Qual é o advogado mais novo do mundo?
“É o resultado de muita dedicação. O que você colhe está completamente ligado a coisas que você fez em 7, 8, 10 anos”, disse Mateus ao G1.
Em 2019, o brasiliense foi aprovado para um mestrado na Universidade Harvard, nos Estados Unidos, considerada uma das melhores do mundo. Segundo ele, a experiência o fez “rever todas as premissas”.
“Quando cheguei lá, percebi que havia muita demanda por pessoas que entendem tanto o universo jurídico brasileiro quanto o americano, e o mestrado em Harvard abre a porta para você fazer a prova do Bar”, conta.
Mateus reconhece que faz parte de uma exceção. “A realidade de estudar fora, de aprender e falar bem inglês, de ter acesso a um país diferente é um negócio que precisa crescer cada vez mais, que precisa, cada vez mais, deixar de ser a exceção”, disse.
Na família, Mateus não foi o único a seguir o direito e se formar cedo. Ele foi quem quebrou o recorde do irmão, João Costa Ribeiro Neto, que conquistou a carteira da OAB aos 20 anos. A irmã, Clarissa Costa Ribeiro, foi graduada em direito aos 20 anos.
Em entrevista à TV Globo, em 2018, o jovem contou que os primeiros passos rumo à advocacia foram dados ainda antes do vestibular, aos 10 anos de idade. Na tentativa de escapar de um castigo, ele recorreu a uma estratégia que os pais já conheciam: um pedido de habeas corpus (assista abaixo).
Ainda criança, ele se destacava não só nas “manobras de defesa”, mas também na habilidade com a leitura. Mateus chegou a ler 86 livros em um ano.
Antes do mestrado em Harvard, o jovem atuou, por um ano, como advogado. Ele defendia, principalmente, causas que envolvem Direito Constitucional e, neste período, foi o mais jovem a realizar uma sustentação oral no STF.
“Eu cheguei lá como um advogado normal, até com aquelas roupas todas, difícil de fato das pessoas identificarem que eu era tão novo. E foi ótimo, porque eles não me trataram diferente e ao final da sustentação eu falei que tinha apenas 18 anos naquela ocasião. E aí, nossa, os ministros elogiaram e ficaram surpresos”, lembra.
O ministro relator do processo, Luiz Edson Fachin, definiu Mateus como “ilustre causídico [advogado]” e o parabenizou.
Questionado se a idade já causou alguma situação diferente na profissão, Mateus nega. “Eu nunca quis ser definido pela minha idade. Eu nunca quis que eu fosse tratado de uma maneira especial, diferente ou pior por ser um advogado que estava na profissão mais cedo que o normal”, aponta.
A prova do “Bar”, em New York, ocorreu em outubro de 2020, quando ele tinha 20 anos. No mesmo mês, M.
Quantos advogados têm no Estado do Ceará?
A Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE) realizou, na última quinta-feira (11/01), a primeira solenidade de entrega de carteiras do ano de 2024. A cerimônia aconteceu no plenário da seccional, onde 53 novos (as) advogados (as) prestaram o tradicional juramento profissional na presença de representantes da Ordem e de seus amigos, parentes e familiares que compareceram ao evento.
Conduzida pela vice-presidente da OAB Ceará, Christiane Leitão, a solenidade teve início com as boas-vindas e a apresentação da atual gestão da seccional aos ingressantes na Ordem. “Gostaria de recepcionar os novos colegas desta casa e dizer que o nosso trabalho dentro dessa gestão, capitaneada pelo nosso querido presidente Erinaldo Dantas, é buscar fazer uma OAB cada vez mais participativa, mais inclusiva e mais democrática. Hoje somos mais de 52 mil advogados no estado do Ceará, entre capital e interior, no qual o interior já tem o quantitativo de quase 25% dos colegas advogados. E nossa estrutura só cresce com a soma de novos ingressantes. Parabéns e sejam muito bem-vindos à nossa OAB Ceará”, proferiu.
O secretário-geral adjunto da seccional, Rafael Ponte, apresentou a estrutura do Sistema OAB aos recém-formados e convidou-os a participarem das atividades disponibilizadas para fortalecer a instituição. “A instituição OAB é forte em todo o Brasil, e também no estado do Ceará, porque a responsabilidade da defesa da nossa instituição é de cada um de nós. Vocês têm que fazer parte e fortalecer esse sistema. E isso pode ser feito se engajando nas diversas comissões temáticas, por exemplo. Então fica aqui o nosso convite para que vocês possam fazer parte dessa gestão. Manifesto meus parabéns a cada um de vocês e tenho certeza que todos aqui serão grandes advogados e advogadas”, relatou.
O presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Ceará (CAACE), Waldir Xavier, apresentou a atribuição institucional da Caixa, imbuída de garantir o amparo e fomento ao bem-estar da classe advocatícia. “Para nós, que fazemos parte da CAACE, é motivo de orgulho sabermos que somos um dos destaques das Caixas nacionais. Nós ultrapassamos mais de mil convênios que vão desde restaurantes a lojas de roupas e serviços da maior amplitude que se possa imaginar, como Odontologia, Pilates, Fisioterapia e atendimentos psicológicos. Nós temos uma ambulância 24 horas à disposição dos advogados. E trago a primeira novidade do ano de 2024, que é um aplicativo que desenvolvemos, no qual o advogado, na palma da mão, pode acessar a nossa agenda institucional de eventos promovidos pela Caixa e consultar os convênios mais próximos a partir do sistema georreferencial”, revelou.
Convidado a discursar, o presidente da Escola Superior de Advocacia (ESA-CE), Raphael Castelo Branco, pontuou as principais atividades e os números conquistados pela Escola. “A Escola Superior da Advocacia tem como missão institucional capitanear todas as ações de cunho acadêmico, de cunho informativo e de cultura jurídica pa”.
Quem faz direito nos EUA pode trabalhar no Brasil?
10. Concluindo, a advocacia é regulada por institutos próprios e deve ser exercida na forma da lei. 11. Desta forma, o advogado empregado somente poderá trabalhar no departamento jurídico de uma empresa brasileira se: (i) regularizar o visto; (ii) revalidar o diploma; e (iii) prestar e passar no Exame da Ordem.