Sumário

Entre em contato com um especialista

    Banco de talentos

    banco de talentos

    O que faz um Banco de talentos?

    Você já parou para analisar o tempo gasto na sua empresa para a contratação adequada de novos colaboradores? Segundo dados levantados pelas consultorias The Josh Bersin Company e AMS, todo o processo seletivo leva em média 43 dias. É bastante, não é? Porém, a um banco de talentos pode ajudar a reduzir esse tempo de contratação.

    Neste post, vamos explicar melhor o que é esse banco de dados, como ele funciona na prática e como sua empresa pode montar um para garantir processos seletivos mais ágeis, eficientes e menos custosos. Tem interesse em otimizar seu recrutamento e seleção? Então confira a leitura completa.

    O banco de talentos, ou pipeline de talentos, é uma ferramenta que reúne dados de candidatos que já participaram de processos seletivos na sua empresa. Dessa forma, ele organiza e guarda informações sobre formação acadêmica, experiências anteriores, competências, habilidades, entre outras.

    Ele atua como um repositório centralizado que possibilita que o RH catalogue e organize currículos de forma eficiente, facilitando a triagem em novos processos seletivos.

    Além disso, permite filtrar dados dos candidatos conforme as competências e os requisitos determinados pelo recrutador, identificando, assim, os candidatos mais adequados para as vagas existentes.

    Preencha o formulário e receba o guia de recrutamento grátis no seu e-mail 📩

    A grande finalidade de um banco de talentos é guardar informações de profissionais qualificados para futuras vagas, tornando o processo de recrutamento e seleção mais ágil e otimizado.

    A ferramenta também pode incluir informações sobre pessoas já contratadas pela empresa, facilitando a análise de currículos de funcionários para promoções ou processos seletivos internos.

    Outra função do repositório é fortalecer a diversidade e a inclusão em processos de R&S. Com todas as informações armazenadas de forma organizada, fica mais fácil encontrar candidatos com perfis específicos para preencher vagas afirmativas, por exemplo.

    Existem diferentes tipos de bancos de talento, são eles:

    Descubra também: Descrição de vagas: 11 modelos para divulgar e contratar os melhores funcionários

    O banco de talentos certo oferece vários benefícios para sua empresa. O primeiro deles é a possibilidade de filtrar os currículos por habilidades específicas, sejam elas técnicas ou comportamentais. Por exemplo, imagine que você está com uma vaga aberta para uma pessoa com disponibilidade para viajar constantemente. Com o banco, é possível filtrar os currículos com essa informação e já analisar os candidatos que mais se adequam ao cargo.

    Outro benefício é a otimização do processo seletivo. Ao abrir uma nova vaga, analisar cada um dos currículos pode ser um trabalho longo. Com o banco de talentos, essa etapa se torna mais rápida e organizada, economizando tempo e recursos.

    Aliás, a economia de capital financeiro é mais uma vantagem dessa ferramenta. Com o processo de recrutamento e seleção automatizado, a empresa poupa dinheiro com a divulgação de vagas.

    Qual o salário de um Banco de talentos?

    Qual é o salário de Banco de talentos? O salário médio nacional de Banco de talentos é de R$1.673 em Brasil. Filtre por localização para ver os salários de Banco de talentos na sua região.

    Vai ter Banco de Talentos 2024?

    DOCENTES QUE PARTICIPARAM DO CONCURSO DA VUNESP

    MANIFESTAÇÃO DE INTERESSE

    22/02/2014 – das 10h30 às 14h – Manifestação de interesse na SED: ATRIBUIÇÃO ONLINE

    MANIFESTAÇÃO DE INTERESSE

    22/02/2024 – A partir das 14h30 – Atribuição de Aulas para composição da carga horária, de acordo com a classificação, em nível de Unidade Escolar – SEM REDUÇÃO DE UNIDADE ESCOLAR.

    ATRIBUIÇÃO – CANDIDATOS VUNESP HABILITADOS – 19/02/2024

    ATRIBUIÇÃO – CANDIDATOS VUNESP QUALIFICADOS – 20/02/2024

    ATENÇÃO! Estará aberta a manifestação de interesse hoje, 16/02/2024 das 13h30 às 23h59.

    CRONOGRAMA DE ATRIBUIÇÃO – PUBLICADO EM 16/02/2024

    Caso não consiga visualizar, clique aqui.

    Realizar inscrição na SED – Secretaria Escolar Digital – https://sed.educacao.sp.gov.br/, das 18:00 do dia 19/01 até às 18:00 do dia 30/01/2024 (prorrogado), a fim de participar do Processo de Atribuição de Aulas/2024

    COORDENADORIA DE GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

    EDITAL DE DIVULGAÇÃO DOS CANDIDATOS INSCRITOS PARA FINS DE CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA (CONCURSO PÚBLICO Nº 01/2023)

    A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, por meio da Comissão Especial de Concurso Público, instituída mediante Resolução SEDUC nº 78, de 17/10/2022, publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo de 18/10/2022, e nos termos do Decreto nº 60.449, de 15 de maio de 2014, DIVULGA a lista dos candidatos inscritos para fins de contratação temporária, nos termos da Lei Complementar nº 1.093/2009. O conteúdo na íntegra desta divulgação estará disponível, a partir de 18/01/2024, no Portal de Concursos Públicos do Estado (www.concursopublico.sp.gov.br) e nos sites da Secretaria da Educação (www.educacao.sp.gov.br) e da Fundação VUNESP (www.vunesp.com.br).

    ATRIBUIÇÃO CANDIDATOS VUNESP HABILITADOS – 05/02/2024

    ATRIBUIÇÃO CANDIDATOS VUNESP QUALIFICADOS – 08/02/2024

    TUTORIAL PASSO A PASSO DE COMO ACESSAR A SED E REALIZAR A INSCRIÇÃO PARA O PROCESSO DE ATRIBUIÇÃO INICIAL 2024

    PERGUNTAS E RESPOSTAS (FAQ) – MANIFESTAÇÃO DE INTERESSE

    PERGUNTAS E RESPOSTAS (FAQ) – DÚVIDAS GERAIS

    CLASSIFICAÇÃO HABILITADOS – VUNESP/SED – PÓS DETERMINAÇÃO JUDICIAL – 02/02/2024

    CLASSIFICAÇÃO QUALIFICADOS – VUNESP/SED – PÓS DETERMINAÇÃO JUDICIAL – 02/02/2024

    FUNDAMENTAÇÃO LEGAL

    PORTARIA CGRH 13, de 15/02/2024

    Acrescenta dispositivos na Portaria CGRH – 03, DE 18-01-2024

    PORTARIA CGRH 08, de 30/01/2024

    Dispõe sobre critério de classificação para atribuição de classes e aulas para o ano letivo 2024 aos candidatos à contratação e aos docentes contratados nos termos da Lei Complementar nº 1.093, de 16 de julho de 2009, e dá providências correlatas

    PORTARIA CGRH 07, de 29/01/2024

    Altera dispositivo da Portaria CGRH – 03, DE 18-01-2024

    RESOLUÇÃO SEDUC 74, de 19/12/2023

    Dispõe sobre o processo anual de atribuição de classes e aulas ao pessoal docente do Quadro do Magistério, e dá providências correlatas

    RESOLUÇÃO SEDUC 02/2024, de 18/01/2024

    Dispõe sobre a contratação de docentes por tempo determinado, de que trata a Lei Complementar nº 1.093, de 16 de julho de 2009, e dá providências corre

    Como saber se estou no Banco de talentos?

    A Dirigente Regional de Ensino da Diretoria Leste 2 juntamente com a Comissão de Atribuição de classes e aulas, vem informar que:

    Os candidatos podem manifestar interesse, na SED (Secretaria Escolar Digital), no horário específico para esse fim, das 16h00 às 23h00 para participação no processo de atribuição de aulas, a partir de 16 de março de 2021. Após manifestação, deverão aguardar contato da escola, para possível abertura de contrato de trabalho por tempo determinado, que só poderá ser aberto, após comprovação dos dados do Banco de Talentos, tais como formação e qualificação profissional.

    As orientações podem ser consultadas em vídeo tutorial e através do tutorial em PDF.

    É de responsabilidade do candidato, acompanhar, através do Diário Oficial do Estado do site Banco de Talentos, da Secretaria Escolar Digital e da Diretoria Regional de Ensino Leste 2 (delt2.educacao.sp.gov.br), todas as publicações das fases deste Processo.

    O Resultado Final do Processo Seletivo Simplificado pode ser consultado através do site Banco de Talentos e do link Classificação – Banco de Talentos.

    São Paulo, 16 de junho de 2021.

    Como é o processo de seleção da Vale?

    Valorizamos todas as pessoas

    No processo seletivo de fevereiro de 2024, as vagas serão destinadas à população que reside em Ourilândia do Norte, preferencialmente em comunidades no entorno das operações da Vale: Madalena e Santa Rita, Minerasul, Vicinal Picadão, PA União e Vicinal Calça Amarela. Trabalhamos para ser uma empresa mais diversa e inclusiva. Para 2024, as vagas também estarão destinadas ao público indígena que queira participar do processo seletivo. Reforçarmos a conscientização e o engajamento dos nossos profissionais para promovermos, juntos, um ambiente seguro, onde todas e todos tenham voz e oportunidades de desenvolvimento, independentemente de gênero, orientação sexual, raça, etnia ou caso tenha qualquer deficiência.

    Assumimos o compromisso de ser uma empresa antirracista e, juntos, trabalhamos todos os dias para promover a equidade de oportunidades na nossa empresa, a valorização dos nossos talentos negros e o combate ao racismo em todas as suas formas. Estabelecemos a meta de ter 40% das posições de liderança da Vale no Brasil composta por pessoas negras.

    Acreditamos que a presença de mulheres é essencial para a construção de um ambiente mais colaborativo e inovador, além de um futuro mais igualitário. Em dezembro de 2019, a Vale assumiu o compromisso de dobrar até 2030 o número de mulheres na empresa. A meta foi antecipada para 2025, afinal já saltamos de 13% para mais de 22% em representatividade (dados de 2022).

    Somos feitos por um time plural e, por isso, criamos um espaço seguro, de respeito e de cuidado com todos. Como prioridade dentro do tema da Diversidade e Inclusão, temos ampliado a conscientização sobre orientação sexual e identidade de gênero, independentemente de crenças e valores pessoais.

    As inscrições para o PFP estão encerradas. As vagas ofertadas são para o curso de Operador de Equipamentos e Instalações, para os moradores de Ourilândia do Norte, no Pará, fortalecendo o nosso objetivo de fomentar a economia das localidades onde a Vale atua, capacitando e trazendo para o mercado de trabalho as pessoas dessas comunidades. Um dos principais objetivos do PFP é oferecer qualificação em funções operacionais da Vale e impulsionar a contratação de mão de obra local. O programa é realizado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e com as áreas técnicas da Vale.

    Consulte abaixo as cidades onde estamos com vagas abertas e escolha, preferencialmente, onde você mora. Redirecionaremos você para o site de inscrições da nossa consultoria parceira. Boa sorte!

    Perfil das candidatas e candidatos

    • Pessoas a partir de 18 anos de idade que residam em Ourilândia do Norte, no Pará.
    • Trainee Operacional: Ensino Médio Regular completo.

    Quem pode trabalhar na Vale?

    ENTÃO SE VOCÊ QUER TRABALHAR NA VALE, TALVEZ SE INTERESSE PELAS SEGUINTES CARREIRAS:
    Engenharia de Minas;
    Engenharia de Segurança do Trabalho;
    Soldador;
    Técnico em Manutenção;
    Geologia;
    Engenharia Ambiental;
    Eletricista, entre outras.

    Como enviar um currículo para Vale?

    A Vale é uma das maiores empresas de mineração do mundo e oferece diversas oportunidades de emprego em suas unidades espalhadas pelo Brasil. Se você está interessado em trabalhar na Vale e deseja cadastrar seu currículo, o processo é bastante simples e pode ser feito pela internet.

    Para se cadastrar no site da Vale e enviar o seu currículo, você deve visitar o site oficial da empresa. Após acessar a página inicial do site, procure pela seção de “Carreiras” ou “Trabalhe Conosco”. Geralmente, essa opção pode ser encontrada no menu principal ou no rodapé da página.

    Ao encontrar a opção de “Carreiras” ou “Trabalhe Conosco”, clique nela para ser direcionado para a página de oportunidades de emprego da Vale. Nessa página, você encontrará informações sobre as vagas disponíveis e também um botão ou link para cadastrar o seu currículo.

    Na página de cadastramento de currículo, será solicitado que você preencha um formulário com informações pessoais e profissionais. Certifique-se de preencher todos os campos com precisão e de acordo com as suas qualificações.

    É importante destacar que a Vale possui um sistema de seleção bastante rigoroso e busca profissionais altamente qualificados e comprometidos. Portanto, é fundamental que você mencione suas experiências profissionais anteriores, suas habilidades e qualificações específicas de forma clara e objetiva.

    Após preencher o formulário de cadastro, revise as informações fornecidas e clique em “Enviar” ou no botão de confirmação de envio. Nesse momento, o seu currículo será encaminhado para a equipe responsável pela seleção de candidatos da Vale. Caso o seu perfil seja compatível com alguma oportunidade de emprego, você poderá ser chamado para participar do processo seletivo.

    Lembre-se de que, além do cadastramento do currículo, é importante sempre acompanhar as vagas disponíveis no site da Vale e enviar candidaturas para as posições que sejam do seu interesse e de acordo com o seu perfil profissional.

    Portanto, se você tem interesse em trabalhar na Vale, cadastrar seu currículo é o primeiro passo para concorrer a uma vaga na empresa. Siga as instruções presentes no site oficial da Vale, preencha o formulário com cuidado e mantenha-se atualizado sobre as oportunidades disponíveis. Boa sorte!

    Como cadastrar o currículo no site da Vale?

    Para se candidatar a uma vaga de emprego na Vale, é necessário cadastrar o currículo no site oficial da empresa. O processo de cadastro é simples e rápido, e pode ser feito de forma totalmente online. O site da Vale possui um sistema de cadastro de currículos que permite aos candidatos se candidatarem a diversas oportunidades de emprego em diferentes áreas da empresa.

    Para começar, acesse o site oficial da Vale utilizando um navegador de internet. Na página inicial, você encontrará o botão de “Carreiras”. Clique nele para ser direcionado para a área de oportunidades de emprego. Na página de carreiras, você encontrará uma lista de categorias de emprego. Clique na categoria que melhor se enquadra.

    O que um Jovem Aprendiz faz na Vale?

    Por que ser um Jovem Aprendiz na Vale?

    Conheça as histórias de quem já passou ou está passando pelo nosso programa.

    Assistente administrativo

    Viveremos muitas experiências no Programa Jovem Aprendiz:

    • Inserção qualificada no mercado de trabalho, ampliando as possibilidades de crescimento profissional.
    • Acompanhamento e supervisão junto aos orientadores técnicos mais qualificados da Vale.
    • Certificado emitido pela Instituição de Ensino, de acordo com a legislação vigente.

    Foto: Arquivo Vale

    Perfil do Jovem Aprendiz na Vale:

    • Pessoas com idade entre 18 e 21 anos (para pessoa com deficiência não há limite de idade);
    • Formação: Ensino Médio completo;
    • Ter residência na mesma cidade da vaga de trabalho.

    Duração do programa: até 2 anos.

    Fotógrafo: Antonio Scorza

    Bolsa-auxílio

    • Vale-transporte ou transporte no local de atuação
    • Assistência médica
    • Vale-refeição ou acesso ao refeitório na Vale durante a fase prática
    • Incentivo a Atividade Física – Gympass

    Fotógrafo: Ricardo Teles

    Como funciona nosso processo seletivo?

    O Programa Jovem Aprendiz tem entre seus principais direcionamentos evitar a influência de vieses inconscientes no processo seletivo. Temos como foco proporcionar uma avaliação baseada exclusivamente nos talentos das candidatas e candidatos. Desta forma, informações como gênero, etnia, estado civil, deficiências, entre outras, são omitidas durante o processo. Todas as etapas são eliminatórias e online, incluindo prova, dinâmica de grupo e avaliação psicológica. Os participantes que avançarem na seleção ainda participarão de painel virtual com gestores e, depois, exames médicos admissionais e entrega de documentos, incluindo cartão de vacinação com comprovação de imunização contra Covid-19 e febre amarela.

    Etapas do processo seletivo:

    • Inscrições: 08/01 a 20/01/2024
    • Provas de conhecimento: 08/01 a 20/01/2024
    • Dinâmicas com a Consultoria: A partir de Janeiro
    • Painel com o Gestor ou Gestora: A partir de Janeiro

    Fotógrafo: Ricardo Teles

    Veja também

    • Estágio
    • Somos movidos por pessoas e queremos estar juntos na realização dos seus sonhos. Vem para Vale!
    • Programa de recém-graduados
    • Estamos mudando com o mundo. Faça parte da nossa evolução.
    • Orgulho de ser Vale
    • Somos feitos por pessoas e para pessoas. Saiba mais sobre como é fazer parte da Vale.
    Veja mais
    Abrir bate-papo
    Fale com um especialista!
    Olá 👋 , tudo bem ?
    Parece que você está precisando de ajuda! Estamos aqui para ajudá-lo a resolver qualquer dúvida ou problema que esteja enfrentando. Clique aqui para falar com um dos nossos especialistas e encontrar a solução que você precisa. Não hesite, estamos prontos para ajudar!