O que pode ser feito para reduzir os custos?
Custos elevados podem prejudicar a empresa de várias formas, reduzindo sua rentabilidade e sua capacidade de investimento. Mais: mitigam o nível de competitividade do empreendimento. Por isso, é importante conhecer boas estratégias de redução de custos.
Antes, é preciso deixar claro: cortar gastos não é fácil. Alguém sempre se considera lesado e as reclamações costumam ocorrer. Para que não seja assim, desde o início, é preciso adotar uma comunicação clara com o time e explicar a importância dos cortes que serão feitos.
Entendemos muito do tema e queremos ajudar você. Por isso, vamos esclarecer 12 estratégias de redução de custos para implementar com sucesso na sua empresa. Continue a leitura!
A Pandemia causada pelo Covid-19 proporcionou uma crise mundial e trouxe diversos prejuízos para os negócios. A economia foi afetada, afinal, os países precisavam salvar as vidas e a população ficou sem poder sair na rua com a mesma frequência de sempre. Com isso, as consequências vieram: o consumo diminuiu, houve demissões em massa, a receita caiu e muitos projetos foram parados.
Por isso, é fundamental que, nesse momento, as empresas coloquem em ação estratégias de redução de custos para sobreviver a este momento de crise e conseguir passar por ele sem que mais prejuízos apareçam. Caso as medidas necessárias não sejam tomadas, muitas empresas podem acabar não sobrevivendo, principalmente micro, pequenas e médias.
Contudo, as organizações podem optar por soluções estratégicas para manter o equilíbrio nos negócios. É por isso que no próximo tópico abordaremos algumas práticas que podem ser essenciais durante este período. Continue acompanhando!
Confira abaixo 12 estratégias para a redução de custos na empresa:
- Antes de todas as práticas de redução de custos que iremos abordar, é fundamental que elas se iniciem por uma análise dos processos. Assim, é possível verificar como eles estão funcionando atualmente na empresa, o quanto demandam de orçamento, entre outras questões que auxiliam a identificar a origem das despesas.
- Dessa forma, é possível saber quais são os desperdícios, quais são as melhorias necessárias e o que pode ser cortado sem perder a qualidade. Afinal, ao mapear os processos, você terá uma visão mais abrangente de toda a organização, o que contribui para os resultados de redução de custos a longo prazo e de maior impacto nos negócios.
Alguns custos são realmente bons para a empresa, pois ajudam a fechar novos negócios e a aumentar a eficiência diária. É o caso dos investimentos em marketing ou integração de novas tecnologias. Eles são chamados de estratégicos, pois possibilitam mais ganhos financeiros.
Por outro lado, existem gastos necessários exclusivamente à manutenção da empresa e que não agregam muito valor. Os custos tributários, de energia elétrica ou aluguel do imóvel são exemplos. Sim, eles são importantes, mas certamente não são estratégicos para a empresa.
Então, como primeira dica, aproveite para listar todos os seus custos. Depois, avalie.
São ações de redução de custos?
“Não existe mais um meio termo: ou a empresa aprende a planejar seus custos ou está fora do jogo”. A afirmação destaca a importância do controle e da redução de custos nas empresas, principalmente, em um mercado tão globalizado e competitivo como o atual.
O mercado acirrado exige gerenciamento total das despesas, sendo assim, uma boa gestão de custos pode ser a vantagem de uma empresa sobre a outra. Uma das boas maneiras de gerenciar as despesas é implantando um programa de redução de custos espontânea. Por outro lado, é mais comum as empresas implantarem um programa de redução de custos compulsório com características bem distintas. Nesse cenário é comum que a companhia esteja passando por uma crise e o objetivo do programa se resume na sobrevivência do negócio.
Pensando nisso, levantamos 12 ações para promover a redução de custos nas empresas, confira!
Opção barata para redução de custos nas empresas e que costuma produzir bons resultados. Pode ser implantado com ou sem um sistema de premiação para as sugestões efetivadas.
Utilizando-se do poder de barganha de que dispõe o contratante, a renegociação de contratos pode trazer reduções substanciais.
A concessão de prazo de pagamento aos clientes é uma prática comum, mas tem um custo. Para eliminá-lo, a organização compradora deve optar pelo pagamento à vista mediante a obtenção de um desconto no preço.
A forma mais eficiente de redução de despesas financeiras é diminuindo o estoque da dívida, o que só pode ser feito quando há suficiente geração de caixa. A substituição de dívidas mais caras (geralmente contratadas há mais tempo) por outras mais baratas é uma boa opção.
Vender mais rápido reduz a necessidade de capital de giro que por sua vez diminui os custos do financiamento do mesmo. Caso a empresa financie o capital de giro com recursos próprios, o aumento do giro dos estoques resultará em maior sobra de recursos para investimento.
O princípio básico dessa medida é substituir um material em uso por outro de menor custo, mas que desempenhe a mesma função (valor) que o atual.
Essa é a mais conhecida medida para redução de custos. Deve ser usada com rigor porque nem sempre os desperdícios são facilmente identificados.
O princípio básico dessa medida é a redução dos custos unitários. Na essência, ela busca eliminar a ociosidade dos recursos disponíveis Assim, para um mesmo valor de gastos, busca-se obter um maior número de unidades de produtos ou serviços.
Para as organizações que incorrem em custo logístico, a otimização da rota de entrega, quando uma mesma viagem destina-se a atender a várias entregas ou coletas, gera redução. O ideal é identificar a rota mais curta que atenda a todos os pontos.
As máquinas e equipamentos têm uma vida econômica, um tempo ideal para que valha a pena mantê-los em operação. Esse procedimento significa trocar equipamentos na época certa, nem muito cedo nem muito tarde.
Parcerias ou associações estratégicas podem ser adotadas de m”.
Como reduzir o custo produtivo sem perder a qualidade?
Hoje vamos falar sobre um assunto muito importante para quem quer ter sucesso empreendendo com alimentação: os custos de produção. E aí, você sabe o que são os custos de produção? Como calcular? Quando é possível reduzir?
Bom, essas são perguntas que todo empreendedor de alimentação deve saber responder, pois os custos de produção afetam diretamente a lucratividade e a competitividade do seu negócio, viu? Mas não se preocupe! A Academia Assaí está aqui para te ensinar tim-tim por tim-tim sobre este tema tão importante na jornada empreendedora. Fique conosco e confira!
Os custos de produção são todos os gastos que você tem para produzir o seu produto ou serviço, desde a compra dos ingredientes até a entrega ao cliente. Eles podem ser divididos em dois tipos: os custos fixos e os custos variáveis.
Os custos fixos são aqueles que não dependem da quantidade produzida, ou seja, que você tem que pagar todo mês, independente do volume de vendas. Por exemplo: aluguel, salários, impostos, água, luz, telefone e internet.
Já os custos variáveis são aqueles que variam de acordo com a quantidade produzida, ou seja, que aumentam ou diminuem conforme o volume de vendas: matéria-prima, embalagens, frete e comissões.
Ah, para complementar, fizemos um outro material bem legal no blog, onde falamos um pouco mais sobre a diferença entre custos e despesas, o que é imprescindível no desenvolvimento do seu negócio.
E para calcular os custos de produção, você precisa somar os custos fixos e os custos variáveis. O resultado dessa soma é o seu custo total.
Para saber o custo unitário, ou seja, quanto custa cada produto ou serviço que você vende, você precisa dividir o custo total pela quantidade produzida.
Exemplificando: se você tem um custo fixo de R$ 2.000,00 por mês e um custo variável de R$ 5,00 por unidade produzida, e você produz 1.000 unidades por mês, o seu custo total será de R$ 7.000,00 (R$ 2.000,00 + R$ 5.000,00) e o seu custo unitário será de R$ 7,00 (R$ 7.000,00 / 1.000).
Então, saber o seu custo unitário é fundamental para definir o seu preço de venda e a sua margem de lucro. O preço de venda deve ser maior que o custo unitário para que você tenha lucro. A margem de lucro é a diferença entre o preço de venda e o custo unitário, expressa em porcentagem.
Dito isso, se você vende cada unidade por R$ 10,00 e o seu custo unitário é R$ 7,00, a sua margem de lucro será de R$ 3,00 (R$ 10,00 – R$ 7,00) ou 30% (R$ 3,00 / R$ 10,00 x 100).
Agora que você já sabe como calcular os seus custos de produção e a sua margem de lucro, vamos ver como é possível reduzir os seus custos sem comprometer a qualidade do seu produto ou serviço. Aqui vão algumas dicas:
- Procure sempre as melhores condições de preço, prazo e qualidade dos insumos que você utiliza na sua produção. Faça cotações com diferentes fornecedores e tente negociar descontos ou condições especiais para compras em maior quantidade ou à vista.
- Evite comprar mais do que você precisa ou deixar produtos parados no estoque por muito tempo. Mantenha um controle eficiente do seu estoque para evitar desperdícios e perdas.
- Avalie constantemente os seus processos de produção e identifique possíveis melhorias para aumentar a eficiência e reduzir os custos. Automatize tarefas, elimine etapas desnecessárias e busque sempre aprimorar a qualidade e a produtividade.
Como otimizar processos e reduzir custos?
Um dos maiores desafios para as empresas é aumentar a produtividade e, simultaneamente, reduzir os custos. Para que isso ocorra, é preciso otimizar processos, a fim de extrair o máximo possível de tudo o que você tem disponível.
Não há uma fórmula única para o sucesso, obviamente, mas um dos problemas centrais que você enfrentará será como tornar seu fluxo de trabalho mais fluído e eficiente.
Existe uma série de ações que podem ser adotadas para que sua empresa se torne mais produtiva. Se você deseja saber como otimizar processos na sua empresa, confira a seguir 7 dicas que separamos para você.
Otimizar processos torna os negócios mais eficazes, fornecendo a estrutura organizacional e o suporte necessários para fortalecer a espinha dorsal da empresa.
Os procedimentos projetam e comunicam as diferentes facetas de sua estratégia de negócios para que essas medidas sejam executadas repetidamente.
Com métodos replicáveis, você terá resultados mais consistentes, pois todos os funcionários estão concluindo os fluxos de trabalho da mesma maneira.
Não apenas isso, mas a otimização ajuda a melhorar a comunicação entre os colaboradores, departamentos e stakeholders. Consequentemente, incentiva a produtividade da empresa e possibilita usar a inovação como aliada do seu desenvolvimento.
Os processos de negócios, quando aperfeiçoados, podem ser um recurso valioso para apoiar a vantagem competitiva. Por exemplo, um trabalho bem definido e eficaz permite que uma empresa entregue os produtos no prazo. Também pode eliminar custos ou atividades desnecessárias.
A comunicação é fundamental para qualquer empresa funcionar adequadamente. É essencial que todos os colaboradores entendam as regras e os processos que devem seguir.
Sem diálogo e discussão adequadas, é fácil pensar que os colaboradores estão realizando tarefas ou trabalhando em um projeto quando, na realidade, ninguém tocou nele.
Otimizar a comunicação interna é essencial para evitar mal-entendidos, retrabalhos, etc. Também é uma forma efetiva de promover a harmonia entre a equipe e garantir que todas as tarefas sejam cumpridas com qualidade.
Comece com a identificação dos seus maiores desafios, tanto a partir de uma perspectiva gerencial quanto operacional. É difícil otimizar processos se você não estiver ciente das melhorias que deseja alcançar.
Os desafios que sua organização enfrenta dependerão do setor em que você atua e de seus pontos fortes e fracos atuais. Abaixo estão alguns dos problemas mais comuns:
- Morosidade dos processos
- Falta de comunicação entre departamentos
- Desperdício de recursos
Toda empresa enfrenta desafios únicos. Se os três itens acima não se aplicarem à sua operação, procure os que o fizerem. Enquanto você não dissecar a sua organização, você não poderá otimizar processos em um grau substancial.
Você não pode otimizar processos se não os mede. Além disso, se você não tiver métricas, é impossível saber se sua equipe está operando com a máxima eficiência.
Primeiro, descubra o que você deseja atingir. Você quer acelerar o processo de vendas? Reduzir a quantidade de tarefas manuais?
O que pode ser feito para reduzir os custos?
Custos elevados podem prejudicar a empresa de várias formas, reduzindo sua rentabilidade e sua capacidade de investimento. Mais: mitigam o nível de competitividade do empreendimento. Por isso, é importante conhecer boas estratégias de redução de custos.
Antes, é preciso deixar claro: cortar gastos não é fácil. Alguém sempre se considera lesado e as reclamações costumam ocorrer. Para que não seja assim, desde o início, é preciso adotar uma comunicação clara com o time e explicar a importância dos cortes que serão feitos.
Entendemos muito do tema e queremos ajudar você. Por isso, vamos esclarecer 12 estratégias de redução de custos para implementar com sucesso na sua empresa. Continue a leitura!
A Pandemia causada pelo Covid-19 proporcionou uma crise mundial e trouxe diversos prejuízos para os negócios. A economia foi afetada, afinal, os países precisavam salvar as vidas e a população ficou sem poder sair na rua com a mesma frequência de sempre. Com isso, as consequências vieram: o consumo diminuiu, houve demissões em massa, a receita caiu e muitos projetos foram parados.
Por isso, é fundamental que, nesse momento, as empresas coloquem em ação estratégias de redução de custos para sobreviver a este momento de crise e conseguir passar por ele sem que mais prejuízos apareçam. Caso as medidas necessárias não sejam tomadas, muitas empresas podem acabar não sobrevivendo, principalmente micro, pequenas e médias.
Contudo, as organizações podem optar por soluções estratégicas para manter o equilíbrio nos negócios. É por isso que no próximo tópico abordaremos algumas práticas que podem ser essenciais durante este período. Continue acompanhando!
Confira abaixo 12 estratégias para a redução de custos na empresa:
- Antes de todas as práticas de redução de custos que iremos abordar, é fundamental que elas se iniciem por uma análise dos processos. Assim, é possível verificar como eles estão funcionando atualmente na empresa, o quanto demandam de orçamento, entre outras questões que auxiliam a identificar a origem das despesas.
- Dessa forma, é possível saber quais são os desperdícios, quais são as melhorias necessárias e o que pode ser cortado sem perder a qualidade. Afinal, ao mapear os processos, você terá uma visão mais abrangente de toda a organização, o que contribui para os resultados de redução de custos a longo prazo e de maior impacto nos negócios.
- Alguns custos são realmente bons para a empresa, pois ajudam a fechar novos negócios e a aumentar a eficiência diária. É o caso dos investimentos em marketing ou integração de novas tecnologias. Eles são chamados de estratégicos, pois possibilitam mais ganhos financeiros.
- Por outro lado, existem gastos necessários exclusivamente à manutenção da empresa e que não agregam muito valor. Os custos tributários, de energia elétrica ou aluguel do imóvel são exemplos. Sim, eles são importantes, mas certamente não são estratégicos para a empresa.
- Então, como primeira dica, aproveite para listar todos os seus custos. Depois, avalie.
O que são custos Cite exemplos?
Custos e despesas são dois conceitos muito importantes na contabilidade de uma companhia. Embora parecidos e facilmente confundidos, esses conceitos apresentam diferenças entre si, e saber diferencia-los é de fundamental importância para a formação de um bom empreendedor ou investidor.
Dessa forma, os conceitos de custos e despesas podem ajudar na saúde financeira de qualquer tipo de empresa, até mesmo aquelas na bolsa de valores.
De modo geral, custos e despesas são conceitos que estão ligados à saída de caixa de uma companhia, ou seja, de gastos realizados pela empresa para que a mesma mantenha as suas operações.
Custo é um gasto relativo ao bem ou serviço utilizado na produção de outros bens, ou serviços. Já as despesas podem ser consideradas gastos relacionados à manutenção do negócio.
Portanto, é fundamental entender o conceito de despesa e de custo, bem como sua importância na gestão de negócios.
Custo é um gasto relativo ao bem ou serviço utilizado na produção de outros bens, ou serviços. Ou seja, estão ligados diretamente à produção ou à atividade-fim de uma organização, como, por exemplo: compra de matéria-prima, pagamento de salários, contas de energia, entre outros.
Já as despesas podem ser consideradas gastos relacionados à manutenção do negócio. De modo geral, eles não são tão fundamentais para o funcionamento de uma companhia como os custos da mesma. Exemplos de despesas: contas de telefone, salários do setor administrativo, comissões de vendedores, etc.
Vale notar, além disso, que existem despesas fixas – ou seja, a companhia deve lidar com elas todo mês.
De forma resumida, pode-se definir os custos como aqueles relacionados às atividades-fim do negócio, como a matéria-prima. As despesas, por sua vez, referem-se aos gastos que não possuem relação direta com o produto final, como as despesas administrativas.
Vale lembrar que no conceito de custos e despesas existem duas subdivisões das quais são responsáveis por uma melhor classificação dos mesmos no dia a dia das empresas.
De fato, para entender melhor esse conceito, vale a pena mostrar um exemplo de custos na realidade de uma empresa. Dessa forma, pode-se exemplificar com o valor gasto para comprar matéria-prima para a produção de uma empresa.
Por exemplo, uma indústria de alimentos gasta dinheiro para comprar ingredientes para fabricar seus produtos, esses ingredientes são os custos para a produção do alimento.
Além disso, em uma empresa de varejo, a compra de produtos dos fornecedores é um custo, pois sem eles não é possível continuar com as atividades produtivas da empresa, deixar produtos em estoque e repô-los assim que são vendidos.
Por outro lado, um exemplo de despesas é o salário de um funcionário do setor administrativo de uma empresa.
Ou seja: a empresa paga um sa.