Como fazer atendimento previdenciário?
Você já pensou para pensar que há pouco tempo você precisava ir para uma fila no INSS para conseguir verificar se os seus dados estavam sendo lançados de forma correta ou para solicitar qualquer pedido de benefício?
Após, muitas vezes sem sequer conseguir ser atendido no INSS, você ainda precisava reunir documentos físicos para levar até o escritório do seu advogado previdenciário.
Parece loucura, não é mesmo?
Os tempos mudaram e agora o atendimento previdenciário online facilita em muito a sua situação, inclusive porque você pode solucionar problemas que apareceriam somente no momento em que você fosse solicitar o seu benefício, tornando o processo ainda mais rápido.
Do INSS à consulta com o advogado especialista no assunto na palma da sua mão, vamos entender?
Um primeiro ponto muito importante quando estamos falando em benefícios previdenciários é sempre estar atento se os seus dados estão sendo lançados no sistema de forma correta.
A boa notícia é que isso já é possível de uma forma muito mais fácil que você imagina. Você pode consultar todo histórico da sua vida contributiva pelo aplicativo ou pelo site do MEUINSS.
Aqui nós já ensinamos “Como fazer senha do MEUINSS” e ter acesso a todos os serviços que a plataforma oferece, inclusive, “Como saber quanto tempo falta para se aposentar”.
O aplicativo foi criado com o objetivo de facilitar a vida de todo contribuinte, visto que por meio dele você realiza consultas e pedidos de concessão e revisão de benefícios.
Incrível, não é mesmo?
Com isso, encerra-se a burocracia de você precisar se deslocar até uma agência do INSS sempre que você necessitar realizar uma consulta sobre os seus benefícios ou quanto aos dados das suas contribuições.
O acompanhamento do lançamento no sistema pela plataforma evita que no futuro você se depare com problemas que poderiam ter sido solucionados desde já, e isso torna todo o processo que envolve a entidade previdenciária muito mais eficiente e de rápida conclusão.
Agora você deve estar se perguntando como utilizar a plataforma de forma a beneficiar o seu caso concreto.
Bom, primeiro é bom que você tenha em mente que estar assessorado de um advogado especialista em Direito previdenciário é muito importante, principalmente agora que a lei passou por diversas transformações e que hoje é possível que você tenha atendimento previdenciário online na palma da sua mão.
O atendimento com um advogado especialista na sua demanda, da mesma forma, também pode ser realizado de forma online.
No menor sinal de dúvidas quanto à sua situação previdenciária, agende uma consulta com um advogado especialista na área.
É importante que você saiba que essa consulta não precisa mais ser presencial, podendo ser realizada por whats app, videoconferência, telefone ou da forma que melhor atenda as suas expectativas.
Durante esse atendimento, nossos advogados vão analisar a sua documentação de forma online por meio da plataforma do INSS. Nessa consulta, poderemos bater os dados entre a sua história e os dados.
Quais são os serviços previdenciários?
Aposentadoria, pensão e auxílio são os benefícios que a Previdência Social oferece aos segurados e seus familiares, como proteção da renda salarial em caso de doença, acidente de trabalho, velhice, maternidade, morte ou reclusão.
Como falar com um atendente da Previdência Social?
O INSS foi criado em 1990 e desde então sofreu uma série de inovações. Presente em 1.684 municípios, hoje também conta com sua plataforma online onde é possível agendar atendimento, perícia, entre diversos outros serviços da Previdência. O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é o órgão do Governo Federal responsável pelo pagamento de benefícios previdenciários aos empregados sob regime CLT, MEI e contribuintes individuais.
Neste artigo, você vai aprender todas as formas de se conectar com o INSS, incluindo um passo a passo com os números de telefone do INSS para facilitar a sua organização na hora de marcar horários e solicitar benefícios e atendimentos do órgão.
Todas as pessoas seguradas pela previdência social podem ser atendidas pelo INSS, independentemente da forma de contato escolhida. Por telefone, é possível entrar em contato pelo número 135, e informando apenas o seu CPF, você vai conseguir consultar serviços e fazer agendamentos ligados à Previdência Social.
Tanto em atendimentos presenciais, como em atendimentos pelo telefone ou até pela plataforma online do INSS, apesar do CPF geralmente ser o suficiente, carregue sempre consigo os documentos e informações abaixo:
Pelo telefone, na central 135, é possível que você tenha aos seguintes tipos de serviço e solicitações:
Infelizmente, não. Hoje em dia não há mais um número 0800 para se entrar em contato com o INSS. Fique esperto, pois o antigo número, 0800 728 0191, não está habilitado para atender via Whatsapp.
Mas não se preocupe, você não precisa pagar por essa ligação. Basta realizá-la a partir de um telefone fixo e não haverá nenhuma taxa.
Outro detalhe muito importante quando se fala sobre as Centrais de Atendimento da Previdência. O INSS não faz contatos via Whatsapp, os contatos são feitos exclusivamente pelo número 135 ou pelo portal Meu INSS.
Fique atento, pois é comum que estelionatários abordem beneficiários da previdência social para aplicar golpes envolvendo seus dados pessoais e solicitação de benefícios.
Para entrar em contato pelo telefone é super fácil e preparamos um passo a passo para você conseguir falar com um atendente do INSS e tirar suas dúvidas:
Bem como o Whatsapp, atualmente não há a possibilidade de entrar em contato com o INSS a partir de chats e conversas online. A melhor forma de falar com o órgão é pelo telefone ou, então, indo presencialmente até a agência mais próxima de você.
O INSS utiliza o SMS para emitir alguns avisos, notificações e alertas sobre o andamento de serviços, solicitações e benefícios.
Fique atento, pois nunca são enviados links a essas mensagens de SMS. Em caso de dúvida, entre em contato com a central de atendimento do órgão, a partir do número 135.
O atendimento humano do INSS via telefone funciona das 07h às 22h, de Segunda a Sábado. Algumas informações básicas ainda podem ser esclarecidas via atendente virtual, no mesmo número.
Como agendar atendimento na previdência?
Nos últimos anos, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vem modernizando seus serviços e permitindo sua utilização de forma totalmente online. Buscando facilitar a vida de milhares de brasileiros, atualmente, grande parte dos serviços do órgão está disponível para os usuários sem que precisem ir até uma agência.
Neste artigo, vamos te mostrar como fazer agendamento INSS para solicitação de aposentadorias e outros benefícios da Previdência Social. Continue a leitura.
O que você vai ler neste artigo:
- O INSS permite agendamento através do Portal Meu INSS, disponível via site e aplicativo para dispositivos móveis.
- Além do meio digital, também é possível realizar agendamento através do telefone do INSS, no número 135.
Agendar serviços através do INSS é bastante simples, com instruções fáceis e claras. Confira o passo a passo a seguir.
O primeiro passo é acessar o site Meu INSS ou o aplicativo para fazer seu agendamento. Na página inicial, clique no botão azul “Entrar com gov.br”.
Você deve acessar sua conta com os dados cadastrados no gov.br. Se for sua primeira vez acessando, crie uma conta gov para ter acesso aos serviços e dar continuidade.
Naa primeira página após o login, aparecerá um menu com diversos serviços. Selecione a opção “Novo pedido”.
Ao clicar na opção, uma lista de serviços será exibida. Com base nas opções disponibilizadas e na sua necessidade, escolha a opção desejada.
Se abaixo da opção escolhida aparecer “Atendimento à distância”, basta fazer o envio dos documentos solicitados.
Nesta etapa, você deve conferir seus dados e atualizá-los, caso seja necessário. Depois clique em “Avançar”.
Caso seu atendimento seja presencial, após atualizar seus dados, escolha a agência da Previdência Social mais próxima.
Para descobrir qual o endereço mais perto da sua casa, você pode utilizar seu CEP ou pesquisar pelo seu município.
Escolha a agência que deseja e pronto! É só concluir seu agendamento INSS. Na última tela, você poderá verificar os detalhes da solicitação.
Caso você não queira fazer a solicitação de forma online e prefira agendar uma visita presencial ao INSS através da central de atendimento, o telefone do INSS é o 135.
Esse número fica disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h.
No entanto, você pode demorar um pouco a ser atendido nessa modalidade, por isso, indicamos o Meu INSS para fazer seu agendamento ou requerimento.
Se você procurava a aposentadoria especial, benefício ofertado à pessoa que cumpriu tempo de trabalho em condições insalubres ou exposto a agentes nocivos à saúde, não é possível fazer a solicitação do benefício online.
Atualmente, é difícil conseguir essa opção sem recurso administrativo. Para solicitar essa aposentadoria, agende um atendimento.
Pode ligar pro 135 do celular?
São muitas as pessoas que ainda têm dúvidas sobre como ligar para o número 135 do celular, e nós preparamos um guia completo com tudo o que é necessário saber. Porém, antes de tudo, é importante falarmos especificamente para que serve essa ligação, e claro, de quem é o número 135.
Afinal de contas, o que é o número 135? É o telefone da Central de Atendimento do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) no Brasil. Um serviço telefônico disponibilizado pelo governo para atender a questões relacionadas à Previdência Social.
Por meio desse número, os cidadãos podem obter informações sobre benefícios, agendar serviços, esclarecer dúvidas e realizar diversas consultas relacionadas aos serviços previdenciários oferecidos pelo INSS.
Para ligar para o número 135, que é o telefone da Previdência Social, do seu celular, siga estas instruções básicas:
- Abra o aplicativo de telefone do seu celular: Geralmente, você pode encontrar o ícone do telefone na tela inicial do seu smartphone.
- Digite o número 135 na barra de discagem do telefone.
- Pressione o botão de chamada após digitar o número.
Lembrando que para ligar para o 135, você deve estar dentro do território nacional brasileiro. Se estiver fora do Brasil, o número pode não ser acessível ou ter um custo adicional.
O Instituto Nacional do Seguro Social é uma autarquia do governo federal brasileiro vinculada ao Ministério da Economia. Seu principal papel é administrar e operacionalizar o sistema de previdência social no país.
Conheça alguns dos principais papéis e responsabilidades:
O INSS desempenha um papel fundamental na proteção social, garantindo o acesso a benefícios previdenciários e contribuindo para o bem-estar econômico dos cidadãos brasileiros.
O número do seu INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) é o NIT (Número de Identificação do Trabalhador) ou PIS (Programa de Integração Social), dependendo do vínculo empregatício. Para encontrar esses números basta seguir as seguintes instruções:
- Número do NIT (Número de Identificação do Trabalhador): O NIT é utilizado para quem não possui o PIS ou PASEP. Pode ser encontrado em documentos como a Carteira de Trabalho ou Cartão Cidadão. Também pode ser obtido em agências da Previdência Social.
- Número do PIS (Programa de Integração Social): Se você já teve emprego formal no setor privado, seu número do PIS está registrado na sua Carteira de Trabalho, no cartão do PIS ou em algum contracheque antigo. Caso tenha esquecido ou não encontre, você pode consultar esse número em uma agência da Caixa Econômica Federal, no site da Caixa ou pelo telefone de atendimento da Caixa, que é 0800 726 0207.
- Número do PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público): Se você já teve emprego público, o número do PASEP é equivalente ao PIS e está registrado em documentos como a Carteira de Trabalho ou em contracheques antigos. Caso não encontre, é possível obter essa inf.
Qual é o número do ZAP do INSS?
O INSS foi criado em 1990 e desde então sofreu uma série de inovações. Presente em 1.684 municípios, hoje também conta com sua plataforma online onde é possível agendar atendimento, perícia, entre diversos outros serviços da Previdência.
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é o órgão do Governo Federal responsável pelo pagamento de benefícios previdenciários aos empregados sob regime CLT, MEI e contribuintes individuais.
Neste artigo, você vai aprender todas as formas de se conectar com o INSS, incluindo um passo a passo com os números de telefone do INSS para facilitar a sua organização na hora de marcar horários e solicitar benefícios e atendimentos do órgão.
Todas as pessoas seguradas pela previdência social podem ser atendidas pelo INSS, independentemente da forma de contato escolhida. Por telefone, é possível entrar em contato pelo número 135, e informando apenas o seu CPF, você vai conseguir consultar serviços e fazer agendamentos ligados à Previdência Social.
Tanto em atendimentos presenciais, como em atendimentos pelo telefone ou até pela plataforma online do INSS, apesar do CPF geralmente ser o suficiente, carregue sempre consigo os documentos e informações abaixo:
Documento de identidade | Comprovante de residência |
CPF | Carteira de trabalho |
Pelo telefone, na central 135, é possível que você tenha aos seguintes tipos de serviço e solicitações:
- Consulta de benefícios
- Agendamento de perícia
- Solicitação de aposentadoria
- Entre outros
Infelizmente, não. Hoje em dia não há mais um número 0800 para se entrar em contato com o INSS. Fique esperto, pois o antigo número, 0800 728 0191, não está habilitado para atender via Whatsapp. Mas não se preocupe, você não precisa pagar por essa ligação. Basta realizá-la a partir de um telefone fixo e não haverá nenhuma taxa.
Outro detalhe muito importante quando se fala sobre as Centrais de Atendimento da Previdência. O INSS não faz contatos via Whatsapp, os contatos são feitos exclusivamente pelo número 135 ou pelo portal Meu INSS.
Fique atento, pois é comum que estelionatários abordem beneficiários da previdência social para aplicar golpes envolvendo seus dados pessoais e solicitação de benefícios.
Para entrar em contato pelo telefone é super fácil e preparamos um passo a passo para você conseguir falar com um atendente do INSS e tirar suas dúvidas.
Bem como o Whatsapp, atualmente não há a possibilidade de entrar em contato com o INSS a partir de chats e conversas online. A melhor forma de falar com o órgão é pelo telefone ou, então, indo presencialmente até a agência mais próxima de você.
O INSS utiliza o SMS para emitir alguns avisos, notificações e alertas sobre o andamento de serviços, solicitações e benefícios.
Fique atento, pois nunca são enviados links a essas mensagens de SMS. Em caso de dúvida, entre em contato com a central de atendimento do órgão, a partir do número 135.
O atendimento humano do INSS via telefone funciona das 07h às 22h, de Segunda a Sábado. Algumas informações básicas ainda podem ser esclarecidas via atendente virtual, no mesmo número.
Qual o melhor horário para ligar para 135?
Para facilitar ainda mais o acesso dos segurados aos serviços da Previdência Social, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informa aos usuários que o melhor horário para ligar para a Central 135 é das 7h às 9h ou depois, das 16h até 22h. O melhor dia da semana é sábado durante todo o dia, quando é possível ser atendido com maior rapidez.
A Central 135 dispõe de 2,7 mil atendentes e capacidade para atender a cinco milhões de segurados por mês, o que permite um mínimo de espera durante toda a semana. Nos horários recomendados e no sábado, o atendimento é imediato.
De acordo com o INSS, as medidas implantadas pela Previdência Social para melhorar o atendimento aos usuários ampliaram a procura pela central. Um exemplo recente é o envio, desde junho, de cartas aos segurados que completam as condições mínimas para requerer a aposentadoria por idade, informando-os do direito ao benefício.
A Central 135 funciona 24 horas, durante toda a semana, em todo o país, com atendimento humano e de forma eletrônica. Para falar com um atendente, o usuário deve ligar das 7 às 22h (horário de Brasília), de segunda-feira a sábado. Telefonar de um aparelho fixo ou público é de graça. De um celular, o custo é de uma ligação local.
Ao ligar para a central, o segurado ouvirá três opções. A primeira delas é falar diretamente com um atendente (teclando 1), para obter informações, realizar inscrição na Previdência Social, agendar dia e hora para ir a uma agência fazer perícia médica, requerer benefício, agendar a alteração dos dados cadastrais ou emitir a Certidão de Tempo de Contribuição (CTC).
A segunda opção é o atendimento eletrônico (teclando 2), inclusive aos domingos. O usuário pode consultar data e hora da perícia agendada, saber a situação de seu benefício ou obter o resultado do pedido de revisão de benefício e do pedido de CTC.
A terceira e última opção (teclando 3) é para fazer denúncia, elogio ou reclamação, que serão encaminhados para a Ouvidoria Geral da Previdência Social.
A Previdência dispõe ainda dos serviços remotos pela internet, no portal www.previdência.gov.br, onde é possível encontrar a Agência Eletrônica tanto para segurados como para empregadores.
Informações para a Imprensa(61) 2021-5113ACS/MPS
Como faço para falar com um atendente do INSS?
O horário de atendimento do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) varia a depender do canal de acionamento, e pode ser confundido por muita gente que precisa dos serviços previdenciários. Primeiro, vale saber que seja você uma pessoa aposentada ou pensionista, ou ainda segurada do INSS, sem receber benefício previdenciário atualmente, consegue acessar os serviços das formas mais diversas.
Se você tem dúvidas como obter atendimento para solucionar suas pendências, verifique abaixo como funcionam os principais canais de atendimento para o público e os horários que eles seguem.
Atualmente, o INSS oferece uma grande variedade de serviços para os segurados de todo o país. A plataforma Meu INSS, acessível por meio do site ou na versão de aplicativo, conta com uma centena de serviços disponibilizados e ajuda a desafogar as agências físicas com um atendimento remoto.
A seguir confira esses serviços:
O horário de atendimento do INSS segue as diretrizes da Portaria nº 1.347/2021, que é a norma do órgão que trata dos horários de funcionamento e de atendimento das unidades do INSS.
Basicamente, existem três tipos de atendimento possíveis: nas agências físicas, por telefone e online (na plataforma Meu INSS).
Veja abaixo os detalhes de cada um deles e como eles funcionam.
O atendimento presencial nas Agências da Previdência Social funciona com agendamento prévio. Isso pode ser feito pelo site ou app Meu INSS ou pela Central Telefônica do INSS 135. Somente no caso de alguma indisponibilidade as agências também podem ser usadas para fazer esse agendamento.
Para descobrir a agência física do INSS mais próxima de você é muito simples: acesse o site do Meu INSS, selecione a opção “Encontre uma agência”, no rodapé da página e informe o seu CEP ou endereço.
Depois é só clicar em “Pesquisar” para achar a agência mais perto de você e conferir os horários de atendimento.
Normalmente, o horário de atendimento das agências ocorre entre as 7h e 14h, de segunda a sexta-feira, mas isso pode variar conforme algumas particularidades das unidades.
Por meio do telefone, a pessoa que busca atendimento do INSS também pode ligar para o número 135, disponível das 7h às 22h (horário de Brasília), de segunda a sábado. Nesse caso, o atendimento é realizado por um profissional do INSS.
Já no caso do atendimento eletrônico, a central de atendimento telefônico funciona 24 horas por dia, 7 dias da semana.
A ligação pode ser feita tanto por aparelhos fixos quanto por telefones públicos e não possui custos.
Outra forma de contato é utilizando o telefone celular, e desde maio de 2023 a ligação por celular também está isenta de custos.
Durante feriados nacionais, o horário de funcionamento da central pode sofrer alterações. Os horários de atendimento também podem ser diferenciados nesses casos, com um turno reduzido.
Leia mais: O que é um feriado bancário? Veja calendário e o que fazer
Tanto o site quanto o aplicativo Meu INSS trazem a possibilidade de um atendimento virtual disponível 24 horas por dia.