Como fazer uma blindagem patrimonial?
AS PRINCIPAIS FORMAS DE BLINDAGEM PATRIMONIAL SÃO AS SEGUINTES:
1
1- Instituição de bem de família. …
2
2 – Doação de bens com reserva de usufruto. …
3
3 – Contrato de namoro. …
4
4- Casamento no regime da separação total de bens. …
5
5 – Criação de empresa patrimonial – Holding. …
6
6 – Crie Empresa “Offshore” ou Conta Bancária no Exterior.
O que é blindagem empresarial?
O termo blindagem empresarial, apesar da sua importância, ainda é um tanto desconhecido e novo no Brasil. Muitas pessoas enxergam esse esforço como uma maneira de driblar obrigações, enquanto outras percebem seu caráter sério e cada vez mais necessário para tornar uma empresa juridicamente segura.
A falta de conhecimento sobre o assunto faz com que muitas empresas não entendam ou nem mesmo tenham acesso a esse tipo de estratégia. A verdade é que não se trata, de fato, de uma atividade simples. No entanto, ela pode evitar uma série de dores de cabeça futuras.
Por isso, com o objetivo de esclarecer o que é a blindagem empresarial e o quanto ela pode ajudar seu negócio a crescer com segurança, nossos advogados especialistas em Direito Empresarial elaboraram o presente artigo. Confira!
Uma das melhores maneiras de entender a blindagem empresarial é entender que ela consiste em tornar a empresa menos exposta a riscos. A princípio, a blindagem é preventiva, visto que de nada adianta blindar uma empresa depois dela já ter sido atingida. Dessa forma, a blindagem empresarial é uma estratégia desenvolvida para evitar problemas futuros, e não para corrigir erros do passado.
Todos os pontos de possível exposição de uma empresa deve ser mapeados e protegidos com estratégias ou planos de contenção. A blindagem empresarial consiste em tornar a empresa menos exposta aos riscos. Sendo assim, ela sofre o menor impacto possível quando algum incidente ocorre. Fale com um advogado especialista.
No âmbito da blindagem empresarial, existem diversas estratégias em campos variados, mas que estão interligadas. Entre esses principais tipos de blindagem, destacam-se:
- Blindagem Trabalhista: este tipo de blindagem permite que as empresas prestem constante atenção a todos os aspectos normativos da sua relação com os empregados, reduzindo multas e posteriores gastos jurídicos em confrontos trabalhistas.
- Blindagem Tributária: a blindagem tributária possibilita o desenvolvimento de estratégias, garantindo a segurança da empresa frente às cobranças fiscais, além de estudar alternativas lícitas que reduzem a carga tributária dentro das atividades da empresa.
- Blindagem de Propriedade Intelectual: é a blindagem que garante que o bem mais singular de uma empresa esteja protegido. Sua intenção é garantir a manutenção da propriedade intelectual, sem que seja questionada ou infringida.
- Blindagem Jurídica Ambiental: na blindagem jurídica, há a presença do desenvolvimento de estratégias para que a empresa atenda a todos os requisitos ambientais, permitindo que não tenha mais incertezas ou preocupações quanto a multas relacionadas a essa área.
- Blindagem Patrimonial: esta permite que os frutos já obtidos por meio do trabalho não corram riscos e evita a necessidade de procedimentos burocráticos no futuro. Além de ser aplicável para as empresas, a blindagem patrimonial também pode ser utilizada no âmbito pessoal.
- Blindagem Contratual: a blindagem contratual consiste em garantir que os interesses da empresa.