência, e foram criadas para estabelecer uma passagem entre as exigências antigas e as atuais do benefício. Cada uma delas pode alterar o momento em que o benefício será concedido e o valor que o trabalhador receberá.
Tempo de contribuição + idade mínima
A idade mínima para se aposentar é progressiva e sobe seis meses anualmente. Além disso, é exigido um tempo mínimo de contribuição, de 30 anos para as mulheres e de 35 para os homens.
ANO | HOMEM | MULHER |
---|---|---|
2024 | 63 anos e meio | 58 anos e meio |
2025 | 64 anos | 59 anos |
2026 | 64 anos e meio | 59 anos e meio |
2027 | 65 anos | 60 anos |
2028 | 65 anos | 60 anos e meio |
2029 | 65 anos | 61 anos |
2030 | 65 anos | 61 anos e meio |
2031 | 65 anos | 62 anos |
Aposentadoria por idade
A regra considera a idade mínima de 65 anos para homens e 62 para as mulheres, e um tempo de contribuição de 15 anos para ambos.
Pedágio de 50%
Vale para os segurados que estavam prestes a se aposentar em 2019, a regra estabelece um pedágio equivalente a 50% do tempo de contribuição que faltava para atingir os requisitos necessários para a aposentadoria.
Como faço para ver se minha aposentadoria deu certo?
A aposentaria é um momento bastante aguardado pelo trabalhador durante sua vida laboral. Portanto, ao fazer o pedido de aposentadoria no INSS, muitos já se perguntam: “Como saber se a aposentadoria foi aprovada? Minha aposentadoria foi aprovada, e agora?” Continue a leitura deste artigo para encontrar as respostas sobre o assunto e entender sobre o processo de aprovação da aposentadoria.
O que você vai ler neste artigo:
Para saber se o benefício foi aprovado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o próprio órgão oferece alguns meios de consulta.
O solicitante pode acessar o site ou aplicativo Meu INSS, fazer o login e ir até “Consultar Pedidos”, na tela inicial.
Mais uma forma de saber se o benefício INSS foi aprovado é pela Central de Atendimento 135.
Para saber se a sua aposentadoria foi aprovada, siga os passos abaixo no Meu INSS:
- Leia com atenção todos os detalhes sobre o processo. Na tela constarão todas as informações sobre o pedido.
Para te auxiliar na consulta, acompanhe a seguir um passo a passo de como fazer a verificação utilizando o aplicativo Meu INSS.
- Acesse o Meu INSS pelo site ou aplicativo;
- Clique em “Entrar com a conta Gov.br”;
- Informe seu CPF e senha. Em seguida clique em “Entrar”;
- Clique em “Consultar Pedidos”;
- Localize o pedido e clique em “Detalhar”;
Após realizar este último passo, constarão em tela informações sobre o andamento do processo, situação e providências a serem realizadas.
Entenda mais sobre: Desaposentação
Pela central telefônica do INSS, também é possível saber se a aposentadoria foi aprovada e quais providências deverão ser realizadas.
Ligando no telefone 135, a pessoa pode solicitar ao atendente que detalhe a situação do pedido.
Em algumas situações, o INSS também se comunica ativamente com o segurado. Caso ele já tenha acessado, essas notificações são enviadas pelo aplicativo Meu INSS.
Saiba também: O que são e tipos de benefícios previdenciários?
Caso não utilize o aplicativo e tenha informado o e-mail, a pessoa será avisada por ele sempre que a situação do requerimento mudar.
Em alguns casos, o envio de correspondências com informações sobre o pedido também é realizado pelo INSS.
Para saber se você está aposentado, a consulta pelo nome pode ser realizada pela central telefônica do INSS, ou seja, ligando para o número 135.
O comparecimento até uma agência do órgão também permite obter informações. Para isso, será necessário apresentar um documento de identificação.
Para saber se você está aposentado, é possível realizar a consulta pelo número do CPF de 3 formas diferentes. Acompanhe a seguir:
A própria pessoa que realiza o pedido de aposentadoria ao INSS pode acompanhar todo o processo.
O órgão informa que não é necessário contratar ou pedir ajuda a outras pessoas. Os serviços do INSS são gratuitos e dispensam intermediários.
Acompanhe a seguir como acompanhar o processo de aposentadoria:
- Acesse o Meu INSS pelo site ou aplicativo;
- Clique em “Entrar com Gov.br”. Retire as informações de autoria.