Quem é o consumidor digital?
Os Consumidores Digitais estão conectados na rede e compram seus produtos e serviços online, através de dispositivos tecnológicos. Saiba mais.
Graças ao avanço tecnológico, os consumidores têm cada vez mais poder de compra devido ao fácil acesso às opções disponíveis. Contudo, para as empresas isso se tornou um desafio, ao passo que aumentou as oportunidades de negócio.
Chamamos este novo perfil de cliente de Consumidores Digitais, por estarem presentes nas diversas mídias online e consumirem a partir delas. Entenda quem é esse consumidor, quais suas características, o que ele busca na internet e como conquistá-los!
Conforme um artigo do SEBRAE, o consumidor digital é a pessoa que adquire produtos ou serviços de forma online, através de uma rede da qual fazem parte colaboradores e fornecedores, que se relacionam por meio das redes sociais, sites e dispositivos tecnológicos.
Atualmente, os consumidores digitais são cada vez mais comuns devido ao crescimento do marketing digital e dos conteúdos online. Neste novo cenário, o perfil do consumidor mudou e, com isso, as empresas tiveram que se adaptar a esses novos tipos de clientes.
O consumidor digital não está em busca apenas da praticidade da compra online, mas sim da experiência como um todo ao longo da sua jornada de compra. Para garantir essa vivência, é fundamental conhecer bem o perfil do seu público-alvo para entender quais são as suas expectativas e dores que podem ser sanadas pela solução que sua empresa oferece.
Tudo isso contribui para garantir o sucesso do cliente digital e também é importante para estabelecer uma conexão com a sua persona, a fim de fortalecer o relacionamento com os clientes.
É possível obter algumas informações dos consumidores digitais através de uma estratégia data driven, capaz de fazer uma análise dos rastros digitais deixados pelos usuários ao navegar na rede. Esses dados podem ser convertidos em números, que analisados de forma estatística atuam como métricas importantes.
Além disso, é importante avaliar o perfil do público, seja através do seu comportamento, como também por meio de pesquisas. Ao conhecer melhor os consumidores digitais, a empresa pode aprimorar o atendimento ao cliente, garantir sua satisfação e oferecer uma experiência personalizada.
Confira a seguir algumas características dos consumidores digitais, também conhecidos como consumidores 4.0:
- Essa é uma característica bem comum dos consumidores atuais, acostumados a ter suas expectativas supridas devido à variedade de opções no mercado. Para esse cliente, não basta a marca oferecer um bom produto com um preço competitivo, ela também precisa ter um posicionamento alinhado com o que o público acredita.
- Atualmente, as pessoas esperam encontrar marcas humanizadas, que atuem em prol de causas importantes e tenham uma identidade forte, para estabelecer assim uma conexão genuína com o público.
- Outra característica marcante do consumidor digital é a curiosidade, o que faz com que ele queira saber o máximo possível.
O que é o consumo digital?
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Mercado e Vendas | COMÉRCIO ELETRÔNICO
Cresce o número de consumidores digitais no comércio. Estratégias de vendas no comércio eletrônico potencializam nova forma de consumo. · 12/07/2021 · Atualizado em 12/07/2021
Em virtude do avanço da tecnologia o usuário tem acesso a um amplo conteúdo disponibilizado na internet, o que influencia na forma de consumo estabelecido por ele. Algumas empresas já atuam no mercado apenas de forma online ou iniciam a partir dele incentivando a interação no espaço virtual.
O consumidor digital é aquele que adquire produtos ou serviços através de uma rede on-line, ele também tem acesso a uma rede de colaboradores, fornecedores e relacionamento em sua maioria por meio das redes sociais, sites e dispositivos tecnológicos.
Atualmente com a crescente jornada de conteúdos digitais, aumentou o número de consumidores através dessas plataformas. Existem diversas formas de busca e compra de produtos na internet e entender o perfil do consumidor de acordo com o segmento da empresa é ideal para estabelecer um relacionamento e uma conexão com o cliente.
O consumidor digital busca além das facilidades que um ambiente on-line oferece, pontos como uma navegação intuitiva, qualidade e descrição de produtos, análise de consumidores bem como feedback dos próprios usuários faz com que o potencial consumidor tenha um interesse contínuo.
Para um ambiente digital alcançar os clientes com êxito pode ser utilizado estratégias como: marketing de atração que consiste na forma de captar e fidelizar o consumidor, promovidos em blogs, sites, vídeo, e-Books (livros digitais), newsletters (aviso ou boletim informativo), Landing Page (tabela on-line voltada para conversão de visitantes) entre outras estratégias utilizados na publicidade.
Vale ressaltar que mesmo com o crescimento do espaço on-line, deve-se levar em consideração que o consumo pela internet não alcança 100% do público, pois de acordo com IBGE (2021) o Brasil tem 40 milhões de pessoas que não usam a rede, desta forma o consumidor tradicional permanece presente no mercado.
Saiba mais Visto que o mercado digital cresce consideravelmente, as oportunidades de venda aumentam em conjunto. Nesse portal é possível navegar por amplos conteúdos de mercado, venda, inovação, gestão e finanças, assim como disponibiliza cursos gratuitos e on-line para aprofundar nas informações sobre internet, e-commerce, ferramentas e técnicas de vendas.
Marketing digital para o empreendedor
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Estratégias de vendas para o comércio eletrônico
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Quais são as principais características do consumidor na era digital?
Não há como negar que a vida hoje é mais agitada do que nunca. Em meio a essa realidade tão dinâmica e repleta de inovações, entender o comportamento do consumidor digital pode ajudar no processo de adaptação do seu negócio, principalmente quando falamos na mistura do online com o offline.
Para desenvolver soluções e criar produtos que atendam a um público que se transforma em um ritmo nunca visto antes, é necessário entender as principais necessidades dessas pessoas. Se você deseja se destacar no mercado e se tornar referência, continue a leitura e veja como fazer boas escolhas de marketing para o consumidor digital.
O consumidor digital é aquele que já conhece os recursos de pesquisa, procura soluções, confere a avaliação de outros usuários, faz suas compras online e valoriza diversos aspectos da experiência digital como um todo.
O comportamento de consumo atual é resultado de um longo caminho de transformações do mercado e das próprias pessoas. Nas gerações mais antigas, os interesses do consumidor eram simples e as opções de compra limitadas. Hoje, compradores se defrontam com uma grande quantidade de empresas, produtos e informações. Assim, fica mais difícil saber qual é a melhor opção na hora de comprar, certo?
O consumidor digital, porém, já sabe o que quer: personalização, humanização e praticidade nas compras. O foco desse público está no comportamento das marcas, nas estratégias de responsabilidade ambiental adotadas e várias outras características que não são observadas nos consumidores de antigamente. Em resumo, podemos citar:
- Personalização
- Humanização
- Praticidade nas compras
Entender quais são as melhores estratégias e como fazer marketing para o consumidor na era digital é essencial para ter bons resultados. Para ajudar você com isso, separamos algumas dicas. Veja mais!
O primeiro passo para desenvolver boas estratégias de marketing é ter uma persona bem definida. Ou seja, você deve saber quais são as características do seu cliente ideal e entender aspectos relacionados ao comportamento dele.
Por exemplo, imagine que o consumidor de sua loja seja das gerações x, y, ou z. Assim, você deve acompanhar seus hábitos, o que eles desejam, seus valores e quais são os problemas e dores nas quais você pode ajudar.
Para desenhar sua persona, vale a pena usar os dados de vendas passadas. Assim, é viável segmentar suas ofertas e fazê-las de forma personalizada. Além disso, você estreita a relação com o seu cliente e dá um passo a mais na fidelização. Neste passo, conte com o nosso apoio e utilize a nossa ferramenta gratuita para criar sua persona.
Bons conteúdos são essenciais para garantir que sua empresa tenha resultados mais eficientes com as ações de marketing. Desse modo, a partir do momento em que você entende o perfil do consumidor online brasileiro, é factível criar ações personalizadas que fazem realmente sentido.
Com uma boa estratégia e personalização, você aumenta sua presença digital e garante seu espaço em um mundo em crescimento. Desse modo, vale a pena criar conteúdos de qualidade e que a.
Como é o comportamento do consumidor digital?
Vivemos tempos agitados, não há como negar isso. No passado breve, as tendências anunciadas por escritores e acadêmicos se mantinham válidas por décadas. Hoje, por outro lado, nos deparamos com um mundo que se transforma a cada instante, obrigando pessoas e organizações a se adaptar em um ritmo e intensidade nunca vistos antes.
Em meio a uma realidade tão dinâmica e um mercado moldado por soluções disruptivas, o que esperar do comportamento do consumidor digital, cujos mundos online e offline se misturam em uma só experiência? Entender o contexto atual já é um grande passo na compreensão do foco que tem sido tomado pelas marcas de sucesso, principalmente dentro das estratégias de Marketing Digital.
Neste artigo, vamos nos aprofundar no assunto para não restarem mais dúvidas sobre o que o mercado e seus clientes esperam de você. Veja o que discutiremos nos próximos parágrafos:
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Bateu a curiosidade? Então, continue conosco para conferir!
Entender o comportamento do consumidor digital é essencial para compreendermos o impacto das mudanças culturais, econômicas e tecnológicas na vida de todos, seja na rotina das empresas, seja no dia a dia das pessoas.
Se este não é o primeiro conteúdo que consome sobre Marketing, você deve estar acostumado a se deparar com a máxima: conheça o seu público. Esse conselho (que para muitos já virou jargão) nos diz que o consumidor deve ser o centro da estratégia, e esse é um dos pilares das práticas de mercado modernas.
Com uma oferta tão vasta em um ambiente onde limitações geográficas não existem e as opiniões de usuários têm mais força que a publicidade, quem dita as regras do jogo são os consumidores. Dessa forma, saem na frente as empresas que adaptam suas soluções, seu atendimento, sua promoção e sua comunicação aos hábitos, necessidades e valores dessas pessoas.
Esse fato se reflete até nas grandes companhias do varejo, que apostam em ações cada vez mais personalizadas. Também nos ajuda a entender por que as velhas descrições de público-alvo soam antiquadas diante da ascensão das brand e das buyers personas.
Essas e várias outras constatações se inserem em um momento batizado de Marketing 4.0. Esse conceito nos serve como ponto de partida para conhecer o consumidor digital.
O conceito popularizado por Philip Kotler faz referência à chamada Indústria 4.0, um esforço que visa à modernização e à otimização dos processos computacionais, industriais e administrativos em diferentes países.
Ambos os termos são uma resposta para o movimento global intitulado Transformação Digital. Essa iniciativa, entre várias outras propostas, prevê a adaptação dos negócios para os novos padrões de comportamento da sociedade, que surgiram a partir da ascensão das tecnologias digitais.
Mas o que, de fato, é o Marketing 4.0? Primeiramente, precisamos rever brevemente as fases anteriores do processo, pois o seu conceito não é isolado, ele é uma extensão dos demais. Veja só:
Por fim, temos o Marketin”.
Qual o perfil do consumidor digital?
Criar relacionamentos, atrair novos negócios e desenvolver a identidade de uma marca. O Marketing Digital desponta como um conjunto de ferramentas, executado online com o objetivo de potencializar resultados.
O alcance das ferramentas digitais e as constantes inovações tecnológicas possibilitaram o cruzamento de informações complexas, que revelou um novo perfil dos compradores online.
Quem é o seu público-alvo? Para quem você está vendendo? Como você oferece o seu produto no mercado? São apenas algumas perguntas que o Marketing Digital pode responder, gerando resultados significativos e uma audiência qualificada e fiel.
O comportamento do consumidor na internet
O consumo online é uma tendência que veio para ficar. Os constantes avanços tecnológicos, o acesso móvel, os aplicativos, a inclusão digital e o crescimento da internet são fatores que tendem a fortalecer essa modalidade de compra.
As pessoas buscam comodidade, segurança, bons produtos, preço e marcas preocupadas com a satisfação do cliente. O consumidor levou o desejo de ser bem atendido nas lojas físicas para o universo digital.
Compras na rede: um lugar para todas as tribos
Com o passar do tempo, o receio de comprar pela internet foi ficando de lado. O brasileiro é um verdadeiro entusiasta deste tipo de modalidade de consumo. Nem mesmo a famigerada crise diminuiu a ascensão vertiginosa do e-commerce no país, pelo contrário: o cenário digital ganhou ares de celeiro de oportunidades, concentrando bons resultados em vendas nos últimos tempos.
Segundo dados da Ebit Buscapé, houve um crescimento de 3% no volume de pedidos, em 2015. Com isso, o e-commerce brasileiro movimentou R$ 41,3 bilhões, valor que representa um aumento nominal de 15,3%, se comparado ao registrado em 2014.
A internet deixou de ser uma ferramenta voltada para o público adolescente ou jovem. A democratização dos meios digitais, a pulverização tecnológica e o avanço das redes sociais revelaram um novo perfil de consumidor, muito mais heterogêneo e, com um forte comportamento de pesquisa – pessoas atentas aos atributos de um produto/serviço e na experiência de outros usuários que adquiriram o bem.
A vez do Mobile Commerce
Uma pesquisa realizada pelo Instituto Nielsen revelou que os brasileiros de todas as classes sociais preferem o Wi-Fi para se conectar à internet. Dentre os motivos, estão o baixo custo e a mobilidade encontrada para se conectar. Esses dados vêm ao encontro de um outro número significativo: quase 80 milhões de usuários de smartphones do país.
Com a preferência pelos dispositivos móveis, é importante que as empresas invistam em sites cada vez mais amigáveis, ou seja, responsivos a todos os tipos de plataformas. Isso potencializa a chance de compra e melhora a experiência do usuário.
Se o seu comprador em potencial está na web, utilizando celulares ou tablets, identifique estratégias e meios para conversar diretamente com ele a partir deste cenário e contexto. Com uma mensagem assertiva, convincente e própria para cada mídia.
O que é um consumidor digital?
Os Consumidores Digitais estão conectados na rede e compram seus produtos e serviços online, através de dispositivos tecnológicos. Saiba mais.
Graças ao avanço tecnológico, os consumidores têm cada vez mais poder de compra devido ao fácil acesso às opções disponíveis. Contudo, para as empresas isso se tornou um desafio, ao passo que aumentou as oportunidades de negócio.
Chamamos este novo perfil de cliente de Consumidores Digitais, por estarem presentes nas diversas mídias online e consumirem a partir delas. Entenda quem é esse consumidor, quais suas características, o que ele busca na internet e como conquistá-los!
Conforme um artigo do SEBRAE, o consumidor digital é a pessoa que adquire produtos ou serviços de forma online, através de uma rede da qual fazem parte colaboradores e fornecedores, que se relacionam por meio das redes sociais, sites e dispositivos tecnológicos.
Atualmente, os consumidores digitais são cada vez mais comuns devido ao crescimento do marketing digital e dos conteúdos online. Neste novo cenário, o perfil do consumidor mudou e, com isso, as empresas tiveram que se adaptar a esses novos tipos de clientes.
O consumidor digital não está em busca apenas da praticidade da compra online, mas sim da experiência como um todo ao longo da sua jornada de compra. Para garantir essa vivência, é fundamental conhecer bem o perfil do seu público-alvo para entender quais são as suas expectativas e dores que podem ser sanadas pela solução que sua empresa oferece.
Tudo isso contribui para garantir o sucesso do cliente digital e também é importante para estabelecer uma conexão com a sua persona, a fim de fortalecer o relacionamento com os clientes.
É possível obter algumas informações dos consumidores digitais através de uma estratégia data driven, capaz de fazer uma análise dos rastros digitais deixados pelos usuários ao navegar na rede. Esses dados podem ser convertidos em números, que analisados de forma estatística atuam como métricas importantes.
Além disso, é importante avaliar o perfil do público, seja através do seu comportamento, como também por meio de pesquisas. Ao conhecer melhor os consumidores digitais, a empresa pode aprimorar o atendimento ao cliente, garantir sua satisfação e oferecer uma experiência personalizada.
Confira a seguir algumas características dos consumidores digitais, também conhecidos como consumidores 4.0:
- Essa é uma característica bem comum dos consumidores atuais, acostumados a ter suas expectativas supridas devido à variedade de opções no mercado. Para esse cliente, não basta a marca oferecer um bom produto com um preço competitivo, ela também precisa ter um posicionamento alinhado com o que o público acredita.
- Atualmente, as pessoas esperam encontrar marcas humanizadas, que atuem em prol de causas importantes e tenham uma identidade forte, para estabelecer assim uma conexão genuína com o público.
- Outra característica marcante do consumidor digital é a curiosidade, o que faz com que ele queira saber o máximo possível.
Quais são os perfis de consumidor?
Entender quais são os tipos de consumidores do mercado é um desafio para novos empreendedores que precisam atingi-los e cativá-los para, assim, obter sucesso. É comum enxergar donos de negócios e até mesmo Analistas de Marketing buscando mergulhar diretamente em metodologias complexas e com grandes resultados comprovados de primeira. No entanto, o melhor caminho a se percorrer é compreender, inicialmente, de forma clara e exata, quais são os tipos de consumidores que serão atraídos para o seu produto e serviço. Assim, será possível traçar uma melhor jornada para eles.
Atualmente o mercado acredita que existam, de maneira geral, cinco tipos de consumidores. Neste artigo queremos te apresentar todos eles e a melhor forma de atraí-los com boas estratégias. Quer aprender? Siga a leitura!
Quando falamos em economia e empreendedorismo, um consumidor é, em suma, toda pessoa física ou jurídica que obtém, por meio da compra, produtos e serviços para seu consumo. Ou seja, todos nós somos consumidores. No entanto, todos nós somos diferentes.
É nesse momento que entra o conceito de perfil dos consumidores, ou tipos de consumidores que, nada mais é, que uma soma de atributos, comportamentos e valores que podem ser observados em um específico público.
Portanto, os tipos de consumidores não são inventados ou baseados em “achismos”. Na realidade, eles são resultados de muitas pesquisas e observações. Os cinco tipos de consumidores mais populares e aceitos são:
- Iniciador
- Influenciador
- Decisor
- Comprador
- Usuário
Se você trabalha como Analista de Marketing ou áreas similares e de vendas, provavelmente compreende que entender o tipo de consumidor que compra o seu produto influencia, diretamente, na criação e otimização das estratégias de marketing de uma empresa. Além de impactar nas vendas e no atendimento.
Sendo assim, dominar o tipo de consumidor que terá contato com o seu serviço e/ou produto te ajudará a convencer o seu público de que você e o seu negócio são a melhor solução para ele.
Além disso, entender bem os tipos de consumidores poupará tempo da sua equipe de marketing: eles não precisarão gastar recursos e criatividade buscando alcançar um público que não é vantajoso para a sua empresa. Ou seja, eles colocarão esforços em pessoas com mais chances de fecharem negócio com vocês.
Quer mais vantagens? Algumas delas são:
- Redução de custos de marketing;
- Melhor segmentação de mercado;
- Otimização das estratégias de venda;
- Entendimento do comportamento do consumidor;
- Aumento da eficiência no processo de vendas;
- Melhoria na experiência do cliente.
Você já sabe que os tipos de consumidores são cinco: o Iniciador, Influenciador, Decisor, Comprador e Usuário. No entanto, cada um deles é específico e tem comportamentos divergentes. Por isso, chegou a hora de mergulharmos, juntos, em todos eles.
Os tipos de consumidores iniciam com ele, o Iniciador. Como o próprio nome já diz esse consumidor é aquele que irá dar a sugestão de compra de um serviço ou produto.
O seu comportamento é fortemente influenciado pelos mais diversos tipos de propagandas: nas redes sociais, na TV ou até mesmo em outdoors. O Iniciador identifica a necessidade daquele determinado produto ou serviço.
Um exemplo clássico: uma criança, assistindo TV, vê a propaganda de um novo modelo d”.