Como acionar o Procon para o Mercado Livre?
O MercadoLivre somente oferece os serviços descritos nos Termos e Condições Gerais de uso, ou seja, disponibiliza aos usuários um espaço virtual que lhes permite comunicarem-se pela Internet com o intuito de vender ou comprar serviços ou bens. O Mercado Livre não é o proprietário dos produtos oferecidos, não tem posse deles, não os estoca nem os oferece à venda. O Mercado Livre não intervém na formalização e concretização das operações realizadas entre os usuários nem nas condições por eles estipuladas para as mesmas, por isso, não será responsável pelo efetivo cumprimento das obrigações assumidas pelos usuários nas operações. O usuário manifesta ter conhecimento e aceitar que ao realizar negociações com outros usuários ou terceiros o faz por sua conta e risco. Em nenhum caso o Mercado Livre será responsável por lucro cessante, ou por qualquer outro dano e/ou prejuízo que possa sofrer o Usuário, devido às negociações realizadas ou não realizadas por produtos anunciados no MercadoLivre. O MercadoLivre, portanto, não atua como fornecedor de produtos, mas unicamente como provedor de serviços de internet, hospedando conteúdo confeccionado exclusivamente por terceiros, sem qualquer edição ou manipulação deste conteúdo por parte do MercadoLivre.
Dessa forma, as relações de consumo por aquisição de produtos, nos termos da Lei 8.078/1990 (Código de Proteção e Defesa do Consumidor), restringem-se às relações entre compradores e vendedores, quando estes últimos se enquadrem no conceito de fornecedores de produtos.
Você pode encontrar mais informações a respeito da legislação vigente no Brasil em matéria de Defesa do Consumidor, ligando para o Procon no telefone 151.
Com o intuito de colaborar para a segurança das negociações e para uma boa experiência de nossos clientes, criamos alguns Conselhos de Segurança.
Como faço para processar o Mercado Pago?
Caso haja suspeita de fraude quando você fez um pagamento com Código QR Pix, você pode entrar em contato conosco para solicitar a devolução do dinheiro mediante o Mecanismo Especial de Devolução. Você tem até 80 dias após a transação para fazer isso.
Para acionar o Mecanismo Especial de Devolução, siga estes passos:
- Vamos dar uma resposta final sobre a devolução dentro de 10 dias após a reclamação ter sido feita.
- Se o reembolso, total ou parcial, for aprovado, o dinheiro constará na sua conta Mercado Pago.
- Vamos te avisar pelo mesmo método que você usou para entrar em contato com a nossa Central de atendimento.
Como abrir uma reclamação contra o Mercado Livre?
Nada melhor do que fazer compras online no conforto da sua casa, não é mesmo? Se você gosta de e-commerce, você já deve ter se deparado com o Mercado Livre, uma plataforma de vendas e compras online que pode ser acessada tanto através do computador quanto através do aplicativo disponível para Android e iOS. Mas e se algo acontecer e você precisar entrar em contato com a empresa, o que fazer?
O Mercado Livre disponibiliza alguns canais de atendimento para seus usuários. Se você está com alguma dificuldade relacionada a compras no site ou aplicativo, veja como entrar em contato com o Mercado Livre por WhatsApp, e-mail ou telefone em nosso tutorial abaixo.
No Mercado Livre você consegue falar com um atendente por WhatsApp, telefone ou e-mail, basta seguir o tutorial que fizemos para você abaixo e em cinco minutos um atendente do aplicativo vai entrar em contato.
- Abra seu aplicativo do Mercado Livre e vá até as três linhas horizontais no canto superior esquerdo da tela
- Role a tela até encontrar a opção “Ajuda” e toque nela
- Vá até o último botão da tela que está escrito “Fale Conosco” e toque nele
- Digite seu problema da forma mais simples e clara que conseguir
- Sua solicitação foi enviada e dentro de 5 minutos, um atendente do Mercado Livre entrará em contato com você
No site, os passos são bem parecidos, basta ir até o botão escrito “Contato”, logo abaixo do campo de pesquisa, depois role a tela e encontre o botão “Fale conosco”. Escolha se o problema é com compras, vendas ou configurações da minha conta. Dependendo do seu problema, ele pode solicitar que escolha entre mais algumas opções para especificar o caso e logo após vai abrir a tela para escolher entre o atendimento por WhatsApp, e-mail ou telefone.
Caso o seu problema não tenha sido resolvido através dos recursos citados anteriormente, ainda é possível entrar em contato através das redes sociais. Basta enviar uma mensagem pelo Messenger (Facebook) ou pela DM (Instagram). O Mercado Livre também possui uma conta oficial de suporte no Twitter.
Em último caso, você ainda pode escrever uma reclamação através do Reclame Aqui.
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Como fazer um boletim de ocorrência contra o Mercado Livre?
É proibido publicar anúncios em nossa plataforma que violem os Termos e Condições de Uso do Site e quaisquer de seus anexos, incluindo a política de Produtos Proibidos, Política para Cadastramento de Produtos e Políticas de Infração à Propriedade Intelectual.
Somos muito proativos na remoção de anúncios que violam as nossas políticas, pois queremos oferecer uma boa experiência aos usuários de nosso ecossistema. Todos os usuários cadastrados na plataforma podem denunciar, de forma totalmente gratuita e sem necessidade de compra do produto, os anúncios que infrinjam as nossas políticas.
As denúncias são anônimas, não compartilhamos nenhuma informação dos denunciantes com os usuários vendedores.
Saiba como denunciar um anúncio e o que esperar em cada passo do processo.
Quando um anúncio é removido por infringir as nossas políticas, ele é finalizado e não aparece no resultado de busca do site. Além disso, a infração fica registrada no histórico do usuário vendedor e pode acarretar em sanções à sua conta.
Se quer denunciar anúncios que violem seus direitos de propriedade intelectual, poderá fazê-lo por meio do nosso Brand Protection Program. Saiba mais aqui.
Como entrar com uma ação contra o Mercado Livre?
É possível abrir uma reclamação no Mercado Livre após a chegada da sua compra. Pra isso, é necessário acessar as opções de ajuda disponíveis no site ou app e selecionar qual o tipo do seu problema.
Tempo necessário: 10 minutos
Uma reclamação pode ser aberta pelo aplicativo do Mercado Livre para celulares ou pelo site mercadolivre.com.br. De todas as formas, é preciso fazer o login na sua conta antes de começar.
Na guia “Minhas compras” selecione o produto para o qual deseja abrir uma reclamação no Mercado Livre.
Na seção de “Ajuda com a compra” escolha o motivo que mais se encaixa na sua reclamação.
Nessa etapa você pode adicionar as informações necessárias sobre a reclamação e anexar fotos para ajudar a ilustrar o problema.
Ao selecionar “Troca ou devolução do pedido” ou “Problemas com o produto”, você deverá explicar por que gostaria de trocar ou devolver o produto. É possível solicitar esse serviço caso seja algo diferente do que foi anunciado, recebeu um produto defeituoso, chegue incompleto ou caso você não tenha feito a compra em questão (possível fraude).
Já em “Recebi o pacote sem o produto”, você pode optar por cancelar a compra e receber o dinheiro de volta, ou pelo recebimento do produto.
Caso conste como “produto entregue”, mas você não tenha de fato recebido a encomenda, também é possível abrir uma reclamação diretamente com o Mercado Livre. Mas a empresa recomenda que você verifique com vizinhos ou parentes se algum deles recebeu por você.
Em todos os casos, é gerado um número que representa o protocolo da reclamação. Posteriormente, basta acompanhar o andamento da solicitação na mesma tela em que a reclamação foi iniciada.
A mensagem “registramos uma reclamação sobre sua encomenda” significa que uma solicitação foi enviada para análise, não necessariamente feita pelo comprador. Em um caso de 2022, a reclamação foi registrada pelo entregador que não encontrava o endereço do comprador para entregar o produto.
Quando reclamações são enviadas, o vendedor tem um prazo para responder antes do Mercado Livre intervir e continuar o atendimento. Se o vendedor não responder ele pode ter a reputação rebaixada.
O prazo para reclamar sobre um produto ou pedir ajuda ao Mercado Livre é de até 60 após a compra. No caso de devoluções, o prazo pode ser de até 7 dias.
Se os 60 dias já se passaram, o Mercado Livre orienta que o comprador entre em contato com o vendedor ou com o fabricante, caso esteja dentro da garantia.
Você pode enviar uma mensagem para o vendedor a qualquer momento:
Não é possível registrar uma reclamação por WhatsApp no Mercado Livre. No entanto, alguns vendedores podem conectar o WhatsApp Business à loja, facilitando o contato com clientes para ajudá-los no processo de compra ou em dúvidas sobre os produtos.
Se passou do prazo dado ao vendedor e ele não respondeu à reclamação, o Mercado Livre entrará em contato com o comprador para tentar resolver o problema.
Quando o Mercado Livre atua para resolver o problema, a reclamação entra em um status de “. Retire as informações de autoria. Utilize formato HTML com paragrafos, tabelas, listas e blockquotes quando necessário. Não utilize headers (h1, h2, h3). Não altere as palavras e lembre-se de devolver apenas as tags HTML necessárias.
Como abrir uma reclamação no Procon contra o Mercado Livre?
O MercadoLivre somente oferece os serviços descritos nos Termos e Condições Gerais de uso, ou seja, disponibiliza aos usuários um espaço virtual que lhes permite comunicarem-se pela Internet com o intuito de vender ou comprar serviços ou bens.
O Mercado Livre não é o proprietário dos produtos oferecidos, não tem posse deles, não os estoca nem os oferece à venda. O Mercado Livre não intervém na formalização e concretização das operações realizadas entre os usuários nem nas condições por eles estipuladas para as mesmas, por isso, não será responsável pelo efetivo cumprimento das obrigações assumidas pelos usuários nas operações.
O usuário manifesta ter conhecimento e aceitar que ao realizar negociações com outros usuários ou terceiros o faz por sua conta e risco. Em nenhum caso o Mercado Livre será responsável por lucro cessante, ou por qualquer outro dano e/ou prejuízo que possa sofrer o Usuário, devido às negociações realizadas ou não realizadas por produtos anunciados no MercadoLivre.
O MercadoLivre, portanto, não atua como fornecedor de produtos, mas unicamente como provedor de serviços de internet, hospedando conteúdo confeccionado exclusivamente por terceiros, sem qualquer edição ou manipulação deste conteúdo por parte do MercadoLivre.
Dessa forma, as relações de consumo por aquisição de produtos, nos termos da Lei 8.078/1990 (Código de Proteção e Defesa do Consumidor), restringem-se às relações entre compradores e vendedores, quando estes últimos se enquadrem no conceito de fornecedores de produtos.
Você pode encontrar mais informações a respeito da legislação vigente no Brasil em matéria de Defesa do Consumidor, ligando para o Procon no telefone 151.
Com o intuito de colaborar para a segurança das negociações e para uma boa experiência de nossos clientes, criamos alguns Conselhos de Segurança.
Como abrir uma reclamação contra o Mercado Livre?
Nada melhor do que fazer compras online no conforto da sua casa, não é mesmo? Se você gosta de e-commerce, você já deve ter se deparado com o Mercado Livre, uma plataforma de vendas e compras online que pode ser acessada tanto através do computador quanto através do aplicativo disponível para Android e iOS. Mas e se algo acontecer e você precisar entrar em contato com a empresa, o que fazer?
O Mercado Livre disponibiliza alguns canais de atendimento para seus usuários e é sobre eles que vamos falar hoje. Se você está com alguma dificuldade relacionada a compras no site ou aplicativo, veja como entrar em contato com o Mercado Livre por WhatsApp, e-mail ou telefone em nosso tutorial abaixo.
No Mercado Livre você consegue falar com um atendente por WhatsApp, telefone ou e-mail, basta seguir o tutorial que fizemos para você abaixo e em cinco minutos um atendente do aplicativo vai entrar em contato.
- Abra seu aplicativo do Mercado Livre e vá até as três linhas horizontais no canto superior esquerdo da tela
- Role a tela até encontrar a opção “Ajuda” e toque nela
- Vá até o último botão da tela que está escrito “Fale Conosco” e toque nele
- Digite seu problema da forma mais simples e clara que conseguir
Dependendo do que você escolher, abrirá uma tela com seu número. Você também pode escolher entrar em contato por outro número de telefone. No caso do e-mail, também é possível enviar arquivos, como por exemplo prints de tela, que podem ajudar o atendente a entender melhor seu problema.
Sua solicitação foi enviada e dentro de 5 minutos, um atendente do Mercado Livre entrará em contato com você.
No site, os passos são bem parecidos, basta ir até o botão escrito “Contato”, logo abaixo do campo de pesquisa, depois role a tela e encontre o botão “Fale conosco”. Escolha se o problema é com compras, vendas ou configurações da minha conta. Dependendo do seu problema, ele pode solicitar que escolha entre mais algumas opções para especificar o caso e logo após vai abrir a tela para escolher entre o atendimento por WhatsApp, e-mail ou telefone.
Caso o seu problema não tenha sido resolvido através dos recursos citados anteriormente, ainda é possível entrar em contato através das redes sociais. Basta enviar uma mensagem pelo Messenger (Facebook) ou pela DM (Instagram). O Mercado Livre também possui uma conta oficial de suporte no Twitter.
Em último caso, você ainda pode escrever uma reclamação através do Reclame Aqui.
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Como fazer um boletim de ocorrência contra o Mercado Livre?
É proibido publicar anúncios em nossa plataforma que violem os Termos e Condições de Uso do Site e quaisquer de seus anexos, incluindo a política de Produtos Proibidos, Política para Cadastramento de Produtos e Políticas de Infração à Propriedade Intelectual.
Somos muito proativos na remoção de anúncios que violam as nossas políticas, pois queremos oferecer uma boa experiência aos usuários de nosso ecossistema. Todos os usuários cadastrados na plataforma podem denunciar, de forma totalmente gratuita e sem necessidade de compra do produto, os anúncios que infrinjam as nossas políticas.
As denúncias são anônimas, não compartilhamos nenhuma informação dos denunciantes com os usuários vendedores.
Saiba como denunciar um anúncio e o que esperar em cada passo do processo.
Quando um anúncio é removido por infringir as nossas políticas, ele é finalizado e não aparece no resultado de busca do site. Além disso, a infração fica registrada no histórico do usuário vendedor e pode acarretar em sanções à sua conta.
Se quer denunciar anúncios que violem seus direitos de propriedade intelectual, poderá fazê-lo por meio do nosso Brand Protection Program. Saiba mais aqui.