O que é o processo de Due Diligence?
Due Diligence significa a busca e a análise prévia de informações sobre uma empresa. O processo é essencial antes de concretizar novas parcerias, pois por meio dele as empresas podem avaliar e mitigar os riscos de se envolver em possíveis fraudes e irregularidades.
O combate à corrupção ganhou força recentemente na legislação brasileira e ações fraudulentas de empresas e intermediários começaram a ser questionadas e, cada vez mais, monitoradas por órgãos fiscalizadores e pela própria sociedade.
Com a Lei da Empresa Limpa, as organizações passaram a ter maior cuidado quando se trata da sua relação com terceiros. Isso porque essa legislação prevê a responsabilidade objetiva: quando uma empresa responde pelos atos de representantes da sua cadeia produtiva, inclusive do terceiro agindo em seu nome.
Sendo assim, conhecer e monitorar o panorama completo dos riscos se torna fundamental para conseguir mitigá-los em tempo.
Essa precaução dentro do contexto atual, em que lidamos com informações em abundância, é facilitada quando um processo de diligência é aplicado e, sobretudo, realizado de forma otimizada.
Neste artigo, explicaremos esse conceito e como aplicá-lo de maneira eficaz. Entenda melhor!
Esse termo em inglês significa “diligência devida” ou “diligência prévia”. A palavra diligência remete a cuidado, zelo, empenho e, também, a pesquisa e investigação.
Portanto, quando as informações de uma parceria ou de uma negociação em potencial são levantadas, é fundamental que ocorra o processo de diligência.
O processo envolve gestão de riscos e compliance, auditoria, previsão de cenários de negócios e identificação de oportunidades.
Normalmente, essa busca ocorre antes de uma negociação acontecer efetivamente e tem como objetivo avaliar terceiros, fornecedores e/ou associados.
Tal análise deve incluir, por exemplo, aspectos como área de atividade da empresa que será contratada, as possibilidades e perspectivas para o futuro do negócio e informações patrimoniais.
Quando se trata de um processo de fusão ou aquisição, até os valores envolvidos na negociação passam a ser definidos com mais assertividade a partir dos resultados encontrados na diligência.
Uma análise profunda mapeia todo o histórico de uma organização, não apenas no aspecto financeiro, mas, também, na esfera jurídica e no monitoramento de Pessoas Expostas Politicamente (PEPs) envolvidas com a instituição em questão.
Ao levarmos em conta que partes externas (parceiros, fornecedores e prestadores de serviço) podem representar uma fonte significativa de riscos para a sua empresa, o primeiro ponto é saber quem você está contratando e para qual objetivo.
Esses são questionamentos que muitas organizações consideram como “red flags” na hora de fazer uma diligência.
Mas é claro que as regras vão variar de empresa para empresa; tudo depende do setor que você atua e da legislação a qual está submetido.
A política de Know Your Customer (KYC), por exemplo, é uma medida obrigatória para todos os bancos e outras inst.
O que é auditoria de diligência?
A Auditoria Due Diligence, atualmente, é muito empregada em situações já que seu principal objetivo identificar os passivos que podem gerar impactos materiais sobre os negócios. Trata-se, então, de uma auditoria mais aprofundada do que a maioria, pois se constitui numa análise simultânea de aspectos financeiros, jurídicos, trabalhistas, contábeis, fiscais, ambientais, sociais e até tecnológicos da empresa.Portanto, esse processo é extremamente importante para o alicerce da confiabilidade e da governança corporativa de uma organização.Leia este conteúdo com atenção e saiba o que é essa auditoria diferenciada e porque ela pode ser vital para o seu negócio ou seus investimentos!
A Auditoria Due Diligence é uma ferramenta fundamental no mundo dos negócios, especialmente quando se trata de avaliar as condições de um investimento ou a saúde financeira de uma empresa antes de uma transação. Essa prática contábil detalhada é conduzida por profissionais especializados e tem como objetivo a análise e investigação aprofundada de todos os aspectos financeiros, legais e operacionais de uma organização.O processo de Due Diligence é essencial em diversas situações, como fusões, aquisições, parcerias empresariais e investimentos em geral, fornecendo uma base sólida de informações que auxilia os investidores e stakeholders a tomarem decisões mais informadas e seguras. Ao revelar detalhadamente a situação financeira, os riscos envolvidos, as oportunidades e as potenciais armadilhas de um negócio, essa auditoria permite que as partes interessadas compreendam integralmente o valor e as perspectivas da empresa em questão.
A realização de uma Auditoria Due Diligence contribui significativamente para a transparência e confiança nas negociações, minimizando surpresas indesejadas após a conclusão de um acordo. Além disso, ela oferece insights valiosos que podem ser decisivos para o sucesso de um investimento, assegurando que todas as partes envolvidas tenham uma compreensão clara dos termos, condições e implicações financeiras do negócio.Por meio de um estudo aprofundado dos aspectos ambientais, contábeis, trabalhistas, de saúde e segurança, previdenciários, jurídicos e patrimoniais da empresa, os auditores responsáveis conseguem realizar um diagnóstico completo e apresentar estratégias que certamente trarão melhorias globais ao seu negócio.Para isso, é essencial contar com a ajuda de profissionais qualificados e de confiança. É um trabalho complexo e que exige extrema organização e rigor metodológico, mas que certamente traz inúmeros benefícios, melhorando as estratégias de ação da companhia e permitindo passos mais seguros.
A Auditoria Due Diligence é muito importante para os dois lados do negócio: comprador e vendedor, mas possui finalidades diferentes para cada um. Entre as principais:1ª Etapa) Motivação: consiste na observação e relacionamento inicial do auditor com as equipes da empresa analisada, para conhecer o negócio, suas principais características e entender qu
Qual a diferença entre Due Diligence e compliance?
Due diligence e compliance são dois termos que andam de mãos dadas. Isso porque as empresas são cada vez mais pressionadas por investidores e autoridades pela adoção de agendas que mantenham a responsabilidade social e financeira (corrupção, lavagem de dinheiro e mão de obra escrava, por exemplo). Mas, apesar de relacionados, têm significados diferentes.
É crucial entender os conceitos de ambos (e também aqueles que os circundam) para estabelecer processos individuais seguros e éticos, mas também conceber uma cultura de transparência aplicada a todas as operações da empresa, para evitar perdas e mitigar possíveis riscos.
Então, se você quer entender as principais diferenças entre due diligence e compliance, sua relação e como se complementam, continue a leitura. Neste artigo, descubra essas e outras informações essenciais para prevenir e mitigar riscos corporativos.
Antes de entrar na explicação da diferença entre due diligence e compliance, vamos ao conceito individual de cada um dos termos.
Due diligence é um termo que, em português, é comumente traduzido como diligência prévia. Trata-se de um processo de análise e investigação que visa identificar as ameaças em uma possível parceria comercial.
Isso quer dizer que se adapta à necessidade, podendo se estender a clientes, fornecedores, fusões, aquisições, colaboradores, acionistas, investidores ou serviços terceirizados sob contrato.
Ou seja, antes de firmar um acordo ou realizar uma transação, esses stakeholders são minuciosamente examinados. Nesse diagnóstico são contempladas desde informações sobre a saúde financeira do negócio até sua conformidade legal.
Compliance (conformidade, em português) é um conjunto de políticas e práticas aplicadas dentro de uma empresa que garante que as operações atuem dentro dos padrões estabelecidos na regulamentação. Essas diretrizes podem ser tanto internas quanto externas (governamentais).
Ou seja, foca o cumprimento de padrões éticos acordados pelo código de conduta empresarial e a legislação, garantindo tanto uma cultura ética quanto uma situação de legalidade operacional.
Sua principal função é evitar perdas para o negócio ao mitigar riscos jurídicos, fiscais, financeiros, reputacionais, operacionais, entre outros.
Apesar de associados, existem diferenças fundamentais nos conceitos de due diligence e compliance.
Na due diligence são investigados dados específicos de uma transação ou evento para melhorar a capacidade de tomada de decisão. Já o compliance abarca uma série de processos com o intuito de melhorar continuamente os padrões de mitigação de risco, transparência e conformidade do negócio.
Assim sendo, pode se dizer que a diligência prévia é o principal procedimento aplicado à cadeia analítica dentro do ecossistema de compliance. Em outras palavras, o processo de diligência é complementar à política de compliance como um todo.
Modelos de diligência são frameworks de estruturas sistemáticas para realizar due diligence. Ou seja, metodologias re
O que significa o Due Diligence?
O due diligence é uma importante prática e essencial para o administrador que planeja investir em outra empresa. Uma operação desse tipo, como quase tudo no mundo do empreendedorismo, sempre vai envolver riscos, é claro. Mesmo assim, seria negligência pura não tomar nenhuma atitude para minimizá-los. O due diligence não elimina nenhum risco, mas tem o papel fundamental de munir o investidor com o máximo de informações possível sobre as ameaças e oportunidades que o negócio envolve.
Ao longo deste artigo, vamos abordar os seguintes tópicos:
- Due diligence é o processo em que são levantados vários tipos de informações sobre uma empresa que pode ser adquirida, fundida ou estabelecer parceria com outra organização.
- Essas informações envolvem a contabilidade, patrimônio, questões jurídicas, processos, atividades, tecnologia, recursos humanos, perspectivas futuras e muito mais.
- O resultado desse processo vai embasar a tomada de decisão: a partir do que foi levantado, vale a pena fechar o negócio? Os valores colocados são justos?
Trata-se de um trabalho sério, que deve ser feito com rigor e por profissionais especializados, sem pular etapas. Mas cuidado para não confundir com a auditoria, processo cujo foco geralmente é a adequação a normas e leis – portanto, tem um escopo diferente do due diligence.
Em português, o termo equivalente é diligência prévia. Diligência, nesse caso, nos remete ao termo utilizado pela Polícia Civil em operações de investigação com busca minuciosa, pesquisa e averiguação. Já a palavra prévia é aplicada pois o processo ocorre antes de o negócio ser fechado. Ou seja, investiga-se a situação da empresa para que, depois, a decisão seja tomada.
O mais comum, no entanto, é a utilização do termo em inglês, cujo significado literal é um pouco diferente, já que due significa adequado, devido, conveniente, justo.
Seja qual for o termo utilizado, é importante ressaltar que a investigação da diligência em questão não é forçada e nem feita escondida. Para que o due diligence seja realizado com correção, os encarregados precisam ter acesso a uma série de documentos em que constam as informações desejadas.
Quando um administrador deseja fazer seu negócio crescer, ele tem vários caminhos a seguir. Um deles é explorar um novo mercado, adquirindo uma empresa que já tem todo o know how na área, além de uma marca conhecida pelo público consumidor. A aquisição de outra companhia que atue exatamente na mesma área também pode servir ao propósito do crescimento. Nesse caso, são herdados clientes e aumenta-se a capacidade produtiva, sem falar no aprendizado gerado ao entrar em contato com os processos da antiga concorrente. Uma lógica parecida acontece na fusão, quando as duas organizações fazem uma sociedade, pois ambas percebem o mesmo benefício ao unir suas forças. Mesmo que não haja compra ou sociedade, duas empresas também podem atuar juntas por meio de uma parceria.