Como reduzir a prestação do empréstimo consignado?
Saber como reduzir a parcela de empréstimo consignado é fundamental para evitar as consequências do pagamento atrasado. Afinal, além das pesadas multas, a inadimplência pode deixar o CPF do titular sujo nos birôs de crédito. A boa notícia é que existem vários jeitos de quitar o empréstimo de maneira mais acessível, como a renegociação ou a portabilidade de instituição financeira. Continue lendo para entender como reduzir as parcelas do empréstimo consignado.
Sim, é possível reduzir o valor mensal do consignado. Esta é uma medida altamente recomendável quando a pessoa tem dificuldades para quitar o empréstimo. Pela legislação, as parcelas do consignado podem representar no máximo 40% do salário líquido dos beneficiários — essa alíquota também é conhecida como “margem consignável” e deve sempre ser respeitada pelas instituições financeiras. Assim, diante do comprometimento da renda mensal, os titulares podem solicitar a renegociação das parcelas e evitar as consequências de uma possível inadimplência.
De modo geral, existem diferentes maneiras de solicitar a mudança de valores. Continue lendo para saber como fazer.
A seguir, explicamos duas maneiras de solicitar a alteração da parcela do consignado.
A primeira maneira de tornar o empréstimo mais acessível é entrar em contato com a instituição credora e solicitar a renegociação do empréstimo. O titular poderá apresentar as evidências de que sua renda mensal foi comprometida e que existe risco de atrasos ou inadimplência das parcelas. Com base na análise da documentação, a credora oferecerá uma nova proposta de aumento de crédito considerado parcelamento maior ou mesmo redução de juros. Assim, o refinanciamento é alternativa para evitar o acúmulo de empréstimos paralelos.
Saiba mais sobre como renegociar dívidas!
Uma segunda possibilidade é solicitar a mudança de instituição financeira, ou seja, fazer a portabilidade, caso o titular encontre uma oferta mais vantajosa. A portabilidade é autorizada por lei e deve ser feita conforme os termos de contratação do crédito. Essa é a maneira clássica de trocar uma dívida cara por uma mais barata.
Como mencionamos, a redução da parcela é uma ótima estratégia para quem apresenta risco de não conseguir quitar o empréstimo. Veja algumas das vantagens:
- Protege o score de crédito
- Evita acúmulo de parcelas atrasadas
- Evita restrição do CPF
Em um primeiro momento, solicite a avaliação de elegibilidade para transferir o consignado a instituições financeiras seguras e confiáveis. Dentre as ofertas, escolha a opção com parcelamento e juros mais acessíveis. Para fechar o contrato, será então preciso apresentar os documentos solicitados. Uma vez finalizada a contratação, as parcelas restantes do empréstimo migram para a nova instituição. O prazo para a conclusão da portabilidade depende de cada situação e das respectivas regras da credora — em geral, as opções de mercado levam de 5 a 30 dias úteis para finalizar todo o procedimento.
Agora que você s
Qual a melhor forma de quitar um empréstimo consignado?
O empréstimo consignado é uma das diversas modalidades de crédito oferecidas por bancos e instituições financeiras que prometem ajudar a equilibrar o orçamento ou realizar sonhos de aposentados, pensionistas do INSS e funcionários públicos.
Ainda que bastante conhecida, essa modalidade de empréstimo costuma gerar algumas dúvidas, como por onde fazer a solicitação e o funcionamento da amortização da dívida. Ainda não sabe como quitar empréstimo consignado? Não tem problema!
Para esclarecer todas as dúvidas sobre o assunto, separamos um guia com todas as informações que você precisa saber para decidir se o empréstimo consignado é a opção que atende suas necessidades melhor.
Ao fazer um empréstimo consignado, você assume um compromisso de concessão de uma porcentagem determinada do seu salário para pagamento do crédito concedido em um determinado prazo de vencimento, que pode chegar, em algumas instituições, a mais de cem meses.
Na quitação antecipada, o pagamento de parcelas do empréstimo é adiantado, possibilitando, assim, a amortização da dívida.
As duas principais formas de como quitar empréstimo consignado podem ser efetuadas são total e parcial, dependendo da disponibilidade orçamentária do contratante no ato da liquidação.
Essa é uma operação comum e que pode trazer benefícios ao contratante e à organização, por isso não deve ser taxada ou restringida.
A partir da vontade do titular e seu montante disponível para amortização, o contrato pode ser parcial ou totalmente liquidado antes do vencimento original com o pagamento do saldo devedor em aberto.
É denominada liquidação parcial a categoria onde o consumidor decide pagar mais de uma parcela do empréstimo por vez.
Dessa forma, a instituição precisa abater os juros calculados originalmente por prazo de vencimento, reduzindo o valor das parcelas a serem quitadas em adiantamento.
É a decisão do contratante de saldar todo o montante restante de parcelas em uma só vez, à vista. Dessa forma, juros e encargos são completamente abatidos das parcelas restantes.
Essa transação é realizada diretamente com a instituição financeira que concedeu o empréstimo e para fazer essa solicitação, é necessário entrar em contato com ela para solicitar a quitação do empréstimo consignado.
O cálculo de antecipação e o desconto de juros serão aplicados a partir do número de parcelas faltantes e o prazo de pagamento original. Esses valores podem ser pagos por boleto bancário ou diretamente em débito em conta.
Ainda, a antecipação de parcelas oferece outra vantagem interessante: ao optar pelo pagamento antecipado, mesmo que parcialmente, o contratante estabelece melhor relação com a instituição financeira – já que a prática é interpretada como menor risco de inadimplência.
Além disso, a antecipação de parcelas oferece liberação da margem consignável (a porcentagem permitida por lei do salário que pode ser comprometida por empréstimo) caso, no futuro, haja contratação de novo empréstimo.
Então se você se pergunta como quitar empréstimo.
Como pedir revisão de juros de empréstimo consignado?
Os juros abusivos em empréstimos consignados em benefícios do INSS devem ser combatidos por meio da ação revisional de contrato bancário. Para tanto, o consumidor deve procurar um advogado especializado para analisar o caso e o contrato e ver a possibilidade de demandar a instituição financeira na justiça.
Como receber de volta juros do consignado?
Um dos maiores problemas que as pessoas que pegam empréstimo possuem, são as altas taxas de juros. Se é um empréstimo consignado, então, ele acaba comprometendo as demais despesas e prejudicando a saúde financeira de quem solicitou. Mas você sabia que, se quiser, pode solicitar devolução de juros de empréstimo, seja ele consignado ou não?
Afinal, são muitas as instituições financeiras que cobram taxas abusivas e, por conta disso, acabam prejudicando quem pegou um empréstimo.
Se você contratou um crédito e acredita estar sofrendo com esse problema, vamos te contar quais os passos que você precisa para resolver essa questão. Mas, para começar, caso você ainda não saiba, vamos te explicar o que é o empréstimo consignado. Acompanhe!
Leia também: Taxas de juros do empréstimo pessoal caíram. Como aproveitar?
A principal característica do empréstimo consignado é que as parcelas do pagamento da dívida são descontadas diretamente do salário ou do benefício do tomador. Por conta disso, é um tipo de empréstimo que só está disponível para pessoas assalariadas. Ou seja, quem pode pegar empréstimo consignado são: funcionários de empresas privadas em regime CLT, servidores públicos, aposentados e pensionistas do INSS e militares.
É uma modalidade de empréstimo que costuma ter taxas de juros mais baixas que as demais, o que o torna muito atrativo. Mas ainda sim, pode ser que elas sejam superiores às que são estabelecidas pelas regras impostas.
Assim, vamos falar de como funciona a devolução desses juros.
Existem alguns motivos principais pelos quais as pessoas pedem a devolução dos juros:
- Esse é um problema que acontece muito com pessoas mais velhas, como os aposentados, que normalmente são mais vulneráveis. No entanto, todas as pessoas podem sofrer com esse golpe que é a contratação de empréstimo consignado não solicitado.
- Essa fraude pode ocorrer quando solicitam que você assine contratos em branco ou através da falsificação da sua assinatura. Ainda podem ocorrer quando realizam operações digitais em aplicativos.
- Quando o empréstimo é feito por aposentados ou pensionistas do INSS, ele precisa seguir normas que limitam as taxas de juros como proteção para o beneficiário. Esse limite, estabelecido em 2008 através das Portarias e Instruções Normativas, determina o valor máximo do Custo Efetivo Total do Empréstimo, o CET, que, por sua vez, inclui todos os encargos, tributos, taxas e despesas do empréstimo.
- No entanto, alguns bancos ainda fazem operações de crédito sem respeitar essas regras fazendo com que o tomador possa exigir a devolução dos juros.
- O empréstimo consignado tem mais uma regra: o limite de comprometimento do salário. Esse limite é de 30% para empréstimo consignado e 5% para cartão consignado, totalizando 35% do pagamento mensal do tomador.
- Quando este já ocupou os 30% do limite para o empréstimo, muitas instituições financeiras acabam oferecendo valores com a promessa de devolução mensal, como um contrato de cartão consignado.
Continua depois da publicidade
Como diminuir parcela de empréstimo Banco do Brasil?
É simples e rápido. – No App BB vá em Menu > Solução de Dívidas > Novo Acordo. – No Gerenciador Financeiro acesse Menu > Solução de Dívidas > Sua Empresa > Consultar > Atrasadas. Renegocie aqui.
Como faço para diminuir as parcelas do meu empréstimo?
O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito que oferece taxas de juros atrativas e condições de pagamento facilitadas para aposentados e pensionistas do INSS. No entanto, ainda é possível que as parcelas pesem no orçamento. Por isso, saber como reduzir o valor das parcelas de um empréstimo consignado é fundamental. Continue a leitura e conheça diferentes estratégias para diminuir o quanto você paga.
Uma das melhores formas de reduzir o valor das parcelas de um empréstimo consignado é por meio da pesquisa e comparação de diferentes instituições financeiras. Para isso, é importante considerar alguns aspectos-chave:
- Ao comparar as condições oferecidas por cada instituição financeira, identifique aquela que oferece as melhores condições para o seu perfil. Assim, você terá argumentos para negociar as parcelas ou fazer a transferência do empréstimo para outro banco.
Outra estratégia para reduzir o valor das parcelas do empréstimo consignado é aumentar o prazo de pagamento. As taxas de juros são menores nessa modalidade, sendo assim, dividir a dívida num prazo maior pode gerar parcelas mais baixas.
É importante ressaltar que o aumento do prazo implica em um comprometimento financeiro por um período mais longo. Por isso, é necessário avaliar sua capacidade de pagamento a longo prazo antes de optar por essa estratégia.
O refinanciamento do consignado permite renegociar o contrato com a instituição financeira em que o empréstimo foi feito. A solução está disponível para clientes que já quitaram parte da dívida, geralmente algo em torno de 15% do valor total.
Você pode negociar a taxa de juros ou o prazo de pagamento e, consequentemente, diminuir o valor das parcelas.
A portabilidade de empréstimo consignado permite que você transfira o contrato de um banco para outro, buscando melhores condições de pagamento. Ao realizar a portabilidade, é possível obter taxas de juros mais baixas, prazos de pagamento melhores e até mesmo receber um valor de troco. Essa opção é especialmente interessante quando não há margem consignável disponível para a contratação de um novo empréstimo.
Ao buscar reduzir o valor das parcelas de um empréstimo consignado, é fundamental ter alguns cuidados para evitar problemas futuros. Confira algumas dicas importantes:
- Para estar sempre por dentro, conecte-se conosco nas redes sociais. Curta nossa página no Facebook, inscreva-se no YouTube, siga-nos no Instagram e LinkedIn para receber informações sobre educação financeira. Te esperamos lá!
Com mais de 250 agências, 7 milhões de clientes e 80 anos de mercado, o Banco Mercantil é o primeiro do Brasil a se inspirar na experiência do público 50+ para desenvolver soluções especialmente voltadas para a juventude prateada. A Redação do Banco Mercantil.
Como diminuir a parcela de empréstimo?
Juros são uma cobrança adicional pelo empréstimo de dinheiro ou uso de crédito. É como se fosse o custo pelo “aluguel” do dinheiro. Quando um consumidor contrata um empréstimo, por exemplo, precisa devolver o valor principal (o dinheiro emprestado) acrescido dos juros, que representam uma porcentagem do valor emprestado.
Assim, os juros são uma forma de compensar quem empresta pelo risco assumido e por deixar de usar o dinheiro para outro fim (um investimento com rentabilidade, por exemplo).
Sempre que um crédito é contratado, a instituição financeira que empresta o dinheiro tem obrigação de informar ao consumidor qual é a taxa de juros aplicada ao empréstimo ou financiamento. Essa taxa de juros pode variar dependendo do perfil de crédito do consumidor e políticas internas de cada empresa. A melhor forma de ter acesso a crédito em melhores condições, com juros mais baixos e maiores prazos de pagamento, é manter um bom histórico de pagamento.
Leia também | Conheça os seis principais tipos de empréstimo
Como amortizar meu empréstimo no Banco do Brasil?
Basta manter o valor que deseja amortizar na conta corrente que você utiliza para pagar o financiamento e solicitar a amortização ao seu gerente.