Sumário

Entre em contato com um especialista

    Como saber se minha cnh foi suspensa

    COMO SABER SE MINHA CNH FOI SUSPENSA

    Como saber se minha carteira de habilitação foi suspensa?

    A carteira provisória é um documento emitido pelos órgãos de trânsito para os motoristas que acabaram de obter sua primeira habilitação. Ela é conhecida como Permissão para Dirigir (PPD) e tem validade de 12 meses a partir da data de emissão.

    A PPD não possui limite de pontos e as infrações leves cometidas ficam sem efeito punitivo ou impeditivo para a obtenção da CNH definitiva. Em outras palavras, a quantidade de infrações leves cometidas não tem qualquer impacto no processo de obtenção da carteira definitiva.

    Após o período de um ano, o condutor pode requerer a troca da carteira provisória pela definitiva, desde que não tenha cometido infrações graves de trânsito.

    Para obter a Permissão para Dirigir (PPD), que é a carteira de habilitação provisória no Brasil, é necessário seguir os seguintes passos:

    1. Realizar a inscrição em uma autoescola credenciada ao Detran (Departamento Estadual de Trânsito).
    2. Realizar o curso teórico-técnico de direção veicular, com carga horária mínima de 45 horas.
    3. Realizar o exame teórico, composto por questões de múltipla escolha.
    4. Realizar as aulas práticas de direção veicular, com número mínimo variável conforme a categoria de habilitação desejada.
    5. Realizar o exame prático de direção e, se aprovado, receber a Permissão para Dirigir (PPD).

    É necessário estar em dia com as obrigações eleitorais e militares, além de apresentar documentos como RG, CPF e comprovante de residência durante o processo de obtenção da PPD.

    Para obter a primeira habilitação ou Permissão para Dirigir (PPD) no Brasil, é necessário preencher alguns requisitos estabelecidos pelo Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN).

    A idade mínima para iniciar o processo de habilitação pode variar de acordo com a categoria da habilitação desejada. Por exemplo, é necessário ter 18 anos completos para categoria A (motos) e 18 anos para categoria B (carros), desde que o candidato já tenha a Permissão para Dirigir (PPD).

    O exame PPD (Permissão para Dirigir) é um exame de avaliação de habilidades de condução veicular realizado pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) do Brasil. Esse exame é obrigatório para quem está tirando a primeira habilitação e deseja obter a Permissão para Dirigir, que é a carteira de habilitação provisória.

    Quanto tempo demora o processo de suspensão da CNH?

    Notificado da instauração do processo de suspensão, o motorista pode apresentar sua defesa ao Detran-SP por escrito até a data-limite que consta na carta enviada pelo órgão. A data-limite sempre dá um prazo de pelo menos 30 dias a partir da entrega da correspondência para o condutor apresentar a defesa. Se não concordar com o resultado ou não tiver apresentado defesa, o motorista pode recorrer em 1ª instância à Junta Administrativa de Recursos de Infrações do Detran-SP, Jari (veja detalhes abaixo, no campo Passo a passo). O recurso deve ser feito por escrito.

    Prazos

    • Para quem discorda – 30 dias após o resultado da defesa.
    • Para quem não apresentou defesa – até a data-limite informada em uma segunda notificação enviada pelo Detran-SP. A data-limite dá um prazo de no mínimo 30 dias, contados a partir da entrega dessa correspondência.

    Caso o recurso à Jari também seja indeferido (recusado), o condutor poderá recorrer em 2ª instância ao Conselho Estadual de Trânsito, Cetran/SP (veja detalhes abaixo, no campo Passo a passo). O recurso deve ser feito por escrito e entregue em até 30 dias a partir do resultado da Jari. Se todos os recursos forem indeferidos, a penalidade de suspensão do direito de dirigir será aplicada.

    Contagem de pontos:

    Motorista que exerce atividade remunerada A penalidade de suspensão informada acima será aplicada quando o motorista atingir a contagem de 40 pontos, independentemente da natureza das infrações, facultado ao interessado participar de curso preventivo de reciclagem sempre que, em 12 meses, atingir 30 pontos na CNH.

    Faça pela Internet
    Faça pelo APP

    Para elaborar a defesa/recurso

    • O próprio motorista, ou por meio de um procurador ou advogado.

    Para entregar a defesa/recurso na unidade

    • Qualquer pessoa.

    Precisa de ajuda?
    Selecione as opções abaixo de acordo com quem vai solicitar a defesa ou recurso:

    Atenção:

    Não deixe para enviar seu recurso na última hora!
    Você fica sujeito a imprevistos como dúvidas, indisponibilidade ou oscilações de sistemas e da internet.
    Os prazos não serão prorrogados.

    Inclusão de procurador no cadastro pelo motorista

    Acesso do procurador

    • CNH registrada na Capital: por carta registrada com aviso de recebimento, para o seguinte endereço.
    • CNH registrada em outra cidade do Estado de São Paulo: por carta registrada com aviso de recebimento, endereçada ao setor responsável.

    É possível ver se na CNH digital se ela está suspensa?

    Quando se excede o limite de pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), ela fica suspensa depois que o motorista é notificado das infrações e aconselhado a entregar o documento às autoridades do estado.

    No entanto, quando se acessa o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito, o condutor pode visualizar a CNH normalmente. Sabendo que o documento digital vale como substituto da carteira física, isso quer dizer que ele pode dirigir normalmente?

    Bom na verdade não é assim que as coisas funcionam.

    VEJA TAMBÉM:

    Embora tenha acesso à CNH através do aplicativo, isso não da ao motorista o direito de dirigir quando a carteira está suspensa. Na prática, é como se você estivesse circulando sem documento algum de habilitação.

    Isso porque, além de a legislação te proibir a dirigir, a CNH digital te dedura para o guarda de trânsito – caso seja parado em uma blitz – que a sua situação está irregular.

    Os agentes de trânsito podem contar com a tecnologia para identificar condutores que estejam com a habilitação vencida, suspensa ou cassada. Basta a autoridade ler o QR Code na CNH-e para identificar a situação do documento sem nem precisar de acesso à internet. O aplicativo foi desenvolvido de forma que a atualização da situação do motorista é atualizada a partir de qualquer telefone celular conectado à internet.

    Caso o motorista seja pego nessas condições, ele estará cometendo uma infração gravíssima, vai ter o documento cassado – podendo ficar por dois anos sem dirigir – e terá de pagar uma multa de R$ 882,41.

    Com a nova Lei de Trânsito, são necessários até 40 pontos para a perda da CNH. Esse número, no entanto, não é fixo. Multas gravíssimas, como falar no celular ao volante, podem acarretar na diminuição desse limite, passando para 30 ou 20 pontos. Veja bem:

    O condutor pode perder a CNH com 20 pontos alcançados, se tiver duas ou mais infrações gravíssimas; com 30 pontos, se tiver apenas uma infração gravíssima; ou 40 pontos, se não constar entre as suas infrações nenhuma infração gravíssima.

    Vale lembrar que, mesmo com a nova lei, o motorista continua podendo perder a carteira se for autuado em infrações que preveem de forma específica a suspensão da CNH, como é o caso da Lei Seca, por exemplo.

    Newsletter

    Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

    Não foi notificado da suspensão da CNH?

    Não recebi a notificação de suspensão do direito de dirigir, e agora?

    Se essa é a situação que você está hoje, a primeira coisa que você precisa saber é que seu endereço no Detran e na Ciretran podem estar desatualizados!

    Saiba as consequências de não manter o endereço atualizado do veículo e da CNH clicando aqui.

    Pois bem. Se você está nessa situação ou conhece alguém nessa situação, calma! Vamos te explicar exatamente o que fazer, se não recebeu a notificação de suspensão do direito de dirigir, mas antes, deixa eu iniciar o assunto com você.

    Suspensão do direito de dirigir é uma penalidade prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A suspensão sempre vem acompanhada de uma outra penalidade, por exemplo: a multa do bafômetro, tem a penalidade de multa ($) no valor de R$ 2.934,70 + a suspensão do direito de dirigir.

    A suspensão do direito de dirigir está prevista no artigo 256 do CTB e se você tiver seu direito de dirigir suspenso, você não vai poder dirigir por um determinado período de tempo.

    Para voltar a dirigir, além de cumprir o prazo de suspensão, você deverá fazer um curso de reciclagem e entregar o certificado de conclusão do curso no Detran competente.

    A penalidade de suspensão do direito de dirigir será aplicada sempre que o condutor atingir, no período de 12 (doze) meses, a contagem de 20 pontos em infrações de trânsito.

    Ou se o motorista cometer uma infração que tem como penalidade a suspensão do direito de dirigir, que é o caso do bafômetro e da multa por velocidade superior à máxima permitida em mais de 50%.

    Você sabe que foi suspenso quando recebe uma carta do Detran no seu endereço cadastrado nos órgãos, por isso é importante manter o endereço atualizado, quando mudar de casa ou de cidade. Mas e se eu não receber carta nenhuma? Calma, já vamos tratar disso mais adiante.

    Você pode e deve recorrer da suspensão do direito de dirigir, isso é um direito seu! Mas como recorrer?

    A verdade é que, dependendo da situação, muitos argumentos podem ser usados para evitar que o motorista tenha a CNH suspensa.

    O que deve ser observado é: que sejam utilizados argumentos técnicos, amparados no que diz a lei. Resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) também podem ser utilizados.

    O recurso é essencial para anular a suspensão da CNH e podemos recorrer 3 (três) vezes administrativamente: Defesa Prévia, Recurso de 1ª Instância (JARI) e o recurso de 2ª Instância (CETRAN).

    O recurso deve ser personalizado para cada caso e o prazo que vem na notificação deve ser observado, pois se assim não for o recurso não será aceito.

    Ao seguir esses passos, as suas chances de sucesso aumentam.

    Recorra Aqui

    É importante recorrer até o final, pois as chances aumentam e as turmas julgadoras ficam mais específicas. Também é importante contar com pessoas ou empresas qualificadas, para que seu recurso seja feito da melhor forma possível e que nele sejam abordados os tópicos corretos, dando mais chances a anulação da penalidade de multa.

    Se você ainda

    Como posso ver se minha CNH está suspensa?

    Todo mundo que tira sua carteira de habilitação valoriza muito esse documento, pois é através dele que adquirimos a liberdade de poder dirigir um veículo e essa independência não tem preço. Por isso, ter a CNH suspensa é um temor de muitos motoristas.

    O Código de Trânsito de Brasileiro prevê algumas infrações que podem levar a penalidades mais severas, como a suspensão da CNH e até mesmo a cassação do direito de dirigir. Vamos buscar entender no texto abaixo o que é a suspensão da CNH, quais seus fundamentos jurídicos, como proceder e como evitar que isso aconteça. Acompanhe a seguir!

    É importante estar atento e saber se a CNH está suspensa para não correr risco de sofrer penalidades.

    A suspensão da carteira de motorista encontra seu fundamento na Resolução Nº 182/2005, mais especificamente no seu Art. 20 que explica:

    “A CNH ficará apreendida e acostada aos autos e será devolvida ao infrator depois de cumprido o prazo de suspensão do direito de dirigir e comprovada a realização do curso de reciclagem”.

    Neste artigo podemos extrair que é obrigação do condutor entregar sua CNH em caso de suspensão e só poderá pegá-la de volta depois de um curso de reciclagem.

    De forma menos detalhada, a suspensão também encontra sua base no CTB (Código de Trânsito Brasileiro), no Art. 256, inciso III.

    “A autoridade de trânsito, na esfera das competências estabelecidas neste Código e dentro de sua circunscrição, deverá aplicar, às infrações nele previstas, as seguintes penalidades:

    III – suspensão do direito de dirigir;”

    Tal penalidade só ocorre com condutores que não seguem as leis de trânsito, que podem ser penalizados de 2 a 24 meses, dependendo da gravidade da infração cometida.

    Por tudo isso, podemos descobrir quais as situações que podem gerar essa penalidade de acordo com o CTB.

    A suspensão da CNH pode ocorrer de duas formas, através do sistema de pontos e se o motorista cometer alguma infração gravíssima.

    De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o sistema de pontos na carteira de habilitação funciona da seguinte maneira:

    • Cada infração cometida no trânsito possui um valor em pontos, que pode variar de 2 a 7 pontos, de acordo com a gravidade da infração;
    • Quando o motorista é autuado por uma infração de trânsito, os pontos correspondentes são lançados em sua carteira de habilitação;
    • Caso o motorista atinja a marca de 20 pontos ou mais em um período de 12 meses, sua carteira de habilitação será suspensa automaticamente.

    Além disso, algumas infrações específicas podem resultar na suspensão da carteira de habilitação mesmo sem que o motorista atinja os 20 pontos.

    Existem diversas infrações previstas no Código de Trânsito Brasileiro que podem resultar na suspensão da CNH, sendo classificadas como gravíssimas, pois são consideradas de maior risco para a segurança do trânsito. Algumas das principais infrações que podem levar à suspensão da CNH são:

    • Dirigir sob a influência de álcool ou outras substâncias psicoativas (art. 165);
    • Recusar-se a fazer o teste do bafômetro.

    Como consultar CNH pelo CPF no portal do Detran?

    Existem diversas ocasiões em que é preciso consultar a CNH pelo CPF (Cadastro de Pessoa Física), e é bem simples fazer isso.

    Dados de 2021 do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) indicam que o Brasil tem mais de 74 milhões de pessoas com Carteira Nacional de Habilitação. São milhões de brasileiros que utilizam a CNH não apenas para conduzir veículos, mas também como uma carteira de identidade, já que o documento também é aceito como tal.

    Por isso, ao precisar consultar os dados da CNH, é importante saber como fazer isso de forma rápida, e saber o CPF é uma dessas alternativas. Confira como realizar essa consulta.

    Como saber se minha carteira de habilitação foi suspensa?

    A carteira provisória é um documento emitido pelos órgãos de trânsito para os motoristas que acabaram de obter sua primeira habilitação. Ela é conhecida como Permissão para Dirigir (PPD) e tem validade de 12 meses a partir da data de emissão. A PPD não possui limite de pontos e as infrações leves cometidas ficam sem efeito punitivo ou impeditivo para a obtenção da CNH definitiva. Em outras palavras, a quantidade de infrações leves cometidas não tem qualquer impacto no processo de obtenção da carteira definitiva.

    Após o período de um ano, o condutor pode requerer a troca da carteira provisória pela definitiva, desde que não tenha cometido infrações graves de trânsito.

    Para obter a Permissão para Dirigir (PPD), que é a carteira de habilitação provisória no Brasil, é necessário seguir os seguintes passos:

    1. Realizar inscrição em autoescola credenciada ao Detran.
    2. Realizar curso teórico-técnico de direção veicular.
    3. Realizar exame teórico.
    4. Realizar aulas práticas de direção veicular.
    5. Realizar exame prático de direção.

    Vale lembrar que é necessário estar em dia com as obrigações eleitorais e militares, além de apresentar documentos como RG, CPF e comprovante de residência durante o processo de obtenção da PPD.

    Para obter a primeira habilitação ou Permissão para Dirigir (PPD) no Brasil, é necessário preencher alguns requisitos estabelecidos pelo Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN). São eles:

    Categoria de Habilitação Idade Mínima
    Categoria A (motos) 18 anos completos
    Categoria B (carros) 18 anos, desde que o candidato já tenha a PPD

    O exame PPD (Permissão para Dirigir) é um exame de avaliação de habilidades de condução veicular realizado pelo Detran do Brasil. Esse exame é obrigatório para quem está tirando a primeira habilitação e deseja obter a Permissão para Dirigir, que é a carteira de habilitação provisória.

    Como saber o código de segurança da CNH pelo CPF?

    O código de segurança da CNH é um recurso para manter a segurança da sua documentação, mas você sabe para que serve esse mecanismo? Neste artigo explicamos tudo o que você precisa saber envolvendo o assunto, confira!

    O código de segurança na CNH é uma combinação única de letras e números que garante uma proteção adicional ao documento. O seu objetivo é dificultar as falsificações e fraudes, permitindo que seja possível confirmar a autenticidade da carteira de habilitação.

    O código de segurança da CNH serve para vários benefícios, como proteção com fraudes, validador para serviços online e até mesmo agilidade na verificação das informações.

    O código de segurança é uma combinação única para cada CNH, atuando como uma barreira robusta contra falsificações e tentativas de fraudes. Quando as autoridades verificam esse código, podem ter confiança na autenticidade do documento, aumentando a segurança do processo.

    Além de ser um selo de autenticidade física, o código de segurança também desempenha um papel em transações eletrônicas relacionadas à habilitação. Ele é um aliado na proteção dos dados pessoais do titular, garantindo que somente transações legítimas sejam realizadas.

    O código de segurança também reforça a confiança nos processos de identificação. Quando alguém apresenta uma CNH com o código de segurança, é um sinal de que o documento é verdadeiro e o titular é legítimo, simplificando e agilizando as verificações de identidade em diversas situações.

    Nos últimos anos, a nova Carteira Nacional de Habilitação foi adotada, mas você sabe o que mudou na prática?

    A CNH passou por uma reformulação visual, apresentando um layout mais intuitivo e moderno. Além disso, seu tamanho foi padronizado e informações essenciais, como foto, nome e categoria de habilitação, estão dispostas de forma clara, facilitando a identificação.

    Uma das mudanças mais notáveis é a inclusão de um QR Code de alta tecnologia. Esse código é uma ponte entre o mundo físico e digital, permitindo que a CNH seja facilmente verificada em aplicativos específicos, agilizando as verificações de autenticidade e adicionando uma camada adicional de segurança.

    A nova CNH apresenta elementos de segurança aprimorados, como hologramas e microimpressões, que dificultam consideravelmente a falsificação do documento. Esses recursos visam proteger tanto o condutor quanto as autoridades de trânsito, garantindo a legitimidade da CNH em várias situações.

    Alinhada com a era digital, a nova CNH é mais amigável aos dispositivos móveis. Através do aplicativo oficial, os condutores podem acessar informações importantes, como pontos na carteira e datas de renovação. Isso traz conveniência e agilidade à gestão da habilitação.

    O QR Code e o código de segurança, ficam na parte traseira do documento quando aberto por inteiro (com frente e verso exibidos). E o outro posicionamento é abaixo da data de emissão na lateral direita no canto inferior.

    Veja mais
    Abrir conversa
    Fale com um especialista!
    Olá 👋, precisa de ajuda com Como saber se minha cnh foi suspensa? Fale agora com um especialista pelo WhatsApp! Estamos prontos para ajudar.