Sumário

Entre em contato com um especialista

    Advogado em garanhuns

    Advogado em Garanhuns

    O que faz um advogado de Direito civil?

    Cuida de interesses individuais e particulares em ações referentes a propriedade e posse de bens. Também cuida de questões familiar, como divórcios e heranças, ou transações de locação, compra e venda.

    O que faz um advogado especialista em Direito Administrativo?

    O advogado administrativo conhecerá todos os regramentos aos quais a empresa deve se submeter, evitando a ocorrência de falhas e consequente aplicação de multas ao empresário. Além disso, multas que o profissional do Direito verificar que são arbitrárias poderão ser administrativa e judicialmente contestadas.

    O que faz um advogado de sucessões?

    No cenário complexo das questões sucessórias, é importante contratar um advogado de sucessões, pois a orientação desse profissional pode garantir uma transição patrimonial bem-sucedida e evitar complicações jurídicas. O direito das sucessões é uma área que exige orientações de um profissional experiente para garantir conformidade com regulamentos legais e minimização de conflitos familiares. Ao compreender plenamente os benefícios dessa parceria, você estará melhor preparado para enfrentar os desafios inerentes ao planejamento sucessório e à preservação do patrimônio familiar.

    O direito das sucessões refere-se ao conjunto de regras que regulam a transferência do patrimônio de uma pessoa para seus herdeiros após o falecimento, seja por meio da lei ou por testamento. De modo geral, a sucessão é um ato jurídico em que uma pessoa substitui outra nos direitos e obrigações, podendo ocorrer tanto em vida (inter vivo) quanto após a morte (causa mortis). A abertura da sucessão se dá no exato momento do falecimento comprovado ou presumido de um indivíduo. Nesse momento, o direito hereditário emerge, resultando na transferência das responsabilidades legais do falecido para seus herdeiros, nas diversas relações jurídicas que este mantinha.

    Para esclarecer a diferença entre sucessão e herança, é importante destacar o seguinte: Em essência, os herdeiros passam a herdar os direitos e deveres do falecido em relação aos seus bens e questões legais.

    Um advogado de sucessões é um profissional especializado em questões legais relacionadas à transferência de bens, ativos e obrigações após o falecimento de uma pessoa. O principal objetivo é garantir a execução correta dos desejos expressos no testamento do falecido ou, na ausência deste, a distribuição dos bens de acordo com as leis de herança vigentes. O advogado de sucessões orienta os beneficiários e herdeiros sobre os procedimentos para a realização do inventário e partilha dos bens, a fim de minimizar conflitos e assegurar que todas as obrigações fiscais e legais sejam cumpridas.

    Além disso, esse profissional atua na resolução de disputas e litígios que possam surgir entre os envolvidos, seja em relação à interpretação do testamento, à validade de documentos ou a questões de propriedade. O advogado especialista em direito sucessório facilita um processo complexo, garantindo que os interesses do falecido sejam honrados e que os direitos dos herdeiros sejam devidamente protegidos.

    Lidar com a distribuição de bens após o falecimento de alguém é bastante complexo, por isso, a decisão de contar com um advogado especializado em sucessões não é apenas prudente, mas necessária. Veja as principais processos em que um advogado sucessões pode ser útil: Um advogado de sucessões auxilia na abertura de inventários, cálculo de valores, identificação de herdeiros, herança em vida e resolução de disputas. Além disso, assegura que o processo siga a legislação vigente e gerencie ativos durante o processo. O profissional também realiza mediação.

    Qual o número de advogados no Brasil?

    “De acordo com ela, o baixo custo do curso e alta demanda das universidades, que pressionam, cada vez mais, por condições que precarizam o bacharelado, gera a alta taxa de advogados, apesar do filtro imposto pelo exame da Ordem – necessário para os formandos em Direito que pretendem atuar como advogados no Brasil.”

    Não fosse o exame de Ordem para, efetivamente, verificar as condições para esse profissional adentrar o mercado de trabalho, para que ele trabalhe com respeito, com cuidado, com qualidade para a população, o número seria muito maior do que o que a gente vê apresentado hoje, até porque a profusão de cursos de direito no Brasil é muito grande. É um curso relativamente barato, há uma grande pressão das mantenedoras para diminuir a qualidade dos cursos, para diminuir a insumos do curso querendo a todo tempo baratear esse tipo de bacharelado”, disse.

    Com cerca de 2 milhões de advogados e uma população de 1,4 bilhão de pessoas, a Índia tem um advogado para cada 700 habitantes, de acordo com dados divulgados pela IBA no ano passado.

    Em números absolutos, é o único país que fica na frente do Brasil.

    Nos Estados Unidos, 1,3 milhão de advogados atuam nas 50 unidades federativas do país. Segundo a American Bar Association (ABA), a proporção é de um advogado para cada 253 habitantes.

    Veja mais
    Abrir conversa
    Fale com um especialista!
    Olá 👋, precisa de ajuda com Advogado em garanhuns? Fale agora com um especialista pelo WhatsApp! Estamos prontos para ajudar.