Quais são os 7 tipos de auditoria ambiental?
Atualmente as empresas estão cada vez mais preocupadas com a sustentabilidade, ninguém quer ficar de fora do movimento verde, afinal, esse assunto impacta diretamente as organizações de diversas formas. Por isso, realizar uma auditoria ambiental, pode ser muito importante.
Além dos consumidores e investidores estarem levando a questão ambiental a sério, existem leis que exigem uma boa prática vindo das companhias.
Esse é o caso da NBR ISO 19011, que dispõe de todas as obrigações que as empresas devem cumprir, para estarem de acordo com o código ambiental.
E para saber se as empresas estão cumprindo a legislação ambiental, é feita uma auditoria, na qual é realizada por órgãos fiscalizadores, entidades de controles e consultorias ambientais.
Existem diversos tipos de momentos que você pode optar por uma auditoria ambiental.
Para saber quais são os 7 tipos de auditorias ambientais que você pode realizar na sua empresa, continue a leitura!
Esse tipo de auditoria é realizada em caso de acidentes ambientais, como o rompimento de uma barragem, um derramamento de petróleo ou outras substâncias.
O principal objetivo da auditoria ambiental pós-acidente é investigar as causas e os responsáveis pelo acidente, inclusive verificar a possibilidade de uma nova ocorrência e as medidas que devem ser adotadas para a prevenção.
Esse procedimento avalia se as práticas da empresa estão em conformidade com a legislação ambiental, exigidas em seu campo de atuação.
A auditoria de conformidade legal – ou compulsória – é normalmente conduzida como preparação para empresas que necessitam de alguma licença ambiental, ou como forma de prevenir multas.
A auditoria de descomissionamento é realizada quando há um fechamento de indústria ou empreendimento com alto potencial poluidor.
Neste caso, a auditoria é feita para saber se o local apresenta riscos futuros para o meio ambiente ou a população que mora na região.
A Auditoria de Responsabilidade é a que mais se assemelha com o processo de Due Diligence Ambiental, afinal ela busca investigar a existência de passivos ambientais que podem impactar no processo de compra e venda de alguma organização.
O intuito desse tipo de auditoria é adequar a empresa com as normas ambientais necessárias.
Esse procedimento é buscado pelas empresas para verificar e certificar se as mesmas atendem todas as exigências ambientais.
A auditoria ambiental de cadeia de produção tem como objetivo avaliar todos os parceiros e fornecedores que podem trazer riscos para a empresa.
Como o próprio nome já diz, esse tipo de auditoria busca verificar todas as etapas de produção da empresa, incluindo os serviços prestados, como a entrega de matéria-prima, descartes de resíduos ou até mesmo a logística das operações.
Esta auditoria é indicada para empresas que querem avaliar seus indicadores ambientais, e assim minimizar danos ao meio ambiente.
Os indicadores observados são: o consumo de água; a emissão de poluentes; a geração de resíduos, o consumo de energia, entre muitos outros.
Como fazer uma auditoria ambiental?
A auditoria ambiental é um processo importante para o sistema de gestão ambiental (SGA) de uma empresa. Enquanto a gestão ambiental é a responsável por executar adequações nas atividades/serviços da companhia focando na redução de impactos ambientais, a auditoria ambiental melhora os processos internos, avaliando as atividades e ações desenvolvidas pela empresa.
Muitas empresas realizam a auditoria ambiental não só para melhorarem seu sistema de gestão, como também para obterem a certificação ambiental. Neste artigo mostraremos quais tipos de auditoria ambiental existem, como realizar a auditoria e os passos necessários para ser um auditor. Responda a pesquisa e receba o relatório final com os principais resultados
A auditoria ambiental é definida pela Resolução CONAMA nº 306/2002 como um “processo sistemático e documentado de verificação, executado para obter e avaliar, de forma objetiva, evidências que determinem se as atividades, eventos, sistemas de gestão e condições ambientais especificados ou as informações relacionadas a estes estão em conformidade com os critérios de auditoria estabelecidos nesta Resolução, e para comunicar os resultados desse processo”.
Outra definição utilizada é da Norma ISO 14001:2015 que define a auditoria ambiental como “um processo sistemático, independente e documentado, para obter evidência de auditoria e avaliá-la objetivamente, para determinar a extensão na qual os critérios de auditoria são atendidos”.
Resumindo, a auditoria tem o propósito de averiguar se as atividades e serviços da companhia estão de acordo com a legislação ambiental, normas e política ambiental elaborada pela empresa, e/ou cumprindo requisitos de partes interessadas.
Entre as principais vantagens da adoção de uma auditoria ambiental estão:
- Identificação de oportunidades de melhoria;
- Redução de custos operacionais;
- Atendimento às expectativas dos clientes e da sociedade;
- Garantia de conformidade legal.
Além disso, indicadores e informações resultantes da auditoria ambiental indicam se a empresa está apta a receber a certificação ambiental, ter a certificação mantida ou mesmo cancelada. Lembrando que a auditoria ambiental não deve apenas visar à certificação ambiental, mas sim a forma pela qual suas atividades e serviços podem ocasionar impactos e riscos para o meio ambiente, sociedade e à própria empresa, pensando em formas de gerenciá-las.
Veja também: Conservação do meio ambiente: qual o papel das empresas nessa jornada?
Existem vários tipos de auditoria ambiental e cada uma tem um objetivo em específico. Confira:
-
Como o próprio nome diz, esse tipo de auditoria tem por objetivo avaliar se as práticas da empresa estão de acordo com as normas, legislações e requisitos dos órgãos ambientais, e evitar sanções administrativas, cíveis e penais.
-
É um dos tipos de auditoria ambientais mais realizadas pelas empresas e tem por objetivo avaliar os indicadores de desempenho, como consumo de água e energia, uso de matéria prima, emissão de resíduos sólidos, líquidos e gasosos, identificando se eles estão de acordo com a Política Ambiental da empresa.
São três características dos processos de auditoria ambiental?
0% acharam este documento útil (0 voto)
164 visualizações
11 páginas
O documento descreve as características e etapas de uma auditoria ambiental, incluindo:
- Os processos de auditoria ambiental requerem objetivos bem definidos, treinamento e suporte gerencial;
- Existem vários tipos de auditoria como de conformidade legal e de desempenho ambiental;
- As etapas incluem preparação, atividade de campo e registro das constatações.
Processos Ambientais
Características Dos Processos de Auditoria Ambiental Cp 4
© © All Rights Reserved
PDF, TXT ou leia online no Scribd
0% acharam este documento útil (0 voto)
164 visualizações
11 páginas
O documento descreve as características e etapas de uma auditoria ambiental, incluindo:
- Os processos de auditoria ambiental requerem objetivos bem definidos, treinamento e suporte gerencial;
- Existem vários tipos de auditoria como de conformidade legal e de desempenho ambiental;
- As etapas incluem preparação, atividade de campo e registro das constatações.
Descrição completa
Quais são as atividades desempenhadas pela auditoria ambiental?
A auditoria ambiental é uma das principais atividades desenvolvidas pelos profissionais da área de meio ambiente. Ela é uma importante ferramenta de gestão ambiental que verifica o desempenho de um empreendimento mediante sua conduta ambiental. Neste artigo, a Ética Ambiental explica melhor sobre o processo e desdobra sua importância no cenário empresarial atual. Confira, a seguir.
A auditoria ambiental é um processo que visa avaliar o impacto dos produtos, serviços e atividades de determinada empresa conforme a legislação ambiental. Através dela, é possível confirmar se a organização cumpre as normas legais e se possui valores de responsabilidade socioambiental.
Sendo assim, é preciso que todos os procedimentos internos sejam capazes de gerar o mínimo de impacto ambiental possível. Caso contrário, a organização não é reconhecida como uma empresa que atende à legislação ambiental. Como resultado, é comprovado que ela não realiza as ações sustentáveis que diz realizar. Ou seja, sua visão ambiental é totalmente deturpada!
Por conta disso, é de extrema importância que as empresas busquem se adequar aos parâmetros ambientais. Além de ser aprovada na auditoria ambiental, ela ainda contribui positivamente com o meio ambiente e transforma suas ações em marketing verde.
Existem diferentes tipos de auditoria ambiental. Veja os principais:
- Auditoria de conformidade
- Auditoria de sistema de gestão ambiental
- Auditoria de desempenho ambiental
Quer adequar sua empresa a todas as legislações ambientais? E, ainda, transmitir uma imagem sustentável aos clientes e parceiros? Então, você precisa da nossa ajuda! A Ética Ambiental oferece consultoria ambiental para empresas e indústrias que desejam se tornar mais sustentáveis.
A auditoria ambiental faz parte do nosso serviço de consultoria, assim como licenciamento, assessoria, perícia e análise de risco ambiental.
Entre em contato conosco e usufrua dos benefícios dos nossos projetos!
Gostou deste artigo? Acompanhe o nosso blog e fique por dentro de todas as novidades! Confira nossos últimos artigos:
O que é uma auditoria ambiental?
Auditoria ambiental é o procedimento de exame e avaliação periódica ou ocasional do comportamento de uma empresa em relação ao meio ambiente. A auditoria ambiental pode ser pública ou privada, conforme seja determinada e/ou realizada pelo Poder Público ou pela própria empresa.
Como elaborar uma auditoria ambiental?
A auditoria ambiental é um processo importante para o sistema de gestão ambiental (SGA) de uma empresa. Enquanto a gestão ambiental é a responsável por executar adequações nas atividades/serviços da companhia focando na redução de impactos ambientais, a auditoria ambiental melhora os processos internos, avaliando as atividades e ações desenvolvidas pela empresa.
Muitas empresas realizam a auditoria ambiental não só para melhorarem seu sistema de gestão, como também para obterem a certificação ambiental.
Neste artigo mostraremos quais tipos de auditoria ambiental existem, como realizar a auditoria e os passos necessários para ser um auditor.
A auditoria ambiental é definida pela Resolução CONAMA nº 306/2002 como um “processo sistemático e documentado de verificação, executado para obter e avaliar, de forma objetiva, evidências que determinem se as atividades, eventos, sistemas de gestão e condições ambientais especificados ou as informações relacionadas a estes estão em conformidade com os critérios de auditoria estabelecidos nesta Resolução, e para comunicar os resultados desse processo”.
Outra definição utilizada é da Norma ISO 14001:2015 que define a auditoria ambiental como “um processo sistemático, independente e documentado, para obter evidência de auditoria e avaliá-la objetivamente, para determinar a extensão na qual os critérios de auditoria são atendidos”.
Resumindo, a auditoria tem o propósito de averiguar se as atividades e serviços da companhia estão de acordo com a legislação ambiental, normas e política ambiental elaborada pela empresa, e/ou cumprindo requisitos de partes interessadas.
Entre as principais vantagens da adoção de uma auditoria ambiental estão:
- Identificar e corrigir não conformidades;
- Reduzir custos operacionais;
- Melhorar a imagem da empresa;
- Aumentar a eficiência dos processos.
Além disso, indicadores e informações resultantes da auditoria ambiental indicam se a empresa está apta a receber a certificação ambiental, ter a certificação mantida ou mesmo cancelada.
Lembrando que a auditoria ambiental não deve apenas visar à certificação ambiental, mas sim a forma pela qual suas atividades e serviços podem ocasionar impactos e riscos para o meio ambiente, sociedade e à própria empresa, pensando em formas de gerenciá-las.
Existem vários tipos de auditoria ambiental e cada uma tem um objetivo em específico. Confira:
Como o próprio nome diz, esse tipo de auditoria tem por objetivo avaliar se as práticas da empresa estão de acordo com as normas, legislações e requisitos dos órgãos ambientais, e evitar sanções administrativas, cíveis e penais.
É um dos tipos de auditoria ambientais mais realizadas pelas empresas e tem por objetivo avaliar os indicadores de desempenho, como consumo de água e energia, uso de matéria prima, emissão de resíduos sólidos, líquidos e gasosos, identificando se eles estão de acordo com a Política Ambiental da empresa.
Ou seja, é uma auditoria ambiental que visa a melhoria contínua do Si.
Quais são as etapas de aplicação de uma auditoria ambiental?
Novos requisitos devem ser cumpridos atualmente por empresas que desejam ganhar competitividade no mercado e ter uma boa imagem junto aos seus clientes. Um dos principais hoje se relaciona com a questão ambiental, muitas organizações vêm ganhando espaço por serem mais sustentáveis. E um dos instrumentos utilizados para verificar se o modelo de negócio das empresas está em conformidade com a legislação vigente e seguindo diretrizes ecologicamente corretas é a auditoria ambiental. Conheça as suas etapas e os seus objetivos nesse conteúdo.
Em primeiro lugar, cabe trazer uma definição do que é uma auditoria ambiental. De acordo com a Norma NBR ISO 14.010, a auditoria ambiental é o “processo sistemático e documentado de verificação, executado para obter e avaliar, de forma objetiva, evidências de auditoria para determinar se as atividades, eventos, sistemas de gestão e condições ambientais específicos ou as informações relacionadas a estes estão em conformidade com os critérios de auditoria e para comunicar os resultados deste processo ao cliente”.
Conforme é possível observar pela leitura da citação acima, a auditoria ambiental é um procedimento que, se feito regularmente, garante que a empresa esteja em dia com todas as normas técnicas e leis ambientais vigentes. É a partir dessa auditoria que serão analisados todos os impactos causados pelas atividades produtivas de determinado negócio no meio ambiente e que serão estabelecidas ações para mitigar os danos. A auditoria ambiental pode ser feita pela própria empresa, por terceiros ou também pode ser realizada de forma compulsória por autoridades competentes.
A auditoria ambiental pode ter um escopo bem amplo que abrange aspectos diversos, como a busca por fontes de poluição, o gerenciamento de resíduos sólidos; a adequação a leis e regulamentos; o descarte de rejeitos da atividade produtiva; o uso racional de energia e água, o manuseio e transporte de insumos; as condições das instalações da empresa; o potencial poluidor de práticas e procedimentos operacionais; entre outros.
O processo de auditoria ambiental costuma ser dividido em algumas etapas básicas. A primeira é a apresentação, em que o procedimento em si é explicado para a empresa; a segunda fase se refere à compreensão da unidade e sua gestão no dia a dia; posteriormente se dá a coleta de evidências e a análise delas; e por último acontece a apresentação dos resultados.
Vale ressaltar ainda que a auditoria ambiental pode ser de diferentes tipos. Ela pode ser de conformidade legal, de responsabilidade, de descomissionamento, pós-acidente, de cadeia produtiva, de avaliação de desempenho e de sistema de gestão, por exemplo.
A realização periódica de um procedimento como a auditoria ambiental é extremamente vantajosa para os negócios. Isso porque ela traz alguns benefícios valiosos. Um dos principais é a contribuição para o equilíbrio financeiro da organização, já que por meio da auditoria são avaliados passivos ambientais (que podem ser.
Quais são as atividades desempenhadas pela auditoria ambiental?
A auditoria ambiental é uma das principais atividades desenvolvidas pelos profissionais da área de meio ambiente. Ela é uma importante ferramenta de gestão ambiental que verifica o desempenho de um empreendimento mediante sua conduta ambiental. Neste artigo, a Ética Ambiental explica melhor sobre o processo e desdobra sua importância no cenário empresarial atual. Confira, a seguir.
A auditoria ambiental é um processo que visa avaliar o impacto dos produtos, serviços e atividades de determinada empresa conforme a legislação ambiental. Através dela, é possível confirmar se a organização cumpre as normas legais e se possui valores de responsabilidade socioambiental.
Sendo assim, é preciso que todos os procedimentos internos sejam capazes de gerar o mínimo de impacto ambiental possível. Caso contrário, a organização não é reconhecida como uma empresa que atende à legislação ambiental. Como resultado, é comprovado que ela não realiza as ações sustentáveis que diz realizar. Ou seja, sua visão ambiental é totalmente deturpada!
Por conta disso, é de extrema importância que as empresas busquem se adequar aos parâmetros ambientais. Além de ser aprovada na auditoria ambiental, ela ainda contribui positivamente com o meio ambiente e transforma suas ações em marketing verde.
Existem diferentes tipos de auditoria ambiental. Veja os principais:
Auditoria de conformidade legal |
Auditoria de conformidade interna |
Auditoria de conformidade de terceira parte |
Quer adequar sua empresa a todas as legislações ambientais? E, ainda, transmitir uma imagem sustentável aos clientes e parceiros? Então, você precisa da nossa ajuda! A Ética Ambiental oferece consultoria ambiental para empresas e indústrias que desejam se tornar mais sustentáveis.
A auditoria ambiental faz parte do nosso serviço de consultoria, assim como licenciamento, assessoria, perícia e análise de risco ambiental.
Entre em contato conosco e usufrua dos benefícios dos nossos projetos!
Gostou deste artigo? Acompanhe o nosso blog e fique por dentro de todas as novidades! Confira nossos últimos artigos.