Onde posso tirar dúvidas sobre aposentadoria?
É só acessar o site do INSS clicando aqui, e informar qual é a sua situação, com tempo de contribuição e idade. Desta forma simples, é possível saber quanto tempo falta, ou quanto você já pode receber na aposentadoria rapidamente.
Como tirar uma dúvida no INSS?
O INSS foi criado em 1990 e desde então sofreu uma série de inovações. Presente em 1.684 municípios, hoje também conta com sua plataforma online onde é possível agendar atendimento, perícia, entre diversos outros serviços da Previdência.
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é o órgão do Governo Federal responsável pelo pagamento de benefícios previdenciários aos empregados sob regime CLT, MEI e contribuintes individuais.
Neste artigo, você vai aprender todas as formas de se conectar com o INSS, incluindo um passo a passo com os números de telefone do INSS para facilitar a sua organização na hora de marcar horários e solicitar benefícios e atendimentos do órgão.
Todas as pessoas seguradas pela previdência social podem ser atendidas pelo INSS, independentemente da forma de contato escolhida. Por telefone, é possível entrar em contato pelo número 135, e informando apenas o seu CPF, você vai conseguir consultar serviços e fazer agendamentos ligados à Previdência Social.
Tanto em atendimentos presenciais, como em atendimentos pelo telefone ou até pela plataforma online do INSS, apesar do CPF geralmente ser o suficiente, carregue sempre consigo os documentos e informações abaixo:
Pelo telefone, na central 135, é possível que você tenha aos seguintes tipos de serviço e solicitações:
Infelizmente, não. Hoje em dia não há mais um número 0800 para se entrar em contato com o INSS. Fique esperto, pois o antigo número, 0800 728 0191, não está habilitado para atender via Whatsapp.
Mas não se preocupe, você não precisa pagar por essa ligação. Basta realizá-la a partir de um telefone fixo e não haverá nenhuma taxa.
Outro detalhe muito importante quando se fala sobre as Centrais de Atendimento da Previdência. O INSS não faz contatos via Whatsapp, os contatos são feitos exclusivamente pelo número 135 ou pelo portal Meu INSS.
Fique atento, pois é comum que estelionatários abordem beneficiários da previdência social para aplicar golpes envolvendo seus dados pessoais e solicitação de benefícios.
Para entrar em contato pelo telefone é super fácil e preparamos um passo a passo para você conseguir falar com um atendente do INSS e tirar suas dúvidas:
Bem como o Whatsapp, atualmente não há a possibilidade de entrar em contato com o INSS a partir de chats e conversas online. A melhor forma de falar com o órgão é pelo telefone ou, então, indo presencialmente até a agência mais próxima de você.
O INSS utiliza o SMS para emitir alguns avisos, notificações e alertas sobre o andamento de serviços, solicitações e benefícios.
Fique atento, pois nunca são enviados links a essas mensagens de SMS. Em caso de dúvida, entre em contato com a central de atendimento do órgão, a partir do número 135.
O atendimento humano do INSS via telefone funciona das 07h às 22h, de Segunda a Sábado. Algumas informações básicas ainda podem ser esclarecidas via atendente virtual, no mesmo número.
Quem tem 58 anos e 15 anos de contribuição pode se aposentar?
A reforma da Previdência tem algumas regras de transição para quem já estava no sistema antes de 13 de novembro de 2019 que são atualizadas todo ano.
Uma delas é a regra dos pontos. Os pontos são a soma da idade com o tempo de contribuição. Para as mulheres, são 91 pontos em 2024 e para os homens, 101. É preciso ter 30 e 35 anos de contribuição em cada caso.
Outra transição é pela idade progressiva. Também é preciso ter tempos mínimos de contribuição e, em 2024, 58 anos e 6 meses se mulher; e 63 anos e 6 meses, se homem.
A transição simples por idade exige 62 anos para a mulher e 65 anos para o homem. Neste caso, o tempo de contribuição mínimo é de 15 anos.
E existe a regra do pedágio, que determina idade mínima de 57 anos para a mulher e de 60 anos para o homem, além de tempos de contribuição mínimos e o dobro do tempo que faltava para se aposentar no início da vigência da reforma.
Apresentação – Silvia Mugnatto
Qual número ligar para saber sobre aposentadoria?
O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) é a entidade responsável pela gestão da Previdência Social no Brasil. Quando uma pessoa tem o benefício aprovado para receber a aposentadoria, pensão, ou outros auxílios, ela ganha uma identificação única de dez números que serve para que consulte informações e detalhes do seu pagamento. Como se trata de um número extenso, é comum que esqueçam o documento. Por isso, a EXAME separou algumas formas de consultar o benefício do INSS pelo CPF, Cadastro de Pessoas Físicas.
É possível verificar o número do benefício do INSS de três formas:
- Com a integração da base de dados do Governo Federal, agora todos os acessos do site e aplicativo do INSS são feitos a partir do login e senha do Gov.br. Então, não há necessidade de utilizar a data de nascimento para consultar o benefício do INSS online, apenas o número de CPF.
- Para realizar a consulta do benefício do INSS, é importante ter em mãos um documento que possua o seu número de CPF, assim você poderá fornecer os dados corretamente para acessar as plataformas Meu INSS.
No site do INSS é possível consultar o número do benefício e o extrato de pagamentos. Veja o passo a passo:
Passo a passo para consultar o número do benefício no site do INSS.
Outra forma de consultar o número do INSS é no aplicativo Meu INSS (disponível para Android e IOS). Também é possível agendar serviços como perícias médicas e solicitação de benefícios. Veja o passo a passo:
Passo a passo para consultar o número do benefício no aplicativo Meu INSS.
Uma das formas para consultar o número do benefício é ligar na central de atendimento do INSS pelo telefone 135. O serviço está disponível de segunda a sábado das 7h às 22h (horário de Brasília). Será apenas necessário informar o número do CPF.
Para consultar o recurso no INSS não é necessário comparecer presencialmente em nenhuma agência. Para isso, basta acessar o aplicativo “Meu INSS” com os mesmos dados de login e senha cadastrados no momento da solicitação do requerimento e procurar pela opção “Consultar Pedidos”.
Você também pode consultar o status do seu requerimento e esclarecer dúvidas sobre o processo pelo telefone 135, que está disponível de segunda à sábado das 7 às 22 horas. Para utilizar esse e outros canais de atendimento, tenha em mãos documentos pessoais, como CPF, para facilitar a identificação.
De toda forma, para todos esses requerimentos, é fundamental seguir as orientações especificadas no INSS e estar atento às possíveis mudanças na legislação ou nos procedimentos do Instituto.
Como falar com um atendente do INSS?
O INSS foi criado em 1990 e desde então sofreu uma série de inovações. Presente em 1.684 municípios, hoje também conta com sua plataforma online onde é possível agendar atendimento, perícia, entre diversos outros serviços da Previdência.
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é o órgão do Governo Federal responsável pelo pagamento de benefícios previdenciários aos empregados sob regime CLT, MEI e contribuintes individuais.
Neste artigo, você vai aprender todas as formas de se conectar com o INSS, incluindo um passo a passo com os números de telefone do INSS para facilitar a sua organização na hora de marcar horários e solicitar benefícios e atendimentos do órgão.
Todas as pessoas seguradas pela previdência social podem ser atendidas pelo INSS, independentemente da forma de contato escolhida. Por telefone, é possível entrar em contato pelo número 135, e informando apenas o seu CPF, você vai conseguir consultar serviços e fazer agendamentos ligados à Previdência Social.
Tanto em atendimentos presenciais, como em atendimentos pelo telefone ou até pela plataforma online do INSS, apesar do CPF geralmente ser o suficiente, carregue sempre consigo os documentos e informações abaixo:
Pelo telefone, na central 135, é possível que você tenha aos seguintes tipos de serviço e solicitações:
Infelizmente, não. Hoje em dia não há mais um número 0800 para se entrar em contato com o INSS. Fique esperto, pois o antigo número, 0800 728 0191, não está habilitado para atender via Whatsapp.
Mas não se preocupe, você não precisa pagar por essa ligação. Basta realizá-la a partir de um telefone fixo e não haverá nenhuma taxa.
Outro detalhe muito importante quando se fala sobre as Centrais de Atendimento da Previdência. O INSS não faz contatos via Whatsapp, os contatos são feitos exclusivamente pelo número 135 ou pelo portal Meu INSS.
Fique atento, pois é comum que estelionatários abordem beneficiários da previdência social para aplicar golpes envolvendo seus dados pessoais e solicitação de benefícios.
Para entrar em contato pelo telefone é super fácil e preparamos um passo a passo para você conseguir falar com um atendente do INSS e tirar suas dúvidas:
Bem como o Whatsapp, atualmente não há a possibilidade de entrar em contato com o INSS a partir de chats e conversas online. A melhor forma de falar com o órgão é pelo telefone ou, então, indo presencialmente até a agência mais próxima de você.
O INSS utiliza o SMS para emitir alguns avisos, notificações e alertas sobre o andamento de serviços, solicitações e benefícios.
Fique atento, pois nunca são enviados links a essas mensagens de SMS. Em caso de dúvida, entre em contato com a central de atendimento do órgão, a partir do número 135.
O atendimento humano do INSS via telefone funciona das 07h às 22h, de Segunda a Sábado. Algumas informações básicas ainda podem ser esclarecidas via atendente virtual, no mesmo número.
Pode ligar para o 135 de celular?
São muitas as pessoas que ainda têm dúvidas sobre como ligar para o número 135 do celular, e nós preparamos um guia completo com tudo o que é necessário saber. Porém, antes de tudo, é importante falarmos especificamente para que serve essa ligação, e claro, de quem é o número 135.
Afinal de contas, o que é o número 135? É o telefone da Central de Atendimento do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) no Brasil. Um serviço telefônico disponibilizado pelo governo para atender a questões relacionadas à Previdência Social.
Por meio desse número, os cidadãos podem obter informações sobre benefícios, agendar serviços, esclarecer dúvidas e realizar diversas consultas relacionadas aos serviços previdenciários oferecidos pelo INSS.
Para ligar para o número 135, que é o telefone da Previdência Social, do seu celular, siga estas instruções básicas:
- Abra o aplicativo de telefone do seu celular: Geralmente, você pode encontrar o ícone do telefone na tela inicial do seu smartphone.
- Digite o número 135: Na barra de discagem do telefone, digite o número 135.
- Pressione o botão de chamada: Após digitar o número, pressione o botão de chamada (geralmente um ícone de telefone verde).
Lembrando que para ligar para o 135, você deve estar dentro do território nacional brasileiro. Se estiver fora do Brasil, o número pode não ser acessível ou ter um custo adicional.
O Instituto Nacional do Seguro Social é uma autarquia do governo federal brasileiro vinculada ao Ministério da Economia. Seu principal papel é administrar e operacionalizar o sistema de previdência social no país.
Conheça alguns dos principais papéis e responsabilidades:
- O INSS desempenha um papel fundamental na proteção social, garantindo o acesso a benefícios previdenciários e contribuindo para o bem-estar econômico dos cidadãos brasileiros.
O número do seu INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) é o NIT (Número de Identificação do Trabalhador) ou PIS (Programa de Integração Social), dependendo do vínculo empregatício. Para encontrar esses números basta seguir as seguintes instruções:
- Número do NIT (Número de Identificação do Trabalhador): O NIT é utilizado para quem não possui o PIS ou PASEP. Pode ser encontrado em documentos como a Carteira de Trabalho ou Cartão Cidadão. Também pode ser obtido em agências da Previdência Social.
- Número do PIS (Programa de Integração Social): Se você já teve emprego formal no setor privado, seu número do PIS está registrado na sua Carteira de Trabalho, no cartão do PIS ou em algum contracheque antigo. Caso tenha esquecido ou não encontre, você pode consultar esse número em uma agência da Caixa Econômica Federal, no site da Caixa ou pelo telefone de atendimento da Caixa, que é 0800 726 0207.
- Número do PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público): Se você já teve emprego público, o número do PASEP é equivalente ao PIS e está registrado em documentos como a Carteira de Trabalho ou em contracheques antigos. Caso não encontre, é possível obter essa inf.
Como faço para tirar dúvidas no INSS?
Publicado em
12/07/2023 15h06
Atualizado em
07/11/2023 17h24
O INSS possui uma rede de atendimento composta por diversos canais disponibilizados à população, como o site ou aplicativo Meu INSS e a central de atendimento pelo telefone 135.Para segurança dos cidadãos, o INSS nunca solicita dados por e-mail, nem faz atendimento pelos e-mails institucionais (@inss.gov.br), que são específicos para assuntos internos da instituição. O INSS somente entra em contato com os segurados nos casos de: remarcação de atendimento, concessão/negativa de benefício, comparecimento à Agência da Previdência Social (APS) e para cumprimento de exigência. Mesmo assim, o servidor informa os dados, não pede ao segurado.Informações sobre serviços e benefícios do INSS podem ser obtidas pelos canais de atendimento oficiais do INSS. Confira:
Meu INSS
Por meio da Central de Serviços, disponível por aplicativo de celular e também pelo site meu.inss.gov.br, o cidadão acessa quase 100 serviços digitais do INSS. No aplicativo é possível também fazer consultas, emitir extratos, realizar agendamentos e solicitar serviços. Quem não tem tanta intimidade com tecnologia ainda pode contar com a ajuda da Helô (assistente virtual), que, ali dentro, explica o passo a passo para todos os serviços.
Site
O portal do INSS, disponível na internet por meio do endereço www.inss.gov.br, disponibiliza ao cidadão diversos serviços online que dispensam o atendimento presencial, além de informações sobre benefícios e serviços. Através do portal, é possível requerer benefícios como pensão por morte, emitir o extrato de pagamento e realizar diversas outras consultas. Além disso, no espaço, são disponibilizadas informações, notícias, explicação dos serviços e comunicados importantes de interesse da população.
Telefone 135
A Central de Atendimento 135 foi criada com o propósito de ampliar o acesso da população aos serviços do INSS através de um canal de atendimento por telefone e funciona de segunda à sábado, das 7 às 22 horas – horário de Brasília.
Ouvidoria
O cidadão que queira fazer elogios, sugestões, solicitações diversas, denúncias e/ou reclamações pode ligar para o telefone 135 ou acessar o Fala.BR (https://falabr.cgu.gov.br/).
Confira nossas redes sociais:
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Qual o telefone que o INSS liga para as pessoas?
Para saber se o seu agendamento de exame presencial foi antecipado basta acessar o Meu INSS ou ligar gratuitamente para a Central 135, de segunda a sábado, das 7h às 22h
Publicado em 27/11/2023 14h13
Atualizado em 27/11/2023 14h30
A antecipação de perícias médicas para 9 mil cidadãos que aguardam exame há mais de 100 dias para concessão do Benefício de Prestação Continuada (BPC) para pessoa com deficiência está em andamento desde o último dia 20 de novembro. O contato para avisar que atendimento presencial foi antecipado é feito pelo aplicativo Meu INSS, pelo telefone da Central 135, que liga no número (11) 2135 0135, pelo e-mail ([email protected]), e SMS pelos números 29230, 27030 e 92716, que são números do Ministério do Desenvolvimento Social, ou ainda pelo “torpedo” do INSS: 28041.
Apesar dos esforços do INSS atender mais rapidamente essa parcela da população mais vulnerável, as faltas têm superado os agendamentos. Para se ter uma ideia, somente no dia 23 de novembro, das 79 pessoas que tiveram suas perícias médicas antecipadas, somente 18 compareceram. Se levarmos os dados desde que o programa iniciou, o número é maior: de 341 agendamentos, 91 compareceram. Ou seja, apenas 26,6%.
Para saber se o seu agendamento de perícia médica presencial foi antecipado basta acessar o Meu INSS ou ligar gratuitamente para a Central 135, de segunda a sábado, das 7h às 22h.
Lembre-se de levar para a avaliação pericial presencial o atestado, resultado de exames, laudos, receitas e demais documentos que possam auxiliar o perito. É preciso apresentar documento de identificação com foto. O não comparecimento na perícia médica poderá implicar na desistência ou indeferimento do pedido.
O resultado da perícia estará disponível online depois das 21 horas do dia que o atendimento foi realizado. No entanto, se mesmo assim ainda não sair dentro desse prazo, entre em contato com a Central 135 (segunda a sábado, das 7 às 22 horas no horário de Brasília) para obter mais informações.
Passo a passo
- Acesse o Meu INSS
- Clique em “Consultar Pedidos”
- Depois em “Detalhar”
Números de pessoas na fila
Atualmente, a fila de BPC tem mais de 409 mil pessoas, segundo dados de setembro. Desse total, mais de 256 mil aguardam há mais de 45 dias, que é o tempo máximo de espera.
A antecipação de perícia do benefício para pessoa com deficiência é mais uma medida do Programa de Enfrentamento à Fila da Previdência Social (PEFPS), que visa trazer todos os agendamentos para o prazo legal.
Quem tem direito
Pode requerer o BPC, pessoa com deficiência e renda familiar de até ¼ do salário-mínimo (R$ 330) per capita, calculada com as informações do Cadastro Único (CadÚnico). O valor do benefício é de um piso nacional (R$ 1.320).
Para receber o benefício não é necessário ter contribuído para o INSS. O segurado, no entanto, não tem direito ao 13º salário e o benefício não é revertido em pensão por morte.
Mantenha os dados em dia
Para agilizar serviços e benefícios