Sumário

Entre em contato com um especialista

    Advogado especialista em direito de trânsito

    ADVOGADO ESPECIALISTA EM DIREITO DE TRÂNSITO

    Quanto custa um advogado de trânsito?

    O advogado de trânsito é um profissional especializado em tratar de questões legais referentes ao trânsito, tais como multas, infrações, acidentes, cassação ou suspensão da CNH (Carteira Nacional de Habilitação), entre outros assuntos.

    Dentre as atividades que um advogado de trânsito pode realizar, destacam-se:

    • auxiliar na defesa de multas de trânsito e recursos administrativos;
    • representar clientes em processos judiciais relacionados a acidentes de trânsito;
    • orientar sobre a legislação de trânsito e as condutas permitidas e proibidas;
    • elaborar pareceres e contratos referentes a questões de trânsito;
    • negociar acordos em processos judiciais ou administrativos;
    • assessorar clientes em situações envolvendo a suspensão ou cassação da carteira de motorista;
    • ajudar a defender clientes em ações indenizatórias ou processos criminais, caso haja vítimas.

    Existem diversas situações que uma pessoa pode recorrer a um advogado especializado em direito de trânsito. A seguir, conheça as principais:

    • Multas: se você acredita que foi multado injustamente ou que a multa foi aplicada incorretamente, um advogado de trânsito pode ajudar a recorrer dessa penalidade e, assim, evitar pontos na sua CNH e que você tenha que gastar uma quantia para pagar a infração.
    • Suspensão da carteira de habilitação: se a sua carteira de habilitação foi suspensa, um advogado de trânsito pode ajudá-lo a recuperá-la, desde que haja motivos legais para isso.
    • Processos de cassação da carteira: se a sua CNH foi cassada, um advogado de trânsito pode ser contratado para recorrer da decisão, desde que, novamente, haja motivos legais para essa medida.
    • Acidentes de trânsito: se você se envolveu em um acidente de trânsito, um advogado de trânsito pode auxiliá-lo a buscar uma indenização por danos materiais ou corporais, garantindo que você receba o valor adequado pelos prejuízos sofridos.
    • Compra e venda de veículos: por fim, um advogado de trânsito pode ser contratado para auxiliar em processos de compra e venda de veículos, verificando se a documentação do automóvel está regularizada e garantindo que o negócio seja realizado de forma segura e legal.

    Ao contratar um advogado especialista em trânsito, é essencial tomar alguns cuidados, tais como:

    • Verificar a formação do advogado: o ideal é contratar um profissional que tenha formação e experiência na área do direito de trânsito, e que esteja registrado na OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).
    • Conhecer a reputação do advogado: é recomendável pesquisar sobre a reputação do profissional antes de contratá-lo. Para isso, faça consultas em sites de avaliação, redes sociais, Google e aqui no GetNinjas.
    • Verificar a disponibilidade do advogado: é importante que o profissional tenha tempo suficiente para atender às suas demandas e comparecer às audiências, se necessário.
    • Checar a experiência do advogado: procure saber se o profissional já trabalhou com casos semelhantes ao seu e, o principal, se obteve sucesso em suas causas.

    Qual tipo de advogado para acidente de trânsito?

    O advogado especializado em Direito de trânsito é um profissional responsável por assessorar e defender os interesses de seus clientes em questões relacionadas ao trânsito.

    O que faz um advogado de trânsito?

    Entre as mais variadas especializações que um profissional formado em Direito pode realizar e se capacitar, está a formação em advogado de trânsito, que busca assegurar o cumprimento das leis por parte de motoristas, pedestres e a sociedade como um todo, bem como garantir que todos os deveres e direitos sejam respeitados. Que tal saber melhor sobre esse cargo quem vem ganhando destaque no mundo da advocacia, entendendo o que esse profissional faz, quais suas atribuições e qual o seu salário? Acompanhe a leitura e descubra!

    A especialização em Direito de Trânsito profissionaliza o advogado a criar, julgar e sentenciar leis jurídicas e administrativas que focam no trânsito. Nesta área, são regulamentadas todas as leis, regras, direitos e deveres do motorista e do pedestre. Quando uma pessoa se sente lesada no trânsito, seja qual for o motivo, pode buscar direitos, recursos e outras medidas junto a este profissional, que lhe dará o suporte necessário.

    Entenda melhor sobre tudo o que envolve o dia a dia de um advogado de trânsito, como atribuições, mercado de trabalho e salário geral:

    • A área de atuação do advogado de trânsito é ampla. Ou seja, o profissional pode atuar em diversas frentes, como:
    • As multas somam pontos na CNH e, dependendo de sua gravidade, podem resultar na suspensão da mesma. Diante dessa ocorrência, o advogado de trânsito pode atuar criando um recurso de multas para evitar transtornos ao condutor.
    • A suspensão ocorre quando na soma de pontos total para tal ou quando houver infração que resulte na suspensão da CNH de forma direta. O processo para defesa é o mesmo da multa: ao receber a notificação, apresenta-se uma defesa prévia. Indeferida a defesa, é possível interpor o recurso de 1ª instância. E, caso seja indeferido, pode ser combatido em 2ª instância.
    • Além de requerer seguros junto à seguradora contratada particularmente, o advogado de trânsito pode assessorar o motorista que necessita pagar o seguro DPVAT.
    • Os pontos na carteira de habilitação são cumulativos, causando suspensão ou cassação se excedido o limite. No entanto, é possível se defender nesses casos da mesma forma como em multas e suspensões de CNH.
    • Os advogados de trânsito interferem em sinistros nos processos judiciais, em casos onde a vítima ou envolvidos na situação procuram ressarcimento dos prejuízos judicialmente.
    • Geralmente, os advogados de trânsito atuam em indenizações relacionadas a acidentes – com vítima ou não -, no intuito de ressarcir os danos sofridos, tanto material como moral.
    • A Lei Seca é uma das maiores preocupações dos condutores, pois, é quase impossível ter sucesso nos processos. Mas, nesses casos, o advogado de trânsito atua na defesa com o mesmo padrão dos casos de multas, pontuação na CNH e suspensão.

    Não há um número exato. Porém, em média, um advogado de trânsito pode ganhar R$ 15 mil mensais. O valor total é calculado com base em defesas, que vai aumentar dependendo das suspensões aplicadas. Porém, há possibilidades ainda maiores. Há profissionais que…

    Quando um advogado e especialista?

    Primeiramente é essencial entender o que é de fato um advogado especializado. De modo geral, o profissional é aquele que atua diretamente no campo jurídico. Ou seja, se especializa através de estudos em um dos ramos da profissão, bem como passa a oferecer seus serviços de forma específica.

    O Dia do Advogado é comemorado hoje, 11 de agosto, no Brasil. A data homenageia e valoriza os profissionais que têm como missão fazer valer o direito das pessoas. Considerado um dos cursos mais tradicionais, Direito é oferecido na maioria das universidades do país, sejam públicas, sejam privadas. Por isso, muitos estudantes se formam na carreira a cada ano.

    Mas, para atuar como advogado, o graduado no curso de Direito também precisa passar no Exame da Ordem da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

    O Dia do Advogado faz referência ao dia 11 de agosto de 1827, quando as duas primeiras faculdades de Direito do Brasil foram criadas.

    O curso de Direito tem várias especialidades, tais como Direito Penal, Direito do Trabalho, Direito Previdenciário, etc.

    O advogado especialista em cada uma das áreas trata de um ramo específico. Por exemplo, quem é especialista em Direito Digital cuida de questões relacionadas a privacidade na internet, segurança da informação, direitos autorais, entre outras.

    O Brasil Escola conversou com profissionais que atuam em algumas especialidades do Direito. Os advogados explicam como é o trabalho e os desafios.

    Como é a especialidade?

    O advogado previdenciário orienta e ajuda as pessoas a entenderem seus benefícios previdenciários, tais como aposentadoria, pensão por morte, auxílio doença, etc.

    Como é a especialidade na prática?

    Letícia Batista é advogada há mais de 20 anos e atua nessa área há mais de três anos. A profissional prepara e apresenta os documentos previdenciários necessários e acompanha processos administrativos e judiciais, defendendo o interesse do seu cliente perante o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e os tribunais, se necessário.

    O maior desafio da advocacia previdenciária é acompanhar as constantes mudanças nas leis e regulamentos. Exige atualização para oferecer orientação precisa ao cliente, além de lidar com processos burocráticos e longos prazos. O Direito Previdenciário requer um profundo conhecimento das complexas leis previdenciárias e uma capacidade de lidar com casos variados de maneira eficiente.

    Como é a especialidade?

    O Direito do Trabalho, também chamado Direito Trabalhista, é um ramo que é responsável por intermediar a relação jurídica entre trabalhadores e a empresa que os emprega.

    Como é a especialidade na prática?

    Elias Menta, especialista em Direito do Trabalho e Direito Previdenciário, atua na área trabalhista há quase dez anos. Ele apresenta como é sua profissão:

    Atuo atendendo servidores públicos e questões que são sindicais. Eu trabalho na área trabalhista porque sou apaixonado por pessoas. Meu foco é atendê-las, seja com seu empreg.

    Quanto custa um advogado de trânsito?

    O advogado de trânsito é um profissional especializado em tratar de questões legais referentes ao trânsito, tais como multas, infrações, acidentes, cassação ou suspensão da CNH (Carteira Nacional de Habilitação), entre outros assuntos.

    Dentre as atividades que um advogado de trânsito pode realizar, destacam-se:

    • auxiliar na defesa de multas de trânsito e recursos administrativos;
    • representar clientes em processos judiciais relacionados a acidentes de trânsito;
    • orientar sobre a legislação de trânsito e as condutas permitidas e proibidas;
    • elaborar pareceres e contratos referentes a questões de trânsito;
    • negociar acordos em processos judiciais ou administrativos;
    • assessorar clientes em situações envolvendo a suspensão ou cassação da carteira de motorista;
    • ajudar a defender clientes em ações indenizatórias ou processos criminais, caso haja vítimas.

    Existem diversas situações que uma pessoa pode recorrer a um advogado especializado em direito de trânsito. A seguir, conheça as principais:

    1. Multas: se você acredita que foi multado injustamente ou que a multa foi aplicada incorretamente, um advogado de trânsito pode ajudar a recorrer dessa penalidade e, assim, evitar pontos na sua CNH e que você tenha que gastar uma quantia para pagar a infração.
    2. Suspensão da carteira de habilitação: se a sua carteira de habilitação foi suspensa, um advogado de trânsito pode ajudá-lo a recuperá-la, desde que haja motivos legais para isso.
    3. Processos de cassação da carteira: se a sua CNH foi cassada, um advogado de trânsito pode ser contratado para recorrer da decisão, desde que, novamente, haja motivos legais para essa medida.
    4. Acidentes de trânsito: se você se envolveu em um acidente de trânsito, um advogado de trânsito pode auxiliá-lo a buscar uma indenização por danos materiais ou corporais, garantindo que você receba o valor adequado pelos prejuízos sofridos.
    5. Compra e venda de veículos: por fim, um advogado de trânsito pode ser contratado para auxiliar em processos de compra e venda de veículos, verificando se a documentação do automóvel está regularizada e garantindo que o negócio seja realizado de forma segura e legal.

    Ao contratar um advogado especialista em trânsito, é essencial tomar alguns cuidados, tais como:

    • Verificar a formação do advogado: o ideal é contratar um profissional que tenha formação e experiência na área do direito de trânsito, e que esteja registrado na OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).
    • Conhecer a reputação do advogado: é recomendável pesquisar sobre a reputação do profissional antes de contratá-lo. Para isso, faça consultas em sites de avaliação, redes sociais, Google e aqui no GetNinjas.
    • Verificar a disponibilidade do advogado: é importante que o profissional tenha tempo suficiente para atender às suas demandas e comparecer às audiências, se necessário.
    • Checar a experiência do advogado: procure saber se o profissional já trabalhou com casos semelhantes ao seu e, o principal, se obteve sucesso em suas causas.

    Como contratar um advogado de graça?

    O atendimento da Defensoria Pública é gratuito e prestado a pessoas que não tenham condições financeiras para contratar advogado. O agendamento é feito pelo assistente virtual DEFI, disponível das 8h às 18h, em dias úteis.

    Assista aqui ao vídeo explicativo sobre o agendamento.

    Se tiver dificuldade com o agendamento online, você também pode agendar ligando gratuitamente para 0800 773 4340. Disponível das 7h às 19h, em dias úteis.

    O agendamento é feito pelo assistente virtual DEFI, que você encontra no canto inferior direito da sua tela. Ele está disponível em dias úteis das 8 às 18 horas.

    Nos finais de semana e feriados, a Defensoria Pública do Estado de São Paulo presta atendimento somente para casos URGENTES, no horário das 7 às 12 horas.

    Caso tenha dúvidas se seu caso é urgente, clique aqui para saber mais.

    Tem algum advogado online grátis?

    Acessando o formulário Advogado Online, você pode escolher qual é o assunto jurídico do seu problema, responder a algumas perguntas básicas e enviar a sua mensagem automaticamente para advogados cadastrados na sua região e especialistas nesse tipo de situação.

    Como saber se o advogado online é confiável?

    Como identificar um falso advogado?

    Para enviar gratuitamente o seu pedido de diligência aos advogados cadastrados, acesse a página Diretório de Advogados Jusbrasil e siga os passos abaixo:

    • Os números de telefone do chat de atendimento do WhatsApp começam com o número: +1 5517868;
    • Os e-mails do WhatsApp terminam com o endereço @support.whatsapp.com.

    O direito de defesa é garantido pela Constituição e é feito pela Defensoria Pública para quem não tem condição de pagar. As defensorias dão assistência jurídica e atuam em processos de diferentes assuntos, como área familiar, criminal, processos de pensão, trânsito, previdência e etc.

    Qual tipo de advogado para acidente de trânsito?

    O advogado especializado em Direito de trânsito é um profissional responsável por assessorar e defender os interesses de seus clientes em questões relacionadas ao trânsito.

    Veja mais
    Abrir conversa
    Fale com um especialista!
    Olá 👋, precisa de ajuda com Advogado especialista em direito de trânsito? Fale agora com um especialista pelo WhatsApp! Estamos prontos para ajudar.