Como escolher um escritório de advocacia?
A decisão de escolher um escritório de advocacia deve ser feita com muito cuidado. Isso porque essa parceria pode significar ter uma experiência satisfatória enquanto cliente. Desse modo, é importante pesquisar por várias opções, conversar com todas e se decidir com base na segurança e conhecimento que elas transparecem. Ao agir desse jeito, as chances de contratar um serviço de qualidade questionável e que não atenda às expectativas são menores. Pensando nisso, preparamos 5 dicas para ajudá-lo a fazer uma boa escolha. Acompanhe este post e saiba quais são!
Quando contratamos qualquer tipo de serviço, é importante escolher um profissional que realmente entenda do assunto. Isso significa ter alguém com conhecimento e bagagem suficiente para oferecer um resultado compatível com as nossas expectativas. No Direito é a mesma coisa. Como é uma área do conhecimento cheia de ramificações, existem legislações e tribunais específicos para cada uma delas: civil, imobiliário, trabalhista, previdenciário, penal, entre outras. Dessa forma, é natural que um especialista em Direito Civil entenda mais do que um advogado sem essa especialização. Isso porque ele lida com casos que envolvem esse assunto, está sempre em contato com a legislação, com os tribunais e compreende a dinâmica dos processos dessa área. Esse tipo de vivência pode aumentar as chances de sucesso e ser determinante para que os nossos interesses estejam bem representados.
O nosso círculo de amizades é um bom começo para encontrar advogados de qualidade. Por meio dele podemos conversar com amigos e coletar informações sobre alguns escritórios e saber de antemão qual o tipo de tratamento foi oferecido quando eles precisaram dos serviços. Além disso, sempre vale a pena pedir indicações na área de nossa demanda a amigos advogados. Como eles atuam no ramo, certamente sabem de boas referências e conhecem a reputação e o tipo de serviço oferecido pelos seus colegas de profissão. Mesmo assim, a decisão final cabe apenas à própria pessoa. Se não estiver confortável com as opções oferecidas pelos colegas, procure uma alternativa. É essencial que seja um escritório com o qual você mantenha boa relação e se sinta seguro.
Antes de escolher um escritório de advocacia, é importante visitá-lo pessoalmente e ter uma boa conversa com os advogados. Neste momento, fale sobre suas demandas e tente perceber o nível de conhecimento que eles têm sobre o assunto. Tire todas as dúvidas e expresse suas necessidades e expectativas. É essencial que eles estejam dispostos a trabalhar alinhados a elas. É importante, também, conhecer os outros setores e os colaboradores do escritório. Todas as pessoas que trabalham lá podem influenciar no andamento dos seus processos: recepcionista, estagiários, advogados. Você deve sentir que toda equipe é competente e capaz de atendê-lo com excelência.
Existem assuntos que podemos tratar com um estagiário, outros com a recepção, mas, em alguns casos, queremos falar diretamente com o advogado principal.
Como ser um bom advogado trabalhista?
Sabendo que o Direito do Trabalho é uma das áreas do Direito mais movimentadas no Brasil, os profissionais que trabalham ou pretendem trabalhar no ramo devem sempre se preocupar em como ser um bom advogado trabalhista. Essa, inclusive, é uma das perguntas que eu mais recebo nas redes, e, para levar esse debate adiante, é sobre isso que irei falar neste artigo.
Antes de mais nada: se você quer saber como ser um bom advogado trabalhista, primeiro você deve entender tudo sobre suas atribuições e também sobre esse mercado. Por isso, preparei esse post, com tudo o que um advogado trabalhista deve saber:
Atribuições do advogado trabalhista
- O advogado trabalhista é um profissional que atua na representação de empresas ou pessoas em disputas entre empregado e empregador, questões sindicais, e questões afins, podendo representar ambas as partes do processo (empregados e empregadores).
- O Direito do Trabalho é uma área bastante específica, que inclusive atua em uma justiça especializada, a Justiça do Trabalho.
Conhecimentos necessários
Se você quer ser um bom advogado trabalhista, vai precisar estudar – e muito – a Constituição (art. 6 ao 11) e, dentre outras leis infraconstitucionais, a CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas). É essa a lei que regulamenta todas as relações trabalhistas.
Atuação do advogado trabalhista
Alguns exemplos de atuação do profissional são em ações relacionadas a:
- Reclamações trabalhistas;
- Demissões;
- Ações coletivas;
- Questões sindicais.
Em relação ao empregado, na maior parte dos casos, os advogados trabalhistas são procurados por clientes após não terem mais vínculo com a empresa ou após a rescisão do contrato de trabalho. Em alguns casos, ele pode ser responsável por mover ações coletivas – como no caso de demissões em massa, por exemplo.
Já em relação ao empregador, é comum que as empresas possuam setores jurídicos especificamente dedicados a esses casos.
Demanda na área
A demanda na área do Direito Trabalhista está bem alta. Tanto por parte das empresas, que sofrem processos dos funcionários, como por parte dos funcionários, que movem ações contra as empresas.
Um dado bacana que mostra como esse ramo é um verdadeiro oceano foi divulgado em dezembro de 2019 pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados): no Brasil, há 39,3 milhões de trabalhadores com carteira assinada.
É gente pra caramba. E todas essas pessoas poderão, um dia, precisar de um bom advogado trabalhista, para diversos fins. Isso sem contar os trabalhadores informais (sem carteira assinada) que, infelizmente é um mercado imenso no Brasil.
Do outro lado do jogo, estão as empresas, que precisam de advogados para realizar trabalhos preventivos e evitar passivos trabalhistas no futuro.
Ou seja, o Direito do Trabalho é um prato cheio tanto para quem quer defender o trabalhador como para quem quer representar os empresários.
Reforma Trabalhista
É importante falar também que em 11 de novembro de 2017 entrou em vigor a Reforma Trabalhista (Lei nº 13.467, de 13 de julho de 2017).
Essa reforma trouxe uma avalanche de dúvidas sobre as mais variadas mudanças, o que acabou se tornando uma excelente oportunidade para o advogado trabalhista.
Como eu já comentei, o primeiro passo é estudar.
O que não pode faltar em um escritório de advocacia?
Se você já passou por uma graduação em Direito, sabe que, muitas vezes, os cursos não se dedicam muito ao tema da gestão de negócios. Por isso, estamos aqui para mostrar o que não pode faltar em um escritório de advocacia! É certo que os futuros advogados têm uma série de disciplinas do Direito, nas quais precisam se aprofundar em um curto período, antes de pensar em abrir sua própria empresa. No entanto, essa lacuna acaba fazendo diferença no futuro. Afinal, os escritórios de advocacia demandam muita expertise de seus gestores, a fim de alcançar pleno sucesso. Eles precisam estar atentos ao mercado, buscando novos clientes e estabelecendo estratégias para isso. Além, é claro, de prestar um bom serviço. Neste processo, é necessário que tenham boas ferramentas para auxiliá-los. Sendo assim, você sabe o que não pode faltar em um escritório de advocacia? Neste post, vamos apresentar um guia completo com aquilo que é essencial para uma empresa de advocacia. Abordaremos desde aspectos de planejamento, como marketing e gestão financeira, até ferramentas específicas, como bibliotecas virtuais e cursos de atualização. Confira!
Na lista abaixo, confira 10 itens essenciais para as empresas de advocacia:
- Gestão Estratégica
- Marketing Jurídico
- Gestão Financeira
- Software Jurídico
- Bibliotecas Virtuais
- Cursos de Atualização
- Controle de Processos
- Organização Documental
- Atendimento ao Cliente
- Networking
Entenda cada item em detalhes:
Gestão Estratégica
Em Gestão para Advogados, o professor Luis Fernando Rabelo Chacon afirma que os escritórios de advocacia são negócios como quaisquer outros. Desse modo, para que sejam realmente bem-sucedidos, precisam de um bom planejamento estratégico, semelhante ao de empresas.
Para o autor, estratégia é:
“Ter visão de futuro, é desenhar os passos de amanhã hoje, executar tudo o que for necessário para que eles aconteçam e com eles venham os resultados. É preciso fazer hoje algo para nos levar àquele lugar no futuro que desejamos” (CHACON, 2014, p.102).
Ele propõe uma divisão do planejamento estratégico em quatro etapas:
- Análise do ambiente externo
- Análise interna
- Definição de objetivos e metas
- Elaboração de estratégias e planos de ação
Marketing Jurídico
A fim de atrair novos clientes para seu escritório, é essencial executar um bom trabalho de marketing. Afinal, não adianta prestar um bom serviço, se o seu público-alvo não o conhece.
O marketing jurídico vai se dedicar aos seguintes pontos:
- Identidade visual do escritório
- Criação de um site
- Produção de conteúdo relevante
- Promoção nas redes sociais
- Participação em eventos e palestras
Gestão Financeira
A gestão financeira está relacionada com o planejamento, organização e estabelecimento de estratégias para garantir o crescimento do seu escritório e o eficiente controle de gastos.
Luis Fernando Rabelo Chacon, em Gestão para Advogados, argumenta que a administração financeira é muitas vezes o calcanhar de Aquiles dos escritórios de advocacia. Dessa forma, um caminho para solucionar isso é investindo na profissionalização deste setor. Isto é, contratar um profissional especializado, que aponte deficiências no controle financeiro, oriente as decisões e mostre os caminhos para o futuro promissor do negócio.
Chacon afirma que, administrando bem esta área, é possível: gerar relatórios financeiros, elaborar orçamentos e planejamentos e analisar a rentabilidade do escritório — aspectos que contribuem para uma boa tomada de decisões.
Software Jurídico
A consulta a obras da área é uma constante no dia a dia dos advogados, não é.
Retire as informações de autoria. Utilize formato HTML com paragrafos, tabelas, listas e blockquotes quando necessário. Não utilize headers (h1, h2, h3). Não altere as palavras e lembre-se de devolver apenas as tags HTML necessárias.
O que esperar de um escritório de advocacia?
O futuro da advocacia é incerto. Não há como prevê-lo. Ninguém é capaz de prognosticar o amanhã. Mas alguns sinais e tendências nos ajudam a entender o que está por vir e, ao compreendê-los, somos capazes de nos antecipar em relação a possíveis cenários, aumentando nossas chances de obter êxito no desafiador mercado jurídico do futuro.
Philip K. Dick uma vez disse: O futuro muda porque você olhou para ele, e isso muda todo o resto. Com a frase, o escritor de ficção científica arrematou que as imagens do futuro que temos em nossas mentes determinam as nossas ações no presente. Ao mudarmos nossa visão em relação ao amanhã, portanto, tomaremos melhores decisões hoje.
Com essa lição em mente, saiba o que esperar do futuro da advocacia:
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- Equipes multidisciplinares
Os clientes estão cada vez mais exigentes, como fruto daquilo que Richard Susskind chama de “desafio do mais por menos”. Os problemas serão cada vez mais complexos. Sendo assim, para atender clientes no mundo digital com eficiência e entrega de resultados, os escritórios de advocacia deverão oferecer mais que advogados e trabalho técnico.
Advocacia 4.0: como superar o desafio do “mais por menos”
O cenário exigirá, em suma, equipes multidisciplinares para solucionar as dores dos constituintes. Profissionais de diferentes expertises sentarão à mesa para modelar, oferecer e executar os serviços jurídicos. Olhares múltiplos serão direcionados para solucionar problemas complexos. Conheça alguns dos profissionais que estarão a bordo:
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- Experiência do cliente como foco
A tecnologia é importante, mas o foco é – e sempre deve ser – o cliente. Cada vez mais, os escritórios de advocacia vão entender que devem investir em recursos para melhorar a experiência de seus clientes. Os profissionais não devem medir esforços para alcançar tal objetivo, fazendo tudo ao seu alcance para auxiliar os clientes em suas demandas.
As intersecções entre o Direito e o Design estão auxiliando muito nesse requisito. Legal designers já ajudam os escritórios de advocacia a aprimorar a jornada do cliente. Os profissionais estão repensando a experiência de atendimento como um todo, antes, durante e após o fechamento do contrato. A experiência do cliente será o foco – hoje e amanhã.
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- Modelo de trabalho híbrido
A pandemia está oferecendo desafios, mas, ao mesmo tempo, muitos aprendizados. As lições são inúmeras. Desse modo, não há como supor que simplesmente esqueceremos tudo o que aprendemos nesses últimos meses. O mais provável, aliás, é que todos os aprendizados sejam incorporados em nossas rotinas profissionais no mundo pós-pandemia.
Os advogados vão aproveitar o melhor dos dois mundos. Ou seja, vão utilizar tudo o que aprenderam durante a pandemia e aliar tais lições com o que já sabiam antes dela. Uma vez encerrada a crise pandêmica, os profissionais da advocacia desempenhar tanto atividades presenciais quanto virtuais, para oferecer serviços eficientes e com resultados.
Nem físicos nem digitais: escritórios de advocacia do futuro.