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    Como processar edp brasil

    Como processar EDP BRASIL

    Como processar a EDP?

    De acordo com o Código de Defesa do Consumidor e com a Resolução 414/2010, da ANEEL, as concessionárias de energia elétrica podem, sim, ser responsabilizadas por prejuízos causados pela falta de energia ou descargas elétricas capazes de produzir danos em equipamentos.

    Registre seu pedido de ressarcimento na concessionária de energia

    Sempre que experimentar algum prejuízo em decorrência da falta de energia ou de alguma descarga elétrica, o consumidor deve, com a maior brevidade possível, procurar a empresa fornecedora de energia, relatando a ocorrência e pleiteando os ressarcimentos que entenda devidos.

    A solicitação de ressarcimento pode ser realizada por meio de atendimento telefônico, diretamente nos postos de atendimento presencial, via internet ou por outros canais de comunicação eventualmente oferecidos pela distribuidora, para essa finalidade.

    Atenção aos prazos e procedimentos

    Feito o pedido, com detalhes sobre os equipamentos danificados e demais prejuízos identificados, a empresa deverá promover o conserto ou a ressarcimento dos prejuízos dentro do prazo máximo de 90 dias, contados da data da sua ocorrência.

    É fundamental anotar os protocolos dos contatos realizados com a empresa, seguir as orientações recebidas e acompanhar os prazos estabelecidos.

    A empresa pode, por exemplo, efetuar vistoria nos aparelhos danificados, em até 10 dias a partir da data da solicitação. Para os equipamentos que acondicionam alimentos e medicamentos, no entanto, o prazo é de apenas 01 dia útil.

    Para auxiliar na investigação das causas do problema e na definição dos valores de ressarcimento, as concessionárias poderão solicitar que o consumidor envie até dois laudos e orçamentos de oficinas não credenciadas ou um laudo e orçamento de uma oficina credenciada pelo fabricante do equipamento danificado.

    Depois da vistoria, a concessionária de energia tem mais 15 dias para informar se o pedido será aceito, ou não. Em caso positivo, o consumidor pode ser ressarcido em dinheiro, mediante custeio do conserto ou substituição do equipamento danificado. O prazo para o ressarcimento é de até 20 dias corridos, a partir da data da resposta da empresa.

    A responsabilidade pode não se limitar a isso – mas é preciso apresentar documentos

    O CDC também ampara o consumidor em caso de prejuízos adicionais, como perda de alimentos estragados em decorrência da falta de refrigeração ou até mesmo na ocorrência de danos não materiais ou indiretos (por exemplo, o comprometimento da realização de um trabalho por falta de energia). Nesses casos, devem ser apresentados cálculos, orçamentos, relação de valores dos produtos ou alimentos estragados e todos os demais tipos de demonstrativos e documentos pertinentes, de modo a que se possa comprovar o alegado.

    Seu pedido de ressarcimento foi negado? Saiba como agir.

    Como primeira medida, sugerimos aos consumidores que registrem suas reclamações no sistema Consumidor.gov.br, mantido pelo Ministério da Justiça. O acesso a esse sistema é gratuito, as resposta.

    Onde denunciar a EDP?

    Este é um canal da EDP, exclusivo de comunicação segura e anônima (se assim preferir), para reportar condutas consideradas antiéticas ou que violem os princípios do Código de Ética da EDP Brasil e/ou a legislação vigente. Alinhado com o princípio de transparência da empresa, o Canal de Ética da EDP atende às boas práticas de governança corporativa e é uma ferramenta considerada essencial por importantes índices e institutos.

    Qualquer conduta antiética, seja ligada a questões de gestão, contabilidade, controle interno, comportamento, seja contrária à legislação, políticas internas ou agentes regulatórios, poderá ser denunciada à empresa por meio do Canal de Ética da EDP. Para fazer sua denúncia, você pode se identificar ou não, e seu anonimato será garantido pela EDP, se você assim preferir. Os casos são apurados e aceitos na medida em que você fornece informações suficientes sobre a irregularidade a ser reportada. Um número de protocolo será fornecido para que você acompanhe o andamento do processo.

    Para iniciar ou consultar uma denúncia, clique no botão abaixo:

    Como fazer uma reclamação para a EDP?

    CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA
    1
    0800 721 0123. Deficientes auditivos.
    2
    0800 727 2872. Espírito Santo. Telefone 24 horas.
    3
    0800 721 0707. Deficientes auditivos.
    4
    0800 727 2655. Conheça outros canais de atendimento disponíveis no seu estado.

    Como pedir indenização por falta de energia?

    Com as fortes chuvas impactando boa parte do Brasil, milhões de pessoas sofrem sem energia elétrica. Muitas vezes, essa situação se dá por horas. Outras, por dias. Tem consumidor que fica até semanas sem energia.

    O Código de Defesa do Consumidor estabelece que a energia elétrica é um bem essencial à vida humana. Portanto, segundo o artigo 6º, inciso VI, os consumidores devem ter fornecimento adequado e contínuo, e as companhias são obrigadas a garantir a efetiva reparação pelos danos causados. Contudo, mesmo com a lei, as lacunas no fornecimento de energia são habituais e estão se tornando cada vez mais prolongadas. E, em muitos locais, em momentos como esses, os consumidores não conseguem acessar os canais de atendimento nem registrar reclamações.

    No Rio de Janeiro, por exemplo, munícipes da zona norte e oeste sem energia há dias, levaram colchões à praia para conseguir dormir. Em Porto Alegre e outras cidades do Rio Grande do Sul, depois de um temporal, milhões de pessoas ficaram sem energia elétrica – e assim permanecem, sem previsão de retorno. Indignados com a falta de transparência da CEEE-Equatorial, moradores de ao menos 10 bairros da capital gaúcha realizaram protestos exigindo que o reestabelecimento da energia. Em julho do ano passado, após a passagem de um ciclone pelo Estado, em algumas localidades, clientes ficaram até 15 dias sem luz.

    Além dos alimentos que estragam sem geladeira, com a súbita interrupção no fornecimento de energia elétrica, aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos ficam suscetíveis a danos. Ademais, nessa época do ano, não são poucas as pessoas que não conseguem permanecer em suas casas devido ao calor, sem poder ligar o ventilador ou o ar-condicionado.

    Isso sem contar as pessoas que têm, nas casas, pacientes em regime de internação domiciliar e aquelas que precisam armazenar medicamentos como as insulinas, os hormônios, o soro fisiológico e alguns antibióticos, os quais requerem reconstituição. Nesses casos, consoante o Conselho Federal de Farmácia (CFF), a falta de refrigeração adequada pode alterar as estruturas físico-químicas do medicamento e, assim, comprometer a eficácia e a segurança.

    Na tentativa de evitar prejuízos às pessoas e às empresas, em São Paulo, a Enel criou um plano emergencial. Ela atende a 24 municípios da região metropolitana, incluindo a capital, fornecendo energia a 7 milhões de clientes em uma área que tem cerca de 1500 unidades consumidoras por km². A empresa está acionando seu plano de emergência sempre que há previsão de mau tempo, mantendo-se em plena mobilização durante todo o período.

    Assim foi no último fim de semana (de 19 a 21 de janeiro). No período, houve reforço das equipes operacionais e dos canais de atendimento para eventuais ocorrências que poderiam prejudicar o fornecimento de energia.

    O esquema do plano de emergência inclui a mobilização de até três vezes mais equipes em campo. Ademais, todos os canais de atendimento recebem reforço, abrangendo o call center, que tem a capacid

    Como saber se tenho débito na EDP?

    Uma boa maneira de manter as finanças organizadas e não atrasar os pagamentos no dia a dia é utilizar ferramentas que ajudam a evitar esquecimentos e facilitam a forma de pagar contas. O Minhas Contas é uma dessas ferramentas. E o melhor: está disponível de forma gratuita no aplicativo da Serasa.

    A nova função organiza as contas e boletos de forma rápida para que o consumidor mantenha os pagamentos em dia e fique longe de multas e juros ocasionados por esquecimentos. Na prática, ao habilitar a função no app, as contas vinculadas ao CPF do consumidor aparecem no sistema, o que pode incluir, por exemplo:

    • Água
    • Luz
    • Gás

    Então, o aplicativo passa a enviar alertas dos boletos emitidos e lembretes dias antes do vencimento das contas. É, portanto, uma maneira simples de organizar as contas do mês.

    Além de receber os alertas, o consumidor também pode pagar as contas dentro do próprio aplicativo, utilizando a Carteira Digital. Isso otimiza ainda mais a organização financeira.

    Importante: as contas básicas como água, luz e gás serão disponibilizadas de forma faseada para os estados (acompanhe na página do Minhas Contas as atualizações).

    Leia também | Como organizar as contas: conheça o Minhas Contas

    Como tirar 2 via da EDP pelo CPF?

    EDP segunda via: Conheça os métodos simples para garantir o acesso rápido à sua fatura. Se você é cliente da EDP e busca informações sobre como acessar a segunda via do boleto ou precisa negociar faturas atrasadas, está no local certo! Aqui vamos compartilhar passos para acessar suas faturas, boletos emitidos e EDP segunda via pelo site e aplicativo da empresa, assim como vamos te ensinar a negociar contas atrasadas aproveitando condições exclusivas. Acompanhe!

    Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir. 🔊

    A empresa Energias de Portugal EDP é uma produtora, distribuidora e comercializadora de eletricidade que nasceu em Lisboa, Portugal, há mais de 50 anos atrás. Aqui no Brasil, ela fornece energia elétrica e gás para cidades dos estados de São Paulo e Espírito Santo.

    Atualmente, no site da empresa é possível acessar vários serviços, como:

    • Para você que precisa baixar uma 2ª via da sua fatura, confira os passos abaixo.

    Para pedir uma nova cópia da conta da EDP é super fácil:

    Para conseguir EDP segunda via pelo site, siga esses passos simples:

    Para pegar a segunda via da EDP pelo aplicativo, siga esses passos:

    É só ligar para o serviço de atendimento pelo telefone 0800 721 0123. Informe o número de instalação, e a empresa enviará o novo boleto por e-mail ou SMS.

    Se ficar com qualquer dúvida, o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) da EDP está à disposição.

    Também é possível pedir ajuda e emitir EDP segunda via da sua conta pelo aplicativo WhatsApp. Veja quais são os números oficiais:

    Mas fique de olho: garanta que a conta é verdadeira e oficial EDP, para evitar cair em golpes do WhatsApp.

    Para pedir uma segunda via simplificada da sua conta EDP de maneira fácil, tenha em mãos:

    Para garantir o acesso à segunda via da EDP de forma prática e intuitiva usando seu CPF, utilize o aplicativo EDP Online, disponível tanto para Android quanto iOS. O processo de cadastro é simples e ele só solicita informações para personalizar sua experiência.

    Ao se cadastrar, é necessário fornecer seu CPF ou CNPJ, número de instalação, nome do titular, celular, e-mail e criar uma senha.

    Ao completar o cadastro, uma gama de serviços estará à sua disposição no aplicativo. Além da facilidade na emissão da segunda via, você poderá explorar outras funcionalidades que visam tornar a gestão das suas contas de energia mais conveniente e adaptada às suas necessidades.

    Com o objetivo de facilitar o processo de negociação de todos os clientes residenciais, rurais e aqueles cadastrados na Tarifa Social de Energia Elétrica nas mais de 70 cidades onde a EDP atende, é possível fechar seu acordo de dívida de forma 100% online, tirando assim a necessidade de deslocamento até agências presenciais.

    Essa possibilidade está disponível através do site EDP Online e também pelo site da Acordo Certo. Veja mais a seguir!

    Nós da Acordo Certo em parceria com a EDP oferecemos condições exclusivas apra a sua negociação de dívidas. Siga os passos abaixo:

    Nós sabemos muito bem que imprevistos e emergências acontecem, e por isso estamos aqui para te ajudar a resolver suas pendências de forma rápida e prática. Conte com a nossa equipe especializada para encontrar a melhor solução para a sua situação. Entre em contato conosco agora mesmo!

    Como falar com a EDP online?

    Ouvidor Geral

    É bacharel em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Itajubá com especialização em Gestão de Energia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Planejamento de Produção de Sistema de Energia Elétrica pela Unicamp.

    Cursou o MBA Executivo no IBMEC/SP e participou do Advanced Management Program no IESE Business School (Barcelona/São Paulo).

    Iniciou a sua carreira como Engenheiro de Estudos de Carga e Potência na JP Eletric Engenharia. Ingressou na CESP em 1994, chegando a função de Gerente de Planejamento da Operação e Comercialização.

    Na EDP, ingressou em 1999 como Especialista. Atuou como Gerente de Compra de Energia da distribuidora EDP SP e, posteriormente, como Gerente de Planejamento Energético.

    Em 2005, assumiu a Diretoria de Planejamento Energético da EDP Energias do Brasil, onde atuou até 2008. Entre 2009 e 2010, foi Diretor de Estratégia Regulatória.

    Em 2011, tornou-se Diretor Comercial da EDP SP e, em 2012, acumulou a mesma função na EDP ES. Foi membro do Conselheiro Administrativo do Operador Nacional do Sistema – ONS entre 2009 e 2010, e Conselheiro Deliberativo da Enerprev no período de 2009 a 2013.

    Em 2014, assumiu a Diretoria Geral da EDP SP. Em 2015, tornou-se Vice-Presidente de Operações da Distribuição na EDP Energias do Brasil e Diretor Presidente das distribuidoras EDP SP e ES, das quais também foi vice-presidente nos respectivos Conselhos de Administração, até 2020.

    Em 2017, assumiu também a Vice-Presidência do Instituto EDP Energias do Brasil. Foi Membro do Conselho de Administração das empresas de Transmissão: EDP TRANSMISSÃO ALIANÇA SC S.A., EDP TRANSMISSÃO MA I S.A., EDP TRANSMISSÃO MA II S.A., EDP TRANSMISSÃO SP-MG S.A.; e da CELESC – CENTRAIS ELÉTRICAS DE SANTA CATARINA.

    Em um mundo incerto a confiança é um ativo valioso, a missão do Ouvidor Geral da EDP, como figura imparcial, é fortalecer a confiança nas relações entre as empresas do Grupo EDP e os seus Clientes, assumindo as intermediações, baseadas em princípios de justiça, neutralidade, objetividade, aspectos legais e regulatórios.

    Pedi uma ligação Nova de energia e o prazo está vencido. Neste caso, o primeiro passo é se comunicar com os canais de atendimento da EDP para verificar informações sobre o pedido. Você pode entrar em contato através dos seguintes telefones:

    0800 721 0123 (SP) 0800 721 0707 (ES)

    Se preferir, acesse o EDP Online para atendimento via Chat, basta clicar no link: https://www.edponline.com.br/

    Caso queira registrar uma reclamação sobre o assunto com a Ouvidoria da EDP, entre em contato através de um dos canais abaixo:

    Telefone: 0800 721 0201 (SP) Telefone: 0800 721 3321 (ES)
    E-mail: [email protected] (SP) E-mail: [email protected] (ES)

    Pedi uma ligação nova de energia e meu padrão de entrada foi rejeitado. Minha conta de energia veio com um valor muito alto. Não consigo falar com os canais de atendimento da EDP. Recebi uma conta de energia com valores parcelados de outras contas. Isso acontece quando ocorreu erro de faturamento em meses anteriores.

    Como ter acesso a fatura EDP?

    Segunda via de contas Se você perdeu ou não recebeu a conta de energia, solicite a segunda via pelo edponline. Você pode visualizar, salvar o arquivo em PDF, imprimir ou enviar por e-mail sem custo adicional.

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