Como entrar em um processo contra a Uber?
O processo de revisão é disponibilizado pela própria Uber e pode ser feito tanto no aplicativo Uber Driver quanto no Portal de Solicitação de Revisão, a depender da motivação da suspensão. Trata-se de uma avaliação realizada pela equipe interna, que terá caráter definitivo sob os protocolos internos.
Onde processar a Uber?
Para fazer uma reclamação na Uber, é possível usar a central de atendimento no aplicativo ou site da empresa. Não há uma linha de telefone ou número de WhatsApp para entrar em contato. Saiba o que fazer para pedir ajuda à plataforma.
Tempo necessário: 2 minutos
Se você acredita ter uma cobrança indevida pelo Uber, como taxa de cancelamento ou o valor da corrida foi muito acima do estipulado, é possível fazer uma reclamação para solicitar o reembolso pelo aplicativo.
Abra o aplicativo do Uber. No menu inferior, entre em Atividade, e em seguida escolha a viagem desejada. Após selecionar a viagem, role a tela até o menu Ajuda e clique em Solicitar ajuda com viagens.
Você poderá fazer a solicitação através do canal de atendimento. É importante destacar que a Uber só revisa os valores de viagens concluídas há menos de 45 dias.
Vale lembrar que a Uber cobra uma taxa de cancelamento após cinco minutos depois da corrida ter sido aceita por um motorista. O serviço de transporte também pode cobrar uma taxa de limpeza de até R$ 350 caso o passageiro tenha sujado o carro a ponto de impedir o motorista de realizar novas viagens.
Você pode denunciar um motorista da Uber em situações como:
- Lembre-se que durante uma viagem você pode ver os dados do motorista. Não é possível ter acesso aos dados após o encerramento da corrida.
Se você quer reclamar com o Uber com assuntos não-relacionados a viagens, é necessário entrar em contato pelo menu de ajuda do aplicativo. Para isso, vá em Conta, depois em Ajuda.
Nessa opção, você poderá reclamar para a empresa em situações como:
A Uber possui uma central telefônica, mas somente para atender motoristas parceiros. O número do telefone é 0800 006 8068.
Para atendimento aos passageiros, é necessário entrar em contato com o Uber pelo suporte dentro do aplicativo.
O Uber possui o WhatsApp (11) 94488-3478 para solicitar corridas diretamente pelo aplicativo de mensagens. O serviço funciona apenas em algumas cidades e não está disponível para quem possui conta com autenticação de dois fatores.
É possível entrar em contato com um motorista após ter a corrida encerrada. Para isso, é necessário utilizar a opção de objeto perdido ou esquecido no Uber, dentro da central de ajuda.
Com informações: Uber
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Não
Como pedir indenização da Uber?
Em corridas por aplicativo é comum o motorista desviar do caminho sugerido pelo GPS e utilizar uma rota alternativa para evitar longos congestionamentos — às vezes a iniciativa parte do próprio passageiro para não chegar atrasado. Há ainda situações em que o motorista erre o caminho e o GPS automaticamente recalcule a rota e aumente o valor final da corrida. Quando isso acontece, é possível pedir reembolso?
Muitas vezes o passageiro pode não concordar com o novo preço cobrado pela viagem ou alegue que, ao solicitar a corrida, o aplicativo gerou um valor diferente do apresentado ao final do serviço.
De acordo com a Uber, todas as viagens realizadas pela plataforma são registradas pelo GPS, sendo possível solicitar a revisão do valor pelo trajeto, através do seu próprio perfil no aplicativo.
Ao apresentar os motivos para o esclarecimento, a análise poderá gerar um reembolso imediato, ou não. Dependendo do caso é necessário fazer uma verificação mais detalhada do ocorrido, o que pode levar mais tempo.
Mesmo assim, a Uber garante que pequenas alterações na rota durante a corrida não geram aumento do valor indicado pelo aplicativo no ato da solicitação da viagem.
- Abra o aplicativo da Uber e toque em “Conta”;
- Depois, clique em “Ajuda”;
- Selecione a opção “Problemas com uma viagem específica e reembolsos”;
- Em seguida, toque na corrida que você deseja solicitar o estorno;
- Na parte de baixo da tela, clique em “Solicitar ajuda com viagens”.
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Como entrar em contato com o jurídico da Uber?
Você pode também entrar em contato acessando help.uber.com ou enviando um e-mail para [email protected].
Tem como colocar a Uber na Justiça?
Para fazer uma reclamação na Uber, é possível usar a central de atendimento no aplicativo ou site da empresa. Não há uma linha de telefone ou número de WhatsApp para entrar em contato. Saiba o que fazer para pedir ajuda à plataforma.
Tempo necessário: 2 minutos
Se você acredita ter uma cobrança indevida pelo Uber, como taxa de cancelamento ou o valor da corrida foi muito acima do estipulado, é possível fazer uma reclamação para solicitar o reembolso pelo aplicativo.
Abra o aplicativo do Uber. No menu inferior, entre em Atividade, e em seguida escolha a viagem desejada. Após selecionar a viagem, role a tela até o menu Ajuda e clique em Solicitar ajuda com viagens
Você poderá fazer a solicitação através do canal de atendimento. É importante destacar que a Uber só revisa os valores de viagens concluídas há menos de 45 dias.
Vale lembrar que a Uber cobra uma taxa de cancelamento após cinco minutos depois da corrida ter sido aceita por um motorista. O serviço de transporte também pode cobrar uma taxa de limpeza de até R$ 350 caso o passageiro tenha sujado o carro a ponto de impedir o motorista de realizar novas viagens.
Você pode denunciar um motorista da Uber em situações como:
- Lembre-se que durante uma viagem você pode ver os dados do motorista. Não é possível ter acesso aos dados após o encerramento da corrida.
Se você quer reclamar com o Uber com assuntos não-relacionados a viagens, é necessário entrar em contato pelo menu de ajuda do aplicativo. Para isso, vá em Conta, depois em Ajuda.
Nessa opção, você poderá reclamar para a empresa em situações como:
- A Uber possui uma central telefônica, mas somente para atender motoristas parceiros. O número do telefone é 0800 006 8068.
Para atendimento aos passageiros, é necessário entrar em contato com o Uber pelo suporte dentro do aplicativo.
O Uber possui o WhatsApp (11) 94488-3478 para solicitar corridas diretamente pelo aplicativo de mensagens. O serviço funciona apenas em algumas cidades e não está disponível para quem possui conta com autenticação de dois fatores.
É possível entrar em contato com um motorista após ter a corrida encerrada. Para isso, é necessário utilizar a opção de objeto perdido ou esquecido no Uber, dentro da central de ajuda.
Com informações: Uber
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Como pedir indenização da Uber?
Em corridas por aplicativo é comum o motorista desviar do caminho sugerido pelo GPS e utilizar uma rota alternativa para evitar longos congestionamentos — às vezes a iniciativa parte do próprio passageiro para não chegar atrasado. Há ainda situações em que o motorista erre o caminho e o GPS automaticamente recalcule a rota e aumente o valor final da corrida. Quando isso acontece, é possível pedir reembolso?
Muitas vezes o passageiro pode não concordar com o novo preço cobrado pela viagem ou alegue que, ao solicitar a corrida, o aplicativo gerou um valor diferente do apresentado ao final do serviço.
De acordo com a Uber, todas as viagens realizadas pela plataforma são registradas pelo GPS, sendo possível solicitar a revisão do valor pelo trajeto, através do seu próprio perfil no aplicativo.
Ao apresentar os motivos para o esclarecimento, a análise poderá gerar um reembolso imediato, ou não. Dependendo do caso é necessário fazer uma verificação mais detalhada do ocorrido, o que pode levar mais tempo.
Mesmo assim, a Uber garante que pequenas alterações na rota durante a corrida não geram aumento do valor indicado pelo aplicativo no ato da solicitação da viagem.
1) Abra o aplicativo da Uber e toque em “Conta”;
2) Depois, clique em “Ajuda”;
3) Selecione a opção “Problemas com uma viagem específica e reembolsos”;
4) Em seguida, toque na corrida que você deseja solicitar o estorno;
5) Na parte de baixo da tela, clique em “Solicitar ajuda com viagens”.
6) Depois, toque na opção “Revisar minha taxa de cancelamento”;
7) O processo de reembolso será iniciado através de um chat com o suporte da empresa assim que todos estes passos forem feitos.
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Como entrar em um processo contra a Uber?
O processo de revisão é disponibilizado pela própria Uber e pode ser feito tanto no aplicativo Uber Driver quanto no Portal de Solicitação de Revisão, a depender da motivação da suspensão. Trata-se de uma avaliação realizada pela equipe interna, que terá caráter definitivo sob os protocolos internos.
Quantos processos têm a Uber?
A plataforma Uber pediu nesta segunda-feira (4) ao Supremo Tribunal Federal (STF) a suspensão nacional de todos os processos que tratam sobre o reconhecimento de vínculo de emprego entre motoristas e a plataforma.
Na petição encaminhada ao Supremo, o escritório de advocacia que representa a empresa sustenta que a medida é necessária para aguardar o posicionamento final da Corte sobre o tema.
Na semana passada, o STF reconheceu a chamada repercussão geral, mecanismo que vai obrigar todo o Judiciário a seguir o futuro entendimento dos ministros após o julgamento definitivo da questão. Cerca de 17 mil processos sobre a questão tramitam em todo o país.
Trata-se, portanto, de regra processual que visa resguardar a prolação de decisões conflitantes com o entendimento que será fixado pela egrégia Suprema Corte. É um consectário lógico e natural do princípio da isonomia para assegurar que todos os processos afins, em trâmite no Poder Judiciário, recebam o mesmo tratamento.
Com o reconhecimento da repercussão, o Supremo vai marcar o julgamento para decidir definitivamente sobre a validade do vínculo de emprego dos motoristas com os aplicativos.
Atualmente, grande parte das decisões da Justiça do Trabalho reconhece vínculo empregatício dos motoristas com as plataformas, mas o próprio Supremo possui decisões contrárias.
Em dezembro do ano passado, a Primeira Turma da Corte entendeu que não há vínculo com as plataformas. O mesmo entendimento já foi tomado pelo plenário em decisões válidas para casos concretos.
Mais cedo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou o projeto que regulamenta o trabalho de motorista de aplicativo. O texto será enviado para o Congresso. Se aprovado, começará a valer em 90 dias.