Qual o grau de parentesco para conseguir cidadania italiana?
Na prática, o requerente deve ser filho (a), e/ou neto (a), e/ou bisneto (a), e/ou trineto (a) ou tataraneto (a) de italianos. Se você é descendente de imigrantes italianos, têm o direito a requerer a sua Cidadania Italiana em qualquer Consulado Italiano ou Embaixada Italiana do Mundo, por “Jus Solis”.
Como tirar cidadania italiana família?
Hoje em dia a dupla cidadania se tornou uma realidade para muitas pessoas. Oportunidades de trabalho mundo afora, melhores condições de vida e a realidade de receber em dólar e euro vem tornando a cidadania italiana um gancho para concretizar o sonho da independência e liberdade.
Com isso em mente, fizemos esse artigo para que você entenda o que de fato é a dupla cidadania italiana, quais as formas de consegui-la e as maneiras de fazer a solicitação, seja através do consulado ou de processo judicial. Confira a seguir.
A cidadania italiana é um direito de todos aqueles que cumprem os pré-requisitos para serem considerados cidadãos italianos pela lei do país. Você pode não ter pensado nisso, mas essa é a situação de grande parte da população brasileira.
Graças à Grande Imigração, ocorrida nos séculos 19 e 20, o Brasil se tornou uma das maiores colônias de italianos fora da Itália. Isso se dá, pois nessa época mais de 1 milhão de italianos vieram para o Brasil em busca de uma vida melhor e grandes oportunidades trabalhistas.
Para conseguirem empregos e cargos aqui no Brasil, alguns desses italianos tiveram que se tornar brasileiros naturalizados, mas sobre esse assunto nós falaremos mais tarde. Acompanhe!
De modo simples, tem direito à cidadania italiana todo aquele que for descendente de um italiano. Claro, essa não é a única forma de se tornar um cidadão italiano, seja por descendência, casamento ou residência, os direitos e deveres são os mesmos!
Dado isso, vamos te explicar separadamente como funciona cada tipo de solicitação, assim você poderá entender qual se encaixa mais no seu caso.
Como o nome já diz, podem pleitear a dupla cidadania italiana por descendência quem for um descendente de italiano. Você pode confirmar esse direito fazendo uma retrospectiva da sua árvore genealógica, de preferência dos dois lados da família, assim as chances são altas!
Obviamente, existem regiões e cidades brasileiras que o índice de descendentes de italianos é superior a outras, como a região Sul do Brasil. Santa Catarina, por exemplo, foi uma das primeiras colônias italianas em solo brasileiro. Ou seja, a probabilidade de alguém ser descendente de italiano lá é maior que alguém nascido em Sergipe.
O melhor de tudo é que não importa o grau em que esse parentesco exista, o direito não deixa de existir. Se você acredita ter um ascendente italiano, vá atrás, monte sua árvore genealógica!
A cidadania italiana por matrimônio, por mais que pareça tranquila, pede alguns requisitos que, caso não forem atendidos, tornam o processo inválido. Por exemplo, para fazer essa solicitação, você precisa estar casado com um italiano por no mínimo 3 anos, se não houver filhos.
É aí que as exceções começam. Caso existam filhos dessa união, esse tempo reduz pela metade, sendo necessários apenas um ano e meio de casados. Além disso, antes de solicitar o reconhecimento de fato, é necessário que o requerente (ou seja, você) tenha um certificado de proficiência no italiano de nível B1, in.
Quantas gerações podem pedir cidadania italiana?
Tem direito de pedir a cidadania italiana as pessoas que cumprem os requisitos exigidos em cada uma das seguintes situações:
- Possuem descendência italiana;
- São casados com italianos em regime civil por pelo menos 3 anos se não tiverem filhos;
- Residem por determinado tempo em solo italiano;
- Por mérito ou leis especiais.
Não há quantidade de gerações que define quem têm direito à cidadania italiana. Não há um limite, ou seja, desde que os requisitos necessários para se pleitear a cidadania sejam cumpridos, qualquer um da linha de descendência, do italiano nato, terá direito.
Alguns dos impeditivos para a cidadania italiana são:
- A não existência de documentos que comprovem a descendência;
- Os documentos encontrados apresentam irregularidades ou graves erros que possam gerar dúvidas sobre a descendência;
- O Dante Causa ter nascido em território que até então não pertencia à Itália;
- Ter quebra na linha sucessória como por exemplo naturalização do italiano no país de destino.
Dentre as principais vantagens de ter a cidadania italiana estão:
- Residir, estudar e trabalhar em qualquer um dos países da União Europeia;
- Ter certas vantagens para obter visto de trabalho em países que não pertencem à União Europeia como Suíça e Inglaterra;
- Ter acesso gratuito à rede pública de saúde italiana;
- Poder viajar para mais de 180 países sem a necessidade de visto de turista como por exemplo EUA e Canadá.
Para saber se você é descendente de italianos, busque inicialmente informações com familiares, especialmente com os mais velhos. Histórias de família, passadas de geração a geração são ótimas fontes de pesquisa genealógica.
Sites sobre ancestralidade e origem dos nomes também podem fornecer informações valiosas para quem busca a nacionalidade dos ascendentes.
E por fim, se tiver bons resultados até então, contrate um serviço de genealogia. A experiencia de um especialista pode além de confirmar a ascendência italiana, indicar a localização das certidões que serão necessárias em um processo de cidadania.
Não há limite de idade para tirar a cidadania italiana. De acordo com a lei de Descendência, para a Itália, é considerado cidadão italiano todo aquele que é filho de pai ou mãe italiana, sem limites de gerações ou de idade. A maioridade na Itália são 18 anos.
Sim, mesmo sendo tataraneto de italiano, você tem direito à cidadania. Não há um limite de gerações para a cidadania italiana e o que comprova o seu vínculo de filiação são as certidões partindo de você, até o seu tataravô.
Para saber se o seu bisavô era italiano, inicialmente deverá buscar informações com familiares, especialmente com os mais velhos. Histórias de família, passadas de geração a geração são ótimas fontes de pesquisa genealógica.
Sites sobre ancestralidade e origem dos nomes também podem fornecer informações valiosas para quem busca a nacionalidade dos ascendentes.
E por fim, se tiver bons resultados até então, contrate um serviço de genealogia.
Quem tem cidadania italiana passa para os filhos?
Guia rápido ⚡️
Para ser elegível para o serviço de ação judicial para filhos diretos o genitor italiano deve estar vivo, ter passaporte italiano válido, estar inscrito em um consulado italiano no Brasil e ter o cadastro AIRE atualizado.
Se nasceu na Itália, é necessário apresentar a Certidão Negativa de Naturalização (CNN).
O tempo estimado para a conclusão do processo de ação judicial para filhos diretos varia de acordo com o Comune na Itália. A preparação das certidões no Brasil pode levar de 30 a 90 dias, enquanto a notificação judicial na Itália geralmente demora de 6 a 12 meses.
A Ferrara Cidadania Italiana opera com notificações judiciais em alguns Comuni na Itália, onde há jurisprudência comprovada de casos anteriores.
Não é necessário estar na Itália para o processo judicial para filho direto. O processo é intermediado por um advogado na Itália que representa o requerente através de procuração.
Os documentos necessários para iniciar um processo judicial de filho direto são: certidões de nascimento, casamento e óbito, passaporte italiano válido do genitor, comprovação de inscrição no consulado, cadastro AIRE atualizado e a CNN, se aplicável.
A Ferrara Cidadania Italiana oferece assistência completa no processo judicial para filho direto, incluindo preparação das certidões no Brasil, protocolo da ação judicial na Itália e acompanhamento do processo até a emissão da certidão transcrita do nascimento.
Os custos envolvidos no serviço de cidadania para filho direto, variam de acordo com a complexidade do caso e a quantidade de documentos necessários.
É recomendado entrar em contato com a Ferrara Cidadania para uma avaliação personalizada e orçamento detalhado.
Pode-se iniciar um processo de ação judicial para filho direto com a Ferrara Cidadania Italiana, entrando em contato através do site da empresa ou via WhatsApp para avaliação do caso e mais informações.
A CNN é um documento emitido pelo Ministério da Justiça do Brasil que informa se existe algum registro de naturalização brasileira por parte do italiano, o que pode afetar a transmissão da cidadania.
É um documento necessário se o genitor italiano nasceu na Itália.
É importante o genitor italiano estar inscrito no consulado e ter o cadastro AIRE atualizado para que se possa comprovar a cidadania italiana e facilitar a transmissão aos filhos.
Sim, filhos adultos de cidadãos italianos podem solicitar a cidadania sem ter que aguardar nas filas dos consulados, através de um processo administrativo onde o genitor está registrado ou por processo judicial.
Sim, para um processo de cidadania para filhos adultos de italianos, é necessário que o genitor italiano esteja vivo e regularmente inscrito no consulado para iniciar o processo de cidadania.
Para o processo de cidadania para filhos diretos, o requerente precisa apresentar apenas a sua própria documentação de nascimento e casamento, não de toda a genealogia italiana.
A Ferrara Cidadania Italiana poderá oferecer assistência completa no processo de cidadania de.
Como saber se alguém da minha família já tem cidadania italiana?
Tem direito de pedir a cidadania italiana as pessoas que cumprem os requisitos exigidos em cada uma das seguintes situações:
- Possuem descendência italiana;
- São casados com italianos em regime civil por pelo menos 3 anos se não tiverem filhos;
- Residem por determinado tempo em solo italiano;
- Por mérito ou leis especiais.
Não há quantidade de gerações que define quem têm direito à cidadania italiana. Não há um limite, ou seja, desde que os requisitos necessários para se pleitear a cidadania sejam cumpridos, qualquer um da linha de descendência, do italiano nato, terá direito.
Alguns dos impeditivos para a cidadania italiana são:
- A não existência de documentos que comprovem a descendência;
- Os documentos encontrados apresentam irregularidades ou graves erros que possam gerar dúvidas sobre a descendência;
- O Dante Causa ter nascido em território que até então não pertencia à Itália;
- Ter quebra na linha sucessória como por exemplo naturalização do italiano no país de destino.
Dentre as principais vantagens de ter a cidadania italiana estão:
- Residir, estudar e trabalhar em qualquer um dos países da União Europeia;
- Ter certas vantagens para obter visto de trabalho em países que não pertencem à União Europeia como Suíça e Inglaterra;
- Ter acesso gratuito à rede pública de saúde italiana;
- Poder viajar para mais de 180 países sem a necessidade de visto de turista como por exemplo EUA e Canadá.
Para saber se você é descendente de italianos, busque inicialmente informações com familiares, especialmente com os mais velhos. Histórias de família, passadas de geração a geração são ótimas fontes de pesquisa genealógica.
Sites sobre ancestralidade e origem dos nomes também podem fornecer informações valiosas para quem busca a nacionalidade dos ascendentes.
E por fim, se tiver bons resultados até então, contrate um serviço de genealogia. A experiencia de um especialista pode além de confirmar a ascendência italiana, indicar a localização das certidões que serão necessárias em um processo de cidadania.
Não há limite de idade para tirar a cidadania italiana. De acordo com a lei de Descendência, para a Itália, é considerado cidadão italiano todo aquele que é filho de pai ou mãe italiana, sem limites de gerações ou de idade. A maioridade na Itália são 18 anos.
Sim, mesmo sendo tataraneto de italiano, você tem direito à cidadania. Não há um limite de gerações para a cidadania italiana e o que comprova o seu vínculo de filiação são as certidões partindo de você, até o seu tataravô.
Para saber se o seu bisavô era italiano, inicialmente deverá buscar informações com familiares, especialmente com os mais velhos. Histórias de família, passadas de geração a geração são ótimas fontes de pesquisa genealógica.
Sites sobre ancestralidade e origem dos nomes também podem fornecer informações valiosas para quem busca a nacionalidade dos ascendentes.
E por fim, se tiver bons resultados até então, contrate um serviço de genealogia. A experiencia de um especialista pode além de confirmar a ascendência italiana, indicar a localização das certidões que serão necessárias em um processo de cidadania.
Sou brasileira e tenho cidadania italiana meu marido tem direito?
É natural que a dúvida surja: cônjuges (esposa e marido) de cidadãos italianos têm direito a tirar a Cidadania Italiana por Casamento?
A resposta é sim! A solicitação poderá ser feita pelo Brasil ou pela Itália. Comparada aos Processos Via Materna e Paterna, a Cidadania Italiana por Casamento é um processo de obtenção mais simples e rápido.
No entanto, são muitos os casos que possuem particularidades.
Siga a leitura para entender em detalhes o Processo e descobrir qual é seu caso!
Cônjuges de cidadãos italianos. Pelo Brasil, o processo só pode ser iniciado após 3 anos de matrimônio completos, ou 1 ano e 6 meses, caso hajam filhos. Pela Itália, são exigidos 2 anos de casamento, ou 1 ano no caso de haver filhos, mas é necessário residir na Itália para abrir essa solicitação.
1.1 Casamentos ocorridos antes de 27/04/1983
As mulheres casadas com cidadãos italianos até o dia 27 de abril de 1983 têm direito ao reconhecimento automático da cidadania. No entanto, existem algumas exceções:
- Caso a esposa tenha recebido automaticamente a Cidadania , porém o marido tenha falecido antes desta mesma data, sua Cidadania é cancelada.
- Caso tenha havido divórcio na Itália e a sentença ocorreu antes da mesma data, a esposa também perde a Cidadania.
- Em casos de naturalização brasileira do marido: caso tenha sido efetuada antes de 19/05/1975, a esposa perde a Cidadania adquirida pelo casamento. Porém, caso o marido tenha se naturalizado depois de 19/05/1975, sua Cidadania é mantida.
1.2. No caso de óbito do cônjuge italiano
O óbito do cônjuge detentor da Cidadania Italiana interfere no Processo dependendo da etapa em que este estiver. No entanto, caso o óbito ocorra após a finalização do processo, o cônjuge que recebeu a cidadania não perderá a Cidadania Italiana, porém, terá que registrar o óbito no padrão consular, etapa necessária para manter o cadastro do novo Cidadão devidamente atualizado.
1.3 Casos de casamentos homoafetivos
As regras para casamentos homoafetivos são exatamente iguais àquelas aplicadas a casamentos heteroafetivos. Sendo assim, todos os direitos a cônjuges são resguardados da mesma forma.
1.4 Casos de união estável com cidadão italiano
Unioes estáveis não concedem direito à cidadania italiana, independente do seu tempo de duração. Quando são convertidas em casamento, requerem o mesmo período mínimo exigido, 3 anos de matrimônio completos, ou 1 ano e 6 meses, caso hajam filhos, para que seja permitida a solicitação de Cidadania por Casamento.
- Separar toda a documentação necessária para o processo e traduzi-la;
- Caso o cônjuge não possua proficiência no idioma italiano, é necessário dedicar-se aos estudos até que atinja o nível B1 de proficiência, já que é necessário um certificado para ser anexado aos documentos da etapa anterior.
- Os documentos e traduções deverão ser apostilados em cartório habilitado;
- Preencher o formulário do Ministério Dell’interno (órgão responsável) e anexar cópias dos documento.
Como ter acesso a pasta da família no Consulado italiano?
A Pasta da Família não ajudará muito, pois o processo demorará o mesmo tempo do que para os que não possuem esta pasta, independe se no Brasil ou na Itália.
Caso o processo tenha sido realizado no Brasil, você precisa ter o número do protocolo do processo e em qual Consulado foi realizado.
Se realizado na Itália, é preciso conseguir uma autorização por escrita do familiar, autorizando a utilização da pasta e uma cópia do passaporte deste. Em seguida, você precisará residir no mesmo Comune em que seu familiar realizou o processo, ou solicitar cópias autenticadas dos documentos, anexando os seus, para poder dar entrada em outro Comune.
É importante esclarecer que, mesmo existindo essa possibilidade, alguns Comunes podem não aceitar a apresentação de documentos em cópias autenticadas e que, após algum tempo, os processos são arquivados, dificultando o acesso a eles. Por isso, o Instituto Cidadania Italiana, não recomenda está forma de realização do processo de reconhecimento da cidadania.
Qual o grau de parentesco para conseguir cidadania italiana?
Na prática, o requerente deve ser filho (a), e/ou neto (a), e/ou bisneto (a), e/ou trineto (a) ou tataraneto (a) de italianos. Se você é descendente de imigrantes italianos, têm o direito a requerer a sua Cidadania Italiana em qualquer Consulado Italiano ou Embaixada Italiana do Mundo, por “Jus Solis”.