O que é a área consultiva?
Atualmente a profissão de um advogado exige muito mais que conhecimentos técnicos específicos. Ter uma visão ampla da situação que está sendo trabalhada e estar aberto a novas possibilidades de resolução de conflitos já é uma realidade muito presente nos dias de hoje. E é disso que se trata a advocacia consultiva. Acompanhe nosso artigo e saiba o que é, quais são suas vantagens e como trabalhar com ela.
A advocacia consultiva, também chamada de advocacia preventiva, é um ramo de mercado que atua basicamente na prevenção de conflitos entre as partes. Ou seja, um advogado consultivo age de forma a evitar que os processos cheguem à esfera judicial, tratando deles dentro das leis do Direito, mas fora dos tribunais. Esse é um tipo alternativo de solução de uma questão, que pode ser solucionada extrajudicialmente sem a necessidade de recorrer a um juiz.
Diferente da advocacia contenciosa que trabalha com a contenção de processos já ajuizados, a advocacia preventiva tem como foco justamente evitar a judicialização de processos a fim de promover a solução de problemas de forma muito mais simples, rápida e amigável.
Portanto, podemos afirmar que a função de um advogado consultivo deve ir muito além do conhecimento técnico das leis e de como funcionam os tribunais. Neste caso, a atuação deve ser muito mais ampla, sendo necessário entender todo o contexto do caso para recomendar ao cliente uma resolução possível, sempre calculando possíveis riscos e prejuízos e deixando-o a par de tudo.
O advogado consultivo pode atuar tanto com pessoas físicas, como jurídicas. Quando se trata de pessoas físicas, o profissional pode auxiliar na elaboração de contratos e requisitos legais, tirar dúvidas com relação aos direitos do cliente e buscar soluções simples extrajudiciais, por exemplo.
Já quando falamos em pessoa jurídica, o advogado consultivo é responsável por prestar uma assessoria à empresa, realizando pesquisas, estudos de caso, contratos, entre outros. Essa atuação pode ser pontual ou recorrente.
Optar por uma negociação extrajudicial através de uma advocacia preventiva ao invés de fazer uma ação no judiciário possui grandes benefícios, tanto para o cliente, quanto para o escritório de advocacia. O próprio Novo Código de Processo Civil promove essa escolha a fim de desafogar o Poder Judiciário para tratar dos casos realmente necessários dentro dessa esfera e melhorar a celeridade processual como um todo.
Listamos abaixo as principais vantagens:
- É quase incomparável o valor gasto com processos judiciais e extrajudiciais feitos através de um advogado consultor. Na maioria das negociações amigáveis não há custos com burocracias, o que pode encarecer muito uma ação.
- Já para o escritório de advocacia, o retorno financeiro pode ser muito maior, uma vez que é possível realizar diversas consultas em pouco espaço de tempo e os gastos com o exercício da profissão também são bem menores, como deslocamentos, por exemplo.
A ação extrajudicial é muito mais simples, sem a morosidade d.
Qual o significado de Consultiva?
Consultiva é o feminino de consultivo. O mesmo que: consultória.
Que se refere à consulta, ao aconselhamento profissional; consultório.
Instituído para dar conselhos, pareceres.
Cuja função é emitir parecer, dar conselhos, mas não tem poder para deliberar, decidir: órgão consultivo.
Consultiva é sinônimo de:
- consultória
A votação é apenas consultiva. Folha de S.Paulo, 08/07/2011
Para agravar a situação, eles têm função apenas consultiva, e as teles não são obrigadas a acatar suas recomendações. Folha de S.Paulo, 20/09/2009
Diz que parte da insatisfação é porque os conselheiros não entendem que sua função é meramente consultiva. Folha de S.Paulo, 20/09/2009
Possui 10 letras
Possui as vogais: a i o u
Possui as consoantes: c l n s t v
A palavra escrita ao contrário: avitlusnoc
O que é um atendimento de forma consultiva?
Se você não tem uma Conta Sebrae, crie a sua! É rapidinho, gratuito e garante acesso a conteúdos e serviços exclusivos!
Mercado e Vendas | ATENDIMENTO AO CLIENTE
O atendimento consultivo pode fazer diferença nas suas vendas
Entenda como trazer o diferencial do atendimento consultivo para sua empresa.
08/02/2023 | Atualizado em 17/03/2023
Você já utiliza o atendimento consultivo no seu negócio? Ele pode ser um diferencial poderoso para fidelizar clientes e trazer um retorno mais estável para o seu empreendimento. Sabe como ele funciona? Confira este artigo, inspirado no post do Sebrae Minas Gerais, e entenda melhor sobre esta ferramenta que pode fazer a diferença no seu atendimento.
O mercado de consumo passa por uma reviravolta de valores e formatos jamais vista anteriormente. Hoje, nenhum produto ou serviço é bom o suficiente para se vender sozinho. O atendimento ganhou a missão de se tornar um relacionamento e tornou-se um dos grandes diferenciais a serem explorados. Por isso, o atendimento consultivo pode ser a chave que o empreendedor precisa para vender mais.
No atendimento consultivo, o vendedor assume o papel de consultor especialista para solucionar o problema do cliente. O principal objetivo é oferecer ao consumidor o que ele deseja no momento em que ele precisa. O passo inicial é a escuta ativa na abordagem inicial para identificar qual é a melhor solução que a empresa pode oferecer para o cliente.
No atendimento consultivo, o foco da sua atuação está nas necessidades do seu cliente e não nas vendas em si. Em outras palavras, a ideia é tratar pessoas como pessoas, escutar e tentar atender às suas necessidades reais. Ouça o que o cliente quer e entenda as necessidades dele para oferecer soluções reais.
Seja especialista no que está oferecendo. Para isso, você e sua equipe de vendas devem dominar os tópicos relacionados à sua área de atuação, bem como as dores do seu cliente. Na maioria das vezes, o cliente já tem informações sobre o produto ou serviço por meio de pesquisa na internet. O que o consumidor precisa é trocar uma ideia sobre o uso que fará e a solução dos seus problemas.
O Sebrae tem muitos vídeos, artigos e cursos que podem te ajudar a alavancar suas vendas. Acesse o site ou procure a agência mais próxima.
O conteúdo foi útil pra você?
- Sim
- Não
Obrigado! Foi um prazer te ajudar 🙂
Entre com os dados da sua conta e confira tudo que preparamos para sua jornada empreendedora.
Cadastre sua empresa
Este conteúdo é exclusivo para empresas. Cadastre um CNPJ com o qual você tem vínculo para continuar.
Por que pedimos este dado?
Infelizmente não encontramos sua empresa em nossa base. Gostaria de cadastrá-la?
Entre com os dados da sua conta e confira tudo que preparamos para sua jornada empreendedora.
Artigo / Mercado e Vendas
Vender ou prestar serviço para o governo é uma ótima alternativa para expandir os seus negócios. Engana-se quem pensa que só as grandes empresas podem aproveitar essa oportunidade.
O que seria uma abordagem consultiva?
A venda consultiva é uma abordagem na qual os vendedores atuam como consultores, escutando o potencial cliente e entendendo suas necessidades antes de oferecer produtos ou serviços. O objetivo é fazer ofertas mais adequadas, que contribuam para que a empresa tenha consumidores mais satisfeitos e menos cancelamentos.
Sua empresa faz vendas consultivas?
Essa abordagem, que consiste na união de duas habilidades, a de vender produtos ou serviços e a de dar consultorias, pode trazer muitas vantagens para a sua empresa.
Se você ainda não está familiarizado com o conceito, leia o post para descobrir o que é venda consultiva, quais são seus benefícios, etapas e como colocar em prática. E mais: se você é um vendedor querendo atuar na área, veja quais são as habilidades necessárias.
Boa leitura!
A venda consultiva é uma abordagem na qual o vendedor atua também como um consultor. Mais do que vender custe o que custar, o profissional ouve o possível cliente, entende suas necessidades e procura, em conjunto com ele, a solução mais adequada.
A ideia surgiu ainda nos anos 1970, com o lançamento do livro Consultative Selling, do vendedor B2B Mack Hanan. Na obra, o autor mostra como os vendedores podem estabelecer uma parceria com seus clientes, ajudando-os a tomarem as melhores decisões de negócio.
Essa abordagem difere bastante da venda tradicional, aquela na qual o vendedor não se preocupa em investigar os problemas que o cliente enfrenta e direciona os esforços para fechar o negócio.
Na venda consultiva, por outro lado, o vendedor precisa se preparar, estudando o possível cliente. Antes de partir para a oferta, ele conversa e entende o momento pelo qual o consumidor está passando.
As vendas consultivas ganharam destaque por conta da grande transformação pela qual o comportamento do consumidor passou, impulsionada pela internet. Hoje, os clientes pesquisam características dos produtos e serviços online e acessam avaliações antes mesmo de procurar a empresa.
Nesse novo cenário, o vendedor não é mais o detentor das informações. Cabe a ele, portanto, oferecer algo que não se pode encontrar nessas outras fontes, que é entender a realidade do potencial cliente e de seu mercado de atuação e oferecer uma solução personalizada conforme cada caso.
Leia mais: Como vender o intangível? Confira 7 dicas para ter sucesso na venda de serviços
A venda consultiva é uma abordagem que não está atrelada a algum modelo específico de venda. Ela pode ser combinada com Field Sales, ou venda externa, e também com Inside Sales, ou venda interna. O mesmo vale para o público da empresa: é possível usá-la tanto em negócios voltados para o público B2B quanto B2C.
No entanto, o mais comum é que as empresas que fazem vendas desse tipo sejam aquelas de ticket médio mais alto, que vendem para outras empresas. Como a venda consultiva exige tempo dos vendedores e a construção de um relacionamento com os potenciais clientes, costuma ser adotada por negócios que fazem vendas de alto valor agregado.
O que faz um advogado consultivo empresarial?
Atualmente a profissão de um advogado exige muito mais que conhecimentos técnicos específicos. Ter uma visão ampla da situação que está sendo trabalhada e estar aberto a novas possibilidades de resolução de conflitos já é uma realidade muito presente nos dias de hoje. E é disso que se trata a advocacia consultiva. Acompanhe nosso artigo e saiba o que é, quais são suas vantagens e como trabalhar com ela.
A advocacia consultiva, também chamada de advocacia preventiva, é um ramo de mercado que atua basicamente na prevenção de conflitos entre as partes. Ou seja, um advogado consultivo age de forma a evitar que os processos cheguem à esfera judicial, tratando deles dentro das leis do Direito, mas fora dos tribunais. Esse é um tipo alternativo de solução de uma questão, que pode ser solucionada extrajudicialmente sem a necessidade de recorrer a um juiz.
Diferente da advocacia contenciosa que trabalha com a contenção de processos já ajuizados, a advocacia preventiva tem como foco justamente evitar a judicialização de processos a fim de promover a solução de problemas de forma muito mais simples, rápida e amigável.
Portanto, podemos afirmar que a função de um advogado consultivo deve ir muito além do conhecimento técnico das leis e de como funcionam os tribunais. Neste caso, a atuação deve ser muito mais ampla, sendo necessário entender todo o contexto do caso para recomendar ao cliente uma resolução possível, sempre calculando possíveis riscos e prejuízos e deixando-o a par de tudo.
O advogado consultivo pode atuar tanto com pessoas físicas, como jurídicas. Quando se trata de pessoas físicas, o profissional pode auxiliar na elaboração de contratos e requisitos legais, tirar dúvidas com relação aos direitos do cliente e buscar soluções simples extrajudiciais, por exemplo.
Já quando falamos em pessoa jurídica, o advogado consultivo é responsável por prestar uma assessoria à empresa, realizando pesquisas, estudos de caso, contratos, entre outros. Essa atuação pode ser pontual ou recorrente.
Optar por uma negociação extrajudicial através de uma advocacia preventiva ao invés de fazer uma ação no judiciário possui grandes benefícios, tanto para o cliente, quanto para o escritório de advocacia. O próprio Novo Código de Processo Civil promove essa escolha a fim de desafogar o Poder Judiciário para tratar dos casos realmente necessários dentro dessa esfera e melhorar a celeridade processual como um todo.
Listamos abaixo as principais vantagens:
- É quase incomparável o valor gasto com processos judiciais e extrajudiciais feitos através de um advogado consultor. Na maioria das negociações amigáveis não há custos com burocracias, o que pode encarecer muito uma ação.
- Já para o escritório de advocacia, o retorno financeiro pode ser muito maior, uma vez que é possível realizar diversas consultas em pouco espaço de tempo e os gastos com o exercício da profissão também são bem menores, como deslocamentos, por exemplo.
A ação extrajudicial é muito mais simples, sem a morosidade d.
O que é o Direito Consultivo?
O direito consultivo é uma área do direito que trata da prestação de serviços de consultoria jurídica para empresas, organizações, instituições e indivíduos que precisam de orientação legal para tomar decisões importantes em suas atividades rotineiras.
Ao contrário do direito contencioso, que lida com disputas judiciais, o direito consultivo se concentra na prevenção de conflitos, orientando seus clientes sobre possíveis riscos, implicações legais e opções disponíveis diante de um determinado problema ou situação.
Um dos principais aspectos do direito consultivo é a sua importância na tomada de decisões dos clientes. O advogado consultivo deve possuir o conhecimento e a expertise necessários para fornecer informações precisas e detalhadas sobre as leis aplicáveis ao caso em questão, além de avaliar as possíveis consequências jurídicas de cada decisão.
Na prática, o advogado consultivo pode atuar em várias áreas do direito, como direito empresarial, trabalhista, tributário, ambiental, contratual, entre outras. Ele pode, por exemplo, aconselhar uma empresa sobre as melhores formas de estruturar suas operações para reduzir a carga tributária ou fornecer pareceres jurídicos sobre os riscos e oportunidades em relação a uma negociação em andamento.
Além disso, o advogado consultivo também pode elaborar contratos e documentos legais essenciais para os negócios de seus clientes, como contratos de arrendamento, de aquisição de bens e serviços, de trabalho, de sociedade, dentre outros. Essas atividades visam garantir que a empresa esteja em conformidade com a legislação aplicável e que todos os seus negócios sejam realizados de acordo com a lei.
Em resumo, o direito consultivo é uma área estratégica e importante do direito, que auxilia as empresas e indivíduos a tomar decisões informadas e proteger seus interesses. Sua função principal é identificar e mitigar riscos legais, ao orientar seus clientes sobre as melhores práticas legais, fornecendo pareceres jurídicos de alta qualidade e estabelecendo relacionamentos de confiança a longo prazo.
Quanto um advogado consultivo ganha?
Advogado Consultivo salários (Brasil) A remuneração total mensal estimada para o cargo de Advogado Consultivo é de R$ 5.001, com uma média salarial mensal de R$ 5.000.
O que faz a advocacia empresarial?
Presta assessoria jurídica para empresas, a fim de garantir segurança legal no planejamento e efetivação dos negócios. Elabora e analisa contratos sociais de acordo com as necessidades da empresa, acompanha processos cíveis, tributários e trabalhistas e participa de audiências.