O que é blindagem trabalhista?
Blindagem trabalhista vai muito além de um serviço estratégico que só atende grandes empresas. Trata-se de uma maneira de proteger a existência do negócio a longo prazo independentemente de seu tamanho.
A elaboração de uma estratégia inteligente de blindagem empresarial faz com que as dores de cabeça vindas de irregularidades trabalhistas sejam reduzidas ou, até mesmo, extintas. Mesmo assim, é comum que a prática apresente uma série de resistências, nascidas principalmente da falta de informação correta sobre o assunto.
Ao contrário do que muitos pensam, a blindagem trabalhista não consiste em enganar o outro. Ela não serve para achar formas de enganar a Justiça do Trabalho, a previdência ou os colaboradores da empresa. É, inclusive, exatamente o oposto. Trata-se do desenvolvimento de uma relação suficientemente transparente e adequada para que a empresa esteja “blindada” de futuros problemas que possam causar danos patrimoniais e à imagem do empreendimento.
É exatamente por isso que a blindagem trabalhista funciona como uma via que, ao mesmo tempo, protege a empresa e seus empregados, reduzindo desgastes e poupando custos futuros por meio de boas decisões no presente.
Com o objetivo de esclarecer o que é a blindagem trabalhista, como ela funciona e como ela auxilia as empresas, elaboramos o presente artigo. Confira! Fale com um advogado especialista.
A blindagem trabalhista consiste em uma série de procedimentos legais a serem adotados no cotidiano da empresa com o objetivo de reduzir qualquer tipo de problema na esfera trabalhista.
No Brasil, existe a noção equivocada de que é praticamente impossível uma empresa existir sem que haja uma série de incômodos com os trabalhadores que já passaram por ela. Essa noção é fruto de uma configuração já ultrapassada de enxergar o Direito Trabalhista, onde as práticas preventivas eram relegadas ao segundo plano ou completamente ignoradas.
A maior parte das blindagens empresariais pode ser comparada com a blindagem de um automóvel, pois sua intenção é minimizar os danos caso algo ataque sua integridade. Na blindagem trabalhista, no entanto, a analogia é menos precisa, pois é praticamente certo que uma empresa que não mantenha essas boas práticas sofrerão danos na esfera trabalhista no futuro.
Uma consultoria preventiva irá reduzir as chances de ocorrência desses custos, que seriam quase garantidos sem a sua aplicação. A principal intenção desse método de prevenção é não deixar nenhum espaço para futuras multas.
Documentações adequadas, manutenção de provas benéficas para a empresa e registro das práticas corretas podem poupar uma enorme dor de cabeça, bem como multas significativas, no futuro.
Quando pensamos em blindagem trabalhista, o fim dos constantes incômodos com a Justiça do Trabalho é o objetivo ideal para a maior parte das pessoas. Há, no entanto, outras vantagens decorrentes desse benefício que podem se revelar tão importantes quanto. A seguir, tratamos um pouco mais sobre cada uma delas. Ligue agora e ag.
O que é a blindagem de empresas?
O termo blindagem empresarial, apesar da sua importância, ainda é um tanto desconhecido e novo no Brasil. Muitas pessoas enxergam esse esforço como uma maneira de driblar obrigações, enquanto outras percebem seu caráter sério e cada vez mais necessário para tornar uma empresa juridicamente segura.
A falta de conhecimento sobre o assunto faz com que muitas empresas não entendam ou nem mesmo tenham acesso a esse tipo de estratégia. A verdade é que não se trata, de fato, de uma atividade simples. No entanto, ela pode evitar uma série de dores de cabeça futuras.
Por isso, com o objetivo de esclarecer o que é a blindagem empresarial e o quanto ela pode ajudar seu negócio a crescer com segurança, nossos advogados especialistas em Direito Empresarial elaboraram o presente artigo. Confira!
Uma das melhores maneiras de entender a blindagem empresarial é entender que ela consiste em tornar a empresa menos exposta a riscos. A princípio, a blindagem é preventiva, visto que de nada adianta blindar uma empresa depois dela já ter sido atingida. Dessa forma, a blindagem empresarial é uma estratégia desenvolvida para evitar problemas futuros, e não para corrigir erros do passado.
Todos os pontos de possível exposição de uma empresa deve ser mapeados e protegidos com estratégias ou planos de contenção. A blindagem empresarial consiste em tornar a empresa menos exposta aos riscos. Sendo assim, ela sofre o menor impacto possível quando algum incidente ocorre. Fale com um advogado especialista.
No âmbito da blindagem empresarial, existem diversas estratégias em campos variados, mas que estão interligadas. Entre esses principais tipos de blindagem, destacam-se:
- Blindagem Trabalhista: este tipo de blindagem permite que as empresas prestem constante atenção a todos os aspectos normativos da sua relação com os empregados, reduzindo multas e posteriores gastos jurídicos em confrontos trabalhistas.
- Blindagem Tributária: a blindagem tributária possibilita o desenvolvimento de estratégias, garantindo a segurança da empresa frente às cobranças fiscais, além de estudar alternativas lícitas que reduzem a carga tributária dentro das atividades da empresa.
- Blindagem de Propriedade Intelectual: é a blindagem que garante que o bem mais singular de uma empresa esteja protegido. Sua intenção é garantir a manutenção da propriedade intelectual, sem que seja questionada ou infringida.
- Blindagem Jurídica Ambiental: na blindagem jurídica, há a presença do desenvolvimento de estratégias para que a empresa atenda a todos os requisitos ambientais, permitindo que não tenha mais incertezas ou preocupações quanto a multas relacionadas a essa área.
- Blindagem Patrimonial: esta permite que os frutos já obtidos por meio do trabalho não corram riscos e evita a necessidade de procedimentos burocráticos no futuro. Além de ser aplicável para as empresas, a blindagem patrimonial também pode ser utilizada no âmbito pessoal.
- Blindagem Contratual: a blindagem contratual consiste em garantir que os interesses da empresa…