Sumário

Entre em contato com um especialista

    Como um advogado criminal pode ajudar a proteger seus direitos

    como um advogado criminal pode ajudar a proteger seus direitos

    Como deve agir um advogado criminalista?

    Não temos uma definição única e objetiva do que é ser um bom advogado criminalista, pois isso depende de vários fatores, como a formação, a experiência, a reputação, a especialização, a ética, a criatividade e a capacidade de comunicação do profissional. Além disso, o conceito de bom advogado pode variar de acordo com o tipo de caso, o perfil do cliente, o resultado esperado e a avaliação pessoal de cada um.

    No entanto, é possível identificar algumas características e habilidades que são importantes para um bom advogado criminalista, como:

    • Conhecimento jurídico sólido
    • Capacidade de análise e interpretação das leis
    • Domínio do processo penal
    • Capacidade de argumentação e persuasão
    • Capacidade de investigação e coleta de provas
    • Conhecimento das técnicas de interrogatório

    Essas são algumas das características e habilidades que podem contribuir para a excelência na defesa criminal. No entanto, cabe ressaltar que não existe uma fórmula pronta que determine o que é um bom advogado criminalista. Cada profissional tem suas qualidades e seus defeitos, seus pontos fortes e seus pontos fracos, seus sucessos e seus fracassos.

    O que um advogado criminal defende?

    O advogado criminalista é o profissional formado em Direito e inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), cuja especialização está concentrada em uma área do Direito Público muito específica: o Direito Penal. A partir do momento em que o advogado tiver em mãos sua carteira da OAB, haverá diferentes áreas em que poderá atuar. Uma delas é como advogado criminalista.

    O advogado criminalista é o profissional que atua no processo penal, em defesa dos direitos do acusado. Mas sua atuação não se resume a apresentar petições e comparecer a audiências. O profissional precisa garantir que os direitos do seu cliente sejam preservados e ter amplos conhecimentos técnicos e práticos nos procedimentos da área.

    Diante disso, abordaremos tudo sobre a carreira de advogado criminalista neste artigo. Confira!

    O que faz um advogado criminalista?

    O advogado criminalista é o profissional graduado em Direito, aprovado e inscrito na OAB, que atua em defesa dos direitos de cidadãos que estão sendo acusados pela prática de um crime. Independente de seu cliente ser culpado ou inocente, é papel do advogado criminalista garantir que tenha um julgamento justo, sendo preservados os direitos do acusado ao longo de todo trâmite processual, a fim de que não incorram em ilegalidades ou prejuízos para o indivíduo.

    Para ser um advogado criminalista, é preciso ser graduado em Direito em uma faculdade autorizada pelo Ministério da Educação, e passar na prova da OAB, realizar sua inscrição no órgão da classe e obter a carteira profissional.

    É importante que o advogado tenha amplo conhecimento na área penal, tanto acadêmico, quanto técnico e prático, envolvendo o Código Penal, Código Processual Penal e leis extravagantes que envolvam crimes, como a Lei de Contravenções Penais, Lei Maria da Penha, Lei das Drogas, Lei dos Crimes Ambientais, entre outras.

    Além da formação necessária, advogado que atua na área criminal também deve desenvolver algumas habilidades comportamentais, tais como:

    • Comunicação eficiente;
    • Capacidade de persuasão;
    • Raciocínio lógico;
    • Análise crítica;
    • Ética profissional.

    Perante a sociedade, a figura do advogado criminalista torna-se de extrema importância e relevância, pois é esse profissional que deverá garantir que os procedimentos legais e éticos sejam aplicados em um processo penal, a fim de que não ocorra nenhuma ilegalidade e que os direitos dos cidadãos sejam respeitados. Embora lide diretamente com crimes, é seu objetivo atuar em prol dos direitos e garantias fundamentais dos acusados, de modo que, mesmo que eles tenham praticado um delito, todo o seu julgamento passe pelos procedimentos corretos e justos.

    Dito isso, o advogado criminalista deverá coibir injustiças e contribuir para que seus clientes sejam julgados dentro da legalidade, de modo que tenham o enquadramento correto do crime e a pena correta aplicada, ou alcancem a inocência, de acordo com o caso.

    Como visto, o advogado criminalista atua em defesa dos clientes que estão sendo acusados da prática de algum crime. Diante disso, sua atuação será bastante analítica e dinâmica.

    Como um advogado pode ajudar as pessoas?

    O advogado é o profissional que concluiu o curso bacharel de Direito e é habilitado para prestar serviços legais. Eles lidam com muitos tipos diferentes de leis, incluindo direito civil, penal, comercial, trabalhista, tributário e de família.

    Este profissional é responsável pela representação de seus clientes frente às cortes e tribunais. Eles trabalham para defender os direitos e interesses de seus clientes e ajudá-los a obter uma decisão favorável. Para isso, os advogados estudam as leis e apontam o que é o melhor para o cliente.

    Os advogados também são responsáveis por ajudar seus clientes a compreender as leis e normas relevantes para seus casos. Eles também dão conselhos de âmbito legal e orientam os clientes sobre como proceder de acordo com a lei.

    Os advogados também são responsáveis por preparar documentos, tais como contratos, petições, recursos, acordos e outros documentos relacionados ao processo judicial.

    Sua atuação também envolve a realização de pesquisas jurídicas para determinar se o caso de seu cliente tem chances de êxito. Eles também são responsáveis por conversar com as partes envolvidas para determinar como o caso pode ser resolvido.

    O profissional advogado possui o título de doutor. A titulação remonta ao Primeiro Império, época em que, por decreto, o imperador conferiu, aos profissionais oriundos das Ciências Jurídicas, a alcunha.

    No Brasil, comemora-se a atuação do advogado no dia 11 de agosto, data denominada de Dia do Advogado. A celebração leva em conta as atribuições dos profissionais da área e remonta ao Primeiro Império no Brasil.

    Um advogado é um profissional que trabalha no campo do direito, representando indivíduos, empresas ou organizações em questões legais. O trabalho de um advogado começa com a análise do caso e a pesquisa de leis e precedentes relevantes. Eles se comunicam com seus clientes para entender os fatos e circunstâncias do caso e discutir as opções disponíveis.

    O advogado de defesa então prepara documentos legais, como petições, moções e ações judiciais, e apresenta-os aos tribunais ou outras autoridades competentes. Eles também podem negociar acordos com a outra parte, representar seus clientes em audiências e julgamentos, e fornecer aconselhamento jurídico contínuo.

    Além disso, os advogados também são responsáveis por manter-se atualizados com as mudanças na legislação e regulamentação e interpretar o impacto dessas mudanças para seus clientes. Eles também podem aconselhar empresas em questões relacionadas à conformidade regulatória e gerenciamento de risco.

    A atuação do advogado envolve atividades de advocacia e de consultoria jurídica. Ambas as denominações se referem a atuações distintas. Isso porque a advocacia envolve representar e defender os interesses legais de clientes em processos judiciais ou administrativos. Já a consultoria jurídica envolve fornecer aconselhamento e orientação jurídica a indivíduos, empresas.

    Qual a importância do advogado criminalista para a sociedade?

    O advogado criminalista é a pedra fundamental da defesa dos direitos dos cidadãos ante a face autoritária e muitas vezes ilegal do Estado-acusador.

    Veja mais
    Sobre aposentadoria do inss

    Qual é a nova regra da aposentadoria do INSS? Reforma da Previdência, em vigor desde 2019, trouxe alterações nos requisitos para pedir aposentadoria Publicado em

    Leia mais >
    Sobre aposentadoria

    Quais as regras para se aposentar hoje? Reforma da Previdência, em vigor desde 2019, trouxe alterações nos requisitos para pedir aposentadoria Publicado em 05/01/2024 13h18

    Leia mais >
    Abrir bate-papo
    Fale com um especialista!
    Olá 👋 , tudo bem ?
    Parece que você está precisando de ajuda! Estamos aqui para ajudá-lo a resolver qualquer dúvida ou problema que esteja enfrentando. Clique aqui para falar com um dos nossos especialistas e encontrar a solução que você precisa. Não hesite, estamos prontos para ajudar!