Sumário

Entre em contato com um especialista

    Advogados especialistas em roraima ro

    advogados especialistas em roraima ro

    Onde encontrar um bom advogado?

    Comprou um produto com defeito e a loja não quer realizar a troca? Um parente faleceu e será necessário realizar a divisão dos bens da herança? Decidiu se separar, mas não consegue chegar a um acordo com relação à guarda dos filhos? Quer dar entrada no pedido de aposentadoria, mas não sabe quais documentos precisa apresentar? Essas são situações complexas da vida que acabam demandando a contratação de um advogado.

    Escolher um bom advogado pode significar, muitas vezes, a solução do problema, por isso é importante ter certeza quanto à qualidade e as habilidades técnicas do profissional antes mesmo de contratá-lo.

    Para saber como escolher um bom advogado, confira algumas dicas!

    • Apenas o diploma não é certeza da contratação de um bom profissional. Para que um advogado possa exercer sua profissão legalmente, é necessário que esteja inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Assim, antes de contratá-lo, cheque junto ao site da instituição do seu estado se o advogado em questão está habilitado para exercer suas funções. Em São Paulo, essa busca pode ser feita pelo nome do profissional ou pelo número da OAB.
    • Para escolher um bom advogado, a recomendação sempre é um caminho, afinal, a advocacia é uma profissão que depende da confiança do cliente. Converse com outras pessoas que passaram pela mesma situação que você e contrataram um determinado profissional. Pergunte, principalmente, sobre o atendimento oferecido e os valores cobrados em cada etapa do processo. Isso vai ajudá-lo a escolher o defensor certo.
    • O Direito conta com diversos ramos de atuação que são regulados por legislações específicas e possuem tribunais certos para a demanda de processos. Cada área do Direito tem uma dinâmica bastante própria, por isso, é preciso contar com um profissional que esteja constantemente atualizado em seu ramo de atuação. Para escolher um bom advogado para o seu caso, não hesite em contratar um profissional especialista, que atue diretamente no ramo do direito ao qual recai a sua questão.
    • Antes de contratar o profissional, avalie quais são os valores cobrados pelos honorários. Verifique, também, a maneira como são feitas as cobranças. Boa parte dos profissionais costuma cobrar por hora, porém, há quem cobre apenas pelo trabalho realizado. Despesas como idas ao fórum, telefonemas e até cópias costumam ser cobradas à parte. Vale a pena verificar para não se assustar com a fatura depois.

    Antes de ir diretamente ao escritório, agende uma visita por telefone. É importante citar, em linhas gerais, seu problema, sem mencionar os nomes das partes, para checar se o advogado em questão está habilitado para atendê-lo. Logo no primeiro contato, verifique se o profissional cobra pela visita e cheque, também, se não existe conflito de interesses. Se o advogado atua na área de bancos, por exemplo, e você possui justamente um problema com a instituição, esse não é o profissional ideal para contratar.

    Para escolher um bom advogado, é importante que você avalie suas próprias impressões.

    Quantos advogados têm em Roraima?

    SECCIONAL
    Advogados(as)

    Feminino
    Masculino
    RN
    7.799
    8.168
    RO
    5.570
    4.898
    RR
    1.395
    1.358

    Como procurar um advogado pelo nome?

    Na hora de contratar um advogado para atuar em um processo, é preciso ter certeza de que a pessoa está habilitada para exercer a profissão. Por isso, é preciso saber como consultar um advogado na OAB. Isso garante que ele fez faculdade de Direito, tem formação e está habilitado a exercer a profissão pela instituição reguladora profissional da área.

    A Ordem dos Advogados do Brasil é a principal associação profissional da área do Direito. Ela é quem regula uma série de práticas e atividades profissionais de advogados e, por isso, não podemos deixar de falar sobre como consultar um advogado na OAB sem falar dela.

    Em geral, a instituição foi fundada no início do século 20, em um contexto de grandes mudanças políticas no país. O foco era propor mudanças no cenário jurídico brasileiro em relação ao mundo e as áreas judiciais, legislativas e executivas nacionais.

    A OAB é a principal defensora dos direitos profissionais dos advogados no país. Além disso, a instituição também se posiciona a respeito de questões formativas, educacionais, legislativas, políticas e executivas que envolvam a justiça e o Direito.

    Inclusive, a OAB é responsável pelo tradicional Exame da OAB, que busca avaliar e habilitar os candidatos aprovados.

    O exame da OAB só pode ser feito por estudantes de Direito já graduados ou concluindo o curso que desejam exercer a advocacia ou cargos que exijam o registro na instituição.

    A prova tem 2 fases e, ao ser aprovado, o candidato recebe um número de inscrição que o identifica profissionalmente. Esse é o chamado número da OAB e é uma das formas de como consultar um advogado na OAB.

    O site oficial da OAB é o https://www.oab.org.br/ e lá você pode encontrar informações sobre a prática profissional do advogado, documentos oficiais, notícias e diversas outras pautas importantes para quem é da área jurídica. Inclusive, lá você acessa para saber como consultar um advogado na OAB.

    Em geral, todos os advogados devem ter publicizado o seu número da OAB. Dessa forma, se um advogado não tem informado em seus meios de comunicação o seu número da OAB, questione e procure se informar.

    Segundo o Código de Ética e Disciplina do Conselho Federal da OAB:

    Art. 44. Na publicidade profissional que promover ou nos cartões e material de escritório de que se utilizar, o advogado fará constar seu nome, nome social ou o da sociedade de advogados, o número ou os números de inscrição na OAB.

    Como vimos, está previsto no código de ética profissional da OAB que o número de inscrição do advogado deve ser informado em materiais de comunicação e publicidade.

    Não é possível advogar no Brasil sem um registro ativo na OAB. Por isso, para saber se um advogado é habilitado para atuar profissionalmente é preciso saber pelo menos uma das seguintes informações:

    • O nome completo do advogado
    • O número da inscrição na OAB

    A lista de advogados é mantida pela OAB através do Cadastro Nacional de Advogados (CNA). Essa lista está disponível online e pode ser consultada por toda a população em geral desde.

    Quais são os tipos de advogados que tem?

    Depois de realizar o sonho de concluir o bacharelado em Direito, muitos começam a pensar nos tipos de advogados que existem e qual área desejam seguir depois de passar no exame da OAB. Inclusive, é muito comum que, nessa fase, os recém-formados fiquem em dúvida sobre as possibilidades de atuação na área do Direito e qual setor eles mais possuem familiaridade. Afinal, existem muitas opções de carreira nesse mercado.

    Se você também está em dúvida e deseja conhecer melhor as especificidades de cada área antes de escolher qual seguir, continue a leitura. Com certeza isso vai ajudar muito no final do seu curso de Direito. Nesse post, listamos os principais tipos de advogados que existem e qual a função de cada um deles. Confira!

    No mercado da advocacia existe uma série de opções para atuação dos advogados, já que esses profissionais podem se especializar em setores que mais se identificam e que possuem mais facilidade de trabalhar.

    Algumas das áreas mais procuradas são:

    • Advogado cível
    • Advogado trabalhista

    O advogado cível é um dos tipos mais comuns de advogados. Essa grande popularidade acontece principalmente por conta da grande demanda por esse profissional no mercado e pela possibilidade de atender tanto pessoas físicas como jurídicas. O principal papel desse tipo de advogado é representar os direitos dos seus clientes em questões que envolvem relações entre indivíduos, empresas e organizações.

    Por isso, no dia a dia, o advogado cível lida bastante com questões relacionadas a contratos, posses, bens e questões familiares. Um exemplo da atuação desse profissional é em casos de divórcio, compra e venda e inventários. É comum que os advogados que se especializam na área do Direito Civil atuem individualmente em escritórios próprios, além da possibilidade de serem contratados por empresas ou órgãos públicos. No geral, a média salarial de um advogado cível no Brasil é de R$3.100,00.

    O Direito Civil é a espinha dorsal do sistema jurídico, lidando com questões que tocam diretamente a vida das pessoas, como contratos, família, propriedades, e obrigações. Advogados civis se deparam com uma vasta gama de casos, desde disputas contratuais até questões de sucessão. A adaptabilidade e a compreensão profunda dos princípios jurídicos são indispensáveis para quem escolhe este caminho.

    O advogado trabalhista, como o nome sugere, é aquele que atua diretamente nas causas relacionadas ao trabalho, representando empregados ou empregadores em questões trabalhistas. A função desse profissional é garantir que as relações estejam em conformidade com a legislação trabalhista vigente.

    Em sua rotina, o advogado trabalhista lida com rescisão de contrato de trabalho, horas extras, férias, licenças, assédio moral, discriminação no ambiente de trabalho, direitos previdenciários, entre outras atribuições.

    A atuação desses tipos de advogados pode acontecer tanto do lado do empregado como do empregador, dependendo do tipo de cliente ele optou por atender. O salário de um advogado trabalhista gira em torno de R$4.100,00.

    Quantos advogados têm em Roraima?

    SECCIONAL
    Advogado(a)
    TOTAL
    RR
    2.752
    3.147
    RS
    97.213
    99.953
    SC
    50.304
    55.000
    SE
    12.818
    13.694

    Como buscar advogado pelo nome?

    Antes de definir o advogado ideal para a sua causa, o cliente deve verificar se o profissional está em dia com as demandas da OAB, se pode atuar tranquilamente. Fazer a consulta da OAB de um advogado é essencial para tudo ocorrer da melhor forma para o seu processo.

    Porém, muitos desconhecem os mecanismos disponíveis para verificar a situação do profissional, se tem registro no órgão e se segue as diretrizes pré-definidas à risca. Em outras palavras, se o advogado atua dentro do regimento e pode exercer seu trabalho legalmente.

    Tais mecanismos são extremamente acessíveis, estão a alguns cliques de distância. Com eles, o cliente consegue verificar a situação do advogado, observar seus contatos e área de atuação, assim como o local onde reside. Enfim, trata-se de um guia completo de verificação. Vamos aprender como consultar?

    Tópicos abordados

    • Antes de fazer a consulta da OAB de um advogado, vale a pena lembrar o que tal sigla significa. OAB representa Ordem dos Advogados do Brasil e quando falamos “OAB de um profissional”, nos referimos ao número de registro do mesmo, de forma genérica.
    • A Ordem dos Advogados do Brasil é o órgão regulador da categoria que atua em casos jurídicos de diversos segmentos.
    • Para conseguir o número de registro e ser oficialmente parte da Ordem, o indivíduo precisa ser diplomado no curso de Direito, em uma universidade aprovada pelo Ministério da Educação (MEC).
    • A prova da Ordem é bastante exigente com os candidatos: a avaliação possui duas etapas, classificatórias, bastante complexas.
    • Se você precisa verificar a legalidade da pessoa, ou consultar os contatos e onde atua, o espaço ideal para isso é o Cadastro Nacional dos Advogados (CNA).

    Nele, as seccionais – escritórios regionais da OAB – cadastram os itens sobre cada pessoa, se atua em “situação regular”.

    Quanto é a consulta do advogado?

    A OAB/SP estabelece o valor de R$ 245,85 para uma consulta em horário comercial, com o acréscimo de 20 a 30 % se a consulta for fora deste horário.

    Quanto é que ganha um advogado?

    Especialidade
    Salário Médio
    Advogado
    R$ 3.465,73
    Advogado (áreas especiais)
    R$ 4.054,35
    Advogado da união
    R$ 4.822,33
    Advogado de empresa
    R$ 4.741,16

    Veja mais
    Contagem aposentadoria especial

    Como faz a contagem da aposentadoria especial? Entenda como calcular a aposentadoria especial por insalubridade ou periculosidade. Explico aqui como chegar no valor do benefício,

    Leia mais >
    Abrir bate-papo
    Fale com um especialista!
    Olá 👋 , tudo bem ?
    Parece que você está precisando de ajuda! Estamos aqui para ajudá-lo a resolver qualquer dúvida ou problema que esteja enfrentando. Clique aqui para falar com um dos nossos especialistas e encontrar a solução que você precisa. Não hesite, estamos prontos para ajudar!