Sumário

Entre em contato com um especialista

    Advogados especialistas em parauapebas pa

    advogados especialistas em parauapebas pa

    Quanto um advogado cobra pela consulta?

    A OAB/SP estabelece o valor de R$ 245,85 para uma consulta em horário comercial, com o acréscimo de 20 a 30 % se a consulta for fora deste horário.

    Como procurar um bom advogado?

    A reputação de um advogado é, talvez, uma das características mais importantes que deve ser considerada na hora de contratar um. Sempre que temos algum problema para ser resolvido, falar com um profissional dessa área é, geralmente, a última opção na qual pensamos. Contudo, sabemos que ele é essencial para se obter sucesso em assuntos que envolvem nossos direitos.

    Salvo poucas exceções, a presença de um advogado é necessária para conseguir ter acesso à justiça. Será ele o responsável por defender seus direitos, fazendo o que for possível para que não sejam violados, daí a importância de se ter um advogado de confiança. Contudo, em meio a tantos profissionais, como identificar qual é o mais indicado e saber se ele é realmente competente?

    É sobre isso que será tratado este artigo. Continue a leitura e saiba como avaliar a reputação de um advogado e contratar o melhor para o que você precisa!

    Antes de contratar um advogado, é muito importante que você saiba qual é a especialidade desse profissional. A área jurídica dispõe de inúmeros ramos e é normal muitos acharem que qualquer advogado, por mais bem avaliado que ele seja, poderá atender à qualquer demanda.

    Aquele advogado criminalista, por mais que muitos digam que ele seja excelente e que você saiba da fama dele, não poderá analisar seu caso de aposentadoria por invalidez, por exemplo. Portanto, antes de pesquisar a reputação do advogado, pesquise as áreas nas quais ele atua. Sempre procure por advogados especializados nas categorias que você necessita de atendimento, para depois analisar a reputação.

    Pesquise no site da OAB, para saber se aquele profissional realmente pode exercer a advocacia. Saiba que ele deve estar no Cadastro Nacional dos Advogados e ter as credenciais para poder atuar.

    Essa pesquisa também indicará se o profissional tem pendências ou alguma restrição, quanto ao exercício da profissão. Contudo, caso você ainda tenha dúvidas, também há a possibilidade de ligar para a OAB de sua cidade para esclarecê-las.

    Procure saber sobre a trajetória profissional do advogado em sites ou redes sociais. Pesquise onde ele estudou, suas especializações, onde trabalhou, se fez algum trabalho de grande alcance e, principalmente, se já ganhou ou perdeu muitas demandas, entre outros aspectos.

    Advogados não garantem vitória em uma ação. Contudo, essas pesquisas podem ser uma boa maneira de saber quais tipos de processos o profissional, mais ou menos, obtém sucesso. Se conhecer ou encontrar o contato de algum cliente, pergunte sobre como foi o atendimento e o processo realizado com aquele profissional.

    Colocar o nome do advogado no Google e procurar por notícias, pode ser uma boa maneira de descobrir se ele está envolvido em alguma situação que o comprometa.

    Consulte sites, como Reclame Aqui e outras plataformas online que permitem que usuários avaliem os advogados, para saber se o profissional realmente é de qualidade. Busque várias referências, para ter certeza se ele é qualificado e honesto.

    Como conseguir casos advogado?

    Por inúmeros motivos uma pessoa pode precisar de um advogado, mas nem todos têm o dinheiro para arcar com as despesas de honorários. Mas será que é possível ter um advogado gratuito?

    Sim, isso é possível graças à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

    Mas antes de ir procurar por um advogado na OAB, precisa saber que conseguir o atendimento de forma gratuita pode não ser fácil. Pelo contrário, esse tipo de serviço é oferecido somente para quem não tem condições de arcar com o pagamento de um profissional da área, mas ainda assim precisa ter um representante.

    Por conta disso, você precisará ser aprovado na triagem jurídica para conseguir um advogado gratuito. Caso você precise ser atendido por um advogado gratuito na OAB, precisa comparecer até a OAB mais próxima da sua região com alguns documentos que comprovem a sua condição financeira.

    Eles são:

    • Documento de identidade;
    • Comprovante de residência;
    • Comprovante de renda;
    • Comprovante de despesas.

    Tendo esses documentos em mãos, você consegue passar pela triagem jurídica e poderá ser atendido por um profissional para te ajudar no seu caso.

    Se você se encaixa nos requisitos que falamos acima e está precisando de um advogado gratuito para te representar em alguma ação, está no lugar certo.

    O direito de ter um profissional da área de advocacia de forma gratuita já é aprovado pelo Conselho Pleno da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

    Mas onde posso conseguir um advogado gratuito? É bem provável que essa pergunta esteja passando pela sua cabeça, certo?

    Para quem não sabe, os advogados podem oferecer serviços de graça para entidades sem fins lucrativos e pessoas físicas sem condições de arcar com os honorários. Mas vale ressaltar que os profissionais não podem aceitar processos que tenham algum tipo de relação com partidos políticos ou eleitorais. E isso tem como objetivo proibir que os serviços gratuitos não sejam usados para pleitear votos.

    VEJA TAMBÉM: Teve uma Cobrança Indevida? Veja o que fazer!

    Não é somente a OAB que oferece advogado gratuito para pessoas de baixa renda. Existem outras formas de conseguir a assistência necessária sem pagar nada por isso.

    Para te ajudar, separamos três formas, confira a lista abaixo!

    Talvez a Defensoria Pública seja uma das maneiras mais conhecidas pelos brasileiros para conseguir um advogado gratuito. Além disso, não é todo mundo que sabe, mas toda pessoa tem direito a um advogado gratuitamente, principalmente aquele que não possui renda. Se esse é o seu caso, a Defensoria Pública tem profissionais da área especializados para ajudar o público.

    Porém, é importante ter paciência na hora de procurar e solicitar um atendimento, já que a procura pelo serviço é grande. No dia que você realiza a triagem, todos os casos são avaliados de forma individual. A Defensoria procura priorizar as situações que são consideradas de emergência.

    Você sabia que muitas universidades possuem núcleos jurídicos para ajudar a população da região? E neles são resolvidos diversos tipos de problemas, tanto judiciais, como ações de divórcio e pedido de alimentos, como casos que possam ser resolvidos de forma extrajudicial.

    Quais serviços o advogado oferece?

    Pexels

    Os serviços jurídicos são amplos e diversificados, abrangendo desde a consultoria preventiva até a representação em processos judiciais. Alguns exemplos de serviços jurídicos são: consultoria empresarial, elaboração de contratos, defesa em processos judiciais, mediação e arbitragem, assessoria trabalhista, previdenciária e tributária, entre outros. É fundamental ter conhecimento sobre os diferentes tipos de serviços jurídicos disponíveis, para que seja possível identificar quando é necessário contratar um advogado ou outro profissional da área jurídica.

    Em muitos casos, a prevenção é o melhor remédio, ou seja, é recomendado buscar a ajuda de um advogado preventivamente, antes que surjam problemas legais que possam prejudicar os seus interesses. Por outro lado, em situações de conflito, é essencial contar com a assistência de um advogado para garantir que os seus direitos sejam preservados e defendidos de forma adequada. Nesses casos, a contratação de um profissional do direito é imprescindível para obter orientações, elaborar estratégias de defesa e representar os seus interesses perante os tribunais.

    Portanto, conhecer os diferentes tipos de serviços jurídicos e saber quando é recomendado contratar um advogado ou outro profissional da área jurídica é fundamental para proteger seus direitos e interesses, seja no âmbito pessoal ou empresarial.

    Autenticar cópias de documentos é um procedimento que consiste em atestar a conformidade de uma cópia com o documento original. É um serviço oferecido por cartórios, bancos, órgãos públicos e outras instituições, e tem como objetivo garantir a autenticidade dos documentos apresentados.

    A autenticação de cópias é frequentemente exigida em situações em que é necessário apresentar documentos para comprovação de algum fato ou ato, como em processos seletivos, concursos públicos, matrículas em instituições de ensino, abertura de conta bancária, entre outras situações.

    Para autenticar uma cópia, é necessário apresentar o documento original e a cópia a ser autenticada, que será conferida pelo agente responsável pelo serviço. Após a conferência, é feita a autenticação, que consiste em apor um selo ou carimbo no documento, atestando a sua conformidade com o original.

    O auxílio de um advogado para a autenticação de cópias de documentos. Por exemplo, em processos judiciais em que a cópia do documento será apresentada como prova, é comum que o advogado responsável pelo caso solicite a autenticação das cópias de documentos a serem juntados ao processo.

    Em resumo, a autenticação de cópias de documentos é um procedimento simples e amplamente utilizado em diversas situações. Embora não seja obrigatório o auxílio de um advogado, em alguns casos pode ser necessário para garantir a conformidade do procedimento com as normas processuais.

    A pesquisa em decisões judiciais é uma atividade fundamental para profissionais do Direito, como advogados, juízes, promotores e defensores públicos. Essa pesquisa pode ser feita em difer.

    Veja mais
    Contagem aposentadoria especial

    Como faz a contagem da aposentadoria especial? Entenda como calcular a aposentadoria especial por insalubridade ou periculosidade. Explico aqui como chegar no valor do benefício,

    Leia mais >
    Abrir bate-papo
    Fale com um especialista!
    Olá 👋 , tudo bem ?
    Parece que você está precisando de ajuda! Estamos aqui para ajudá-lo a resolver qualquer dúvida ou problema que esteja enfrentando. Clique aqui para falar com um dos nossos especialistas e encontrar a solução que você precisa. Não hesite, estamos prontos para ajudar!