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    Como processar supermercado veran

    Como processar SUPERMERCADO VERAN

    Quem é o dono do supermercado Veran?

    Eduardo Luz – Diretor/proprietário – Veran Supermercados | LinkedIn.

    Como processar uma empresa por danos morais sem advogado?

    Basta o consumidor comparecer com seus documentos pessoais e comprovante de residência no Juizado Especial Cível de sua cidade ou região, ter também todos os dados e qualificação da empresa ou pessoal a qual deseja processar, narrar todo o ocorrido e solicitar, se for o caso, a reparação do dano, danos morais ou o que …

    Quem é o dono do supermercado Veran?

    Eduardo Luz – Diretor/proprietário – Veran Supermercados | LinkedIn.

    Como saber se a empresa tem reclamações no Reclame AQUI?

    Há 21 anos foi criado o maior portal de reclamação de empresas do Brasil e, hoje, o site tem norteado milhares de pessoas a estabelecer uma relação de compra com muitas organizações. O Reclame Aqui alcançou uma credibilidade enorme no país, de forma que ter uma nota boa lá se tornou o objetivo de muitos empresários. Afinal se a reputação for boa, a possibilidade de aumentar seus negócios com os clientes é promissora. Mas se a nota for baixa ou ruim, a empresa pode perder muito diante dos consumidores. No entanto, quais são os critérios de avaliação servem para determinar se uma empresa é confiável no Reclame Aqui? Confira agora.

    Claramente, não foi à toa que o Reclame Aqui alcançou o patamar de seriedade que representa hoje para os milhares de consumidores no Brasil. O seu fundador, Maurício Vargas, tinha em sua sala a seguinte frase ‘não faz sentido acumular riqueza, o importante é ter um negócio que muda a vida das pessoas’, o que define bem os princípios do portal. Essa informação esteve na nota oficial que o Reclame Aqui soltou na imprensa quando Maurício faleceu aos 58 anos em 2021, em consequência da Covid 19.

    Entre as ótimas prestações de serviços que o Reclame Aqui entrega para o consumidor, está a função de mostrar se uma empresa é confiável ou não. Para isso, o portal considera as avaliações dos próprios consumidores. A partir daí, os critérios de avaliação são os seguintes, segundo o próprio site do Reclame Aqui:

    Avaliação Descrição
    Porcentagem de reclamações respondidas Apenas a primeira resposta é considerada após a reclamação ativa do consumidor.
    Média aritmética das notas Reúne apenas reclamações finalizadas e avaliadas, aplicando em seguida média aritmética das notas que variam de 0 a 10.
    Porcentagem de reclamações resolvidas Calcula a porcentagem de reclamações onde os consumidores consideraram que o problema foi resolvido.
    Índice de respostas Calcula o índice de respostas dos consumidores após a reclamação finalizada e avaliada.

    Dessa forma, a partir desses critérios o Reclame Aqui avalia a nota de cada empresa. E será essa nota que vai definir se uma empresa é confiável ou não.

    O Reclame Aqui ganhou notoriedade, principalmente, por sua transparência. Então o próprio site mostra o passo a passo completo de avaliação das notas no seu manual. Funciona assim, a opinião dos consumidores que avaliaram as empresas com os critérios citados anteriormente segue uma fórmula:

    AR = ((IR * 2) + (MA * 10 * 3) + (IS * 3) + (IN * 2)) / 100

    Considerando:

    • Índice de Reclamações Respondidas (IR)
    • Índice de Voltaria a Fazer Negócio (IN)
    • Índice de Solução (IS)
    • Nota do Consumidor (MA)

    E assim os resultados chegam na tabela abaixo:

    Portanto, é a partir da nota que é possível verificar a reputação de uma empresa no Reclame Aqui, mas o portal também tem uma ferramenta para considerar se um site é confiável ou não. Para saber se o site é confiável.

    Como achar uma loja no Reclame AQUI?

    Servindo como uma maneira de apontar decisões questionáveis de empresas perante o consumidor, o Reclame Aqui permite que qualquer usuário faça consultas em seu site. Dessa forma, é possível pesquisar antes de adquirir um produto ou serviço em alguma companhia. Saiba mais no passo a passo a seguir.

    Tempo necessário: 3 minutos

    O guia logo abaixo funciona tanto para usuários de PC quanto dispositivos móveis.

    1. Em seu navegador de internet, visite o site oficial do Reclame Aqui para começar a consultar sobre qualquer empresa;
    2. No site há uma barra para pesquisas que fica bem no centro. Digite o nome de uma empresa, produto ou serviço e confirme;
    3. Uma página da empresa deve ser aberta no Reclame Aqui. A partir de agora, o usuário pode ver mais detalhes sobre as reclamações e como elas foram respondidas. Assim que você abrir a página da empresa para conferir a reputação, é possível juntar mais informações, desde a possibilidade de contato direto a artigos relacionados. Separei os dados mais importantes que valem aquele olhar mais atento antes de uma decisão de compra.

    Agora que já sabemos como consultar uma empresa no Reclame Aqui, você acredita que a plataforma ajuda o consumidor a tomar a melhor decisão de compra? Será que as companhias olham para as situações da plataforma?

    No meu caso, sempre que vou consumir algo de uma empresa que desconheço, antes de mais nada, eu dou uma olhada em seu desempenho no quesito reclamações e soluções. Uso isso para me sentir mais seguro na hora de fechar um negócio.

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    Onde posso reclamar de uma empresa?

    Aqui, no Consumidor.gov.br, você pode se comunicar diretamente com as empresas participantes, que se comprometem a receber, analisar e responder as reclamações de seus consumidores em até 10 dias. É simples e fácil!

    Primeiro, o consumidor verifica se a empresa contra a qual quer reclamar está cadastrada no site.

    O consumidor registra sua reclamação e a empresa tem até 10 dias para analisar e responder. Em seguida, o consumidor tem até 20 dias para comentar e avaliar a resposta da empresa, informando se sua reclamação foi Resolvida ou Não Resolvida, e ainda indicar seu nível de satisfação com o atendimento recebido.

    É importante saber que o Consumidor.gov.br não substitui o serviço prestado pelos Órgãos de Defesa do Consumidor, que continuam atendendo os consumidores normalmente por meio de seus canais tradicionais de atendimento. Caso não seja possível resolver sua reclamação por meio do Consumidor.gov.br, recomendamos que você busque o atendimento dos Procons, Defensorias Públicas, Juizados Especiais Cíveis, entre outros órgãos do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor, que poderão orientá-lo e auxiliá-lo na resolução de seu problema de consumo.

    Assista um vídeo sobre como funciona o Consumidor.gov.br. Assista também os vídeos sobre como realizar seu cadastro no site, como registrar sua reclamação e como acompanhar sua reclamação.

    E para consultar um passo a passo ilustrado sobre o uso da plataforma, acesse o Guia Usuário – Consumidor, disponível em Publicações.

    O Consumidor.gov.br é um serviço público e gratuito que permite a interlocução direta entre consumidores e empresas para solução alternativa de conflitos de consumo pela internet. Ele não constitui um procedimento administrativo e não se confunde com o atendimento tradicional prestado pelos Órgãos de Defesa do Consumidor.

    A principal inovação do Consumidor.gov.br está em possibilitar um contato direto entre consumidores e empresas, em um ambiente totalmente público e transparente, dispensada a intervenção do Poder Público na tratativa individual.

    Por se tratar de um serviço provido e mantido pelo Estado, com ênfase na interatividade entre consumidores e fornecedores para redução de conflitos de consumo, a participação de empresas é voluntária e só é permitida àquelas que aderem formalmente ao serviço, mediante assinatura de termo no qual se comprometem a conhecer, analisar e investir todos os esforços possíveis para a solução dos problemas apresentados. O consumidor, por sua vez, deve se identificar adequadamente e comprometer-se a apresentar todos os dados e informações relativas à reclamação relatada.

    Os dados das reclamações registradas no Consumidor.gov.br alimentam uma base de dados pública, com informações sobre as empresas.

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